sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Daniel Dantas não consegue desbloquear bens




Depois de sair da cadeia, Daniel Dantas não consegue desbloquear seus bens sequestrados na Operação Satiagraha.

"O desembargador Campos Marques negou pedido de liminar em que o empresário Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity, pede o desbloqueio dos bens sequestrados na Operação Satiagraha, deflagrada pela Polícia Federal em 2008. A decisão foi divulgada hoje (11) em nota pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A ação penal fruto da Operação Satiagraha foi anulada em 2011 pela Quinta Turma do STJ, que entendeu que as provas que geraram a ação foram obtidas ilegalmente por ter contado com a participação irregular de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)."

A operação Satiagraha revelou um dos maiores escândalos político-financeiros do país, também revelou que a imprensa internacional estava certa: Daniel Dantas, dono de um banco inexpressivo, era um dos homens mais ricos do mundo. Foi nessa época que outros banqueiros também foram presos, além dos doleiros, é claro.

Depois que STF liberou Dantas da cadeia, o presidente do supremo, Gilmar Mendes,  ficou tão preocupado que  acabou afastando o Delegado da Polícia Federal do cargo, por muito pouco ele não foi preso.

Caso o delegado fosse preso, seria uma completa inversão de valores, o que aconteceria mais tarde, quando os políticos cariocas prenderam os bombeiros.

Apesar de um grupo de advogados da OAB paulista aplaudirem a decisão do STF, na época, esse ato burocrático causou constrangimento nos eleitores brasileiros. Iniciava aí a decadência dos grandes líderes da oposição política ao governo, como Jefferson Perez, Arthur Virgílio e outros.

Essa decisão do STJ faz Dantas sentir o gosto do próprio veneno que a democracia brasileira teve de provar, quando ele foi liberado.

Segundo a análise da liminar, feita pelo STJ, ela só será definitiva quando não couberem mais recursos. A burocracia foi justa pela primeira vez, pelo menos por enquanto.

By Jânio

Fonte: Agência Brasil

A história da corrupção brasileira

Tiririca elege delegado da polícia federal

Blog do Protogenes