quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Inconveniente simpatia



O mundo inteiro é controlado por instituições religiosas ou político-sociais: associações, sindicatos, clubes privados ou públicos, partidos políticos e até grupos empresariasis, esse o mais perigoso, como Bilderberg, Skull & bones, Organização Mundial do Comércio, ONU, etc.

Tudo segue um sistema clássico, se a ONU não é suficiente, cria-se uma OTAN, Organização do Tratado do Atlantico Norte, etc.

Em alguns casos, ninguém se importa sequer de assumir os seus objetivos publicamente, como é o caso do G7, G20, etc. Enquanto a África morre de fome, os fundos de organizações, como a ONU, são desviados para promover políticas americanas (guerra) no Oriente Médio.

Isso tem influência na vida de todas as pessoas, podendo provocar consequências sociais, econômicas ou religiosas.

Na época do Império Romano, César achava que deveria destruir as religiões e organizações dos supostos bárbaros, achava que qualquer organização constituiria uma ameaça ao poder do império.  Isso pôde ser verificado também a partir da Idade Média, quando houve escravidão e massacre dos índios e afros, durante o processo de colonização.

Para que o imperialismo fosse completo, era preciso criar uma idéia coletiva, convencer toda a sociedade com a ajuda das religiões, orgs, etc. Isso ainda ocorre nos dias de hoje.

Em uma realidade distorcida pelo pensamento sob encomenda, alguns países cujas ciências ocultas era uma cultura forte se desenvolveram e tornaram-se secretas.

A repressão  religiosa fez com que toda a cultura africana fosse banida da sociedade, porém ela sobreviveu, assim como a cultura indígena e as ciências ocultas deverão também sobreviver.

Em nosso cotidiano, é muito comum encontrarmos adeptos de ciências ocultas. O mais curioso é que nem mesmo eles sabem disso.

A simpatia é um bom exemplo disso, muitos a praticam, mas sequer conhecem o seu conceito.

Wikipédia: "Simpatia é uma forma de magia ou feitiçaria básica, extremamente ligada ao povo, normalmente de origem campesina e geração empírica. As simpatias são formadas da mesma substância da superstição e está intimamente ligada a esta.

O termo deriva de "simpático", no sentido de "semelhante", e baseia-se na idéia primitiva de causa/conseqüência não necessariamente interligadas de forma racional. Ou seja, se um fato A antecedeu um fato B então A torna-se a causa de B, mesmo que não haja qualquer conexão entre A e B. Por exemplo, se uma pessoa entrava em um bosque com o sol a pino e sofria um acidente e isso ocorresse mais de uma vez, surgia a superstição de que era perigoso entrar naquele bosque com o sol a pino. Mas se algumas pessoas entravam no bosque com o sol a pino e por acaso estavam utilizando uma peça de roupa vermelha, surgia a simpatia de colocar um pano ou outra peça vermelha nas pessoas que teriam de entrar no bosque naquela hora, isso com o propósito de proteção. A simpatia é usada por "bruxas" "ciganos"e principalmente por "jovens". Os jovens costumam fazer simpatias para aranjar namorado(A),afastar males etc..."

Determinados costumes sobrevivem justamente por fugirem ao nosso controle racional. Qualquer pessoa que diga que está usando a camisa da sorte, ou sapato da sorte, amuleto, etc., está assuminto o seu lado supersticioso, mas nem todos assumem isso racionalmente.

Quando se assume determinada condição, tudo o que acontecer a partir daí, atribui-se a determinado amuleto ou outra superstição qualquer. Uma pessoa que não assuma essa condição, pode entrar em choque, por não haver uma explicação adequada, racional, para determinado fato.

A pessoa passa então a negar esses fatos, passando a ser uma história de fantasmas, assombrações ou algo mais apropriado, mesmo sem que esses conceitos também sejam de conhecimento desses indivíduos.

Entre a benção e a maldição, o caminho é muito curto. Esse foi o caso de Ferrugem, o menino que não envelhecia.


É claro que há uma explicação, mas estamos longe de entendê-la ou merecê-la.

O pior dessa história é que em todas essas ciências, há o bem e o mal, negar tais culturas faz com que não haja um meio de resolver possíveis problemas, devido a falta de conhecimento nessas áreas.

Exemplo de simpatia: Wikipedia: "Simulação de características de animais ou plantas. Por exemplo, se um gato enxerga bem à noite, então um amuleto feito com os olhos de um gato, ou ao menos no formato de um olho de gato, poderá fazer seu portador ver bem na escuridão, tal como o gato."

Notem aqui que a crendice, a ciência oculta e até as técnicas motivacionais se confundem.

Acontece que a mente do homem possui poderes que ele jamais compreenderá, não enquanto tiver medo de si mesmo.

O medo é imposto pela sociedade, principalmente pelas instituições a serviço da elite que controla todo o povo. No fundo, tudo não passa de um jogo de poder.

Alguns remédios são feitos à base de plantas, cujas propriedades não são de interesse da elite.

As simpatias mais conhecidadas estão ligadas à: felicidade, amor, emprego, dinheiro, emagrecimento, etc. Note que nesses casos, verifica-se claramente os princípios de técnicas motivacionais, onde a pessoa passa a acreditar, tornando-se muito mais ativo, eficiente.

By: Jânio

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bilionário Russo doará sua fortuna




Outro Bilionário entra para a lista de ricos que estão doando suas fortunas, o  russo Vladimir Potanin, 49 anos.

Antes de Potanin, vários outros bilionários que estão na lista dos mais ricos do mundo, doaram suas fortunas, entre eles Bill Gates e Paul Allen.

Carlos Slin, o homem mais rico do mundo, não concordou em doar toda a sua fortuna, apesar de manter e participar  de várias ORGs.

Acontece que países emergentes, como o México, doar dinheiro é como jogar dinheiro fora, não há muito controle e nem Orgs que agradem esses bionários. Nem entre os países ricos é possível acreditar muito nessa generosidade estranha.

Em países ricos estão as sedes da maioria das Orgs internacionais, ideais para lavagem de dinheiro e sonegação dos impostos.

...e pensar que, há algum tempo atrás, as pessoas tinham medo do comunismo, porque nesse sistema todas as riquezas ficariam nas mãos do estado.

Com 2,1 bilhões de dólares, Potanin foi classificado pela Forbes como o 318ª homem mais rico do mundo. O discurso ainda é o mesmo: "Com tanto dinheiro, meus filhos não terão motivação para crescer e aprender com a vida, como eu aprendi."

Deixar os três filhos sem a sua fortuna, parece mostrar um problema maior, como o fato de  não haver tempo para criação dos filhos na vida dos bilionários. Aos 49 anos, Potanin aparenta ser bem mais velho.

O problema pode ser ainda maior, já que aos 49 anos ninguém planeja o seu próprio funeral. Parece mais é fuga de impostos mesmo.

É difícil para uma pessoa comum, que acompanha a vida de Bill Gates e de outros bilionários pelo mundo, imaginar que eles tenham o coração mole. Bill Gates, inclusive, foi processado várias vezes por tentativa de cartel e seu sistema operacional nunca pareceu estar preocupado com as empresas de softwares menores.

Bill Gates parece ser o responsável pelo fato do computador ter se tornado popular, mas não foi ele quem criou o sistema, ninguém nunca soube o nome do criador. Só se sabe que Bill Gates comprou a preço de banana.

