segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Vôlei de praia feminino poderá ter final brasileira



Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil

As brasileiras Agatha e Bárbara fizeram muito bem o dever de casa na noite deste domingo (14) e seguiram os passos das conterrâneas Larissa e Talita no volêi de praia: as quatro estão a um passo da grande final olímpica ao conquistar a vaga para a semifinal. A disputa contra as russas Ekaterina Birlova e Evgenia Ukolova foi concorrida no início, mas o segundo set deu mostras de que as brasileiras eram as melhores da areia nesta partida.

O primeiro set foi digno de uma disputa olímpica. Embora as brasileiras tenham iniciado na frente, a seleção russa chegou a abrir seis pontos na frente, com 19 a 13. Mas, ponto a ponto, Agatha e Bárbara foram chegando perto das adversárias, até que empataram em 20 iguais. As russas ainda conseguiram alcançar o set point, mas logo depois foi a vez do "ponto do set" brasileiro, que foi convertido em 23 a 21.

Após o intervalo, as brasileiras tiveram um jogo mais tranquilo contra as russas. Com ataques ora fortes, ora com categoria e com boas defesas, surpreendendo as adversárias, Agatha e Bárbara iniciaram o segundo set abrindo 5 a 0. Depois, administraram a vantagem. O time russo chegou a encostar em alguns momentos, mas as brasileiras fecharam em 21 a 16.

Final brasileira

Agatha e Bárbara estão a uma vitória da final e poderão enfrentar Larissa e Talita na disputa pelo ouro, caso elas também vençam suas adversárias no próximo jogo. Agatha e Bárbara vão enfrentar as vencedoras do confronto entre Estados Unidos e Austrália, que ocorre neste momento.

Na pior das hipóteses, o Brasil tem pelo menos uma medalha de bronze garantida, já que as derrotadas das semifinais vão disputar o terceiro lugar da competição. Mas caso as duas duplas brasileiras vençam seus próximos desafios, podem garantir um ouro e uma prata históricos jogando em casa.

Edição: Fábio Massalli