quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Verdades proibidas




Antes de começar a escrever este  texto, eu fiz uma pesquisa e descobri que já havia um estudo sobre a teoria da verdade, e mais, que já era um estudo filosófico antigo. O estudo já era discutido por Aristósteles e Platão.

Eu nunca escondi a minha admiração por Platão mas quando eu comecei a perceber os seus defeitos, denunciados pela obsessão de sua busca pela sociedade perfeita, que inclusive inspirou Hitler, Júlio Verne, Monteiro Lobato e tantos outros homens contemporâneos, eu passei a questionar um pouco de sua genialidade. Talvez os três pensadores dos anos dourados da filosofia não fossem iguais, afinal de contas, apesar de sua íntima ligação: Sócrates, Platão e Aristósteles.

As ideias desses pensadores geniais passaram a ser questionadas depois de milênios: eugenia, anti-democracia, aristocracia, etc.

A filosofia e o questionamento da verdade deveriam permanecer ao nível do livre-arbítrio mas, pela sua influência em nossa sociedade, ganham muita importância e quando interesses se juntam a isso, podem até formar ideias perigosas.

Ignorância, religiões, fundamentalismo, falta de informações, preguiça, política, interesses e conspirações, tudo isso pode contribuir para as distorções de nossos pensamentos. Eu não pretendo me aprofundar em todos esses conceitos, pelo menos por enquanto.

Eu gostaria de aproveitar esse texto para ressaltar os problemas acarretados pela falta da verdade no mundo de hoje.

A verdade se tornou incomum e tem feito muita falta, universidades passaram a ensinar a pensar, literalmente, antes de falar, digitar e escrever - acabei de receber a notícia de que o Senado aprovou a obrigatoriedade do diploma para jornalistas, trazendo a polêmica de volta.

Na realidade, essa lei não muda muita coisa, com cinquenta por cento da audiência das informações concentradas na internet - são as consequências que me preocupam.

Eu conheço pastores que andam armados, e as armas de fogo não é o maior problema. Quando as pessoas pensam de uma forma e vivem de outra, criam uma sociedade doente.

A sociedade doente se reflete na elite  ou é a elite que se reflete numa sociedade doente?

Nomes importantes da história, como John Kennedy e Jesus, que possuem a capacidade de falar naturalmente, sem precisar pensar. Em uma de suas máximas, Jesus alertava: "Vigiai vossos pensamentos."

Quando uma pessoa não é autêntica, perde a capacidade de viver naturalmente e vivendo contra a sua natureza, corre o risco de cometer muitos erros.

Vivendo como pensava, John Kennedy tornou-se muito popular, entrando em conflito com sociedades secretas e grupos elitizados que procuraram justificar sua morte, antes de matá-lo.

Jesus Cristo era popular e isso preocupava a elite corrompida de Israel, foi por isso que eles conspiraram para sua morte. Aliás, sua morte, ainda hoje, é motivo de discussões.

Aqui, chegamos até as teorias de conspiração.

Teorias de conspiração não são simples fofocas, nem devem ser confundidas com ideias sensacionalistas, como a de que Michael Jackson e Elvis Presley estão vivos. Elas são baseadas em provas científicas e alertam para problemas ainda maiores que os relacionados as tais teorias.

Vivendo num mundo de mentiras, a verdade tornou-se uma das ciências mais complexas que a história já registrou. Todas as grandes verdades que conhecemos sobre fatos grandiosos e históricos, vem acompanhadas de suas respectivas teorias de conspirações.

Não é mais o que você vê que importa, é o que essas imagens representam, o que sentimos ao ver essas imagens é que conta.

Aqui, chegamos até conceitos formulados recentemente, como são os casos das mensagens subliminares, psicoterapias e verdades ocultas. Eu nem vou falar sobre as ciências ocultas, dessa vez, para não complicar ainda mais as coisas.

Apesar da tecnologia ter penetrado nos confins do espaço sideral e no mundo subatômico, uma verdade continua continua incomodando, explicita nas palavras de Sócrates: "Só sei que nada sei" e "Conhece-te como a ti mesmo" - Sócrates, para variar, foi condenado a morte.

