quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Estados Unidos querem controlar a internet



Enquanto os políticos brasileiros se esforçam para aprovar a lei de controle da internet, nos EUA não é diferente.

Os americanos estão com o projeto de lei SOPA (Stop Online Piracy Act), que se aprovado poderá tirar qualquer site do ar, sem a necessidade de processo judicial.

No Brasil, tem-se argumentado muito sobre esse tema, até a pedofilia tem entrado na discussão, mas até agora não convenceu não.

Os políticos ignoram a democracia promovida pela internet e, além disso, esquecem a responsabilidade dos gerentes de servidores.

Os internautas podem policiar os sites que visitam, assim como denunciar aqueles que estão infringindo a lei, para que a polícia tome as medidas necessárias.

A própria polícia federal tem afirmado ser impossível cometer um crime na rede, sem deixar rastro, isso mostra que essa lei arbitrária só serviria a interesses obscuros. Segundo comentários, o governo está preocupado com a liberdade da internet e com as consequências que isso está provocando no sistema político.

Até as mídias de massa e os grandes portais, estão tendo de se adaptar ao sistema de informação em tempo real, isso tem proporcionado uma informação rápida e de qualidade, impossibilitando que tais notícias sejam maquiadas antes de chegar ao leitor.

A imparcialidade também é outra característica considerável na internet, o que deixa os analistas políticos perdidos e sem controle de coisa alguma.

Em várias eleições, bastou uma estratégia, acompanhada do monopólio da comunicação, para que um novo candidato tivesse sua vitória assegurada, nem as pesquisas foram poupadas, o que dificilmente voltará a acontecer, enquanto todas as pessoas estiverem participando ativamente, através da rede.

A questão dos direitos autorais, o que supostamente estaria mobilizando os políticos a criarem tal projeto, é muito complexa e não poderia ser tratado como eles sugerem que seja.

Isso nos lembra da questão da privacidade, que sempre atormentou quem usa a rede. Seria preciso muita ingenuidade para achar que não estamos sendo observados na internet.

A grande verdade é que os EUA não poderiam aprovar tal lei, antes de promovê-la por todo o mundo. A sua aprovação apenas nos EUA, provocaria uma reação dos povos que são contrários a ela.

Muita gente seria prejudicada, já que as melhores plataformas de blogs estão nos Estados Unidos.

Executivos das maiores empresas da internet reagiram muito mal, ao saberem do projeto, principalmente do criador da Google, que afirmou estar decepcionado ao saber que a maio ameaça a liberdade, vem de seu próprio país.

O criador da Wikipedia ameaçou tirar o site do ar, caso a tal lei seja aprovada.

Se aprovado tal projeto de lei, várias áreas poderiam ter seu desenvolvimento comprometidos. Além da informação em tempo real e imparcial, a educação e o comércio seriam apenas a ponta do iceberg.

Milhões de assinaturas contra essa censura foram recolhidas nos Estados Unidos, com o Slogan "Vamos salvar a Internet", e o slogam não somente força de expressão, a verdade está em risco.

Com a adoção de tal medida, os EUA desceriam ao nível do Iran e China, na questão da liberdade de expressão, segundo Serguei Brin, criador da Google.

Fonte: Wikipedia


A política torta do Brasil

Eu não acredito em teoria da conspiração

Mortes misteriosas de celebridades

Presidentes do Brasil

A história de José Sarney

PT acerta o próprio pé

Políticos com problemas na justiça

O massacre do sítio caldeirão

A crise da PPP

Ficha Limpa

Trinta anos de escândalos no Brasil

Texto: By Jânio

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Brasil poderá ser a sexta maior economia




A notícia de que o Brasil poderia terminar o ano como a sexta maior economia do mundo me deixou intrigado. Acontece que toda vez que a mídia divulga uma notícia dessas, é porque vem notícia ruim por aí.

Levando-se em conta que faltam cinco dias para o final do ano, essa notícia é muito boa para os bilionários brasileiros. Talvez seja boa para os pobres também, se considerarmos que a estabilidade e o crescimento poderá atrair muitas empresas estrangeiras.

A notícia repercutiu pelo mundo inteiro, principalmente no Reino Unido, afinal, serão eles que perderão a honrosa sexta colocação no ranking do PIB.

