terça-feira, 20 de março de 2012

Rothschilds II - A história universal da riqueza



Nathan Mayer Rothschild inicialmente começou seu negócio em Manchester na Inglaterra, em 1806 e, gradualmente, mudou-se para Londres, onde atua hoje. Estabeleceu a NM Rothschild and Sons, em 1811. Em 1818 conseguiu um empréstimo de 5 milhões de libras para o governo da Prússia,  à emissão de títulos do governo, esse empréstimo foi um dos pilares do negócio de seu banco. Ele ganhou uma posição de poder tal na cidade de Londres que, de 1825-6 ele foi capaz de fornecer moeda suficiente para o Banco da Inglaterra, para habilitá-lo, evitando uma liquidez do mercado, crise.

"Eu não tenho coragem para suas operações, são bem planejadas, com inteligência e destreza na execução. Mas ele tinha o dinheiro e os fundos de que Napoleão precisava na guerra." - Barão Baring em "Nathan Rothschild".

Em 1816, quatro dos irmãos juntaram-se à nobreza, através do  imperador austríaco Francisco I, além disso, um quinto irmão, Nathan, foi elevado em 1818. Todos eles receberam o título austríaco de barão ou Freiherr em 29 de setembro de 1822. Como tal, alguns membros da família usaram "de" ou "von" Rothschild para reconhecer a concessão de nobreza. Em 1847, Sir Anthony de Rothschild foi condecorado barão do Reino Unido. Em 1885, à Nathan Mayer Rothschild II (1840-1915) da filial londrina da família, foi concedido o título de nobreza, título de Baron Rothschild no Pariato do Reino Unido.

O terminal da ferrovia Frankfurt Taunus, financiado pelos Rothschilds foi Inaugurado em 1840, foi uma das primeiras estradas de ferro da Alemanha.

Os negócios bancários da família Rothschild foram pioneiros da alta finança internacional, durante a industrialização da Europa e foram fundamentais no apoio a sistemas ferroviários de todo o mundo e no financiamento do complexo para projetos do governo, como o Canal de Suez. Durante o século 19, a família comprou uma grande parte da propriedade em Mayfair, Londres.

Grandes empresas do século 19 fundada com capital da família Rothschild incluem:

Alliance Assurance (1824) (hoje Royal & SunAlliance );

Chemin de Fer du Nord (1845)

A Rio Tinto mineradora (1873) (de 1880 em diante, os Rothschilds tinham total controle da Rio Tinto)

Eramet (1880)

Imerys (1880)

De Beers (1888)

A família financiou Cecil Rhodes na criação da colônia Africana de Rodésia. Do final dos anos 1880 em diante, a família assumiu o controle da mineradora Rio Tinto.

O governo japonês se aproximou dos familiares de Londres e Paris para financiamento durante a Guerra Russo-Japonesa. A questão consórcio de Londres de títulos japoneses, títulos de guerra, que totalizaram  mais de £ 11,5 milhões (em 1907 as taxas cambiais; £ 902.000.000 em 2012).

O nome de Rothschild tornou-se sinônimo de extravagância e grande riqueza, a família era conhecida pelo seu colecionismo, pelos seus palácios, bem como pela sua filantropia. Até o final do século, a família possuía, ou tinha construído, nas estimativas mais baixas, mais de 41 palácios, de escala e de luxo, talvez sem paralelo até mesmo pelas mais ricas famílias reais.  Para ser primeiro-ministro britânico Lloyd George alegou, em 1909, que Lord Nathan Rothschild era o homem mais poderoso da Grã-Bretanha.

Em 1901, sem herdeiro do sexo masculino, a Casa Frankfurt fechou suas portas, após mais de um século no negócio. por volta de 1989 a família voltou, quando NM Rothschild & Sons, braço de investimentos britânico, além do Banco Rothschild AG, a filial suíça, montaram um escritório bancário em Frankfurt.

Château de Ferrières , o maior Château do século 19, foi construído em 1854, a propriedade tem 30 km². Foi doada à caridade pela família em 1975.

Existem dois ramos da família ligado à França.

O primeiro era filho de James Mayer de Rothschild (1792-1868), conhecido como "James", que estabeleceu a Rothschild Frères, em Paris. Após as Guerras Napoleônicas, ele desempenhou um papel importante no financiamento da construção de ferrovias e as empresas de mineração que ajudou a fazer da França uma potência industrial. Filhos de James Gustave de Rothschild e Alphonse James de Rothschild, continuou a tradição bancária. A empresa empregava cerca de 2.000 pessoas e teve um volume de negócios anual de 26 bilhões de francos (US $ 5 bilhões em as taxas de câmbio de 1980).

