segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Petroleiro fantasma reaparece no Texas




Um petroleiro fantasma com petróle, disputado pelo governo iraquiana e os Kurdos, avaliado em aproximadamente 100 milhões de dólares, reapareceu perto da costa do Texas, EUA.

Segundo mostram algumas imagens de satélite, o petroleiro Unitede Kalavryta estava estava ancorado perto da Bahia de Galveston, próximo onde foi visto pela última vez, segundo o "The Maritime Execute".

Tanto a guarta costeira dos EUA quanto a agência Reuters asseguram que o barco possui carregamento de petróleo.

O petroleiro que estava no golfo do méxico até o dia 27 de agosto, havia desaparecido dos radares repentinamente. Fontes da guarda costeira disseram então que o barco poderia haver desativado seuus equipamentos de radar e que este estava fora de servíço.

O United Kalavryta carregado e enviado pelo governo regional  do Kurdistão, zona autonoma do Iraque, reclama o direito pela carga. Já o governo Iraquiano reclama o direito a exportação de todo o petróleo produzido no país e considera ilegal o envio do carregamento de petróleo.

Não é a primeira vez que um navio carregado de petróleo desaparece dos radares e evita ser detectado. Cerca de uma semana atrás, outro petroleiro kurdo desapareceu dos radares enquanto estava ao norte de Sinai, Egito, dois dias depois a embarcação reapareceu na zona costeira de Israel e, segundo os especialistas, sem o carregamento.

Fonte: RT-TV