segunda-feira, 2 de abril de 2012

Os menores países do mundo




01) Vaticano - Com 0,44 Km² e uma população de cerca de 783 pessoas (em 2.005), está localizado em Roma, Itália.

Apesar de ser o menor país do mundo, é também um dos mais poderosos. Além de ser a sede da Igreja Católica, tem um papel fundamental no equilibrio da moral e dos costumes do mundo inteiro.

Com cerca de um bilhão de pessoas, a Igreja católita possui um em cada seis pessoas do mundo como adepto.

O país foi criado em 1.929 por Benito Mussolini e governado pelo Papa, legislativo, executivo e judiciário.

O país não tem uma população permanente, a cidadania é concedida às pessoas que trabalham lá e revogada quando deixam de trabalhar.

02) Mônaco - Com 1,96 Km² e uma população de cerca de 35.657 (em 2.007), está localizado na Riviera Francesa, no Mediterrâneo.

É o segundo menor país da Terra, também é o mais densamente povoado (23.660 pessoas por km²).

Por ser um principado, o lugar é governado por um príncipe. Durante sete séculos, Mônaco foi governado pela família Grimaldi de Gênova.

O patriarca da família Grimaldi, François, disfarçou-se de monge e, em 1.297, reuniu um pequeno exército para conquistar a fortaleza.

Em 1.861, Mônaco cedeu a metade de seu território para a França em troca de dinheiro e independência, mesmo assim, sem recursos naturais, resolveu apostar em casinos e esporte.

03) Nauru - Com 21 Km² e uma população estimada, em 2.005, de 13.000 habitantes. Está localizado no Oceano Pacífico.

O país viveu com uma renda relativamente alta por um tempo, até que seus recursos se tornaram escassos e veio a decadência.

O governo empregava 95% da população que nem se preocupava tanto em estudar. Quando veio a crise, o país tornou-se um paraíso fiscal, em busca de dinheiro, mas atraiu o dinheiro errado, a máfia russa.

Com 70 bilhões de dólares da máfia russa, o país ficou isolado do resto do mundo que não queria se envolver com lavagem de dinheiro, até virar um campo de detentos para exilados da Austrália.

04) Tuvalu - Com 26  KM², 10.441 habitantes, está localizado no sul do pacífico.

Com o nível do mar subindo, Tuvalu poderia se tornar a primeira nação do mundo a desaparecer, chegou-se a cogitar que sua população iria para a Nova Zelândia.

Depois de criar o seu domínio de internet, .tv, Tuvalu agora aluga o domínio tv para o resto do mundo.

05) San Marino - Com 61 Km² e uma população de 28.117 pessoas, está localizado no norte da Itália, na costa do mar adriático.

A Sereníssima República do Pacífico foi fundada em 301 d.c, por cristãos.

San Marino é um país tão pequeno e cordial que foi poupado até por Napoleão.

Antes da Segunda Guerra era um dos países mais pobres da Europa, hoje, com cinquanta por cento de sua renda concentrada em turismo, é um dos mais ricos.