quarta-feira, 27 de julho de 2011

Piratas virtuais declaram guerra aos agregadores de blogs



Depois que os piratas virtuais atacaram as plataformas de blogs Wordpress e Blogger, eu fiquei com uma grande dúvida sobre os motivos reais, e quem seriam os autores desses ataques.

Nós sabemos que os hackers tem uma filosofia clara, mas jamais atacariam uma Org, como a Wordpress, ou um serviço gratuito, como é o caso da Blogger.

Os lammers em busca de fama, poderiam até ser, mas eles não teriam capacidade de atacar tantos portais grandes, já que tem pouco conhecimento. Eu descartei também a possibilidade de algum internauta ter entrado por acidente.

Por incrível que pareça, sobraria um possível ataque da concorrência, mas, nesse caso, os portais tem uma relação boa.

Então, quem teria interesse nesses ataques?

Acredito que esses ataques tenham sido praticado por crackers, sob encomenda, a mando de empresas que não tem interesse no crescimento da internet, pior, tem interesse no poder, portanto, ligado aos políticos.

Recentemente, tivemos casos de políticos tentando censurar o conteúdo online, sem sucesso.

Eu notei, nas últimas semanas, muitos internautas com problemas para enviar notícias. Esse tipo de atividade poderia ser praticado tanto por lammers, quanto por crackers.

Nesse processo, apenas uma ferramenta do site seria bloqueada, ficando o resto do site intacto. Isso era feito no Orkut, a minha dúvida era se faziam isso através do cliente ou servidor, computador ou no próprio site.

Quando tive problemas para enviar mensagens ou visualizar determinado agregador, bastou trocar de navegador para tudo voltar ao normal.

Eu só achei estranho vários agregadores apresentando problemas ao mesmo tempo, todos nós sabemos da importância dos agregadores para o crescimento dos blogs. Além disso, a Google começa a sinalizar para um processo mais democrático nos buscadores, não que antes não fosse, mais vai melhorar.

Em época de crise, a própria Google passa por isso, as estratégias passam por uma reavaliação.

Quando o primeiro agregador caiu nas mãos dos piratas virtuais, eu não tive a menor dúvida, eu estava certo. Há algumas semanas eu tenho notado uma certa instabilidade nos sistemas dos agregadores, felizmente o problema foi resolvido em menos de vinte e quatro horas.

Esses problemas afetam indiretamente os blogueiros: Quando um parceiro cresce, crescemos juntos; quando um parceiro cai, leva a reputação de todos os blogueiros.

Qualquer blog pode crescer e ficar famoso, com a ajuda dos agregadores, o detalhe é que nenhum blogueiro cria um blog para ficar rico e sim para passar suas opiniões e mensagens. Quando essas mensagens incomodam políticos e mídias de massa, aí, começam as conspirações.

A extrema direita tem se manifestado pelo mundo todo; o capitalismo tem entrado em conflito com a democracia; a internet virou ferramenta para revolucionários e o blog foi proibido em países comunistas.

Um pequeno blog não tem tanta importância sem a ajuda dos agregadores, indexadores, redes sociais, microblogging, diretórios de links, etc.

Era de se esperar, ataques a essas ferramentas. Felizmente, algumas empresas de internet estão acima disso.

A Google, Facebook, Linkedin, Twitter, Orkut e tantas outras, não poderão ser barradas por processos judiciais ou conspirações e ataques virtuais, mas os blogs dependem muito dos agregadores e indexadores.

Quase toda semana eu sou convidado para conhecer e avaliar novas ferramentas, a opinião pessoal é um processo que a extrema direita vai ter que engolir, já que a esquerda não tem tanta experiência em manipulação.

By Jânio