Mas então os negócios de Paris sofreram um golpe que quase levaram Rothschild a falência, em 1982, quando o governo socialista de François Mitterrand estatizou e rebatizou- Compagnie Européenne de Banque. O Barão David de Rothschild, de 39 anos, em seguida, decidiu ficar e reconstruir, criando uma nova entidade Rothschild & Cie Banque, com apenas três funcionários e US $ 1 milhão em capital. Hoje, a operação de Paris tem 22 sócios e é responsável por uma parte significativa dos negócios globais. Gerações seguintes da família Rothschild Paris permaneceram envolvidos nos negócios da família, tornando-se uma grande força bancária de investimento internacional. Os Rothschilds, desde então, lideraram as tabelas da Thomson Financial League em fusão Investment Banking e tratam de negócios no Reino Unido, França e Itália.

James Mayer de Rothschild é outro filho, Edmond James de Rothschild (1845-1934) era muito engajado na filantropia e nas artes, e foi um dos principais defensores da sionismo. Seu neto, o barão Edmond de Rothschild Adolphe fundava, em 1953, o Grupo LCF Rothschild, um banco privado. Desde 1997, o Barão Benjamin de Rothschild preside o grupo. O grupo tinha € 100 bilhões de ativos em 2008 e possui muitas propriedades de vinho na França (Château Clarke, Château des Laurets), na Austrália ou no sul Africa. Em 1961, aos 35 anos de idade, Edmond Adolphe de Rothschild comprou a empresa Club Med, depois que ele visitou um resort e apreciou a sua estadia.  Seu interesse no Club Med acabou e foi vendido na década de 1990. Em 1973, ele comprou o Bank of California, vendendo os seus direitos em 1984, antes que o banco fosse vendido para o Banco Mitsubishi em 1985.

"Nenhum Rei tinha como pagar! Só podia pertencer a um Rothschild." - Wilhem I , Imperador da Alemanha, ao visitar Château de Ferrières.

O segundo ramo francês foi fundado por Nathaniel de Rothschild (1812-1870). Nascido em Londres, ele foi o quarto filho do fundador do ramo britânico da família, Nathan Mayer Rothschild (1777-1836). Em 1850, Nathaniel Rothschild se mudou para Paris, aparentemente para trabalhar com seu tio, James Mayer Rothschild. No entanto, em 1853, Nathaniel adquirido Château Brane Mouton, uma vinha em Pauillac, no setor Gironde. Nathaniel Rothschild renomeou a propriedade, Château Mouton Rothschild e se tornaria uma das marcas mais conhecidas no mundo. Em 1868,  o tio de Natanael, James Mayer de Rothschild, adquiriu o vizinho Chateau Lafite.


Em Viena, Salomon Mayer Rothschild estabeleceu um banco na década de 1820 e da família austríaca teve grande riqueza e posição. Um acidente de percurso de 1929 - Com problemas, Baron Louis von Rothschild tentou penhorar o Creditanstalt, o maior banco da Áustria, para evitar seu colapso. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial, tiveram que entregar o seu banco para os nazistas e fugir do país.

Seus palácios Rothschild -  Uma coleção de grandes palácios construídos em Viena e de propriedade da família, foram apreendidas, saqueadas e destruídas pelos nazistas. Os palácios eram famosos pelo seu tamanho, e pelas suas enormes colecções de pintura, armaduras, tapeçarias e estátuas (alguns dos quais foram restituídos ao Rothschilds pelo governo austríaco em 1999). Todos os membros da família escaparam do Holocausto, alguns deles tiveram de se mudar para os Estados Unidos, e só regressaram à Europa depois da guerra. Em 1999, o governo da Áustria decidiu devolver para a família Rothschild, cerca de 250 tesouros de arte, saqueados pelos nazistas e absorvida em museus do estado após a guerra.

