domingo, 5 de junho de 2011

Brasil é um dos países mais tolerantes do mundo


Espero que vocês não levem a sério essa afirmação, afinal, essa foi a pesquisa mais superficial e discutível que eu já comentei.

Vivemos numa época de grandes transformações, num tempo em que as pessoas consideram muito as pesquisas, isso pode ser muito perigoso.

Recentemente, a idéia de apedrejamento de uma adúltera no Irã, mobilizou a opinião pública mundial. Mais tarde, descobriu-se que havia investigação de homicídio no caso.

Enquanto a discussão girava em torno do adultério, houve muita indignação, o homicídio mudou o tom da conversa - Esse é um caso perfeito de manipulação.

O sacrifício humano e o canibalismo podem chocar muitas pessoas, mas faz parte da cultura de um povo. Ao contrário do que mostram os filmes de King Kong, as jovens e puras donzelas oferecidas aos deuses eram felizes, mesmo sendo esses deuses apenas monstros famintos.

Na Idade Moderna, muitas populações nativas foram exterminadas pelos espanhós, devido a intolerância.

Precisamos parar de interferir tanto em conflitos externos, cada sociedade tem a sua cultura, tradições, religiões e história. Um consenso entre os cientistas, é o fato de a globalização cultural poder trazer consequências desagradáveis ao homem.

Questões polêmicas, como eutanásia, legalização da maconha, sexo em locais públicos e até a homossexualidade, são temas muito distantes da realidade brasileira. O Brasil possui um nível educacional muito baixo para discutir questões tão sérias.

Enquanto no Brasil ainda estamos promovendo o fim do analfabetismo, em países desenvolvidos discute-se o desmatamento da amazônia, viagens ao espaço e o aquecimento global. É claro que nem todo o Brasil está tão alienado assim.

A internet apresenta os problemas aos quais nossas autoridades nem se preocupam, mas precisamos escolher entre o feijão e o sonho.

Está na hora de serem criadas pesquisas para analisarmos as próprias pesquisas. Essas pesquisas, como a que analisa a tolerência dos países do mundo inteiro, são discutíveis.

Primeiro pelo fato de envolverem apenas trinta e três países, depois pela superficialidade dos dados, no Brasil apenas São Paulo foi pesquisada.

Talvez a intenção tenha sido essa mesmo, ou seja, analisar os grandes centros, fornecendo informações para executivos. Recentemente, uma pesquisa mostrou os melhores países para se fazer negócios - É disso que eu estou falando, senhores.

Como curiosidade e reflexão talvez essa pesquisa seja útil, não mais que isso. Fazer uma análise da taxa de homicídio no centro da floresta Amazônica, não traria muitas curiosidades, o pior é que o Pará está se tornando o centro dos homicídios no Brasil.

Segundo a pesquisa publicada pela Science, os países mais tolerantes são:

01 - Ucrânia

02 - Estônia

03 - Hungria

04 - Israel

05 - Holanda

06 - Brasil

Países mais intolerantes:

01 - Paquistão

02 - Malásia

03 - India

04 - Cingapura

05 - Coréia do Sul

Entre os países mais tolerantes, o Brasil de Mayara Petruso e Israel da Faixa de Gasa, parecem estranhos no ninho.

Entre os mais intolerantes, a multicultural Índia, a poderosa Cingapura e a Coréia do sul (e não a Coréia do Norte) causam surpresa.

A rigidêz do Paquistão deve-se às guerras e instabilidade da região, mas eles foram tolerantes com os EUA, no assassinato de Osama Bin Laden.

A Índia pode ser extremamente tolerante em alguns casos, como religiões, e intolerante em outros. Há religiões onde as pessoas andam nuas e adoram/oram por um pênis gigante, e outras onde o beijo público é proibido.

Nos Estados Unidos a tolerância e a liberdade acabaram no dia 11 de setembro, mostrando uma hipocrisia made in USA.

Resumindo, continuamos sem saber nada. Se a cultura contar: "Aos latinos o que é dos latinos".

Entre os latinos, continuaremos alheios às culturas do mundo inteiro, mas não precisaremos nos preocupar, desde que não falemos de futebol perto dos argentinos.

"Quem nasce na água é peixe". O peixe pode conhecer o mundo inteiro num aquário de ouro, mas sempre será mais feliz em seu velho e querido lago de brejo.

By Jânio