Depois de um mês os astrônomos da NASA conseguiram explicar de onde saiu a rocha que havia sido fotografada pelo robô Opportunity, a qual não estava alí alguns dias antes.
No início de janeiro, especialista da NASA se surpreenderam com as fotos tiradas pelo robô Opportunity. Tratava-se de uma rocha de aproximadamente 4 centímetros de tamanho. Quatro dias antes, no mesmo lugar, não havia nenhuma evidência da dita rocha, e todos esses dias o robô havia sido imobilizado.
Desde o início os astrônomos da NASA contaram duas versões. Na primeira, que era a mais provável, o Opportunity teria esbarrado na rocha enquanto ainda estava em movimento, e esta teria ficado presa em seu mecanismo. Na segunda hipótese, menos provável, diziam que a rocha poderia ter caído próximo do Opportunity depois de um evento meteórico.
Agora a NASA finalmente anunciou os resultados de sua investigação e disse que sua versão inicial era a correta. Os especialistas fizeram o robô se mexer e tiraram uma foto em que ele atravessava uma rocha maior, exatamente igual a primeira.
Confirmaram depois que a rocha da foto realmente havia sido movida pelas rodas do veículo/robô Opportunity. Entretanto, ainda é uma composição química extraordinária da rocha, insólita para o planeta vermelho.
A surpreendente aparição da rocha em marte, planeta que se destaca pela sua estabilidade e falta de incidentes, provocou muitas especulações. Um cientista americano, Rhawn Joseph, inclusive chegou a processar a NASA por não investigar a existência de "Possível vida extraterrestre" em Marte.
Fonte: RT
Mistério em Marte envolve robô Opportunity
Primeiras casas em marte
Micróbios do ártico podem ajudar a descobrir vida em Marte
Imagem em 3D de Marte