Por outro lado, há uma legião de internautas em busca de verdades proibidas que só a internet possibilita, o problema é que há uma conspiração elitista com argumentos suficientes para refutar qualquer uma das verdades que possam vir à tona.

Será a maior guerra de palavras que o mundo já viu.

By Jânio

A obscura natureza da mente humana

Mensagens subliminares

Marilyn Moroe e a teoria da conspiração

Prisioneiros da quarta dimensão

Fundamentalismo -Volta às origens

Os pregadores da verdade

Top 10 organizações secretas

Eu não acredito em teoria da conspiração

35 comentários:

Anônimo disse...

Por falar em verdades e mentiras, para quem diz que pesquisou, vc parece estar mal informado, ou quer manter a hipocrisia... Estou me referindo ao personagem "Jesus"... Quem realmente pesquisou, sabe que ele nunca existiu... Conclusão: Verdades e mentiras são bem convenientes para uns, mas nem sempre para outros. Depende do ângulo de quem está e quais seus interesses...

Anônimo disse...

óbvio, né? Por que será que não tem nenhum comentário? Quem não tem competência, não se estabeleça... Se não tem argumentos, censura nele...

Anônimo disse...

Cara primeiro gostaria de te parabenizar pela iniciativa do Blog, mas devo aqui expor a minha opinião.No estudo Historiográfico verdade simplesmente não existe, como assim? verdade seria algo que se apresenta como puro sem nenhuma subjetividade, algo absoluto o que é impossível. Agora saindo do sentido literal da palavra, não acho que essa busca pela verdade dos fatos, de chegar a raiz seja algo importante, até pensava assim, mas depois de entrar no curso de história vi que a verdade não importa.Qualquer coisa pode ser inventada e alterada, como acontece, a verdadeira preocupação deveria ser com discursar essas verdade, conhecer pontos de vistas para ampliar o conhecimento e não em busca de algo absoluto.Infelizmente a busca da verdade é um mal da sociedade pregada deste que nascemos, quando novos sempre que dito algo sobre o nosso futuro, somos compelidos a pensar que temos que nos formar ter uma familia, carro, casa, filhos estabilidade para assim sermos felizes, pode parecer sem sentido, mas isso nós é imposto como verdade.Descobrir que para ser feliz eu tenho que buscar a verdade. pois sei que nunca irei acha-lá. "E a verdade? a verdade já não importa" iago castelo branco.
Abraços e parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Uma boa análise da verdade, ou, da falta dela.

Anônimo disse...

vou falar de sobre uma verdade.

há muitos anos trabalho no serviço policial, conheço a policia judiciaria, a ostensiva, a federal e a estadual.
acredite em mim. NÃO HÁ SEGURANÇA NO BRASIL. A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO. APESAR DE PREOCUPAR COM A JUSTIÇA PELAS PRÓPRIAS MÃOS, EU ACREDITO QUE EM ALGUNS CASOS ELA É NECESSÁRIA. POIS ESTOU FARTO DE INJUSTIÇA.

Anônimo disse...

A bíblia já nos disse: "Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se."

Carvalho disse...

Parabens Janio, Sensacional seu texto.

Vinie Castro disse...

Realmente, é exatamente isso e eu concordo plenamente, pois nos dias de hoje aquele que possui a verdade é aquele que possui o poder.
E quando a verdade começa a ser questionada acontece eventos como a revolução burguesa, ou seja, existe a troca de poder enquanto a massa aceita uma nova verdade, amarrando-se novamente com corrente ideológicas.
Então eu pergunto, porque as elites e as sociedades secretas, se arriscaria perder o poder se poderia simplesmente deixar o povo em sua cega ignorância, e permitindo assim que a massa seja feliz e dobrável ?

É por esse motivo que acontece de aqueles que buscam essa verdade, na maioria na internet, são tratados como estranhos e é isso que os condiciona a guarda suas questões para si, e para tela do computador. E mesmo assim, o território livre conhecido como internet já está sendo ameaçado com normas como SOPA ou PIPA, eu não qual foi o destino destas normas mas sei que essa foi a primeira, de varias outras invertidas para obter total controle sobre a informação, sobre a verdade, sobre as pessoas.

Espero ter contribuído em algo.

Abraços.

Jânio disse...

