segunda-feira, 22 de julho de 2013

Levitação através do som




Um experimento muito criativo em um laboratório da Suíça, permite gotas de água, grãos de café, pedaços de isopor e outros objetos, voar, impulsionados por ondas sonoras.

A pesquisa, publicada na revista especializada "Proceedings" da  National Academy of Sciences of Switzerland (PNAS), conseguiu levitar objetos pela primeira vez. As técnicas de levitação mais conhecidas fazem  uso do eletromagnetismo mas, já há algum tempo, sabemos que as ondas sonoras também podem neutralizar a gravidade.

Um grupo de engenheiros mecânicos, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH), construíram, para produzir os sons, minúsculos cristais piezoelétricos que consistem em plataformas que encolhem e esticam, dependendo da voltagem aplicada a eles.

O som produzido pela plataforma se move para cima e salta sobre outra plataforma localizada a poucos centímetros,  acima da superfície da saída do som. Quando as ondas sonoras se sobrepõe, deslocadas para baixo, para novas ondas crescentes, as duas ondas se anulam no centro. É nesta zona de colisão de ondas ascendentes com as ondas descendentes onde os objetos flutuam no ar.

A descoberta poderia ter aplicações práticas muito úteis. Por exemplo, permite combinar reagentes químicos sem misturá-los, dentro de recipientes que acabam se contaminando. Também poderia ser usado para tratar, de maneira segura, reações químicas perigosas, como é o caso do sódio com água, que ao entrar em contato produzem um explosão.

Fonte e vídeo: RT-TV

Top 10 ficção real

Tecnologia da invisibilidade

Jetpack - o Foguete pessoal

Teletransporte de dados

Controle mental das máquinas