Steve Jobs tinha os mesmos planos e tinha até mais capacidade técnica, mas não tinha o mesmo dom para o marketing.

A doação de fortunas para Orgs está criando a maior concentração de capitais do mundo, mas eu não vejo os bancos da Suiça e de outros paraísos ficais, reclamando.

Warren Buffett e Paul Allen, ex-sócio de Gates, estão entre os bilionários que doarão suas fortunas, depois da morte.

Em regiões onde a fome assola a população, como na África, não vejo nenhuma mobilização em prol desses miseráveis. Isso acontece na Palestina, Paquistão, Haiti e tantos outros países pobres.

Eu gostaria de conhecer melhor o projeto das Orgs que detém essas fortunas e a maneira como elas pretendem gastar esse dinheiro.

Eu só não entendo o porque desses bilionários não preferirem o anonimato, eles parecem estar totalmente seguros.

Afinal, o que eles fazem na cúpula dos Bilderbergers? Não são eles os donos do poder? Nâo são eles os responsáveis pela miséria e morte pelo mundo?

...ou será que as doações e suas Orgs estão escolhendo os países e as pessoas que querem ajudar?

By Jânio

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Inteligência artificial assusta especialistas



Especialistas em algoritmos reconheceram que estão perdendo o controle sobre os programas de computador criados por eles, isso não é de se admirar.

Programas complexos instalados em softwares de serviços gratuitos, como o Hotmail ou Facebook,  são citados como exemplos. Segundo eles, esses programas criados para rastrear o gosto do cliente, indicando-lhe produtos de acordo com a sua preferência, estão saindo de controle.

Lendo esses relatos, eu fiquei imaginando como o problema poderia piorar com a "ajuda" dos crackers.

Segundo o especialista Slavin, um programa utilizado pela Amazon, em determinado momento pareceu sair do controle. Os preços pareciam disputar entre si, e um livro chegou a ser cotado acima de 23 milhões de dólares.

Não é difícil chegarmos a conclusão de que os objetivos, aqui, estão ficando em segundo plano. Estão sendo criadas formas de se evitar que o programa trave, para isso o programa deve escolher uma ação, caso não encontre a resposta em determinado momento.

A Google já utiliza isso e há muito tempo não lemos a frase "sua busca não encontrou nenhum resultado, tente outras palavras". Hoje, o próprio programa escolhe novas palavras, baseando-se nas palavras que já foram digitadas.

Já podemos inclusive receber sugestões em outras línguas, para a alegria de quem está estudando outros idiomas.

O alerta não está restrito às áreas de programação. Como a informática está ligada a tudo, até em pesquisas  científicas do ramo da física, por exemplo, foi constatado preocupação.

Segundo os físicos, o computador tem acelerado o processo de pesquisas e descobertas, numa velocidade  em que não é impossível para o próprio homem acompanhar.

Algum tempo atrás, pude constatar um físico citando a tabela periódica e do controle que tínhamos sobre ela no passado. Segundo os especialistas, o computador poderia simular novas descobertas, mesmo sem a participação de um especialista em física, e isso é assustador.

Novas substâncias poderiam ser criadas, através de simulação, com a ajuda da tecnologia, sem que houvesse o acompanhamento de um especialista para calcular os perigos que ela representa.

A bomba atômica e várias outras armas químicas são exemplo do que um erro pode provocar. A mente ambiciosa dos poderosos  pode imaginar ganhos infinitos, sem levar em consideração o preço que poderemos pagar.

"Estamos escrevendo coisas que não podemos mais ler. Nós criamos algo ilegível e perdemos a noção do que realmente está acontecendo no mundo que criamos", alertou Slavin.

Segundo Slavin, em 6 de maio de 2.010, foi registrada uma quebra-relâmpago na bolsa de Wall-Street, onde 70% das transações são executados pelos algorítmos. Depois desse fato, foram tomadas medidas de controle, para o caso disso vir a ocorrer novamente.

Na realidade, quando há dinheiro envolvido, sempre há soluções, sempre há uma lei capaz de superar a ética e até os erros das máquinas. Já nos outros casos, infelizmente não há essa preocupação.

Desde criança eu sempre tive pânico de máquinas, o motivo era a dificuldade que eu tinha em aprender a matemática. Quando eu via uma calculadora processar uma operação, através de um simples clique, isso me deixava muito confuso.

Eu ficava pensando, ou essa máquina é muito mais inteligente que eu, ou é a minha inteligência que está deixando a desejar.

Quando eu via alguém processando uma operação, com a ajuda de uma máquina, eu sempre perguntava: O senhor não acha melhor fazer uma conta manual não? Só para conferir.

Depois de ver o comerciante processar a operação, através de uma máquina eletrônica, eu fazia questão de executar a operação matemática em casa, manualmente.

Quando comecei a estudar contabilidade, eu tive de enfrentar essa fobia. Foi pior quando eu comecei a trabalhar na área.

O trauma poderia até ser menor, se os estagiários não recebessem sempre uma máquina com defeito. Foi quando eu pude finalmente constatar que eu estava certo - as máquinas conspiram.

Brincadeiras a parte, a inteligência artificial não é um problema de ficção, e a solução também não poderá ser.

Até que ponto poderemos confiar nas informações que recebemos? Até que ponto poderemos confiar no piloto automático?

Os acidentes aéreos sempre são acompanhados de mistérios e terror, deixando claro que a tecnologia não é nada perto das forças da natureza.

...e por falar em acidentes aéreos e natureza, isso me faz lembrar do triângulo das bermudas, onde as superstições e os mitos se confudem com a realidade, um convite irrecusável para uma boa reflexão e uma oração, antes de dormir.

By Jânio

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Problemas de desmaio



Desmaios são vistos com naturalidade pela arte dramática, onde as mulheres desmaiam  com certa naturalidade.

Eu sempre achei o desmaio uma coisa bizarra, e fico sempre preocupado quando isso acontece. Fazendo uma boa pesquisa, cheguei a conclusão que a preocupação faz sentido.

Uma pessoa pode desmaiar pelos mais variados motivos:

Traumas encefálicos - Quando a pessoa não pode tomar muito sol, muito comum em pessoas que sofreram acidentes automotivos e policiais veteranos.

Susto - Esse tipo de desmaio é típico de pessoas mais sensíveis, principalmente nas mulheres.

No caso dos problemas mais sérios, e só um bom médico pode identificar isso, estão relacionadas dezenas de causas para um desmaio.

Muita gente pode achar que isso é exagero de pessoas mimadas, mas o problema é bem mais sério que isso. Eu, pessoalmente, prefiro ficar atento e não acho isso normal, acho bizarro.

Veja algumas causas:

01 - Doença cérebro- vascular.

02 - Convulsões de origem cardíaca - arritmia, estrutural ou isquêmica.

03 - Pulmonar - embolia, hipertenção.

04 - Metabólicas - hipoglicemias, intoxicações.

05 - Neurogênica/Vascular - hipotensão postural, situacional ou vasodepressora.

06 - Infecciosas.

07 - Psicogênicas.

08 - Desconhecidas (40%).

ÁBCdaSaúde - "Se você acha que vai desmaiar, procure deitar-se com as pernas mais elevadas que a cabeça.

Se não for possível deitar-se, sente-se e baixe a cabeça até o nível dos joelhos. Este procedimento aumenta o fluxo de sangue para seu cérebro.

