domingo, 6 de outubro de 2013

Mistérios do universo





Quando olhamos para o céu, nem sempre nos lembramos de todos os mistérios ocultos por essa imensidão, um lugar com 13,8 milhões de anos e com uma extensão de 150 milhões de anos luz de diâmetro.

A seguir relacionamos os 10 maiores mistérios fora de nosso pequeno planeta, selecionados pelo portal Hi-Tech News.



10 - As estrelas em movimento

Em 2.005, os astrônomos descobriram a primeira "estrela em movimento", que estava se movendo através da galáxia a uma velocidade dez superior a velocidade normal, cerca de 900 quilômetros por segundo. Os cientistas estabeleceram algumas hipóteses sobre o que move estas poucas estrelas no espaço, mas não há certeza. Poderia se tratar da explosão de uma supernova ou de um buraco negro.



09 - Buracos Negros

Até agora os astrônomos não conhecem  nenhum elemento tão estranho quanto um buraco negro.

Nada pode sair dos limites gravitacionais de um buraco negro, nem a matéria e nem mesmo a luz. Os astrofísicos acreditam que eles nascem das estrelas moribundas (que morrem) com uma massa equivalente de 3 a 20 tamanho do sol. A massa dos buracos negros nos centros das galáxias pode ultrapassar 10 a 18 bilhões de vezes a massa do sol. Crescem absorvendo gás, poeira, estrelas e outros buracos menores.



08 - Magnoestrelas

O Sol gira ao redor de seu eixo, aproximadamente uma vez a cada 25 dias, distorcendo pouco a pouco o campo magnético. Agora imagine uma estrela em colapso (morrendo) que pesa muito mais que o Sol, que se comprime e entra em colapso, reduzindo-se a poucas dezenas de quilômetros de diâmetro, girando em seu campo magnético a uma velocidade colossal. Assim atuam as magno-estrelas.

Os cálculos indicam que estas estrelas de nêutrons tem um campo magnético temporal que é trilhões de vezes mais forte que o da Terra.



07 - Neutrino

Pegue uma moeda no bolso e mantenha-a diante de si por um segundo. Agora imagine que cerca de 150 bilhões de partículas diminutas e quase sem massa, chamadas neutrinos, atravessem por ela como se a mesma não existisse. Antigamente os cientistas acreditavam  que os neutrinos eram realmente partículas que não continham massa, mas estudos posteriores revelaram que a sua massa representa menos de um bilionésimo de um átomo de hidrogênio. Portanto, a interação do neutrino com outras partículas é mínima, o que lhes permite passar através da matéria sem afetar a sua estrutura atômica.

Os cientistas descobriram que estas partículas se formam no espaço em matéria nuclear, nas estrelas, durante o Big Bang, e são capazes de desaparecer em qualquer momento.



06 - Dark matter ou Matéria escura

Todas as galáxias, estrelas, planetas, cometas, asteroides, poeiras, gases, e partículas compostas, constituem apenas 4% de todo o universo conhecido. Outros 24% constitui a matéria escura, invisível para o olho humano e indetectável para os dispositivos de medição.



05 - Dark Energy  ou Energia Escura

Se há algo que realmente surpreende os cientistas, essa é a energia escura. Segundo seus cálculos, a energia escura ocupa os restantes 73% do Universo. Parece que está impregnada em todo o cosmos, e afasta as galaxias entre si.

Alguns cosmólogos acreditam que esta expansão transformará a Via Láctea, em bilhões de anos, numa ilha a partir da qual as pessoas poderão ver outras galáxias.



04 - Planetas

Apesar do fato de que vivemos em um planeta, tanto a terra quanto os corpos celestes similares seguem sendo um dos mistérios mais importantes do universo. De fato, não há uma teoria que possa explicar completamente como se formam os planetas a partir do gás e poeira cósmica que orbitam as estrelas.

Talvez dispositivos mais avançados possam trazer luz sobre este mistério, entretanto, os instrumentos atuais apenas podem explorar os planetas de nosso sistema solar.



03 - gravitação

Gravitação é o poder que faz com que as estrelas "acendam" (criem uma fusão) e formem as órbitas dos planetas e ao mesmo tempo continuem sendo uma das forças mais fracas do universo.

Os cientistas calcularam quase todas as equações e modelos para descrever e prever a gravidade, mas sua origem é um mistério absoluto.



02 - Vida

A matéria e a energia são abundantes no universo, mas apenas em alguns lugares há uma combinação de condições necessárias para o surgimento da vida.

Os cientistas sabem muito bem que elementos e condições são necessários para o aparecimento deste fenômeno estranho. Mas a receita exata pela qual o carbono, hidrogênio, azoto, oxigênio, fósforo e enxofre se transformam em um organismo vivo, ainda é desconhecida.



01 - Universo

Energia, matéria, diversos corpos celestes e as partículas estranhas, sem dúvida, dão-nos mais perguntas que respostas. Entretanto, o maior mistério da humanidade continua sendo o próprio universo.

Baseando-se em ondas de radiação cósmicas propagadas amplamente, e em outras provas. Os cientistas acreditam que o universo tenha sido formado após o Big Bang, uma expansão inexplicável de energia ultra-densa e super-quente.

Entretanto, a descrição de tempo antes deste evento não é possível, já que o tempo não existia antes do Big Bang. Utilizando os aceleradores de partículas e os átomos colididos (que se chocam), os cientistas estão tentando trazer luz sobre o mistério da formação do universo, para torná-lo um pouco menos misterioso do que é hoje.

Fonte: RT-TV 

Planetas descobertos em 2.012

Primeiras casas em marte

Obscuro universo do átomo