segunda-feira, 28 de março de 2016

Preparado para o fim do dólar?



Como sabemos, o conhecimento é a chave para o sucesso e essa máxima também pode ser aplicada ao dinheiro.

01 - Uma parábola do Evangelho narra que um homem recebeu dinheiro e enterrou para evitar investir de forma incorreta. Qual era o nome da moeda?

Opções: I Shekel (Siclo), lepton, denário, talento

02 - No passado, as moedas eram feitas de metais preciosos, de modo que os falsificadores ou limavan, ou cortavam as bordas para derreter e vender o metal extraído. A fim de combater esta prática, um homem propôs rayas (listras, raias) nas bordas para certificar o tamanho real da moeda. Quem propôs essa ideia?

opções: Galileo Galilei, Isaac Newton, Oliver Cromwell, Carlo Magno, 

03 - Em 1685, o governo da Nova França, colônia francesa na América do Norte, não tinha recursos para pagar o salário aos trabalhadores. Que elemento desempenhou o papel de dinheiro?

Opções: Naipe (cartas de baralho), folhas de platano, estampitas (imagens, santinhos), bilhetes de loteria, 

04 - Alexandre Dumas publicou 'Os Três Mosqueteiros' como uma série em um jornal francês. Nos termos do contrato com a editora, o autor recebeu dinheiro por cada linha publicada. Qual o personagem que o escritor criou para aumentar o seu pagamento?

Opções: D'Artagnan, Grimaud, Cardeal Richelieu, Treville.

05 - Muitos acreditam que nas notas de banco (dinheiro) dos EUA só aparecem efígies de seus presidentes, mas não é verdade. Quais as faces das pessoas que estão em dólares sem serem os principais líderes desse país?

Opções: 
Andrew Jackson e Thomas Jefferson
Benjamin Franklin e Alexander Hamilton
George Washington e Ulysses Grant
Abraham Lincoln e Andrew Jackson

06 - É verdade que o dinheiro australiano é de plástico?

Opções: Sim ou não.

07 - Devido a falta de dinheiro em 1918, o Turquestão Soviético começou a cunhar sua própria moeda. O que garantiu o seu valor?

Opções: Petróleo, ópio, algodão, trigo

08 - Após a Revolução Bolchevique, na República da Sakha (Yakutia, Rússia) o dinheiro saiu de circulação por um tempo. Que produtos foram comercializados em vez disso?

Opções: Diamantes, chifres de rena, fólios, etiquetas de vinho.

Faça o teste  na RT-TV