Assistindo ao filme "O Mistério do Triângulo das Bermudas", um detalhe me chamou a atenção, o projeto Filadélfia é citado.
Eu fiquei curioso para saber o que era o tal projeto Filadélfia e qual foi a minha surpresa quando descobria que o tal projeto fazia parte da lista de teorias de conspiração.
Isso é muito interessante pois eu sempre faço alertas para o abuso de manipulações do eletro-magnetismo, como se fosse novidade, acontece que esses estudos são muito antigos e são do tempo em que a ciência ainda era coisa de bruxos.
A teoria da relatividade e a teoria das cordas, tudo isso virou febre no cinema e nas discussões, mas esses estudos são muito antigos também.
Talvez nunca tivéssemos ouvido falar das bombas atômicas, caso elas não houvessem sido detonadas.
O projeto Filadélfia fez parte de um estudo avançado do exército e o objetivo desse projeto era tornar os navios invisíveis. O projeto era altamente secreto e por isso puco se sabe sobre, mas o que se comenta não é nada bom.
USS Eldridge (DE-173) ca. 1944, esse foi o local onde tudo se desenvolveu.
Wikipédia: O Projeto Filadélfia é o nome de um experimento militar naval que teria sido ralizado no Estaleiro Naval da Filadélfia, Pensilvânica, EUA, por volta de 28 de outubro de 1.943. Pelo que se sabe, no navio USS Eldridge era testado uma espécie de manto da invisibilidade, com o objetivo de ocultá-lo das forças inimigas. O projeto é conhecido também como Projeto Arco-Íris.
Não há registro oficial sobre esse projeto e é considerado uma fraude pela história. A Marinha nega tal experimento e diz que tal experimento contraria as leis da física.
Ignorando esses depoimentos oficiais da história, a criatividade das pessoas tem especulado muito sobre esses fatos e, dessa especulação, surgiu a teoria da conspiração do Projeto Filadélfia.
O experimento foi supostamente baseado em um aspecto da teoria do campo unificado, um termo cunhado por Albert Einstein. A teoria do campo unificado tem por objetivo descrever matematicamente e fisicamente a natureza inter-relacionada das forças que compõem a radiação eletromagnética e gravidade, embora até à data, nenhuma teoria expressou com sucesso essas relações em termos matemáticos (viáveis?) ou físicos.
De acordo com o que se comenta, os pesquisadores pensaram que alguma versão desta Teoria do Campo Unificado permitiria à Marinha usar grandes geradores elétricos para curvar a luz em torno de um objeto para que ele tornasse completamente invisível. A Marinha teria considerado como sendo de valor militar, e de acordo com alguns relatos, ela teria patrocinado o experimento.
Outra versão da história propõe que os pesquisadores estavam preparando pesquisas magnéticas e gravitacionais no fundo do mar para detectar anomalias, supostamente com base em tentativas de Einstein para entender a gravidade. Nesta versão também estão relacionados experimentos secretos da Alemanha nazista para encontrar antigravidade, liderada por SS - Obergruppenführer Hans Kammler.
Na maioria dos relatos da experiência, o destróier de escolta USS Eldridge foi equipado com os equipamentos exigidos no estaleiro naval de Filadélfia. Os testes começaram no verão de 1943, e foi supostamente bem-sucedido para um grau limitado. Um teste, em 22 de julho de 1943, resultou no Eldridge sendo tornado quase completamente invisível, com algumas testemunhas relatando um "nevoeiro esverdeado" que aparece em seu lugar. Os membros da tripulação supostamente queixaram-se de grave náuseas depois. Além disso, é dito que quando o navio reapareceu, alguns marinheiros foram embutidos nas estruturas metálicas do navio, incluindo um marinheiro que acabou em um nível do convés abaixo de onde ele começou, e teve a mão embutida no casco de aço do navio. Nesse ponto, diz-se que o experimento foi alterado a pedido da Marinha, com o novo objetivo de ser apenas para tornar o Eldridge invisível ao radar. Nenhuma dessas alegações foi substanciada de forma independente.
A conjectura, em seguida, alega que o equipamento não foi devidamente re-calibrado, mas, apesar disso, o experimento foi repetido em 28 de outubro de 1943. Desta vez, o Eldridge não apenas se tornou invisível, mas ele desapareceu fisicamente da área em um flash de luz azul e teleportado para Norfolk, Virginia , mais de 200 milhas (320 km) de distância. Alega-se que o Eldridge ficou por algum tempo, à vista dos homens a bordo do navio SS Andrew Furuseth, após o que o Eldridge desapareceu da vista deles, e depois reapareceu em Philadelphia no local que tinha originalmente ocupado. Também foi dito que o navio de guerra viajou no tempo por cerca de 10 segundos.