Olá Anônimo 1:

Pela quantidade de material sobre Jesus Cristo, eu acho até difícil não acreditar.

Para mim, a questão nem é acreditar ou não acreditar, para mim o mais difícil é entender o que ele diz, com milhares de anos de censura em relação às suas palavras.

ABS

Jânio disse...

Olá Anônimo 2:

Apesar de não ter o seu nome, eu já estou me familiarizando com os textos de seus comentários e mais uma vez agradeço pela participação.

É por aí mesmo: Eu costumo dizer que essa elite fajuta que trabalham para os banqueiros e mega-empresários, formada principalmente pela PPP, são muito covardes, se o povo bater o pé, eles correm. O que está faltando é organização e estabelecer um processo anti-separatismo, unindo o que as instituições fazem questão de separar, impedindo a democracia.

Precisamos falar muitas verdades para eles e bater o pé. Se até o PCC e o CV conseguem se organizar, poque o povo não conseguiria.

ABS

Anônimo disse...

Quem teria acesso a todas as informações escritas e faladas para provar que Jesus, O Cristo, não existe? A ciência humana, materialista não provou isso.A humanidade da sua epóca o crucificou, hoje muitos não aceitando a filosofia do Cristo, tenta ainda O crucificar, dizendo que Ele nunca existiu. Condenaram a morte a maioria dos fundadores de religião. Queimaram livros,até mesmo de Jorge Amado.Censuram músicas, filmes, revistas, Fecharam site. assim, não mudou muita coisa na história da humanidade.

Jânio disse...

Olá Anônimo 3:

Seus argumentos sobre a verdade são muito interessantes.

A busca pela verdade absoluta pode nos levar ao fundamentalismo, quando na verdade não precisamos ser santos mas ser coerentes e evitar a covardia.

Resumindo: Devo ser eu mesmo, com defeitos e qualidade. Obedecer os princípios fundamentais também é importante.

"Maldito o homem que confia no homem", vai de encontro com "amai ao próximo como a ti mesmo" e por aí vai.

Jânio disse...

Olá Anônimo 4:

Obrigado pela participação.

ABS

Jânio disse...

Olá Anônimo 5:

Eu já descobri que falta segurança, saúde, transporte e educação e muitas outras coisas, há muito tempo, no Brasil.

Quanto a justiça pelas próprias mãos, a partir de há muito tempo, tem sido uma decisão pessoal.

Contudo eu acredito que é preciso cortar mal pela cabeça, pois a raiz do mal vem da cabeça.

ABS

Jânio disse...

Olá Anônimo 6:

Há muita gente escondendo essa parte da Bíblica, aliás, tem muitos livros sagrados que estão ocultos do povo e que poderia desestabilizar poder e poderosos.

ABS

Jânio disse...

Olá Carvalho:

Obrigado pela força parceiros. Espero acertar outros textos como esse.

ABS

Jânio disse...

Olá Vinie:

... e já que você falou em mudança de poder, note que o fim do capitalismo poderia levar-nos de volta a Idade Média.

Isso acontece justamente porque, como você falou, os donos do poder não querem dividir o comando, muito menos promover o desenvolvimento, o que colocaria suas reputações em risco.

O nazismo foi um fracasso, surgiu do caos e terminou da mesma maneira; o comunismo surgiu para o povo e contra a burguesia mas também não resistiu; agora é o capitalismo que está ameaçado, mas quais serão nossas alternativas, qualquer planejamento nesse sentido nos levaria a pena de morte.

Outro dia eu gravei "Muito mais que um cidadão Kane", a história proibida da Rede Globo, distribui para alguns conhecidos, mas quando entreguei para um professor, ele me disse: "Porque você está fazendo isso? Você está ganhando dinheiro para fazer isso"

ABS

Janio disse...

Olá Anônimo 7:

Verdades inconvenientes para os poderosos são simplesmente deletadas.

As queimas de arquivos modernas tem encontrado uma força a altura, que é quase impossível de classificar.

Wikileaks, Anônimos, unknown, Darknets, etc.

ABS

Anônimo disse...

Eu não gosto de comentar assuntos assim principalmente quando se tem "jesus" no meio, pois falar de religião é uma merda e pior que sempre tem alguém pra te responder com trechos de biblia, o que me deixa bem indignado.

