segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pistola inteligente





A empresa Safe Gun Technology anunciou o desenvolvimento de armas "inteligentes" que podem ser programadas para serem usadas apenas por seus donos, algo que parece "camuflar" o verdadeiro problema do controle de posse de armas nos EUA.

Graças a nova tecnologia, as armas de fogo serão capazes de reconhecer seu dono por suas impressões digitais, de acordo com o portal Computerworld. Segundo o site, seus criadores garantem  que, mesmo que essas armas caiam em mãos de pessoas desequilibradas ou violentas, não poderão causar danos a outrem.

Um dispositivo inteligente utilizará um leitor em infra-vermelho para impressão digital que será instalado no cabo de uma arma, e terá uma média de um terço de segundo para identificar e autorizar o proprietário. Se ele não estiver na base de dados, o dispositivo bloqueará a arma.

A memória do dispositivo permite armazenar até 20.000 impressões, o que possibilitaria o uso dessas armas por um grupo do exército, por exemplo.

Até agora, entretanto, o projeto está sendo desenvolvido com grande dificuldade, os investidores não estão muito interessados em gastar dinheiro em um protótipo.

O co-fundador da Safe Gun technology, Charlie Miller, afirma que, apesar das dificuldades de financiamento, a empresa pretende iniciar a produção de seu dispositivo nos próximos meses, fazendo uso de fundos privados.

Este anúncio vem em meio ao debate sobre um possível aumento do controle da posse de armas nos EUA. No mês de abril, o Senado rejeitou o projeto de lei que incluía a imposição de controles mais rigorosos sobre o uso de armas de fogo, enquanto o país continua registrando numerosos tiroteios que custam vidas de pessoas inocentes.

Fonte: RT-TV

Atividade mais lucrativa do mundo

Soldado do futuro

Câmera do futuro