quarta-feira, 27 de maio de 2015

Como controlar o gene com a mente



Uma equipe de cientistas suíços desenvolveu um método que permite controlar os genes com a mente no intuito de produzir proteínas.
Segundo o jornal " The Independent ", pesquisadores da Universidade de Basel, ou Basilea em espanhol, na Suíça , conseguiu pela primeira vez  transmitir ondas  cerebrais para uma rede de genes e controlá-los com um interruptor especial em função do tipo de pensamento. 

"Controlar a expressão do gene através do pensamento é um sonho que procurávamos desenvolver há mais de uma década", diz o pesquisador-chefe, Martin Fussenegger. 

Segundo os cientistas, inicialmente, o 'switch' (interruptor) foi experimentado em células humanas cultivadas em camundongos cuja corrente sanguínea segregava uma proteína humana, fosfatase alcalina 

SEAP). 

Os pesquisadores explicam que o princípio de funcionamento do dispositivo combina dois  métodos  científicos: de vanguarda:  um fone de ouvido que pode diferenciar atividades das ondas cerebrais como a concentração e relaxamento, e um implante que prepara os genes da engenharia  genética  para reagir  a luz. 

"Nós o projetamos para que ele possa ser aplicado em pessoas paralisadas que admitiram que não podem se comunicar com o mundo exterior se não através de atividade cerebral, ou seja, ondas mentais. Isso soa como ficção científica, mas é apenas uma interface entre diferentes tecnologias" diz Fussenegger. 

No entanto, os cientistas admitem que o experimento está apenas em testes iniciais, mas algum dia poderia proporcionar um mecanismo para o tratamento de pacientes com dor crônica ou epilepsia.

Fonte: RT-TV

O computador biológico

Exoesqueleto - Super-herói real

Nanotecnologia - o limite humano

Obscuro universo do átomo

Dez formas de manipular o cérebro