Mais falando de conspiração, a verdade está puramente nas suas últimas palavras , "muitos internautas procuram verdades proibidas, mais sempre existe a elite para contradizer".

Quantos sites visitei e teorias tanto de OVNI, quanto de civilizações, deep web, viagem no tempo, e tantas outras coisas que são "desmentidas" com desculpas esfarrapadas por determinadas "empresas" ou sites de pessoas que se dizem céticos sem argumentos e conhecimento, pessoas que não querem que nós saibamos a verdade ou pessoas que se negam a ver a verdade diante dos seus olhos.

Uma coisa que ando pensando atualmente sobre TUDO mesmo é que em breve teremos uma revolução na internet, algo como uma reviravolta, novas leis, muita coisa nova e muita coisa que existe, sumindo e outras coisas surgindo, nós e nosso conhecimento atual através da internet que se torna ilimitade, NECESSITA de verdades, porque vivemos no mundo das mentiras, das contradições, da enganação onde é controlado por poucos homens de terno e gravata e seus "bilhões" ou trilhões.

A questão É, sempre quando buscamos uma verdade, surgem várias teorias e outras várias mentiras, é por isso que eu quase Imploro para quem procurar coisas assim, que procure a fundo, não apenas 1 ou 2 sites, procure vários sites,procure onde poder, não apenas na internet, raciocine, não vá pela opinião alheia, faça sua prória conclusão do assunto e depois vá aos fatos se isso é possivel, para então ter sua idéia formada sobre uma verdade.

Estamos dentro de um balão, esse balão não omporta mais nós, por isso ele ja está para estourar, ai que entra a revolução.

-->Não se enganem, pois uma revolução no nosso conhecimento e na internet não será tão fácil assim, o que fizeram com megaupload e ainda estão tentando fazer para acabar com a internet livre, além do google tirar vários sites da pesquisa, faz nós percebermos que eles não querem que saibamos a verdade, eles querem continuar nos controlando e a única maneira atualmente é privar a internet e obeter todos os IPs e pesquisas que fazemos e tirar todos os sites "prejudicias" para eles do ar.

Isso que escrevi não é teoria, é verdade, é algo tão óbvio que nos passa desperebidos.

Renato Leite do Nascimento disse...

"Nada muda se,nada muda"
Parabéns Jânio, continue a pensar dessa forma, se não encontrar a verdade propriamente dita, estarás caminhando à seu encontro. E concordo, a Sociedade precisa de unir.Abç guerreiro!

Renato Leite do Nascimento² disse...

PS:. Já adicionei seu Blog aos meu favoritos e, ninguém chuta cachorro morto ou joga-se pedras em árvores que não dá frutos. Parabéns pela iniciativa.

Beth disse...

cara, eu gostei do texto, contudo esse papo de que Platão idealizava uma sociedade utótica é coisa de quem nunca leu Platão. Não pode ser nem mesmo uma leitura muito equivocada de "A REPÚBLICA".

Jânio disse...

Olá Anônimo 8:

Eu acredito que eles só não deram a ordem para censurar tudo, porque não sabem o que poderá acontecer.

Os Hackers criaram quase todos os novos sistemas da internet e conhecem o caminho para quase todo site, foi isso o que eles fizeram quando o megaupload foi tirado arbitrariamente do ar.

Segundo os especialistas, a única maneira de censurar a internet, seria fechando tudo, o problema é que os tecnólogos seriam capazes de criar novas tecnologias, inclusive em rede, através de outras tecnologias.

Os atuais protocolos estão sendo utilizados por serem mais eficientes, práticos e baratos, mas não são as únicas formas de comunicação.

Até satélite particular os hackers já estão planejando.

A Rússia é um dos países que mais se opõe a esses grupos anti-internet e a Rússia tem a tecnologia que os hackers precisam, tanto de satélite, quanto de servidores, etc.

Além disso, há mega empresas, como o megaupload, formando-se o tempo todo.

É claro que nós devemos começar a boicotar essas empresas pró censura.

ABS

Jânio disse...

Olá Renato:

Eu fiquei surpreso, quando soube que grandes sites estavam se aliando ao governo para censurar o conteúdo da internet.

