O Brasil é um país cheio de contradições e, até por isso, essa lista não poderia fugir a regra, como pode ser conferido na lista da ONU, logo abaixo.
Duas cidades que apresentam contradição em relação ao seu bom IDH são Vitória, uma das cidade com mais homicídios, segundo uma pesquisa mexicana, que inclusive citou quatro cidades mexicanas, além de cidades da Venezuela, Brasil, EUA, etc., e Santos, que já foi considerada a capital brasileira da AIDS, apesar de ser um dos points favoritos dos paulistanos para os fins de semana.
Eu já ia me esquecendo de Curitiba, que outrora já foi considerada um exemplo de urbanismo, no governo de Jaime Lernner, tornou-se um exemplo de lavagem de dinheiro através do Banestado, também no governo de Jaime Lernner. Como consequência, Curitiba entrou para o ranking de cidades com mais homicídios no mundo. Curitiba também é um belo mau exemplo de concentração de rendas, provocando densidade populacional e problemas sociais.
Quando eu estive em Santa Catarina, Camboriú e Florianópolis eram como o paraíso. As coisas mudaram um pouco, mas Santa Catarina ainda é referência brasileira em distribuição de renda. Sem grandes concentrações de capital, gerando muito emprego e pouco lucro, ensinando a viver.
1ª - São Caetano do Sul - SP - 0,862
2ª - Águas de São Pedro - SP - 0,854
3ª - Florianópolis - SC - 0,847
4ª - Vitória - ES - 0,845
5ª - Camboriú - SC 0,845
6ª - Santos - SP - 0,840
7ª - Niteroi - RJ - 0,837
8ª - Joaçaba - SC - 0,827
9ª - Brasília - DF - 0,824
10ª - Curitiba - PR - 0,823
Fonte: Bol.com.br
Melhores países em ambientes de negócios
Países mais ricos das Américas
Cidades mais odiadas pelos turistas
Cidades com mais homicídios