quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A evolução da educação no Brasil



Um dos setores que mais se beneficiaram com a internet, certamente foram os Cursos de Especialização mas a internet, apesar de ser a melhor ferramenta na educação à distância, ela complementa outros sistemas de ensino também.

Os Cursos de Especialização fazem parte de um sistema que tornou a educação muito mais dinâmica, a educação continuada. Na educação continuada, seria quase impossível acompanhar a dinâmica dos novos tempos, sem o auxílio da internet.

A internet tem muito a ver com as novas tecnologias, é uma tecnologia muito dinâmica, por isso traz agregado em seu próprio conceito, o conceito de dinâmica, interatividade, evolução da educação.

Pode-se notar as mais variadas tecnologias se interagindo, aqui, para atingir um objetivo comum, a educação.

Até há pouco tempo, o computador era uma ferramenta fundamental da educação continuada, graças ao cd-roon. A evolução da internet propiciou mais velocidade e uma forma mais direta de atingir os alunos à distância.

Tente imaginar a comodidade de se ter um professor falando do outro lado do mundo, ensinando, dando palestras via skype, tendo ao seu lado uma ferramenta prática para a interatividade, a internet.

Tudo isso já é possível, e isso propiciou uma evolução dos Cursos de Especialização a competição se tornou muito mais acirrada, entre as instituições de ensino.

Grandes universidades, além de seus cursos tradicionais, estão abrindo boa parte de seu conteúdo para a internet. Assim, o ensino no Brasil tem crescido cada vez mais.

Uma pessoa graduada em uma determinada área: Humanas, biológicas, exatas, por exemplo, pode se especializar em vários cursos diferentes. A proximidade da aposentadoria não deve servir de desculpa para que determinados profissionais esqueçam de uma importante missão aqui na terra, aprender.

Nem os professores estão livres dessa responsabilidade, muito pelo contrário, eles deverão ser os primeiros a se engajar.

O setor mais carente, ainda é o ensino técnico, esse é um setor que depende muito do incentivo do Governo.

Hoje, os cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado, especialização, já não dependem tanto da educação americana, inglesa ou outros países de primeiro mundo, os cursos de especialização podem ser feitos aqui mesmo.

Fico pensando que já passou da hora dos pais interagirem mais com os filhos, através dos computadores e da internet. A educação da família, educação social, formação do cidadão, essa ainda anda muito carente.