Esse tipo de atividade tem de ser combatido, denunciado. Essas empresas tem de ser boicotadas.

Em nome da verdade.

ABS

Jânio disse...

Obrigado pela força Renato, espero poder contar sempre com a sua participação.

Caso tenha informações as quais queira compartilhar, não se acanhe em postá-las aqui.

ABS

Marcito disse...

1. Egito 3000 A.C.: Hórus - Nasceu em 25 de Dezembro da virgem Ísis (Isis-Meri).
O seu nascimento foi acompanhado por uma estrela ao Leste, que por sua vez, foi seguida por 3 Reis em busca do salvador recém-nascido.
Aos 12 anos, era uma criança prodígio, e aos 30 foi batizado por uma figura conhecida por Anup e que assim começou o seu reinado.
Hórus tinha 12 discíplos e viajou com eles, fez milagres tais como curar os enfermos e andar sobre a água.
Hórus também era conhecido por vários nomes tais como A Verdade, A Luz, o Filho Adorado de Deus Bom Pastor, Cordeiro de Deus, entre muitos outros.
Depois de traído por Tifão, Hórus foi crucificado, enterrado e ressuscitou 3 dias depois.

2. Pérsia 1200 A.C.: Mithra
Nasceu de uma virgem a 25 de Dezembro, teve 12 discípulos e praticou milagres. Após a sua morte foi enterrado e 3 dias depois ressuscitou. Também era referido como "A Verdade," "A Luz," entre muitos outros.

3. Grécia – 1200 A.C.: Attis, da Phyrigia
Nasceu da virgem Nana a 25 de Dezembro, crucificado, colocado no túmulo, 3 dias depois, ressuscitou.

4. Índia – 900 A.C.: Krishna
Nasceu da virgem Devaki com uma estrela no Ocidente assinalando a sua chegada, fez milagres em conjunto com os seus discípulos, e após a morte, ressuscita.

5. Grécia – 500 A.C.: Dionísio da Grécia
Nasceu de uma virgem a 25 de Dezembro, foi um peregrino que praticou milagres tais como transformar a água em vinho, e é referido como "Rei dos Reis", "Filho pródigo de Deus," "Alpha e Omega," entre muitas outras coisas. Após a sua morte, ressuscitou.

Nenhum desses é Jesus Cristo e TODOS nasceram antes do Novo Testamento ser criado. Alguém plagiou alguém, não concorda?

Não que eu discorde da existência de Meste Yeshua (seu verdadeiro nome); mas as histórias que vc ouve estão fantasiadas. Só para se ter idéia: a história do nascimento de "Jesus" pode ser contada astrológicamente.

Com certeza algumas verdades são proibidas, pois falar de Jesus sem citar a bíblia não é aceito. ISSO é uma verdade proibida.

Anônimo disse...

Infelizmente eu meio que perdi a confiança de todo tipo de informação que vem do ser humano. Toda informação que recebo tento ao máximo não tomar como verdade absoluta nem como mentira ou manipulação. O final do seu texto foi de arrepiar. Num mundo tão multi-realístico quanto esse, quando a "verdadeira verdade" chegar à nosso conhecimento, vamos estar tão corrompidos, desacreditados, separados e vulneráveis que até aceitarmos essa verdade muita mentira vai precisar morrer.

Jânio disse...

Olá Beth:

Toda a sociedade da Grécia antiga era extremamente elitizada, pelo fato de haver pouca cultura entre os pobres na antiguidade.

Quando eu citei Platão eu me referia, entre outras coisa, sobre a eugenia, mistura de raças etc.

No caso de Aristósteles, eu nem vou falar nada.

ABS

ABS

Jânio disse...

Olá Marcito:

Eu já conhecia a semelhança com o Egito mas você nos apresentou uma enciclopédia.

Haja pesquisa para ler todo esse conteúdo.

Obrigado pelas sugestões de leitura.

ABS

Anônimo disse...

"pela quantidade de material" não é possível deixar de acreditar em jesus!? bem fraco esse argumento...a bíblia e o cristianismo (religiões em geral) nada mais são do q ferramentas de manipulação da massa preguiçosa...quantidade de material...rsrs...deve existir um Frodo e um Batman tb..pq não?!kkkkkk tem BASTANTE material sobre eles tb!