Por outro lado, a notícia nem é tão boa assim, como explicam os economistas. O ranking do PIB é uma notícia boa para os bilionários e seus funcionários milionários, deveria ser divulgada só para eles.

O PIB Per Capta, resultado da divisão das riquezas produzidas, pelo número de habitantes, deixa o Brasil numa situação bem menos favorável. Na lista de índice de desenvolvimento humano (IDH), ficamos ainda pior.

Isso também é normal, e estamos até melhores que o esperado, considerando que esse crescimento do PIB ocorre devido ao crescimento da China, nosso rico parceiro econômico.

Crescimento do PIB, sem o acompanhamento do crescimento do IDH, é muito perigoso, principalmente para países como a China. A perda do poder da classe média brasileira, também é preocupante.

A previsão para 2.020 é ainda pior, nessa lista, o BRICS, formado pelos países emergentes, aparecem todos no topo do ranking, deixando para trás as poderosas nações como a Alemanha, Inglaterra, França, etç.

O BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China e South África, poderão provar que a teoria dos países desenvolvidos estava errada, e que um país não precisa ter uma boa educação, saúde, transporte, segurança, etc., para poder crescer, os BRICS poderão provar que tudo o que é errado pode dar certo.

By Jânio

domingo, 25 de dezembro de 2011

O mercado bilionário de capitais brasileiro continua aumentando



O Brasil já é um dos dez países mais ricos do mundo há mais de trinta anos, e disso todos nós sabemos, foi um dos oito e agora está em sétimo.

Durante todo esse tempo, sabíamos que o país era rico, mas não sabíamos onde o dinheiro estava. Pessoas que tinham acesso a elite chegavam a cantar em suas músicas, "Onde está o dinheiro?", "O seu paradeiro está no estrangeiro!"

Essas pequenas dicas não eram suficientes para chamar a atenção dos menos informados e essa demora para promover mudanças, permitia que os ratos mudassem de barco. Nada mudou, nesse sentido.

Apesar das mudanças serem lentas, internamente, a globalização promoveu outras mudanças lá fora e, finalmente, o capitalismo chegou ao limite. Chegando ao limite, a tolerância  aos paraísos fiscais também chegou ao fim.

O problema é que tanto os capitalistas ocidentais tinham privilégios em paraísos fiscais, como os ditadores, aliados do império americano também tinham. Com o "ataque terrorista" de onze de setembro, supostamente promovido pelos próprios americanos, um novo capítulo da globalização teve início.

O amigo leitor notou como a história se complica aqui, não é mesmo?

Isso é natural, afinal, o jogo do poder tornou-se muito complexo, ao longo dos tempos. De um lado temos a palavra do governo americano e aliados, querendo policiar o mundo, de outro temos o resto do mundo em dificuldades, com vinte e cinco por cento deles passando fome, enquanto a ONU prefere patrocinar as guerras, ao invés de promover políticas sociais de combate a fome.

Em meio a tudo isso, um grupo muito mais perigoso, o Clube de Bilderberg, protegido pelas estruturas de suas organizações secretas, onde, enquanto todos pensam que eles querem controlar o mundo, eles já o controlam há muito tempo.

Notem que controlar é diferente de dominar, que é o que está acontecendo agora.

Enquanto todos os países lutam para não quebrar, achando que o dólar, FMI ou Banco Mundial, entre outras instituições, poderão salvá-los, a Argentina e o Brasil quebraram e se reergueram com suas próprias pernas.

O que seria melhor para o mundo, quando todo o dinheiro encontra-se concentrado nas mãos de poucos capitalistas? Não seria melhor que o mundo inteiro quebrasse econômicamente, como aconteceu com a Argentina?

Se o mundo inteiro quebrasse, cada país teria que criar sua própria unidade real de valor, URV, um dinheiro REAL garantido pelo governo de cada país de origem, como aconteceu no Brasil. Isso faria com que todo o dinheiro concentrado nas mãos de especuladores desaparecesse da face da Terra, como aconteceria com o dólar, como aconteceu com o dinheiro brasileiro recentemente.

Caso isso demore para acontecer, todo o capital especulativo corre o risco de migrar para países como o Brasil.