Procure não se levantar bruscamente, faça-o lentamente, para que sua freqüência cardíaca e pressão sangüínea tenham mais tempo para se ajustar à posição vertical.

Se você começou a tomar alguma medicação nova e acha que seu desmaio foi ocasionado pela medicação, procure seu médico, pois pode ser necessário ajustar a dosagem.

Em épocas de altas temperaturas, como verão, passar por muito calor e umidade, ter sensação de abafamento, ingerir pouco líquido, ficar em pé por um longo tempo, fazer exercícios e desidratar-se, são condições propícias para ocorrer um desmaio."

Síncope ou desmaio é um termo muito familiar para pessoas com diabetes e,  nesse caso, os desmaios mostram uma situação que merece acompanhamento médico, podendo levar ao coma. Pessoas com pressão baixa também conhecem esse problema de perto.

Eu já ouvi muitas simpatias, como consumir sal, azeitonas, etc. para melhorar a pressão baixa.

As quedas são problemas que me preocupam, principalmente em idades avançadas, quando o corpo é mais frágil

Wikipédia: "A síncope pode ser secundária a fatores cardíacos, seja por (arritmia cardíaca ou cardiopatia obstrutiva) ou mais frequentemente devido a uma alteração reflexa ou resposta neuromediada do sistema nervoso autônomo que controla a pressão arterial e a frequência cardíaca. No caso de síncope neuromediada ou reflexa (Síncope Vasovagal), o indivíduo geralmente tem sintomas prodrômicos (que antecedem a perda de consciência), podendo apresentar: palidez, tontura, fraqueza, sudorese aumentada, visão turva e mais raramente, convulsões. Habitualmente, o doente recupera rapidamente a consciência após a queda, pois existe de novo retorno de sangue ao coração que estava sequestrado nos membros inferiores. Este tipo de síncope apesar de frequente, é geralmente benigno e com bom prognóstico, inversamente do que se observa na síncope de etiologia cardíaca."

A causa mais comun da síncope não é cardíaca, felizmente, mas é preciso que isso seja investigado pelo médico.

Quando eu fiz uma cirurgia vascular, tive complicações, como consequência eu tinha vários apagões. Eram desmaios tão rápidos que eu não chegava a cair, mas eu preferia me sentar para evitar a queda.

O problema começou com a anestesia, o médico até me perguntou se eu era alérgico a benzetacil, mas como eu ia saber?

Irônicamente, a menina que foi me ver desmaiou de susto, ao ver o corte em minha barriga. Sua queda, batendo a cabeça no chão, deixou-me preocupado.

Pessoas que nunca adoeceram, são pessoas mais sujeitas a morte súbita, e isso pode ser explicado pelo seu desconhecimento sobre o próprio corpo. É isso o que acontece com pessoas alérgicas.

Quando o desmaio está relacionado a problemas cardíacos, diabetes, avc, a atenção deve ser grande.

Os desmaios mais comuns são rápidos e a pessoa logo se recupera, caso isso não ocorra, é preciso procurar um pronto socorro porque é sério.

By Jânio


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Site de notícias do mundo inteiro



A espanha conhece muito bem o potencial do mercado latino, por isso os latino-americanos ganham destaque e, até o Brasil que tem um idioma diferente, tem lugar de destaque entre os noticiários. Alguns problemas que a mídia nacional evita, podem ser conferidos detalhadamente nesses sites, inclusive algumas instituições preferem denunciar lá fora, onde o imperialismo brasileiro tem menos força.

O destaque entre os sites latino-americanos é o La Nacion, site argentino que também não perde o Brasil de vista.

Em Árabe, o site Aljazeera é um oásis em meio as informações desencontradas do Oriente Médio.

O site brasileiro do governo não é tão confiável, por isso é bom ter muito cuidado com as informações do Agência Brasil. Por outro lado, a imprensa brasileira, em geral, tem ainda mais medo de divulgar as notícias relacionadas ao governo.

Os agregadores de conteúdo brasileiros são uma boa alternativa para se manter informado a respeito de tudo o que acontece pelo mundo, mas essa é uma lista que eu sempre publico separadamente.

Em espanhol:

El País


El Mundo


La Vanguardia.es


RT - Rede de notícias com filiais no mundo inteiro.


Periodismo


Lanacion - Jornal argentino


Em Inglês:


Tenbyten - Notícias em imagens.


CNN - Maior site de notícias internacionais dos EUA.


Latimes - Los Angeles times.


Online Newspapers - Lista de sites de notícias do mundo inteiro


Sfgate - Notícias da Califórnia.



Time - Notícias internacionais


Weeklyecho - Notícias em imagens.


Em Português:


Publico


Hemerotecadigital - Jornais e revistas de Portugal


Agência Brasil


Aljazeera



By Jânio

domingo, 18 de setembro de 2011

As moedas mais valorizadas do mundo



A economia brasileira virou de pernas para o ar, literalmente falando. Se ter um partido de esquerda no poder, desde o início provocou uma confusão muito grande,  ninguém imaginava que chegaríamos a isso que estamos vendo.

O governo começou a trocar os pés pelas mãos, o que não surpreende os pobres brasileiros e muito menos os ricos.

O motivo dessa confusão toda, é que além da mudança inesperada na alta cúpula do governo, algumas coisas não saíram como os bilderbergers brasileiros queriam.

Dizem as más línguas, que há uma máfia na região do abc que conspira sempre que ocorrem mudanças econômicas no país. Quando o PT ganhou as eleições, não demorou muito para que o sistema voltasse para o controle dos donos do poder, transformando os políticos nas marionetes de sempre.

O grande problema é que, ao contrário dos outros governos, o PT não sabe roubar, são muito atrapalhados. Cada vez que o PT se atrapalha, chama a atenção da polícia federal e até dos políticos de oposição que querem propina para acalmar a bancada.

Como se isso não bastasse, os corruptos brasileiros que são covardes por natureza, visto que são como ratos - chamá-los de ratos, poderia ofender os roedores - fogem em meio a lama suja do submundo da política brasileira, com isso as reservas brasileiras continuam crescendo.

No primeiro mandato do ex-presidente Lula, as reservas chegaram a acumular mais de 250 bilhões de dólares.

Com os escândalos do mensalão e a queda de todos os homens do presidente, ninguém teve coragem de roubar e nem o PAC que tinha como objetivo principal torrar todas as reservas, não seguiu em frente.

Recentemente, as reservas passaram dos 350 bilhões de dólares, motivo suficiente para os ratos que especulavam com o dólar, passassem a investir na bolsa.

A entrada de mais de 30 bilhões de dólares em capital externo, só esse ano, assustou o governo, que vê o real no topo das moedas mais valorizadas do mundo. Dizem que não querem que ocorra uma bolha na bolsa, mas isso tudo é cascata.

O governo começou a taxar o investimento externo, como uma forma de conter o capital especulativo. Isso parece muito bonito, já que a entrada de capital externo deixa os ladrões brasileiros numa saia justa, mostrando a discrepância das altas taxas de impostos que são os nossos verdadeiros problemas.

Traduzindo: A valorização do real frente ao dólar, demonstra o crescimento do país, mesmo tendo como pagamento o sangue do povo brasileiro. Com isso a importação fica mais barata, prejudicando a concorrência com a produção brasileira, mas esse não é o maior problema do governo, o problema são os impostos.

O crescimento do Brasil, em época de crise,  atrai capital estrangeiro, já que o Brasil sempre esteve entre as maiores economias do mundo, apesar de nunca ter sido um país organizado e nem ter um bom IDH.

