sábado, 5 de novembro de 2011

Os rumos dos partidos políticos



Se você não sabe o que é direita ou esquerda, em política, não se preocupe, você não está perdendo muita coisa não. Principalmente em países como o Brasil, isso não faz muito sentido e o que vale é o interesse.

...e não é só no Brasil que ocorre essa confusão, o próprio partido Democrata americano transformou-se ao longo dos anos. No início era contra a abolição dos escravos, hoje, é apoiado pelos afros e outros grupos populares de minorias.

No Brasil, o PSDB aderiu ao neoliberalismo e se revelou um partido de direita. Como nós podemos notar, não é só o povo que é manipulado, as elites também são.

A crença na globalização e no capitalismo, à moda americana, levou o ocidente a falência. Enquanto os países agonizam, alguns bilionários possuem fortunas maiores que os PIBs de muitas nações.

Até a pouco tempo atrás, poderíamos dizer que o PT era de extrema-esquerda. Para ganhar a eleição, passou para centro esquerda e as atuais alianças nos fazem pensar que o PT é um partido de direita, assim como o PSDB, e isso é muito perigoso.

A falta de fidelidade às ideologias, implicam em falta de caráter também, indicando que quinhentos anos de história do Brasil não foram suficientes para mudar a cabeça de nossos políticos.

Wikipedia: "Na Ciência política, a esquerda é considerada a posição que geralmente implica o apoio a uma mudança do enfoque social, do governo em exercício, com o intuito de criar uma sociedade mais igualitária. O termo surgiu durante a Revolução Francesa, em referência à disposição dos assentos no parlamento; o grupo que ocupava os assentos da esquerda apoiavam as mudanças radicais da Revolução, incluindo a criação de uma república ou o parlamentarismo da Inglaterra e a secularização do Estado. Um conceito distinto de esquerda originou-se com a Revolta dos Dias de Junho em 1848. Os organizadores da Primeira Internacional se consideravam os sucessores da ala esquerda da Revolução Francesa. O termo "esquerda" passou a definir vários movimentos revolucionários na Europa, especialmente socialistas, anarquistas e comunistas. O termo também é utilizado para descrever a social democracia e o liberalismo social (diferente do liberalismo econômico, considerado atualmente de direita).

A esquerda normalmente implica em oposição, busca de mudanças.

Na França, a República fazia  oposição à monarquia, promovendo a Revolução Francesa. Já nos EUA, a esquerda é defendida pelos democratas, ou era, até assumirem o poder.

Mesmo assumindo o poder, ainda restou uma linha divisória entre os Republicanos (direita) e os Democratas (esquerda). Como podemos notar, entre os republicanos franceses e os republicanos americanos, houve uma certa mudança.

A linha divisória que se manteve foi justamente o fato de a direita ser conservadora, enquanto a esquerda é mais voltada às mudanças, portanto liberais.

A esquerda tem como base os trabalhadores e, controlando o PT, o Clube de Bilderberg brasileiro conseguiu ter um controle quase completo do poder. Se o Wikileaks trabalha para a CIA, isso também poderia explicar como o PT deixou a Polícia Federal atuar, mesmo atingindo seu próprio partido e partidos aliados, mas isso ainda não foi muito bem explicado.

O conceito de justiça social e ética, defendido pelos liberais, não é reconhecido pelos conservadores. Isso explica a defesa constante das leis, por parte da direita.

Os grupos de centro esquerda são, ou deveriam ser: Social democratas, progressistas e ambientalistas.

Os liberais de esquerda e de direita defendem: União civil dos homossexuais, descriminalização do aborto, legalização da maconha. Parte da ala da esquerda é liberal nos costume e na política, parte deles sãp liberais na política mas conservadores nos costumes, como é o caso dos partidos ligados a igreja.

Partidos de extrema-esquerda:

PC do B

PCB

PSOL

PSTU

PCO

Centro-Esquerda:

PRB

PSB

PPS

PDT

PT

Assim como a extrema-esquerda brasileira não considera o PT um partido de esquerda, devido às suas alianças políticas, segundo a Ciência Política, o PT é um partido de centro-esquerda.

Nos EUA, acontece a mesma coisa. O Democrata é um partido de centro-esquerda, por estar a esquerda dos republicanos, mas não é necessariamente um partido de esquerda.

Fonte: Wikipedia


Texto: By Jânio