Só há um sistema político pior que o bipartidarismo, e parece que estamos muito próximos de conhecê-lo.
O bipartidarismo pode durar muito tempo em países ricos como os Estados Unidos mas, em países subdesenvolvidos como o Brasil, esse sistema não tem vida longa.
Depois de ganhar o controle da maior região metropolitana da América Latina, São Paulo, o PT agora se prepara para dominar todo o estado de São Paulo. Na realidade, está há um passo de conseguir isso.
Muita gente apostava na volta de Lula para candidato à presidência, mas as supostas mudanças no STF e os tiros nos próprios pés, pela Dilma, que demitiu muita gente supostamente importante e corrupta, aumentaram sua popularidade. Sem o desgaste esperado para o governo de Dilma, o PT decidiu aproveitar a popularidade de Lula em nível estadual, São Paulo.
O PT já conseguiu vitórias bem mais imprevisíveis, com Haddad e com a própria Dilma, e agora voltará com seu coringa político, Lula. São dois anos para as próximas eleições e o PT já está pronto para aquele que poderá ser o tiro de misericórdia no bipartidarismo.
Desde o início dessa decadência do PSDB, FHC já alertava para o desgaste político, através das constantes candidaturas de José Serra. Ninguém ouviu, agora é tarde.
Na medida em que a classe média baixa empobrecia, os pobres se juntavam a eles. As conspirações separatistas de classes não ajudaram e a aristocracia perdeu o seu exército burguês.
Para complicar ainda mais, as pesquisas passam a mostrar a insatisfação dos eleitores com Geraldo Alkmin. sempre foi sincero e parece que o povo quer ouvir mentira.
Geraldo Alkmin ficou famoso por dizer que político não pode ficar rico e que durante a organização do PCC, os números da violência caíram. Agora a insatisfação dos eleitores chega a área de segurança, 60% dos paulistas se sentem inseguros, por outro lado, apenas 29% consideram seu governo bom.
É por isso que o PT já está se mobilizando para lançar o nome de Lula como virtual candidato do PT para as próximas eleições para governador.
A nivel de Brasil, os números não são tão favoráveis ao PT, não:
Na pesquisa que avalia a relação tributos dividido pelo IDH, o país ficou em último entre os 30 pesquisados
A posição é péssima, levando se em conta que o país paga mais imposto que Japão, Suíça e Canadá, que estão entre os mais educados e estruturados do mundo
By Jânio
A política torta do Brasil
Eu não acredito em teoria da conspiração
Mortes misteriosas de celebridades
Presidentes do Brasil
A história de José Sarney
PT acerta o próprio pé
Políticos com problemas na justiça
O massacre do sítio caldeirão
A crise da PPP
Ficha Limpa
Trinta anos de escândalos no Brasil