Crianças com menos de cinco meses de idade têm uma capacidade "excepcional" para ver as coisas que não são visíveis para os adultos, diz um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Chuo no Japão publicados na revista "Current Biology".
De acordo com os resultados do trabalho, os bebês são capazes de perceber diferenças sutis entre as imagens quase idênticas. Isto ocorre pela falta de "constância perceptiva" nos recém nascidos, um sistema visual presente nos adultos para reconhecer objetos em movimento e em ambientes diferentes.
"Acredita-se que a função visual de nível elevado é adquirido através da aprendizagem pós-parto, com base em funções de baixo nível previamente desenvolvidas, tais como a diferenciação da imagem. No entanto, nós demonstramos que antes do desenvolvimento da constância perceptiva, bebês entre 3 e 4 meses de idade têm uma capacidade surpreendente de diferenciar pequenas mudanças em uma imagem devido à iluminação que não são notáveis para adultos", disseram os pesquisadores.
O estudo também descobriu que a idade entre 5 e 6 meses é um "ponto de inflexão (mudança)" na vida de uma criança, já que os bebês após o quinto mês perdem essa "capacidade" para diferenciar tais aspectos.
Os cientistas concluíram que na medida em que crianças crescem, elas são forçadas a "renunciar" a sua capacidade de ver as coisas que não são visíveis aos adultos em troca de uma outra habilidade: descobrir se uma imagem é clara ou obscura. Em outras palavras, constância perceptiva, adquirida na idade entre 7 a 8 meses, dizem os autores.
RT-TV
Versões do cinema:
Baby Geniuses trailer em inglês
Look who's talking trailer em inglês
Textos relacionados com invisibilidade:
Tecnologia da invisibilidade
Capa da invisibilidade
Lanterna de raio-x