Eu achei essa lista do online24 muito interessante, por apresentar a diferença entre emigrantes portugueses e brasileiros, quanto a escolha de países para trabalhar.
Notem que não há nessa lista, nenhum país dos top endividados PIGS (Portugal, Irlanda, Grécia e Spain/Espanha), também notamos a ausência dos EUA, país procurado por 9 entre cada dez brasileiros que procuram trabalho.
Os EUA são o país mais endividado do mundo. Enquanto o seu PIB era de 15 trilhões de dólares ao ano, sua dívida atingia 16 trilhões de dólares.
Qualquer país do mundo teria quebrado há muito tempo, entretanto, os EUA continuam firmes, fortes confiantes.
Acontece que os credores dos americanos são os próprios americanos, ou seja, os maiores bancos e magnatas, donos de títulos da dívida pública americana, estão em território americano. Traduzindo: Quem manda nos EUA não é o Presidente da República.
Apesar de algumas escolhas coincidirem com o Brasil, há algumas diferenças.
A presença de Angola na lista, que até há pouco tempo pertencia à Portugal, Romênia e até o Brasil, mostram que os emigrantes portugueses estão mais preparados financeiramente que os emigrantes brasileiros. Eles não estão se aventurando, estão muito bem preparados, com capital financeiro ou intelectual.
No topo dessa lista, está a Alemanha o país mais forte do bloco econômico europeu. A Escandinávia, Austrália, Suíça, Nova Zelândia e Holanda, mostram como os portugueses apostam em países desenvolvidos.
Não há muitos países dos que mais empregam, exceto o Brasil, isso mostra que os emigrantes são empreendedores e não estão necessariamente procurando emprego. Traduzindo: Não há muitos lavadores de pratos e servente pedreiros nesse grupo.
Ao contrário do Brasil, os emigrantes portugueses estão muito bem preparados e informados, estão aproveitando oportunidades.
01) Alemanha
02) Angola
03) Austrália
04) Brasil
05) Dinamarca
06) Holanda
07) Noruega
08) Nova Zelândia
09) Romênia
10) Suíça
Fonte da lista: Online24
Comentários: By Jânio
Países com mais portugueses
Países com mais brasileiros
Homens mais ricos do Brasil e Portugal
Profissões em alta em Portugal