segunda-feira, 26 de março de 2012

Rothschilds III - A nova ordem



Desde o final do século 19, a família adotou um perfil discreto, doando muitas propriedades famosas, bem como vastas quantidades de arte, a caridade, mantendo o anonimato completo sobre o tamanho de suas fortunas, e geralmente evitando a divulgação de sua riqueza. Hoje, as empresas Rothschild estão em menor escala do que durante todo o século 19, apesar de abranger muitos setores, incluindo: Bancário, gestão de ativos, consultoria financeira, vinho e instituições de caridade.

Desde 2003, um grupo de bancos Rothschild tem sido controlado pela Holdings Rothschild, uma empresa holding suíça registrada (sob a presidência do Barão de Rothschild David René ). Holdings Rothschild por sua vez é controlada pela Concordia BV, um grupo holandês mestre. Concordia BV é gerida por Paris Orléans SA, uma holding francesa. Paris Orléans SA é finalmente controlado por Rothschild Concordia SAS, uma empresa  da familia Rothschild. Rothschild & Cie Banque controlam negócios bancários dos Rothschild na França e Europa continental, enquanto a Rothschilds Holdings AG controla bancos dos Rothschilds em outros lugares, incluindo NM Rothschild & Sons, em Londres. Vinte por cento da Rothschild Holdings AG foi vendida em 2005 para Jardine, que é uma subsidiária da Jardine, Matheson & Co. de Hong Kong. Em novembro de 2008, o Rabobank Group, investimentos e  bancos comerciais da Holanda, adquiriu 7,5% da Rothschild Holdings AG, Rabobank e Rothschild entraram em um acordo de cooperação nas áreas de Fusões e Aquisições (M & A), assessoria e Mercado de Capitais, com consultoria nos setores de alimentos e agronegócios. Acreditava-se que o movimento se destinava a ajudar a Rothschild Holdings a ter acesso a um mercado ainda maior de capital, ampliando sua presença nos mercados do Leste Asiático.

Paris Orléans SA é uma holding financeira cotada na Euronext Paris e controlada pelo ramo francês e Inglês da família Rothschild. Paris Orléans é o carro-chefe do Grupo de banqueiros Rothschild e controla as atividades do Grupo Rothschild do setor bancário, incluindo NM Rothschild & Sons e Rothschild & Cie Banque. Tem mais de 2000 funcionários. A administração da empresa incluem Eric de Rothschild, Robert de Rothschild, e Conde Philippe de Nicolay.

NM Rothschild & Sons, banco Inglês de investimento, faz a maior parte de seus negócios como uma conselheira de fusões e aquisições. Em 2004, o banco de investimento retirou do mercado de ouro, um investimento que banqueiros Rothschilds tinham negociado por dois séculos.  Em 2006, ficou em segundo lugar no Reino Unido M & A com negócios que totalizaram 104,9 bilhões dólares. Em 2006, registrou um lucro pré-imposto anual de £ 83.200.000, com ativos de £ 5,5 bilhões.

Hoje, o preço do ouro ainda está fixado, com cotações duas vezes por dia, às 10.30 horas e 03:00 nas instalações da NM Rothschild, para  Deutsche Bank, HSBC, ScotiaMocatta e Societe Generale. Informalmente, a fixação do ouro fornece uma taxa que é usado como referência para a maioria dos produtos de ouro e derivados em todo os mercados mundiais. Todos os dias às 10.30 e das 15.00 hora local, cinco representantes de bancos de investimento se encontram em uma pequena sala na sede da Rothschild em Londres, na pista do St Swithin. No centro está o presidente, que é por tradição nomeado pelo banco Rothschild, embora o próprio banco tenha em grande parte se retirado do comércio de ouro.

Em 1953, um membro suíço da família, Adolphe Edmond de Rothschild (1926-1997), fundou a LCF Rothschild Group (agora Edmond de Rothschild Grupo), com sede em Genebra, com € 100 bilhões em ativos, que hoje se estende a 15 países em todo o mundo. Embora este grupo seja essencialmente uma entidade financeira, especializada em gestão de ativos e private banking, suas atividades também cobrem a agricultura mista, hotéis de luxo, e iatismo. A grupo de Edmond de Rothschild está atualmente sendo presidido por Benjamin de Rothschild, filho do Barão Edmond.

No final de 2010, o Barão Benjamin de Rothschild disse que a família tinha sido afetada pela crise financeira de 2007-2010, devido às suas práticas conservadoras nos negócios: "Nós ficamos com eles  também, porque os nossos gestores de investimentos não querem colocar dinheiro em negócios malucos." Ele acrescentou que os Rothschilds estavam investindo em pequena escala, nos negócios tradicionais da família, e estão tomando mais cuidado com os investimentos de seus clientes do que as empresas americanas, acrescentando:. "O cliente sabe que não irá especular com o dinheiro dele"


O grupo Edmond de Rothschild  inclui essas empresas.