A CM de Rothschild & Figli arrumou empréstimos substanciais para os Estados Pontifícios e vários reis de Nápoles além do Ducado de Parma e ao Grão-Ducado da Toscana. No entanto, na década de 1830, Nápoles se aliou a Espanha, afastando-se gradualmente da emissão de obrigações convencionais, que começou a afetar o crescimento do banco e da lucratividade. A unificação da Itália em 1861, com o declínio da aristocracia italiana que se seguiu e que tinham sido os principais clientes da  Rothschild,  indicava o fechamento de seu banco de Nápoles, devido às previsões de queda de longo prazo a sustentabilidade do negócio, no entanto, no início do século 19, a família Rothschild de Nápoles construiu relações estreitas com o Banco do Vaticano , e a associação entre a família e o Vaticano continuou até o século 20. Em 1832, quando o Papa Gregório XVI foi visto atendendo Carl von Rothschild, os observadores ficaram chocados ao verem que Rothschild não era obrigado a beijar os pés do Papa, como foi, então, exigido para todos os outros visitantes do Papa, incluindo os monarcas.

"... Rothschilds são os guardiões do tesouro papal." - Enciclopédia Judaica , 1901-1906, vol. 2, p.497

A Solidariedade judaica na família não era homogênea. Alguns Rothschilds apoiavam o sionismo, enquanto outros membros da família se opunham à criação do Estado judeu. Alguns acreditavam que isso encorajaria os anti-semitas a questionar as identidades nacionais existentes de judeus assimilados em todo o resto do mundo.

Em 1917, Walter Rothschild, 2 º Barão Rothschild era o destinatário da Declaração de Balfour à Federação Sionista , que comprometia o governo britânico para o estabelecimento, na Palestina, de um lar nacional para o povo judeu. Mais tarde, Senhor Victor Rothschild teria sido contra concessão de asilo ou até mesmo ajudar a refugiados judeus durante o Holocausto.

Após a morte de James Jacob de Rothschild em 1868, Alphonse de Rothschild, seu filho mais velho, que assumiu a gestão do banco da família, foi o mais forte aliado no apoio a Israel.  Os arquivos da família Rothschild  mostram que durante a década de 1870 a família contribuiu com cerca de 500.000 francos por ano em nome dos judeus do Leste. ao Israélite Alliance Universelle. Barão Edmond James de Rothschild, James Jacob de Rothschild filho mais novo, foi um patrono do primeiro estabelecimento na Palestina, Rishon-LeZion, e comprou, a partir de peças otomanas, propriedades que hoje compõe a atual Israel. Em 1924, ele estabeleceu a Associação da Colonização Palestina judaica (PICA), que adquiriu mais de 125.000 acres (22,36 km²) de terra e criaram empreendimentos empresariais. Em Tel Aviv, ele tem uma rua, Rothschild Boulevard, com o nome depois dele, assim como várias localidades em toda Israel, que ajudou na fundação, incluindo Metulla, Ya'akov Zikhron, Rishon Lezion e Rosh Pina. Um parque em Boulogne-Billancourt, Paris, o Parc Edmond de Rothschild (Edmond de Rothschild Park) é também o nome de seu fundador. Os Rothschilds também desempenharam um papel significativo no financiamento de infra-estrutura governamental de Israel, James A. de Rothschild financiou o edifício Knesset, como um presente para o Estado de Israel e o edifício da Suprema Corte de Israel que  foi doado à Israel por Dorothy de Rothschild.

Fora a Câmara do Presidente que é exibida na carta da Sra. Rothschild que escreveu ao então vigente, o primeiro-ministro Shimon Peres, expressando sua intenção de doar um novo edifício para o Supremo Tribunal Federal.

Entrevistado pelo jornal Haaretz em 2010, o Barão Benjamin de Rothschild, membro da família suíça de banqueiros, disse que apoiou o processo de paz: "Eu entendo que é um negócio complicado, principalmente por causa dos fanáticos e extremistas - e eu estou falando sobre ambos os lados. Acho que tem fanáticos em Israel... Em geral eu não estou em contato com os políticos, falei uma vez com Netanyahu. Eu o conheci uma vez, com um ministro das Finanças de Israel, mas quanto menos que me junto com os políticos, melhor eu me sinto ."

Sobre o tema da identidade religiosa, afirmou que ele mantinha uma atitude de mente aberta: "Nós fazemos negócios com todos os tipos de países, incluindo países árabes [...] o namorado de minha filha mais velha é um árabe. Ele é uma grande pessoa e, se ela resolver se casar com ele, ela poderá casar".

Fontes: Wikipedia

A nova ordem mundial

Os pais das guerras modernas