Marcelo

Jânio disse...

Olá Anônimo 9:

Pelo seu comentário, já dá para observar que você é bastante controlado. Eu também tento, mas a minha vida é tão conturbada que fica difícil.

Eu já vi tanta coisa que se eu contasse, teria de ser em tom de comédia, para não correr o risco de ser queimado numa fogueira.

Seguindo o raciocínio de seu comentário, eu estava pensando que os autodidatas deverão tomar as rédeas de uma parte do mundo, já que a outra parte esta comprometida com o sistema de verdadeiras mentiras.

ABS

Anônimo disse...

Cheguei ao blog por intermédio do Ocioso.

Esperava ler outro tipo de texto, porém, a leitura me foi válida.

Apesar de alguns pontos divergentes...

Tal texto me soou mais como um desabafo. Porém, verificando nos comentários, percebi uma certa esperança na internet como fonte divulgadora de "verdades", onde nada poderia barrar a liberdade. Venho neste comentário apenas para expor que a internet, assim como qualquer outro sistema, possui um mecanismo para ser tirada do ar.

Existem 7 "chaves", espalhadas pelo mundo, que juntas poderiam desligar a internet, caso algo saísse do controle. Além do mais, ela ainda pode ser desligada localmente. E, antes que qualquer um faça uma crítica, sito o exemplo do Egito.

Aliás, o próprio cofundador da Microsoft, Bill Gates, afirmou, em uma entrevista cedida a Katie Couric, do canal americano CBS, que:

“Não é tão difícil de interromper a internet se você tem um poder militar para o qual pode dizer o que vai acontecer. Sempre que você faz algo como isso, você está tentando mostrar às pessoas que tem medo que a verdade seja espalhada. É uma tática difícil, mas, certamente, a internet pode ser desligada”

Renato disse...

A verdade sempre está oculta.

Jânio disse...

Olá Anônimo 10:

Só de pensar que a internet foi desligada no Egito, já dá calafrios, é a maior prova do quanto somos frágeis, indefesos e submissos ao sistema.

Eu vejo um problema em se bloquear totalmente a internet, isso porque nem mesmo a ditadura consegue se manter sem o apoio da burguesia. Acontece que a internet é uma ferramenta que já passou a fazer parte do dia-a-dia dos burgueses.

Por essa razão, eles preferem censurar apenas parcialmente a rede.

A internet possui algumas das maiores organizações do mundo e, pelas fofocas, a própria Google esteve envolvida na revolução do Egito, mesmo que localmente.

A Google, Facebook e outras grandes corporações, são populares e dependem de muitas pessoas para funcionarem. A Wikipedia é pobre, mas também tem uma importância enorme, tudo o que acontece, aparece na Wikipedia em primeira mão.

Se fecharem a internet, irão enfrentar uma revolta muito grande, afinal, nem todos os países são tão acomodados como o Brasil.

Notem que a internet foi importante para a desinformação também. Segundo se especula, a wikileaks tinha dos objetivos distintos: Primeiro - divulgar informações maquiadas que não demorariam para vazar; segundo - promover, com essa super exposição, o fechamento da rede.

Assange não procurou países tradicionalmente de esquerda, como seria de se esperar, ele procurou o Equador que está mais próximo do centro.

Julian Assange, assim como Osama Bin Laden, fizeram o serviço sujo e depois se tornaram-se inconvenientes para o serviço secreto e para as forças obscuras, precisando ser eliminados.

A internet já atingiu o principal objetivo, despertar a consciência para o perigo dessa disputa entre os Estados e os donos do mundo.

A internet mostrou a importância da comunicação, não só pela internet mas por outros meios.

Como eu tenho observado, os hackers não são especializados só em internet, são especializados em todo tipo de máquina e, além disso, como seria o mundo sem computadores.

Antes da internet já haviam outras formas de ataque, e de comunicação.

ABS

Jânio disse...

Olá Marcelo:

Depois da chacina em sua pre-estreia, eu já vi que Batman não é muito confiável, você não acha? Mas dá para se divertir.

Obrigado pela participação.