A IBM aproveitou as nanotecnologias aplicadas ao armazenamento de dados na informática, para fazer um filme microscópico. O filme "Um menino e seu átomo", é a menor animação "stop motion" do mundo.
O filme já foi registrado e certificado pelo livro dos recordes, Guiness Book, cujo especialistas apreciaram o uso incomum de um microscópio que aumenta os átomos em até 100 milhões de vezes o seus tamanhos reais. O dispositivo facilitou ver a atração e retração dos átomos de cobre contra agulhas superfinas, enquanto eles se aproximam da folha metálica.
"Estamos aplicando as mesmas técnicas usadas para o surgimento de novas arquiteturas de computação e formas alternativas de salvar os dados para fazer este filme", explicou o engenheiro do Centro de Pesquisas da IBM, Andreas Heinrich. Em sua opinião, trata-se de "uma ciência exata e totalmente nova".
O vídeo tem um minuto e trinta segundos. Contém 242 quadros que protagonizam em conjunto, cerca de 10.000 átomos. E, como informam os produtores, o tamanho real de cada cena de animação (antes da ampliação ótica) foi de 25 a 45 nanômetros.
Assista o vídeo: RT-TV
Macaco com sexto sentido
Física quântica vai revolucionar a internet
Top produtos de nanotecnologia