quinta-feira, 23 de maio de 2013

Filmes americanamente corretos




10 - Swordfish - Apresenta argumentos para lá de americanamente correto, tentando justificar o terror aos terroristas.

09 - End Game - Uma ótima trama fundamentada na teoria de conspiração que, no final, revela-se covarde por não conseguir se sustentar. Fica a suspeita de que a produção forçou a direção a retirar verdades inconvenientes, exceto se considerarmos que o filme todo é uma grande farça, para tentar desqualificar qualquer argumento conspiratório.

08 - Crash - No limite - Essa é uma tendência de um novo cinema bem contenporâneo de Hollywood. Se antes Hollywood misturava as raças timidamente nos filmes, agora os produtores são obrigados a discutir os problemas que afetam toda a maioria da população formada por essas minorias, inclusive destacando-as.

07 - Hostel - Assistindo ao filme, parece mais um pesadelo sendo exorcizado pelos americanos, usando um cenário estrangeiro. Eu notei também que a visão americana da Tchecoslováquia não é das melhores, como pode ser notado em outros filmes, como Eurotrip.

06 - Sobre Meninos e Lobos - Eu me lembro que o filme mais polêmico que Clint Eastwood fez como ator, foi O Estranho que Nós Amamos, fora isso, Dirty Harry sempre foi a cara dos EUA para mim. Entretanto, Sobre Meninos e Lobos mostra como Clint Eastwood pode perturbar, mostrando como funciona a mente da elite americana, além de outras personalidades obscuras.

05 - Jardineiro Fiel - Dirigido por um brasileiro, a história mostra o mundo dos magnatas e seus interesses capitalistas. O filme não mostra a CIA, é britânico,  mas lembra as  polêmicas em torno dos projetos secretos comandados pelo governo americano.

04 - Platoon - O horror da guerra sempre foi indisfarçável mas, nesse caso, Oliver Stone mostrou pela primeira vez o erro americano. A visão de quem participou de uma guerra que não passava de interesses obscuros.

03 - JFK - O filme narra uma história que nunca saiu da cabeça dos americanos, o assassinato de John Kennedy. A teoria de conspiração consegue sustentar bons argumentos e, mesmo sendo o presidente o alvo principal,  o assassinato de seu irmão só confirmam o medo que os republicanos tinha dos Kennedys. Os interesses dos aristocratas americanos, Cuba, Máfia, Rússia, tem de tudo, menos uma boa explicação para o assassinato.

Se Kennedy defendia o diálogo com todos os grupos que supostamente poderiam ser acusados pelo assassinato, sobram apenas seus adversários políticos. É preciso pensar grande, ao assistir esse filme, pois a briga é de gente grande.

02 - De Olhos Bem Fechados - Stanley Kubrick mereceu fechar sua trajetória no cinema da maneira como merecia, polêmico. O filme demonstra como somos frágeis em relação ao sistema controlado por forças obscuras, principalmente quando nossa curiosidade nos leva a procurar o que não foi perdido.

O filme é rico em imagens belíssimas e com um argumento convincente, mas o que mais chama a atenção, são as insinuações às organizações secretas.

01 - Star Wars - Deveria ser um filme infantil e de fato é. Mas se você tiver mais de dez anos, vai notar  que as citações frequentes de lado obscuro não são mera coincidências. Esse filme merece leituras e releituras de seu conteúdo político, e é o que eu pretendo fazer por muitos anos.

By Jânio

Filhas famosas de celebridades

Top loiras do cinema

Melhores séries da TV

Filmes de fantasmas

Filmes de Ficção Científica

Melhores filmes com pessoas paranormais

Top Musicais

Melhores filmes de viagem no tempo

Filmes mais polêmicos da história