Assim, mesmo taxando o capital estrangeiro, evitando a suposta bolha na bolsa, o governo não consegue resolver o problema dos bilderbergers que é esconder todas as maracutais relacionadas aos impostos altos.

Primeiro foi Ricardo Teixeira que caiu nas malhas da imprensa estrangeira, levando João Havelange com ele, agora, o governo poderá ser desmascarado.

Uma coisa é roubar o povo brasileiro, outra coisa é roubar o mundo inteiro, com desculpas de problemas econômicos.

Europa, Japão, China, EUA e o resto do mundo ameaçam entrar com denuncia contra a taxação  dos carros importados na OMC, e isso é só o começo, no caso da taxação de investimentos estrangeiros a situação não será muito diferente.

É claro que os bilderbergers de lá não vão gostar nada de serem barrados aqui, sempre foi o contrário. Haverá descontentamento e os ricos de lá vão conspirar contra os ricos de cá e o jogo ficará muito mais interessante.

Os verdadeiros culpados dessa falta de concorrência interna e com os importados, continuará sendo os impostos altos.

Essa transparência tem complicado a vida dos bandidos brasileiros lá fora, e a situação tende a piorar.

MOEDAS MAIS VALORIZADAS DO MUNDO:

01 - Brasil (real) - 35,6%

02 - Austrália (dólar) - 31,6%

03 - África do Sul (rand) - 28,8%

04 - Nova Zelância (dólar) - 28,4%

05 - Noruega (coroa) - 25,1%

06 - Canadá (dólar) - 18,1%

07 - Suécia (coroa) - 13,4%

08 - Reino Unido (libra esterlina) - 12,6%

09 - Coréia do Sul (won) - 7,8%

10 - Europa (euro) - 7,1%

11 - Dinamarca (coroa) - 7,1%

12 - México (peso) - 6,3%

13 - Suiça (franco) - 5,5%

14 - Cingapura (dólar) - 3,4%

15 - Taiwan (dólar) - 1,5%

16 - Japâo (iene) - 0,1%

By Jânio


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ghost-writers famosos




A profissão de ghost-writer ganhou muita importância, com o surgimento da internet.

Essa profissão já existe há muito tempo e o ghost-writer mais famoso é Ted Sorensen, criador do texto de efeito de John Kennedy: "Não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo seu país".

Alan Dean Foster foi escolhido por George Lucas, para transferir a saga Star Wars para os livros.

Chalaça foi ghost-writer de D. Pedro I.

Jorge Tarquino foi responsável pela adaptação dos textos de Bruna surfistinha para o livro. "O Doce Veneno do Escorpião" que tornou-se um dos livros mais vendidos e mais copiados, pela internet, do mundo.

Ghost-writer é um profissional que pode redigir: Biografia, autobiografia, romances, livros técnicos, etc.

Autran Dourado era o escritor fantasma de Juscelino Kubitschek.

Um ghost-writer, ou escritor fantasma, pode tornar-se especialista na arte de escrever de maneira oculta. Quando o artigo tem a  finalidade de informar, como no caso de revistas e mídias eletrônicas, essa prática não causa tanta polêmica, já no caso de obras literárias, trabalhos científicos ou monografias, o problema pode ser maior.

O trabalho de um ghost-writer é uma prática muito comum, em alguns casos há adaptações entre o texto do verdadeiro autor e do ghost-writer, respeitando o nível de conhecimento, estilo, etc. O trabalho de ghost-writer pode ser oferecido junto ao de revisão de textos.

Segundo a Wikipedia, há três conceitos relacionados ao de ghost-writer:

Pseudônimo - quando o autor adota um nome fictício para assinar a obra.

Plágio - quando um autor reproduz integral ou parcialmente obra de outrem.

Revisão - quando outra pessoa efetua o trabalho de encontrar erros e imprecisões numa obra.

Na internet o trabalho de um ghost writer se tornou muito importante, seja na venda de links em posts próprios, ou em textos escritos sob encomenda.

Não há dúvidas sobre a qualidade dos textos dos escritores, mas os blogueiros também tem boas referências. Os bloqueiros são especialistas em textos virais, otimização, indexação, marketing de busca, além de suas reputações junto às redes sociais.

Alguns blogueiros sequer assinam seus textos, ou assinam com pseudônimos.

Os buscadores tem, entre os vários métodos de avaliação da reputação de um site, a frequência com que estes sites são atualizados, daí a importância de um ghost-writer para um determinado site.

Alguns donos de sites/blogs convidam pessoas que gostam de escrever,  para manter o conteúdo dos sites atualizados, melhorando assim a sua reputação nos sistemas de audiência.

Por mais que haja essa mobilização de escritores fantasmas, em torno de um determinado site, quando o trabalho não é remunerado, a frequência tende a cair, assim como a qualidade dos textos. Quando isso acontece, os blogs que são atualizados com frequência, passam a ser seus principais concorrentes.

Com a ajuda de indexadores à base de tags, agregadores virais manuais, automáticos e pings, além de outras ferramentas, entre elas, as redes sociais, os blogueiros conseguem atualizar e fazer com que suas atualizações sejam rastreadas pelos buscadores em tempo real. Isso é suficiente para que alguns blogs se destaquem e sejam mais visitados até que os grandes portais.

A internet revolucionou o conceito de escrita, não só no caso do direito autoral, mas na forma como um texto é escrito, lido e referenciado por toda a rede.

Como eu já disse nesse blog, uma pessoa pode se tornar influente e famosa na internet, mas isso não vai pagar o leitinho das crianças, por isso é preciso trabalhar duro fazendo palestras, dando aulas, escrevendo, prestando consultoria, revisão ou qualquer atividade que remunere os bons profissionais da escrita.


By Jânio

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A conspiração das minorias



A evolução da sociedade em rítmo acelerado, tem apresentado problemas modernos que fogem ao controle da conspiração das minorias.

Sabemos que a sociedade, como um todo, é formada por vários grupos e subgrupos, até que se chegue a uma única pessoa. Cada pessoa deverá exprimir sua vontade, fazendo com que sua classe social cresça e seja ouvida.

Há também uma minoria no topo da pirâmide social, e é essa minoria que conspira para que os vários grupos não possam articular uma sociedade justa.

Primeiro, eles pregam através das mídias, idéias de que não há grupos. Isso é importante para que as pessoas não se organizem e eles continuem no poder.

"O povo deve ser unido" - Você já ouviu esse discurso? - dizem eles. Enquanto isso, idéias tolas são veiculadas através de suas empresas, tvs, jornais, revistas e novelas.

A morte é apresentada o tempo todo, até que pareça normal. Até um caso de corrupção que poderia parecer um escândalo, passa a ser apenas mais um.

Quando as pessoas começam a se organizar, é importante que sejam desmotivadas, o poder do povo seria implacável com corruptos e incompetentes. Esse tem sido um desafio da elite há muito tempo.

Cada classe deve ter uma outra ou várias outras classes que possam impedir o seu progresso, de acordo com a vontade dos poderosos. Assim, a luta das mulheres é contida pelos machistas, os pobres são contidos pelos ricos, gls são contidos pelas idéias fundamentalistas e até as ORGS passam a ser de interesse dos capitalistas.

Cada vez que surge um grande líder, ele deve seguir o sistema elitista ou ser exterminado. Qualquer surgimento de movimentos isolados, são acompanhados de perto, ou eram, até o surgimento da internet.