Muitas versões do conto incluem descrições de efeitos secundários graves para a tripulação. Alguns membros da tripulação teriam sido fisicamente fundida com anteparas, enquanto outros sofriam de transtornos mentais, e ainda outros supostamente teriam desaparecido. Afirma-se também que a tripulação do navio pode ter sido submetido a lavagem cerebral, afim de manter o sigilo da experiência.
Em 1955, Morris K. Jessup, um astrônomo e pesquisador de pós-graduação anterior, publicou The Case for the UFO, um livro sobre objetos voadores não identificados que contém algumas das teorias sobre os diferentes meios de propulsão que flying-saucer estilo de UFOs pode usar. Jessup especulado que antigravidade ou a manipulação do electromagnetismo pode ser responsável para o comportamento observado de voo UFOs. Ele lamentou, tanto no livro e durante a turnê de divulgação que se seguiu, que o vôo espacial pesquisa foi concentrada na área de foguetes , e que pouca atenção havia sido dada a outros meios teóricos de vôo, que ele achava que poderia finalmente ser mais frutífera. Jessup enfatizou que uma revisão avanço da "Teoria do Campo Unificado" Albert Einstein seria essencial na alimentação de uma futura geração de naves espaciais.
Em 13 de janeiro de 1955, Jessup recebeu uma carta de um homem que se identificou como um "Allende Carlos". Na carta, Allende informou Jessup do "Experimento Filadélfia", aludindo a dois artigos de jornais contemporâneos como prova. Allende diretamente respondeu ao chamado de Jessup para a pesquisa sobre a "Teoria do Campo Unificado", que ele se referiu como "UFT". De acordo com Allende, Einstein tinha resolvido a teoria, mas tinha suprimido que, desde que a humanidade não estava preparada para isso, uma confissão de que o cientista supostamente compartilhara com o matemático e filósofo Bertrand Russell. Allende também disse que ele havia testemunhado o Eldridge apareceu e desapareceu enquanto servia a bordo do SS Andrew Furuseth, um navio mercante nas proximidades. Allende nomeou outros membros da tripulação com quem ele serviu a bordo do Furuseth Andrew, e afirmou não conhecer o paradeiro de alguns dos membros da tripulação do Eldridge após o experimento, incluindo aquele a quem ele testemunhou a desaparecer durante uma briga caótica em um bar. Embora Allende tenha afirmado ter observado o experimento, a partir do Furuseth, ele não forneceu qualquer comprovação de suas alegações, ligando o experimento com a Teoria do Campo Unificado, nenhuma evidência de resolução alegada Einstein da teoria, e nenhuma prova da suposta confissão de Einstein para Russell.
Jessup respondeu a Allende por um cartão-postal, pedindo mais provas e corroboração. A resposta chegou meses depois, com o correspondente identificando-se como "Carl M. Allen". Allen disse que não poderia fornecer os detalhes para que Jessup estava pedindo, mas deu a entender que ele poderia ser capaz de recordar algumas por meio de hipnose. Suspeitando que Allende / Allen era uma fraude, Jessup interrompeu a correspondência.
Os teóricos da conspiração dizem que a carta de Jessup usado para responder a Allende divulgou sua correspondência. Eles acham que o Governo interveio para interromper a correspondência, substituindo Allende com Allen, que era possivelmente uma correspondência de Allende monitorada por um agente da CIA. Allende era acessível à comunidade de pesquisadores "Experimento Filadélfia" há anos, que é visto por alguns como prova para refutar qualquer intervenção alegada pelo Governo.
De acordo com um livro de 2002, escrito pelos populares escritores James Moseley e Pflock Karl, no início de 1957, Jessup foi contactado pelo Office of Naval Research (ONR) em Washington, DC , e foi convidado a estudar o conteúdo de um pacote que havia sido recebido . Após a sua chegada, Jessup ficou surpreso ao saber que um exemplar de seu livro UFO havia sido enviado para o ONR em um envelope marcado "Feliz Páscoa". O livro tinha sido amplamente comentada em suas margens, e um oficial ONR Jessup perguntou se ele tinha alguma idéia a respeito de quem tinha feito isso.
