Depois de estudar em detalhes pequenos exoplanetas rochosos, cientistas concluíram que é muito provável que estes tenham a mesma composição e ingredientes básicos que a Terra.
Usando o HARPS (buscador de planetas por velocidade radial de alta precisão), uma equipe de pesquisadores liderada por Courtney Dressing, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (CfA), analisou a massa dos planetas de tamanho comparável ao da Terra, o que lhes permitiu tirar conclusões sobre a sua densidade e composição.
É isso o que é preciso para 'fabricar' planetas semelhantes à Terra: 1 medida (taça, copo) de magnésio, 1 medida de silício, 2 medidas de ferro, 2 medidas de oxigênio, 1/2 colher de chá de alumínio, 1/2 colher de chá de níquel, 1/2 colher cálcio, 1/4 colher de chá de enxofre e um pouco de água procedente de um asteróide.
"O nosso sistema solar não é tão único como poderíamos ter pensado. (...) Parece que exoplanetas rochosos têm os mesmos ingredientes básicos", disse Dressing, citado pelo site oficial CfA.
Os pesquisadores também compararam a terra com outros dez planetas extra-solares com diâmetro similar ao da Terra. Segundo Dressing, para encontrar um mundo parecido ao nosso "temos de nos concentrar" na pesquisa destes planetas.
Fonte: RT-TV