terça-feira, 13 de outubro de 2015

Maiores colônias estrangeiras de São Paulo



Extra oficialmente calcula-se que hajam cerca de 350 mil bolivianos, entretanto, a área de turismo registtra apenas 53.000 em São Paulo. Resumindo: como em qualquer país do mundo, a imigração não tem controle algum sobre os estrangeiros.

Atualmente, os Estados Unidos tem sido rígido com imigrantes, mesmo aqueles que apenas fazem escala por lá. Se não tiver visto, vai preso.

O Brasil já teve um passado considerável de imigração, apenas em São Paulo, considerando os descendentes de italianos, são milhões, entretanto, no geral, os italianos estrangeiros de hoje estão em quarto lugar entre as maiores colônias paulistas de estrangeiros.

No Paraná os japoneses fundaram a cidade de Assaí, no norte pioneiro. A cidade chegou a 39 mil habitantes, mas hoje tem apenas cerca de 16 mil. Os mais jovens procuram os grandes centros para estudar e se estabelecer.

O Paraná possui italianos no bairro Santa Felicidade, em Curitiba; holandeses estão na cidade de Castro.

Em São Paulo, Americana é conhecida pela imigração americana, durante a guerra civil americana.

Santa Catarina é conhecida pela comunidade alemã.

Apesar dos italianos estarem em quarto na lista de estrangeiros em São Paulo, junto com os descendentes, o Brasil ainda tem a maior comunidade italiana fora da Italia, apesar do interesse ter diminuído.

Estimativa de estrangeiros em São Paulo, excluindo seus descendentes.

Portugueses - 100.865

Bolivianos  - 53.235

Japoneses - 47.317

By Jânio

Textos relacionados:

Imigrantes da América vem da Europa

Dez países com mais imigração