Moseley e Pflock afirmaram que as anotações longas foram escritas com três diferentes tons de tinta cor de rosa, e eles apareceram ao pormenor uma correspondência entre os três indivíduos, dos quais apenas um é dado um nome: "Jemi". A ONR marcou os outros dois como "A." e "O Sr. B." Os anotadores referem-se uns aos outros como "ciganos", e discutem dois tipos diferentes de "pessoas" que vivem em espaço exterior. Seu texto não-padrão uso de maiúsculas e pontuação, detalha uma longa discussão sobre os méritos de vários elementos de pressupostos do livro de Jessup. Suas referências oblíquas para o Experimento Filadélfia sugeriu conhecimento prévio ou superior (por exemplo, "o Sr. B." tranquiliza seus colegas que destacaram uma certa teoria de Jessup.
Baseado no estilo de escrita e assunto, Jessup identificou "A." como Allende / Allen. Outros sugeriram que as três anotações são da mesma pessoa, utilizando três canetas. O livro com anotações supostamente despertou o interesse para o ONR para financiar uma pequena gráfica do volume pela empresa fabricante texana de Varo. A transcrição de 2003 "Varo Edition" está disponível online, completo, com três cores de notas.
Mais tarde, o ONR contactatou Jessup, alegando que o endereço de retorno sobre a carta de Allende para Jessup era uma fazenda abandonada. Eles também informaram que a Corporação Jessup Varo, uma empresa de pesquisa, estava preparando uma cópia impressa da versão impressa de The Case for the UFO, com as duas cartas que ele tinha recebido. Cerca de uma centena de exemplares da edição da Varo foram impressos e distribuídos dentro da Marinha. Jessup também recebeu três para seu próprio uso.
Jessup tentou fazer a vida escrevendo sobre o tema, mas seu livro follow-up não vendeu bem. Seu editor rejeitou vários outros manuscritos. Em 1958, sua esposa o deixou, e seus amigos o descreveram como estando um pouco deprimido e instável quando ele viajou para Nova York. Depois de voltar para a Flórida, ele se envolveu em um grave acidente de carro e teve uma recuperação muito demorada, que aumentou a sua depressão. Ele foi encontrado morto em 20 de abril de 1959, e a morte foi considerada suicídio.
Muitos observadores argumentam que é inadequado conceder muito crédito a uma história incomum promovida por um indivíduo, na ausência de mais evidências conclusivas corroborando. Robert Goerman escreveu na revista Destino em 1980, que "Carlos Allende" / "Carl Allen" foi Carl Meredith Allen de New Kensington, Pensilvânia , que teve uma longa história de doença psiquiátrica, e que podem ter inventado a história principal do experimento, como resultado de sua doença mental. Goerman mais tarde percebeu que Allen era um amigo da família e "solitário, criativo e imaginativo ... enviando textos bizarros e reivindicações".
O historiador Mike traço observa que muitos autores que divulgaram o "Experimento Filadélfia" depois de Jessup, pareciam ter conduzido pouca ou nenhuma investigação de própria: através dos anos 1970, por exemplo, Allende / Allen foi muitas vezes descrito como misterioso e difícil de localizar. Mas Goerman determinado Allende / Allen a identidade depois de apenas alguns telefonemas. Outros especulam que grande parte da literatura enfatiza a estética dramática ao invés de pesquisas pertinentes. Conta Berlitz e Moore, da história (O Experimento Filadélfia: Invisibilidade Project) reivindicou autoria para incluir informações supostamente factuais, tais como transcrições de uma entrevista com um cientista envolvido na experiência, seu trabalho também tem sido criticado por plagiar elementos da história chave do romance Thin Air, que foi publicado um ano antes.
As reivindicações do experimento Filadélfia contradizem as leis conhecidas da física. Os campos magnéticos não podem dobrar as ondas de luz de acordo com as equações de Maxwell. Embora a teoria de Einstein da relatividade geral mostre que as ondas de luz podem ser dobrados perto da superfície de um objeto extremamente massivo, como o sol ou um buraco negro, a tecnologia humana atual não pode manipular as quantias astronômicas de matéria necessários para fazer isso.
A Teoria do Campo Unificado não existe, embora seja um tema de pesquisa em andamento. William Moore afirmou em seu livro sobre o "Experimento Filadélfia", que Albert Einstein concluiu, e destruiu, uma teoria antes de sua morte. Isto é contestado por historiadores e cientistas familiarizados com o trabalho de Einstein. Moore baseia sua teoria sobre a carta de Carl Allen para Jessup, em que Allen se refere a uma conversa entre Einstein e Bertrand Russell reconhecendo que a teoria tinha sido resolvida, mas que o homem não estava preparado para isso.
