A maior pesquisa realizada no setor de SEO, até hoje, revela o estágio em que se encontra o webmarketing, suas qualidades, falhas e possibilidades para o futuro.
Numa região afetada em cheio pela crise, o comércio online é visto como uma boa alternativa e as empresas elegeram os blogs como a ferramente mais eficiente para formar parcerias publicitárias.
Se eu me lembro bem, o comércio eletrônico brasileiro já ultrapassou o valor trinta bilhões, e olha que não temos nem uma legislação adequada para a internet. Na Europa esse mercado é muito maior e tente a crescer, quando passar a se expandir para fora da Europa.
Veja o relatório completo, divulgado pela maior empresa do setor:
96% dos anunciantes consideram o blog mais eficaz para publicidade.
64% dos anunciantes acreditam no potencial do product testing.
Comentário: Notícia boa, isso mostra que, pelo menos na Europa, o blog não é apenas um espaço para passar o tempo ou escrever sobre si, amigos e família, mais que isso, é um espaço que implica em reputação do autor. Esse contato direto dos blogueiros com seus leitores, estabelecendo a chamada comunicação bilaterial, tem mostrado que essa ferramenta é muito melhor que as mídias de massa, mas também é direcionada para um público mais formador de opinião, isto é, o leitor poderá se mostrar tão formador de opinião quanto o administrador do blog - eu, pessoalmente, tive a honra da presença de muitas pessoas dessa importância.
80% dos leitores consideram os banners menos atraentes.
Comentário: Desde quando eu comecei a utilizar a internet, eu tenho notado o exagero de banners em publicidade, inclusive em portais muito conhecidos.
Por outro lado, se combinarmos o conteúdo de um blog, seu público, combinado com o cliente certo, o sucesso da campanha estará garantido.
95% dos bloggers associam 1 evento off-line ao blog.
Comentário: Isso também é natural e mostra a preocupação e a seriedade dos blogueiros. Não ter um blog associado ao que acontece no mundo, política, eventos ou campanhas sociais, significa não ter objetivo nenhum.
56% dos blogueiros consideram a quantidade de visitas como fundamental para atrair publicidade.
Comentário: É bom nos lembrarmos que essa é a opinião dos blogueiros, apesar de ser considerada por algumas empresas também.
Se formos considerar apenas a quantidade de visitas, a mídia de massa acaba sendo o caminho mais indicado para a publicidade.
Num blog, o conteúdo, informação, atualização e responsabilidade é muito importante, a partir daí, sim, poderá ser considerada a quantidade de visitas - Ficar publicando vírus o tempo todo é muito chato, deixando o blog sem personalidade e diferenciação, afinal, qualquer um pode fazer isso.
76% dos leitores consideram importante a atualização.
Comentário: Não são só os leitores que consideram a atualização importante, não, alguns bloggers preferem apagar o blog a passar essa ideia de blog abandonado.
73% dos anunciantes acham importante o blog estar bem posicionado nos buscadores.
Comentário: Bom, primeiro é preciso lembrar que a maioria dos blogs estão bem posicionados no Google, o que não acontece nos outros buscadores, por isso a força da Google no setor de buscas acaba favorecendo os blogs, uma parceria perfeita.
80% dos anunciantes não confia nos auditores de dados.
Comentário: Eu acho muito relativo isso, há muitas ferramentas boas, como o Alexa, que são confiáveis. A Wordpress também tem um resultado que bate com as informações dos agregadores, indexadores e lincadores, é uma pena que os anunciantes não tenham testado a funcionalidade de todas as ferramentas da área.
70% não considera importante ter link na Facebook.
Comentário: Primeiro é preciso lembrar que um blogueiro quase não tem tempo para utilizar as redes sociais mas, como eu estava dizendo para a Simone, depois de um certo tempo, um blog acaba criando a sua própria comunidade.
A comunidade criada por um blogueiro é o prêmio pelo sua dedicação, durante o tempo em que participou das redes. Mesmo assim, é preciso se manter nas redes, visitando de vez em quando.
80% dos bloggers não se responsabilizam pela inovação, para oferecer novos produtos.
Comentário: Talvez isso seja resultante da informalidade em que os blogueiros atuam, o que os distingue dos pro-bloggers, blogueiros profissionais que apesar de estarem em menor número, respondem pela metade de toda audiência da blogosfera, inclusive ultrapassando os grandes portais.
75% dos anunciantes acham que os blogueiros devem, sim, inovar e levar o blog mais a sério.
Comentário: Naturalmente, uma empresa não vê o blog como entretenimento e diversão, mas como um negócio, daí a exigência.
Os Bloggers preferem publicidade em reportagens patrocinadas.
Os anunciantes preferem product testing.
Comentário: Eu também prefiro os textos patrocinados a qualquer outra ferramenta, desde que o retorno financeiro seja muito bom, já no caso do product testing, eu acho melhor para as empresas, para os blogueiros, nem tanto.
70% dos anunciantes acham necessário melhorar os a medição da audiência.
Apenas 38% dos bloggers pensam assim.
Comentário: Como eu disse, não entendo o porque de os anunciantes não estarem satisfeitos com os medidores de audiências, há muitas ferramentas boas no mercado, contudo, o cliente sempre tem razão.
Para 50% dos internautas, a influência dos blogueiros está acima dos banners.
Essa opinião é compartilhada por leitores, bloggers e anunciantes.
Comentário: Eu também acho, apesar dos banners terem uma aparência muito boa, podem levar os leitores para onde não desejam.
Os anunciantes investiriam mais se pudessem medir o retorno do investimento.
Comentário: Se eles estiverem falando dos clicks em tags, por exemplo, eu concordo, mas as nuvens de tags não deixam dúvidas sobre o resultado. Entretanto, parece que os anunciantes tem mais preferência pela audiência.
Os consultores, SEOs, estão preparados para esclarecer essas dúvidas, além disso, uma campanha corporativa é avaliada como um todo, não individualmente, por cada blog.
52.4% dos anunciantes investiriam mais em blogs, caso pudessem medir o retorno do investimento.
Comentário: Se uma campanha for feita por uma boa equipe de SEOs, bloggers e demais envolvidos, desde o início, o resultado final refletirá na quantidade de visitas de um site, assim como em suas vendas.
Fica claro que as ferramentas estão agradando mais os bloggers que aos iniciantes.
57,8% dos bloggers concordam que precisamos de ferramentas confiáveis que satisfaçam aos anunciantes.
Comentário: Apesar de concordar, eu não vejo como melhorar isso. Desde o início de meus estudos nessa área, sempre observei a importância do tráfego qualificado.
49,8% dos bloggers desaprovam a publicidade gratuita de uma marca.
Comentário: Naturalmente, eu ainda prefiro fazer publicidade para empresas que sejam de minha área.
12,7% dos anunciantes confiam em medidores de audiência como OJD, Nielsen e similares.
Comentário: Eu ainda acho que a Google, Alexa, Wordpress, e outros medidores de reputação, são muito eficientes.
55,6% dos leitores valorizam mais um post que venha associado com fotos, vídeos ou similares.
Comentário: Como leitor, eu penso assim também, contudo, para algumas informações eu até dispenso imagens, vídeos, etc.
37,4% dos leitores revelam que a visita aos blogs mudaram suas intenções de comprar produtos entre 500 e 1.000 euros, como celulares, câmeras fotográficas digitais, videogames, etc.
Comentário: É bom que se diga que somente copiar texto não basta, nesse caso, é preciso conhecer muito bem antes de postar e interagir.
Fonte: Blopies
Comentários: By Jânio