A internet cara no Brasil é útil para conter idéias de direitos individuais e coletivos. Movimentos que surgem nas redes sociais também são perigosos para os poderosos.

A vontade de monopolizar as telecomunicações é muito grande.

Como eu costumo dizer, uma simples semente pode gerar muitos frutos e, no caso da internet, não há como conter esse avanço, milhões de sementes já foram plantadas.

O problema agora é termos muita atenção, pois o excesso de informações pode ser tão prejudicial quanto a falta delas, além disso, surgiu a necessidade de manipulação dessas informações, como tem alertado os especialistas em conspirações.

Não há mais alternativas, cada pessoa deverá pensar por si, tirar suas próprias conclusões e agir de acordo com seus princípios. A sociedade deverá passar para essas pessoas, conhecimentos necessárias para o seu desenvolvimento social, e não o governo e os poderosos.

Não parece irônico que no momento em que o país consegue o maior crescimento em investimentos privados na educação, o nível da educação caia, sendo que o ensino privado sempre foi o de melhor qualidade?

É claro que há políticos envolvidos nisso, a incompetência não é uma característica do setor privado, é um problema do setor público.

Eu reconheço que isso já seria motivo suficiente para que a OAB reprovasse uma grande parte dos bacharéis em direito, mas o número de reprovação foi ainda maior que o esperado, e isso chamou-me a atenção.

Em países de bom IDH como a Argentina, não há vestibulares, cada pessoa pode fazer a faculdade que desejar. No Brasil, em determinadas áreas é mais fácil ganhar na loteria que passar no vestibular.

A loteria, aliás, que é proibida para o setor privado, mas liberado para o setor público, é uma ótima forma de lavar dinheiro, assim como os bingos, por isso é natural que esteja no setor público.

Há algum tempo atrás,  os estudos sociais eram  formas  de descobrir as verdades do poder.

Acontece que a mente humana é programada e pouco criativa, por isso, basta um pequeno estudo na história da sociedade para sabermos como o sistema funciona e como estamos sendo enganados.

Até as citações de grandes líderes políticos, dão uma idéia de seu caráter.

By Jânio

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Arquivo vivo pode ser preso



Será que o Arquivo Vivo é pedófilo?

Essa é a denúncia a qual Durval Barbosa provavelmente terá de se defender nos próximos anos.

A denúncia foi feita por sua ex-esposa. Segundo ela, Durval Barbosa, a principal testemunha dos crimes descobertos a partir da operação caixa de pandora, molestava os próprios filhos.

Como Edir Macedo, dono da segunda maior rede de tv do Brasil, teve seu processo de lavagem de dinheiro, retirado da gaveta novamente, essas histórias estão parecendo um remake.

Quando os donos do poder brigam, nós assistimos a um joguinho de gente grande, mesmo sem entender direito o que se passa.

A esposa de Durval Barbosa diz que ele tem mais fitas comprometedoras, mas ela não consegue encontrar. Acontece que essas fitas estão com a cotação mil vezes mais alta que o ouro.

Durval acusa a esposa de ter roubado algumas fitas, e dinheiro, dele. Dinheiro, fitas, nesse caso são a mesma coisa.

Durval Barbosa, para quem não se lembra, foi o mafioso que entregava propina para os políticos, enquanto gravava tudo. O episódio ficou conhecido como mensalinho do DEM de Brasília.

Durval Barbosa foi o primeiro mafioso High Tech do Brasil, mas ele não era só isso. Por trás de tudo estão os financiadores dessa propina, gente que teria dinheiro para comprar Prefeitos, Governadores, Deputados e Senadores.

Havia também um serviço de  inteligência para identificar os trouxas, só trouxa para agir em esquemas tão primitivos, como os esquemas de propinas. Políticos mafiosos inteligentes preferem superfaturamentos, aposentadorias, cartões corporativos ou caronas em jatinhos particulares, com  direito à estadias gratuitas em hotéis de luxo na Europa.

Jaqueline Roriz foi uma das "vítimas" de Durval Barbosa, assim como José Roberto Arruda, um dos dos maiores trouxas da história política brasileira, perdendo só para o falecido Celso Pita.

Essa história de pedofilia lembra o caso Wikileaks, com Julian Assange. No caso do Wikileaks, era preciso acusá-lo por um crime que chocasse a opinião pública, a ponto de todos quererem sua morte, e conseguiram em alguns países.

O problema é que o Wikileaks tinha representatividade no mundo inteiro, isso dificultou os planos dos "outros".

Durval Barbosa está sob proteção à testemunha, e isso lembra de "Queima de Arquivo", uma das maiores bilheterias de Hollywood, com o astro Arnold Schwarzenegger.

No filme de Schwarzenegger, era preciso forjar crimes, para que o serviço de proteção às testemunhas dessem os endereços dos protegidos.

A mulher de Durval não quer mostrar o rosto, parecendo ser um raro caso de arquivo vivo, mas a pergunta que não quer calar é: Quem será o arquivo morto?

PC-Farias explica.

By Jânio

domingo, 11 de setembro de 2011

Línguas brasileiras em risco




Nem é preciso dizer que o mundo inteiro sabe da importância das línguas indígenas para conhecer a própria natureza do homem.

Sua ciência, tradição, danças, músicas, histórias, etc., que podem ser conferidos no site do lison, dão uma idéia da riqueza cultural indígena.

Se não forem tomadas medidas cabíveis, corremos o risco de não termos nem a história dos índios para contar. Prova disso é o número de línguas indígenas extintas e em risco de extinção.

Enquanto o mundo inteiro caminhava para a globalização, esse processo já estava em fase final entre os índios, há muito tempo. Sem as línguas indígenas, perdemos contato com a maior parte de seus conhecimentos, como lendas, religiões, filosofias, etc.

wikipedia:

"A originalidade das línguas indígenas brasileiras tem uma importante relação com os marcos históricos do povo, afinal, antes de mais nada, a língua representa as transformações ocorridas em uma tribo, desde seu nascimento, invasões, mudanças e o resultado final."

Uma parte da própria história do Brasil pertence aos índios e a visão que eles tinham da colonização. O problema é que as línguas indígenas vem sendo substituídas pelo português, espanhol e pelos idiomas indígenas mais fortes.

Alguns exemplos de línguas indígenas em extinção são: Ofayê, menos de 20 índios; guató, menos de 50 índios; vítimas de um dos maiores processos de desenvolvimento econômico do mundo, em Mato grosso do Sul.

Em Rondônia, o wayoró é falado por menos de oitenta pessoas.

Devido ao alerta de extinção dessas línguas, em algumas regiões já estão sendo adotadas medidas pelas próprias autoridades, como adotar a língua indígena nas escolas, estudá-las. Apesar dessa medida ser eficiente, são poucos os casos.

Exemplos de municípios que chegaram a co-oficializar a língua indígena foram:

01 - São Gabriel da Cachoeira (nheengatu, o tukanu e baniwa).

02 - No município de Tacuru (guarani);

03 - Em Paranhos (guarani, em aprovação).

Na Amazônia, apesar do Tupi ter desaparecido, outra lìngua que é o elo de ligação para o Tupi, ainda é falada, como é o caso do nheengatu. Essa língua já é independente do tupi, mas serve de referência.

Wikipédia: "A língua tupi é aglutinante, não possui artigos (assim como o latim) e não flexiona em gênero nem em número.

