quinta-feira, 14 de maio de 2015

Descoberto o calcanhar de aquiles do câncer de pulmão




O câncer de pulmão, tipo de câncer que causa mais mortes no mundo, pode estar com os dias contados. Isso porque uma equipe de pesquisadores espanhóis conseguiu retardar o crescimento deste tumor em ratinhos através de um método terapêutico inovador e eficaz: telômeros, seu calcanhar de Aquiles.

Os cientistas do Centro Nacional de Pesquisas do Câncer, na Espanha, em colaboração com a Universidade Complutense de Madrid, encontraram uma nova forma de enfrentar o câncer: atacar os telômeros sem alterar a telomerase, relata a agência EFE.

Um telomero é um tampão formado por seis proteínas, que está localizado nas extremidades dos cromossomos e que serve para proteger a informação genética do organismo. Os cientistas espanhóis usaram uma das seis proteínas (shelterins) que protege os telômeros, TRF1, e ao bloqueá-la conseguiram destruir este escudo protetor dos cromossomos do câncer, cujas células morrem imediatamente.

Até agora, ninguém havia tentado usar os shelterins como alvos para o câncer porque estavam presentes em ambas as células, saudáveis ​​e  com tumor, o tratamento com drogas geraria muitos efeitos tóxicos. Este estudo demonstra que ao bloquear esta proteína, "evita-se o crescimento de câncer pulmonar já estabelecidos", disseram os autores.

Fonte: RT-TV

Como prevenir e controlar o câncer

America latina ganha vacina contra o câncer