sexta-feira, 3 de abril de 2015

Imagens do nascimento de uma estrela



Duas imagens tiradas com uma diferença de 18 anos permitiram aos astrônomos ver em tempo real a formação de uma estrela massiva localizada a cerca de 4.200 anos-luz da Terra.
De acordo com o portal Sci Notícias , a jovem estrela, chamada W75N (B) -VLA 2, foi capturada pela primeira vez em 1996 pelo observatório Karl G. Jansky Very Large Array in New Mexico, EUA A foto mostra uma região compacta de vento quente ionizado expulso do objeto espacial, enquanto outra foto tirada em 2004 por uma equipe de astrônomos da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) pode ser vista os ventos  em uma saída significativamente maior.
"Estamos vendo essa mudança dramática em tempo real, de modo que este objeto está fornecendo-nos uma grande oportunidade de ver nos próximos anos como uma jovem estrela passa através dos estágios iniciais de sua formação",explica Carlos Carrasco González, professor do Centro Rádio Astronomia e Astrofísica na UNAM e principal autor do estudo, publicado na revista Science.


O astrônomo e seus colegas acreditam W75N (B) -VLA 2 é formado num ambiente gasoso denso e está rodeada por um anel de poeira.
De acordo com os pesquisadores, a jovem estrela  é 300 vezes mais brilhantes e oito vezes mais massiva que o Sol. Um estudo mais detalhado da estrela poderia revelar aspectos cruciais da formação de estrelas como esta."Vai ser muito bom ver como ela muda. Esperamos aprender muito sobre este assunto", disse Carrasco González.
Fonte: RT-TV