segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ranking dos países mais criativos do mundo



Pelo menos essa foi a conclusão a que se chegou a pesquisa feita pela OMPI(Organização Mundial de Propriedade Intelectual), sobre os países mais criativos e inovadores.

O Brasil aparece na 47ª posição entre os países mais inovadores e criativos, mostrando que cria muito, apesar da falta de incentivo.

Em 2.010, o Brasil já ocupava uma posição de destaque, 68ª, entre os 125 países pesquisados. Essa posição melhorou, e muito, em 2.011 já aparece em 47ª.

Como poderemos analisar a seguir, algumas áreas são responsáveis pelo bom desempenho, mas os problemas continuam os mesmos.

A má notícia - ou seria boa? - é que os países da Jordânia, Bulgária, Polônia e Chile, estão bem melhores que o Brasil, apesar de serem muito mais pobres, segundo a classificação do PIB.

Veja os números:

Educação Superior - 95ª

Ambiente de negócios - 118ª

Importação de tecnologia - 20ª

Impostos - 5ª

Indústria Criativa - 32ª

Produção Científica - 58ª

Arte e Cultura - 12ª

RANKING DOS PAÍSES MAIS CRIATIVOS DO MUNDO:

01 - Suiça

02 - Suécia

03 - Cingapura

04 - Hong Kong

Eu acho que a lista acima dispensa comentários.

Os impostos colocam o Brasil quase na lanterna dos cento e vinte e cinco países pesquisados. O Brasil é o quinto país que mais cobra impostos. Em ambiente de negócios, também fica entre os últimos, fica na 118ª posição.

Apesar de estar entre os vinte países que mais importam tecnologia, nossa produção científia tem um desempenho razoável.

A surpresa mesmo fica com as produções da arte e cultura, além de artísticamente correto, o país possui os maiores artesãos do mundo.

By Jânio