Um bom exemplo disso é: Paranapiacaba = paraná + epiak + -(s)aba, "mar" + "ver" + "lugar onde" = "lugar de onde se vê o mar.

O tupi identifica um conjunto de 31 fonemas, dos quais doze são vogais, três semivogais e dezesseis consoantes. Característica notória de sua fonologia é, sem dúvida, o seu caráter cutural. Uma outra, os abundantes metaplasmos."

As semivogais, entre outras características do tupi-guarani, levaram os estudiosos a especular sua influência sobre o português do Brasil, essa idéia é polêmica e encontra resistência. Eu, por exemplo, considero o sistema fonético português imperialista, quase racista, o que dificulta qualquer influência externa.

A idéia de "Academia Brasileira de letras", ou a expressão errônea "eu só sei falar brasileiro", mostra como a língua é importante para um povo, e como ela identifica determinadas culturas, tornando-se quase impossível separá-los.

Por outro lado, a quantidade de vogais e semivogais, presentes no tupí, poderiam explicar o sotaque brasileiro, transformando nossa língua numa linguagem quase cantada.

Depois que os cientistas descobriram vestígios de civilização na américa, há cerca de 9.000 anos, a língua indígena ganhou importância. Imaginar um grupo de apenas 20 pessoas, com sua própria língua, é fantástico.

Um tesouro antropológico, uma riqueza para o turismo, um futuro para a humanidade. Resta saber se o governo estará disposto a dar para essas vinte pessoas, a dignidade que elas merecem, como representantes  de tal língua.

Línguas macro-tupi

Ariquém - família linguística.

Ariquém - (ariquéns).

Caritiana - (caritianas).

Aueti - família linguística.

Aueti - (auetis).

Juruna - família linguística.

Juruna - (jurunas).

Manitsauá - extinta (manitsauás).

Xipaia - (xipaias).

Maué - família linguística.

Maué (Sateré) - (maués).

Mondé - família linguística.

Aruá - (aruás).

Cinta-larga - (cintas-largas).

Mondé - (mondés).

Suruí-paíter - (suruís-paíteres).

Zoró - (zorós).

Mundurucu - família linguística.

Mundurucu - (mundurucus).

Curuaia - (curuaias).

Puruborá - família linguística (extinta).

Puruborá - (puruborás).

Ramarrama - família linguística.

Língua caro - (Araras-de-rondônia).

Tupari - família linguística.

Ajuru - (ajurus).

Macurape - (macurapes).

Mequém - (mequéns).

Saquirabiape - (saquirabiapes).

Tupari - (tuparis).

Tupi-guarani - família linguística.

Amanaié - (amanaiés).

Anambé - (anambés).

Apiacá - (apiacás).

Aquáua - (aquáuas).

Paracanã - dialeto (paracanãs).

Suruí-aiqueuara - dialeto (suruís-aiqueuaras).

Araueté - (arauetés).

Assurini-do-xingu - (assurinis-do-xingu).

Assurini-do-tocantins - dialeto (assurinis-do-tocantins).

Avá-canoeiro - (avás-canoeiros).

Caapor - (caapores-urubus).

Caiabi - (caiabis).

Camaiurá - (camaiurás).

Cambeba - (cambebas).

Cauaíbe - (cauaíbes).

Diahói - dialeto (diahóis).

Juma - dialeto (jumas).

Parintintim - dialeto (parintintins).

Tenharim - dialeto (tenharins).

Uru-eu-uau-uau - dialeto (uru-eu-uau-uaus).

Cocama - (cocamas).

Guajá - (guajás).

Guarani - uma das línguas oficiais do Paraguai, também falado no Brasil (guaranis).

Caiouá - dialeto (caiouás).

Embiá - dialeto (embiás).

Nhandeva - dialeto (nhandevas).

Oiampi - (oiampis).

Tapirapé - (tapirapés).

Teneteara - (guajajaras e tembés).

Guajajara - dialeto (guajajaras).

Tembé - dialeto (tembés).

Tupi - (tupis).

Tupinambá - extinta no Brasil (tupinambás).

Nheengatu - dialeto falado no Brasil, já considerada oficial no passado.

Geral paulista - dialeto crioulo formado à época dos bandeirantes.

Xetá - quase extinta (xetás).

Zoé (Puturu) - (zoés).

Uaiampi - (uaiampis).

Fonte: Wikipedia

Mitologia tupi-guarani



Observando a lista de mitos e lendas abaixo, notamos que, ou estamos atrasados, ou estão nos negando muitas informações.

Como eu já tive experiência real com um desses mitos, eu posso afirmar que os ovns são histórinhas de criança perto deles.

Lista dos principais mitos e entidades tupi.

a) Anhangá ou Anhanguera - "Coisa ruim", protetor da caça, animais. Traduzido para alma antiga e confundido com Diabo Velho, pelos jesuítas.


Wikipedia: "No princípio Nhanderuvuçu criou a alma, que na língua tupi-guarani diz-se "Anhang" ou "añã" a alma; "gwea" significa velho(a); portanto anhangüera "añã'gwea" significa alma antiga."

Nhanderuvuçú é considerado Deus supremo na religião primitiva dos índios brasileiros que habitavam as terras tupiniquins atualmente chamadas Brasil.

No princípio ele criou a alma.


b) Caipora: Caipora é uma entidade da mitologia tupi-guarani. A palavra “caipora” vem do tupi caapora e quer dizer "habitante do mato".


c) Curupira: Curupira é uma figura do folclore brasileiro. Ele é uma entidade das matas, um anão de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica principal são os pés virados para trás.


d) Sumé: Sumé, também conhecido como Zumé, Pay Sumé, Pay Tumé, entre outros nomes. Teria estado entre os índios antes da chegada dos portugueses e ter-lhes-ia transmitido uma série de conhecimentos, como a agricultura, o fogo e a organização social. Seus filhos teriam sido Tamendonare (Tamandaré) e Ariconte, os quais teriam provocado o dilúvio universal.


e) Mandioca: Atiolô - que era desprezada pelo pai, pediu para que sua mãe a enterrasse viva, daí, nasceu uma planta, a mandioca.


f) Guaraci: Guaraci ou Quaraci (do tupi kwara'sy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação ou deidade do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o sol é importante nos processos biológicos. Também conhecido como Coaraci. É identificado com o deus hindu Brahma e com o egípcio Osíris.


g) Jaci: Jaci (do tupi îasy "lua"), na mitologia Tupi, é a deusa da Lua, protetora dos amantes e da reprodução. É identificada com Vishnu dos hindus e com Ísis dos egípcios.


h) Monã: O Deus supremo dos índios das nações falantes de idiomas da família Tupi-Guarani é conhecido como Monã, que é o criador do mundo, do céu e da terra, dos seres vivos, ou seja, de tudo que existe.


i) Rudá: Rudá, na mitologia tupi, é o deus do amor, que vive nas nuvens. Sua função é despertar o amor dentro do coração das mulheres. É identificado com o deus Hórus egípcio.


j) Tupã: É o som do trovão

Tupã (que na língua tupi significa trovão) é uma entidade da mitologia tupi-guarani.

