sábado, 2 de julho de 2011

Morre o ex-presidente Itamar Franco




O ex-presidente e ex-senador da República do Brasil encerrou sua longa carreira na política, nesse sábado, dia 02 de Julho de 2.011.

Sempre discreto, porém vaidoso, Itamar Franco tinha uma vida tumultuada. Essas dificuldades foram um fator de sua natureza forte.

Nasceu a bordo de um navio, entre o Rio e Salvador, pouco tempo depois da morte de seu pai.

Sua melhor fase na política, surgiu quando "o caçador de marajás" o convidou para ser vice na chapa para presidente. Com o escândalo das denúncias de Pedro collor de Mello, irmão do presidente, além das insinuações do cadáver ambulante, PC Farias, Collor foi deposto e Itamar assumiu a presidência.

Considerado um homem rígido pelos maiores políticos da época, como Tancredo Neves e FHC, Itamar era tão discreto que mantinha-se longe das manchetes até durante os maiores escândalos da história, como foi o escândalo Collor/PC Farias.

Foi preciso uma modelo sem as roupas íntimas, para que ele se tornasse manchete dos jornais do mundo inteiro.

Sua gestão na presidência também foi notável, como a implantação do Real, junto ao seu então ministro FHC, muito importante para ajudá-lo a abafar o caso do assassinato de PC Farias.

Ironicamente, sempre há ironia no Brasil, justamente quando o STF resolveu julgar o caso dos assassinos de PC Farias, Itamar Franco se foi.

Internado com uma leucemia, teve um derrame cerebral e ainda uma pneumonia, seu organismo não suportou todos esses problemas aos 81 anos de idade.

By Jânio