quarta-feira, 22 de abril de 2015

Maiores avanços da física no ano



01 - Luz sobre uma teia cósmica

Os pesquisadores usaram a radiação emitida por um quasar (buraco negro) como uma "lanterna cósmica" para iluminar as partes ocultas da matéria escura.

02 - Neutrinos do Sol

Um experimento com detector de partículas Borexino detectou neutrinos a partir da principal reação nuclear que alimenta o Sol.

03 - Lasers de fusão

Pesquisadores norte-americanos do Lawrence Livermore National Laboratory (Califórnia) conseguiram, pela primeira vez, que um reator de fusão nuclear produzisse mais energia que o combustível colocado.

Este é considerado um novo passo no sentido de se obter uma fonte de energia limpa e ilimitada, a mesma utilizada pelas estrelas.

04 - O raio trator acústico

Um grupo de cientistas conseguiram atrair um objeto físico para uma fonte de energia utilizando ultra-som.

O experimento em questão é a primeira tentativa bem sucedida para deslocar objetos maiores que partículas microscópicos usando a tecnologia de ultra-som.

Supernova em laboratório

Um grupo de cientistas britânicos recriaram em laboratório uma supernova, com a ajuda de uma instalação de laser,  que abre a porta para o estudo dos mais poderosos e  imprevisíveis eventos do espaço.

Magnetismo entre elétrons

Pesquisadores israelenses mediram a interação magnética extremamente fraca entre dois elétrons separados.

Melhorias na fibra óptica

Um grupo de cientistas americanos aproveitou um efeito físico chamado "localização de Anderson" para desenvolver uma fibra óptica especial que melhora a transmissão de imagens.

A memória holográfica

Um grupo de físicos russo-americano desenvolveu um novo tipo de dispositivo de memória holográfica que armazena dados em forma de 'bits' magnético.

Compressão Quântica

Físicos do Canadá e do Japão demonstraram pela primeira vez a capacidade de comprimir a informação quântica.

Fonte: RT-TV

Física quântica irá revolucionar a internet

Primeiro protesto holográfico da história

Laser acústico de Star Trek foi criado

Top 20 tecnologias reais futuristas