Os indígenas rezam a Nhanderuvuçu e seu mensageiro Tupã. Tupã não era exatamente um deus, mas sim uma manifestação de um deus na forma do som do trovão.


l) Boitatá: Boitatá é um termo tupi-guarani, o mesmo que Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão, usado para designar, em todo o Brasil, o fenômeno do fogo-fátuo e deste derivando algumas entidades míticas, um dos primeiros registrados no país.




quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O problema não é a corrupção




A marcha contra a corrupção, em Brasília,  contou com a participação de mais de 25 mil pessoas. O número de pessoas surpreendeu, mas poderia ser maior.

Uma pergunta que muitos brasileiros  tem feito é: Por que os brasileiros se preocupam mais com futebol que com o próprio futuro e com a política?

A resposta é simples: Quando uma pessoa vai ao estádio de futebol, ela sabe muito bem porque está ali, sabe qual o seu objetivo. Se alguém perguntar qual é o placar esperado, cada pessoa terá o seu palpite na ponta da língua.

A conspiração das minorias faz com que cada grupo de pessoas se preocupe com o seu próprio interesse, assim, os professores estarão preocupados com o aumento de seus salários, assim como os bombeiros, sem tetos, sem terra, gls, mulheres, afros, sêniors, etc.

Mesmo quando há interesses em comum, quando o destino de um afeta  a vida do outro, isso passa despercebido.

Os pais de alunos não se preocupam em saber quanto os professores recebem, mesmo sabendo que disso dependerá a qualidade na educação. Um professor que trabalha além do normal, ou que dá aulas para quarenta alunos numa mesma sala, nunca terá um bom rendimento.

Querer acabar com a corrupção no grito, é muito bonito, mas poderá ficar difícil, sem saber qual é a causa do problema.

É preciso estudar o problema, saber as causas e, além disso, mostrar para as classes mais afetadas pelas desigualdades,  as vantagens  de se lutar por melhores condições.

Se os argumentos dessa organização não forem convincentes, dificilmente haverá adesão de todas as classes ao movimento.

A corrupção é a consequência de altos impostos, provocando uma situação bizarra de taxa de câmbio, Selic, dívida interna e decadência da estrutura do governo. Banqueiros como Chico da Fossa, Sílvio Santos, Daniel Dantas, Cacciola, Nagi Nahas, José Eduardo, todos se acham no direito de financiarem projeto fantasmas, fraudulentos.

Empresas se vêem obrigadas a viver na marginalidade, assim como toda a sociedade. Não há concorrência justa e as empresas preferem se unir a competir uma com as outras.

Quando não é possível pagar taxas exorbitantes, surge a corrupção, máfia de fiscais, caixa dois etc.

É preciso lutar contra os impostos altos, mas como convencer as pessoas de que elas estão pagando impostos muito altos. Alguns postos de gasolina até fazem protestos, mas quem leva a sério?

Ninguém está preocupado com os problemas alheios, mesmo que esse problema também o afete.

Não adianta tirar um governo e colocar outro, a corrupção sempre haverá, enquanto houverem impostos altos.

O governo sempre reclama que não tem dinheiro, mas os banqueiros como Sílvio santos não tem dificuldade em retirar 4 bilhões e meio do Banco central.

É preciso baixar os impostos imediatamente, além de prender os banqueiros que levam todo esse dinheiro arrecadado.

Será muito difícil convencer as pessoas de que suas vidas poderá mudar, caso todas as classes se unam.

Quem estará disposto a pagar o preço?

By Jânio

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Síndrome do pânico



O texto do wikipedia sobre a síndrome do pânico, ou transtorno do pânico, é esclarecedor. Só numa coisa eu tive algumas dúvidas e não concordei totalmente, o medo fictício.

Eu acredito que o medo do perigo real não é menos noscivo para a mente que o medo do perigo fictício, imaginário. Eu não falo de balas passando sobre a nossa cabeça, numa comunidade do morro, mas o medo de que uma dessas balas nos atinja.

Não é só o medo de morrer, uma situação que já está bem resolvida pela mente, é o medo de ficar paralítico, medo de ver a vida que já está no limite, piorar dezenas ou centenas de vezes mais. 

Assim como na epilepsia, a mente vai sendo bombardeada por situações de perigo, real ou imaginário, até desenvolver um processo de defesa, por parte da mente.

Eu tive conhecimento de um homem que morreu de susto, depois de ver um amigo morto. Acontece que esse homem tinha fama de pistoleiro, apesar de nunca ninguém ter visto ele matar ninguém.

A maioria das pessoas que o conheciam, tinham medo dele, o que lhe dava uma grande tranquilidade em relação a sociedade, de um modo geral. Seus medos, se é que ele tinha algum, poucas pessoas puderam conhecer.

O fato dele ter morrido de susto, como alguns dizem, poderia indicar que ele não estava acostumado com essa situação, não sabia o que é sentir medo.

O medo, quando bem trabalhado, leva a pessoa a desenvolver mecanismos de defesa, fazendo com que essa pessoa tenha mais coragem.

Uma pessoa que tem medo da morte, reza muito e tem muita fé; uma pessoa que tem medo da solidão, vive em busca de romances e amizade; há pessoas que tem medo de ficar sem dinheiro, perder o emprego, ficar doente, além de fobias inconscientes, como medo de barata, altura, cobra, avião, etc.

Note que alguns medos são mais complexos, aparentemente insolúveis, apesar disso, é possível criar um mecanismo de defesa, o que poderia parecer impossível até para um médico.

Desenvolver um mecanismo de defesa, nem sempre satisfaz a sociedade. Uma sociedade decadente pode torturar uma mente perturbada até a loucura, mas nem todos seguem por esse caminho, alguns podem ragir.  

Em certos casos, a pessoa acostuma-se com o perigo, ignorando os riscos, mas isso não significa que, inconscientemente, seus medos estejam resolvidos. Enganar-se a si mesmo é o pior engano que se pode cometer.

Sintomas do transtorno do pânico, segundo o Wikipedia incluem:

- Sistema Nervoso Central: ocorre vasoconstrição arterial que se traduz em vertigem, escurecimento da visão, sensação de desmaio.

- Sistema Nervoso Periférico: ocorre dificuldade na transmissão dos estímulos pelos nervos sensitivos, ocasionando parestesias (formigamentos) que possuem uma característica própria: são centrípetos, ou seja, da periferia para o centro do corpo. O indivíduo se queixa de formigamento que acomete as pontas dos dedos e se estende para o braço (em luva, nas mãos; em bota, nos pés), adormecimento da região que compreende o nariz e ao redor da boca (característico do quadro).

- Musculatura Esquelética: a hipocalcemia causa aumento da excitabilidade muscular crescente que se traduz inicialmente por tremores de extremidades, seguido de espasmos musculares (contrações de pequenos grupos musculares: tremores nas pálpebras, pescoço, tórax e braços) e chegando até a tetania (contração muscular persistente). Em relação à tetania, é comum a queixa de dificuldade para abertura dos olhos (contratura do músculo orbicular dos olhos), dor torácica alta (contratura da porção superior do esôfago), sensação de aperto na garganta (contração da musculatura da hipofaringe, notadamente do cricofaringeo), de abertura da boca (contratura do masseter e de músculos faciais - sinal de Chvostec), e contratura das mãos (mão de parteiro - sinal de Trousseau). São muito frequentes as cãimbras.

Quando, durante uma síndrome do pânico, uma pessoa sente que está tendo um ataque cardíaco, o perigo é real. Nem todas as pessoas tem a sensibilidade para reconhecer todos os sinais que seu corpo e mente emitem, mente sã em corpo são, não é apenas força de expressão.

