O robô Opportunity que opera no planeta marte, tirou a foto de uma rocha que há 12 dias marcianos não estava ali. Agora os especialistas procuram entender como pôde acontecer isto num planeta onde raramente acontece algo. O robô Opportunity está parado há um mês, esperando condições favoráveis para prosseguir com a exploração do planeta vermelho. Por sua vez, Marte é um planeta muito estático, segundo o astrônomo Steve Squyres, citado pela Discorery.
Apesar disso, em uma foto tirada recentemente, os exploradores encontraram uma rocha que não estava neste lugar anteriormente, e agora estão se perguntando como ela apareceu ali.
A rocha, do tamanho de um punho, apareceu a poucos metros do Opportunity, há 12 sóis, dias marcianos, que duram 37 minutos a mais do que os dias terrestres.
A primeira versão é que a rocha estaria presa no próprio Opportunity e teria virado de repente, enquanto ele estava se movendo. A segunda versão diz que a rocha poderia ter aterrissado, caído, perto do Opportunity devido a um impacto de algum meteoro. Entretanto, esta versão parece menos viável para os astrônomos.
Os cientistas começaram uma investigação para revelar definitivamente a procedência da rocha e esperam esclarecer o mistério em alguns dias.
Micróbios ajudam descobrir vida em Marte
Imagens em 3D de Marte
Primeiras casas em Marte