sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dicas simples de informática



Além das regrinhas básicas para ligar e desligar o computador, o que poderá aumentar a sua vida útil, há regrinhas que aprendemos com o tempo, leituras e estudos.

Sites de qualidade, criados por programadores avançados, carregam informações na memória virtual, cache, cookies, etc. É possível configurar a segurança na internet até o nível máximo, mas isso restringe o uso da internet a poucos sites.

A saída mais comum seria fazer o login, para entrar no site, e fazer o logout, para sair. Logout/sair e muito útil para evitar que dados de um site sejam enviados para o outro, atraves de cookies e outros procedimentos.

O controle de janelas pop-up também pode ser configurado, de modo que haja solicitações, antes que a janela seja exibida. Janelas pop-up podem ser exploradas por crackers, pelo menos eu já tive esse problema.

Esconder o conteúdo de curiosos é mais fácil, basta teclar alt e tab simultaneamente, alternando as janelas. Alt e esc simultaneamente, podem realizar essas tarefas também.

Alt e tab simultâneos são muito úteis para quem usa laptop, aliás, no laptop tudo ficou mais simples mas, as vezes surgem problemas também e, nesse caso, nada melhor que uma boa experiência.

...e se você nao conseguir colocar mais acentos nas letras, durante essas operacoes, saiba que voce acaba de trocar a configuracao do teclado, por engano, nesse caso, terá de reiniciar o computador :)

Quando um velho programador fez a manutenção de meu computador, perguntei-lhe como poderia evitar problemas desagradáveis com o meu desktop, e ele me respondeu que só haviam dois comandos necessários a manutenção da máquina, scandisk e defrag.

Para quem não possui uma supermáquina, o ideal é apagar a metade do conteúdo do disco, antes da manutenção, isso tornará essa operação menos demorada.

Veja a operacao abaixo e como deve ser feito?

DEFRAG

Iniciar -> programas -> acessórios -> ferramentas do sistema -> desfragmentador do disco -> desfragmentar

SCANDISK - Alem de ser possivel utilizar o scandisk do proprio Windows, também e possível utilizar o scandisk do MSdos, mas essa e uma área sensível, e é preciso tomar cuidado.

Iniciar -> programas -> acessórios -> prompt de comando -> digite scandisk e enter para iniciar -> digite exit para fechar o prompt, depois de terminar de corrigir o HD.

Finalizando, uma ação simples, como procurar um texto no computador, pode tornar-se um drama quando a quantidade de arquivos é muito grande, a saída é buscar o arquivo pela data de modificação, ao invés de buscar pela ordem alfabética. Isso em caso de ser um arquivo novo, naturalmente.

By Jânio