O medo, quando não é bem processado pelo cérebro, pode matar. Algumas pessoas, quando sentem arrepios sem motivos aparentes, costumam dizer: A morte passou por aqui.

Genéticamente, todas as pessoas de uma família deveriam morrer na mesma idade, quando o problema é do coração, mas algumas vivem menos, e, em alguns casos, há pessoas que tem uma vida normal e nem morrem desse problema. Seriam casos de pessoas que venceram seus  medos?

O que sabemos é que os problemas tem de ser resolvidos, apesar de nem sempre ser o que acontece. Viver sob pressão psicológica pode desencadear muitos problemas, doenças e comportamentos estranhos, além de atrair vampiros dispostos a tirar vantagens.

Em alguns casos, basta dizer para uma pessoa cair fora, em outros, é nescessário mudar de residência, mas há casos de polícia que, com a polícia que temos, são um convite para uma pessoa entrar em parafuso, enlouquecer.

By Jânio


domingo, 4 de setembro de 2011

Curiosidades sobre o beijo




O beijo é o toque, com os lábios, em qualquer coisa. Pode ser um gesto de afeição, romântico ou sexual e, nesse caso, várias partes do corpo poderão ser tocadas.

O beijo é um costume muito utilizado para cumprimentar alguém, quando se encontra ou ao se despedir dessa pessoa.

O beijo é para o coração, como a água e o ar são para a vida, uma necessidade de carinho ou desejo, uma manifestação de afeição.

Um beijo pode ser discreto, como num cumprimento, ou ser ousado, como numa relação sexual e, nesse caso, pode haver o toque de língua e a relação pode ficar muito mais natural, quase irracional.

O beijo mais comum, depois do beijo de mãe, é o beijo entre namorados, onde duas pessoas inclinam suas cabeças para lados opostos e tocam-se com os lábios.

Os jovens despertam para o desejo de se beijarem cada vez mais cedo, devido aos meios de comunicação. Enquanto o carinho é considerado normal em crianças, o beijo de língua preocupa os pais, pelo seu caráter sexual e pelas consequências típicas de vida adulta.

Não há necessidade de preocupação com o beijo, por parte de jovens namorados. O beijo flui naturalmente, como num diálogo ou numa expressão qualquer.

Há muitas variações de um beijo comum, mas há vários tipos de beijo que são notados na medida em que a pessoa cresce.

Um beijo na foto de uma pessoa distante, ou o envio de um beijo com a mão direita ou esquerda, podem ser tanto um simples gesto de carinho, como pode ser uma tentativa de aproximação entre futuros amantes.

Um beijo bizarro que deu muito o que falar, foi o beijo do fantasma, em Ghost, do outro lado da vida. Nesse filme, o beijo foi utilizado para demonstrar o amor além da vida.

O beijo mais discreto é indicado para namorados que estão se conhecendo, onde os lábios apenas se tocam, diferente do beijo francês, onde há o toque das línguas, o que demonstra muita intimidade.

Beijo de tia é um beijo dado só com as bochechas, curiosamente não se utilizam os lábios. Dois beijinhos no rosto, é muito comum entre os jovens, mas três beijinhos pode significar um pedido de namoro, portanto, cuidado com o número de beijinhos que você costuma dar no rosto das pessoas, aliás, o beijo no rosto é o tipo de beijo mais discreto, desde que a pessoa não ultrapasse dois beijinhos.

O beijo é tão antigo quanto o homem. Os primeiros registros da cultura humana, mostram também os primeiros registros de beijos, cerca de 2.500 anos antes de Cristo.

Na Suméria, os beijos eram enviados aos deuses, enquanto entre gregos e romanos, o beijo entre guerreiros era muito comum.

Os nobres mais influentes beijavam-se na face, na antiguidade, enquanto os nobres menos importantes beijavam as mãos dos mais influentes. Súditos só podiam beijá-los nos pés.

Na Escócia, o padre beijava os lábios da noiva no final da cerimônia. Durante a festa, a noiva era beijada por todos os convidados, em troca de doações para os recém casados.

No século XV, na França, os nobres tinham o direito de beijar qualquer mulher na boca. Na Itália, beijar uma donzela na boca, obrigava uma pessoa a se casar com ela.

O beijo, em latim, significa toque dos lábios. Bei (beiços), ju (juntos), essa é por minha conta :).

Beijar o anel da alta hierarquia da igreja católica é sinal de reverência.

D. João VI introduziu no Brasil a cerimônia do beija-mão, onde as pessoas beijavam a mão do imperador, antes de fazer um pedido.

Como podemos ver, beijo também é cultura, mas é preciso um certo conhecimento antes de sair beijando as pessoas por aí.

O significado do beijo varia muito, de região para região, tempo, idade, classe social, etc.

By Jânio

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O brasileiro vai a guerra




Há muito tempo atrás, quando eu fui me alistar, um capitão me perguntou se eu queria servir no serviço militar. Naquela época todos eram dispensados, com raríssimas exceções.

Eu disse ao Capitão que se houvesse uma guerra na qual eu acreditasse, eu participaria, independente de servir ou não.

...mas você tem de se preparar no exército - avisava ele.

- O senhor está enganado Capitão - respondi - se um dia houver uma guerra de verdade, os melhores homens para enfrentar essa guerra estarão nas favelas, trabalhando em seringais, pescando no mar, sem teto, sem terra...os professores poderão dar um curso intensivo, assim que terminarem as greves.

Há uma diferença muito grande entre serviço militar e a guerra. No serviço militar há disciplina, enquanto na guerra só há uma função, matar.

Para matar é preciso sobreviver, e é impressionante como o brasileiro aprende a sobreviver rápido.

Eu nunca assisti a nenhum combate de UFC, nem pretendo, mas acompanhando ao jornal, pude ver como é bizarro esse combate.

Curiosamente, eu já havia assistido lutas de boxe e notei que o UFC é muito menos "perigoso".

Eles sabem muito bem dos perigos do combate, por isso, as regras são muito mais rígidas. Ao menor sinal de perigo, o combate é dado por encerrado, diferente do boxe, onde o cérebro da pessoa é golpeado até que a pessoa não pare em pé.

No Brasil, o boxe sempre foi visto como uma forma de tirar as crianças das ruas, a disciplina continha a sua violência. Na idade média, as cruzadas foram utilizadas pela igreja, como uma forma de controlar o lado selvagem dos homens.

Chegamos ao auge dessa bizarrice, chegamos ao UFC.

Um combate de UFC mostra uma arte marcial que os brasileiros já dominam, o Jiu jitsu, combinado com boxe e outras técnicas ainda piores. Não importa se o adversário esteja caído, o importante e dominá-lo.

Nas olimpíadas, combates violentos exigem proteção. Equipamentos eletrônicos sensíveis registram os golpes, para que os juízes possam determinar o vencedor.


Na Amazônia, já não é preciso metáforas para descrever um ambiente hostil, lá, os índios que serviram ao exército aprenderam suas técnicas, e agora fazem questão de demonstrar essas habilidades, para defender seu território. Nada mais patriótico, vocês não acham?

Quando o Governo não vê uma outra solução, ainda há o recurso de deixar os grilheiros resolverem a sua maneira, causando uma carnificina.

Muitos brasileiros defende uma revolução, mas a revolução já está ocorrendo, só precisamos abrir os olhos e ver.

O brasileiro já aprendeu a sobreviver e a matar, o brasileiro já está na guerra.

By Jânio