Banque Privée Edmond de Rothschild - empresa de bancos privados suíços

Compagnie Financière Edmond de Rothschild - banco privado francês

La Compagnie Benjamin de Rothschild

Cogifrance - imobiliária

Compagnie Vinicole Baron Edmond de Rothschild - empresa de Vinificação

Em 1980, Jacob Rothschild, Baron Rothschild se demitiu do NM Rothschild & Sons e assumiu o controle independente de Rothschild Investment Trust (hoje RIT Capital Partners, um dos maiores trustes do Reino Unido de investimento), que informou ativos de US $ 3,4 bilhões em 2008.  Ele está listado no London Stock Exchange. Lord Rothschild é também um dos grandes investidores por trás da BullionVault, uma plataforma de negociação de ouro.

A RIT concentra uma proporção significativa de seus ativos na forma de ouro físico. Outros ativos incluem petróleo e energia, relacionados com investimentos.

Em 1991, Jacob Rothschild, Baron Rothschild, fundou J. Rothschild Assurance Group (agora Place St. James ) com Sir Mark Weinberg. Ele também está listado no London Stock Exchange.

Em dezembro de 2009, Jacob Rothschild, Baron Rothschild, investiu US $ 200 milhões de seu próprio dinheiro em uma empresa de petróleo do Mar do Norte.

Em janeiro de 2010, Nathaniel Rothschild comprou uma parte substancial da Glencore de mineração e capitalização de mercado, da companhia petrolífera. Ele também está comprando uma grande parte da mineradora de alumínio Rusal.

Durante o século 19, os Rothschilds controlavam a Rio Tinto Mining Corporation, e até hoje, Rothschild e Rio Tinto mantem uma estreita relação de negócios.

Château Lafite Rothschild, de Bordeaux. Ao lado Château Mouton Rothschild, é talvez a mais prestigiosa das vinícolas dos Rothschilds.

Hoje a família Rothschild possui muitas propriedades produtoras de vinho: as suas propriedades na França incluem Château Clarke, Château Clerc Milon, Château d'Armailhac, Château Duhart-Milon, Château Lafite Rothschild, Château de Laversine, Château des Laurets, Château L'Evangile, Château Malmaison, o Château de Montvillargenne, Château Mouton Rothschild, Château de la Muette, Château Rieussec, Armainvilliers Château d'Rothschild. Eles também possuem propriedades de vinho na América do Norte, América do Sul, África do Sul e Austrália.

Nas palavras do Daily Telegraph : "Esta família bancário multinacional é sinônimo de riqueza, poder e discrição ... O nome Rothschild tornou-se sinônimo de dinheiro e poder, a um nível que nenhuma outra família já conseguiu antes."  Enquanto  o "The Independent" descreve "uma tradição ainda mais antiga. A capacidade da família para sustentar sua fortuna secreta, que especialistas do setor não conta apenas em bilhões, mas em trilhões, e mantê-la dentro da família, em segredo, tem sido uma marca dos Rothschilds há muito tempo". 

"Sim, meu caro, tudo isso equivale a isto: Para se fazer algo grande, primeiro você tem de ser grande, e eles tinham toda uma história de séculos atrás deles, a Casa de Rothschild é rica e tem exigido muito mais  do que apenas uma geração para alcançar tal riqueza. Essas coisas todas são muito mais profundas do que se pensa." - Johann Wolfgang von Goethe, outubro de 1828

Ao longo de mais de dois séculos, a família Rothschild tem sido frequentemente objeto de teorias da conspiração .  Essas teorias assumem formas diferentes, como afirmar que a família pertence ao Illuminati, controla a riqueza do mundo e as instituições financeiras, ou guerras incentivadas entre os governos. Para discutir isso e  outros pontos de vista semelhantes, o historiador Niall Ferguson escreveu: "Como vimos, no entanto, as guerras tendem a acertar o preço dos títulos existentes, aumentando o risco de que um Estado devedor seria suficiente para satisfazer os pagamentos de juros em caso de derrota e perdas de território. Em meados do século 19, os Rothschild tinham evoluído dos comerciantes em gestores de fundos, com cuidado, tendendo a sua própria carteira vasta de títulos do governo. Agora, tendo feito o seu dinheiro, eles estavam perdendo mais do que haviam ganhado de um conflito. Os Rothschilds tinham decidido o resultado da Guerras Napoleônicas, colocando o seu peso financeiro por trás da Grã-Bretanha. Agora eles iriam sentar-se à margem ".