Pouco antes de sua morte em 1943, o sérvio-americano inventor e engenheiro Nikola Tesla disse ter concluído algum tipo de "Teoria do Campo Unificado". Essa teoria nunca foi publicada.
Essas afirmações estão completamente em desacordo com a física moderna. Embora seja verdade que Einstein tentou unificar a gravidade com o eletro-magnetismo com base na física clássica, as suas abordagens geométricas, chamadas clássicas teorias do campo unificado, ignorou os desenvolvimentos modernos da teoria quântica e da descoberta da força nuclear forte e a força nuclear fraca . A maioria dos físicos consideram sua abordagem global a ser vencida. Tentativas recentes de cientistas para desenvolver uma teoria unificada focada no desenvolvimento de uma teoria quântica que inclui a gravitação. Se uma teoria do campo unificado fosse descoberta, não iria oferecer um método prático de engenharia para dobrar as ondas de luz em torno de um objeto grande como um navio de guerra.
Embora muito limitado "capas de invisibilidade" recentemente foram desenvolvidas usando metamaterial, estas não estão relacionados com as teorias que ligam o eletromagnetismo com a gravidade.
O USS Eldridge não foi contratado até 27 de agosto de 1943, e manteve-se no porto de Nova York até setembro de 1943. O experimento de outubro supostamente ocorreu enquanto o navio estava em seu cruzeiro shakedown em Bahamas, embora os defensores da história defendam a hipótese de que os logs do navio possam ter sido falsificados.
O Office of Naval Research (ONR) afirmou em setembro de 1996, "ONR nunca realizou investigações sobre a invisibilidade ao radar, seja em 1943 ou em qualquer outro momento". Lembrando que o ONR não foi estabelecida até 1946, denuncia as contas do Experimento Filadélfia como sendo uma "ficção científica".
Uma reunião de veteranos da Marinha que tinham servido a bordo do USS Eldridge disse a um jornal da Filadélfia, em abril de 1999, que o navio nunca tinha estado na Filadélfia. Outra evidência descontando-se o cronograma Experimento Filadélfia vem do USS Eldridge ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, segundo o relatório de ações, incluindo a seção de comentários do log de 1943, disponível em microfilme.
O pesquisador Jacques Vallée descreve um processo a bordo do USS Engstrom (DE-50), que estava atracado ao lado do Eldridge em 1943. A operação envolveu a geração de um campo eletromagnético poderoso a bordo do navio, a fim de desmagnetizar ele, com o objetivo de tornar o navio indetectável ou "invisíveis" para submarinos magneticamente fundidos, minas e torpedos . Este sistema foi inventado por um canadense, ea Royal Navy marinhas e outros o utilizaram amplamente durante a Segunda Guerra Mundial. Navios britânicos da época eram frequentemente incluídos sistemas de desmagnetização construídas nos decks superiores (as condutas ainda são visíveis no convés do HMS Belfast (C35) em Londres, por exemplo). A desmagnetização é usada ainda hoje. No entanto, não tem absolutamente nenhum efeito sobre a luz visível ou radar. Vallée especula que as contas de desmagnetização da USS Engstrom 's pode ter sido truncado e confabulava em retellings subseqüentes, e que estas contas podem ter influenciado a história do chamado "Experimento Filadélfia".
De acordo com a Vallée, um veterano da Marinha que serviu a bordo do USS Engstrom observou que o Eldridge poderia de fato ter viajado da Filadélfia para Norfolk e de volta em um único dia num momento em que os navios mercantes não podia: através da utilização do Canal de Chesapeake e Delaware ea baía de Chesapeake , que na época era aberto apenas para navios de guerra. Uso de que o canal foi mantido quieto: submarinos alemães haviam devastado o transporte ao longo da Costa Leste durante a Operação Drumbeat, e, portanto, navios militares incapazes de se protegerem foram secretamente movido através de canais para evitar a ameaça. Este veterano mesmo afirma ser o homem que testemunhou Allende "desaparecer" em um bar. Ele afirma que quando a luta irrompeu, garçonetes amigáveis levaram-no para fora pela porta dos fundos do bar antes que a polícia chegasse, porque ele era menor de idade para beber. Eles, então, teriam encoberto ele, alegando que ele tinha desaparecido.
Fonte: Wikipedia
O mistério do triângulo das bermudas
Top filmes de viagem no tempo