Algumas pessoas sob pressão ficam violentas e podem matar, outras se entregam à morte, mas há pessoas que entram em profundos conflitos e tem uma ataque.
Psicopatas são pessoas doentes fisicamente, psicologicamente ou em ambos estados, físico e psicológico, mas não podemos dizer que sejam todos iguais e fáceis de serem compreendidos ou estudados. Quanto maior o problema psicológico, mais complexa é a doença.
Chacinas provocadas por psicopatas podem ir desde uma identificação com a direita, como foi o caso do psicopata norueguês, até uma relação íntima com a esquerda, como foi o caso do psicopata brasileiro Wellington Menezes. A complexidade desses dois casos pode ser observada em seus depoimentos.
O atirador belga já não se identificava tanto com os extremistas, direita e esquerda, aliás, é muito comum psicopatas que não deixam muito claro seus objetivos.
Alguns cometem suicídio, outros não; alguns são frios e calculistas e considerados normais, identificados em chacinas passionais, gangues, política, fraudes fraudes financeiras, etc. Nem todos cometem suicídio.
Nos Estados Unidos são verificadas a maioria das chacinas. Essa violência poderia ser explicada pela legislação tolerante de armas, apologia à violência nas mídias de massa, mas o verdadeiro problema é o mesmo do Brasil ou em qualquer parte do mundo, a educação.
"Estamos passando por momentos difíceis", diria o psicopata do "Clube da Luta", antes de explodir a metade da cidade, e foi o clube da luta que inspirou um jovem a entrar no cinema, assassinar e ferir várias pessoas em São Paulo.
Chacinas em Cinemas e escolas, podem dar uma pista do problema.
Um jovem estudante de neurociências, James Holmes, invadiu o cinema onde ocorria a pré-estreia de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" e mostrou a lado obscuro da sociedade americana, fatos que tem se tornado rotina.
Doze pessoas mortas, 71 pessoas atingidas, e a cidade de Aurora, Colorado, EUA, virou notícia no mundo inteiro.
Aparentemente, o jovem ainda programou seu equipamento de som, para que ligasse em um determinado horário, para que quando alguém entrasse, fosse vítima das armadilhas preparadas.
O jovem de 24 anos, aparentemente bem educado e que pretendia fazer doutorado, mas despreparado para a vida - a vida tem perdido o sentido nos dias de hoje.
As pessoas não sabem o sentido da vida e as igrejas, escolas, polícia, políticas e outras instituições, já não conseguem enganar mais ninguém, não conseguem controlar mais ninguém. O resultado é o que se tem visto pelo mundo afora.
Pessoas cometendo suicídio por causa da crise, guerra e frustração por não saber que rumo tomar na vida, e pessoas dispostas a se vingar do sistema, atingindo outras pessoas, aparentemente felizes, eleitas como culpadas pela sua infelicidade.
A violência interior possui válvulas de escape, sendo que certos indivíduos praticam esportes radicais para controlar toda essa tensão, outras lutam UFC. Violência no trânsito, vida sedentária e outros problemas sociais podem matar uma pessoa, mas se ela sobreviver, poderá matar outras.
... e nós nunca saberemos quando poderemos nos tornar as vítimas, ou um assassino.
By Jânio
Noruega - Psicopata extremista de direita
Atirador belga
Brasil - Psicopata de esquerda