A China fechou as portas ao capital especulativo, o Brasil também, mas esses não são os únicos países emergentes. Excluindo os vinte e cinco por cento dos países mais pobres, aqueles que passam fome, todos os outros podem ser alvos de capitais especulativos.

O ataque de onze de setembro poderia até  ser usado para especulação, mas teria de haver acordo entre os governos de países ricos, membros do Clube de Bilderberg, CIA e outras instituições que controlam o mundo, entre elas, algumas organizações secretas muito fortes.

Se o centro da crise capitalista são os Estados Unidos, porquê a Grécia é a primeira a sofrer as consequências?

Recente pesquisa revelou que as grandes potências estão quebradas porque  devem para suas próprias empresas, que por sua vez mantinham seu dinheiro em paraísos fiscais, com o objetivo de fugir dos impostos.

... mas não era só para fugir de impostos que essas empresas se escondiam em paraísos fiscais, era para manter o sigilo de suas contas fraudulentas.

Eu acredito que o ataque de onze de setembro tenha sido promovido por empresários que já tinham  tirado seu dinheiro dos paraísos fiscais, se não todo o dinheiro, a maior parte dele, para poderem especular justamente sobre aqueles que não poderiam retirar, após o ataque de onze de setembro.

... e será assim agora, antes de cada medida dos governos de países ricos, um grupo de poderosos estarão avaliando as consequências dessas medidas sobre o seu dinheiro, antes que elas sejam tomadas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização (Sobeet), as multinacionais que antes investiam no país, estão voltando para seus países de origem.

Todos nós sabemos que o Brasil está longe de ser um paraíso fiscal, está mais para paraíso da corrupção e, mesmo sendo um país corrupto, esses capitais são legais, de acordo com nossa legislação criminosa.

Com a venda desses ativos de empresas estrangeiras, as empresas brasileiras fazem a festa e adquiriram, desde 2.008, cerca de 27 bilhões de dólares, isso mesmo, dólares, como aquele financiamento fraudulento do Sílvio santos, que passou de 2,5 bilhões de  dólares para 4,5 bilhões de reais, diretamente da Suíça.

O dinheiro ilegal da Suíça não pode ser movimentado, por isso, é preciso levar o dinheiro do Brasil. Por outro lado, as empresas brasileiras tem tido dificuldade para enviar remessas para os paraísos fiscais, já que a Polícia Federal tem vários processos em andamento e não desgruda dos doleiros e dos bancos.

Com a venda de ativos, as empresas americanas levaram de volta 17 bilhões de dólares, Portugal e Espanha, juntas,  levaram 6,7 bilhões, enquanto as empresas brasileiras compraram 27,5 bilhões de dólares, saldo positivo de 13,6 bilhões de dólares. O encarecimento da lavagem de dinheiro e a Polícia Federal e Polícias Internacionais criaram essa nova tendência.

... mas nem todas as empresas estrangeiras estão só vendendo, segundo a Sobeet, as asiáticas então em sentido contrário, superando até as compras das empresas brasileiras em cerca de 10 bilhões de dólares, com um saldo positivo de 23,6 bilhões de dólares, principalmente China e Japão.

Lembrando que as áreas que as asiáticas tem mais interesse são petróleo, matérias-primas e pelo que o Lison falou, abastecimento de alimentos também.

By Jânio

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A farsa do perigo norte-coreano




As reações após a morte do ditador da Coréia do Norte, tem dividido opiniões. Ele foi polêmico em vida e, naturalmente, será também após a morte.

A irritação talvez esteja surgindo  por experiência  própria, quem se irrita, vê na histeria norte-coreana a sua própria hipocrisia, e isso assusta.

As tentativas de globalização de costumes, promovidas pelas lideranças ocidentais, principalmente os Estados Unidos, tem falhado. É preciso reconhecer que as culturas orientais são distintas das nossas e que será preciso estudá-las a fundo se quisermos nos aproximar  deles, afirmar que o ditador promoveu a miséria no país e que vivia das glórias de sua intransigência e do partido comunista, não é novidade, é isso o que acontece em Cuba e em vários outros países atrasados, entre eles o Brasil.

O Boicote imposto pelos Estados Unidos é um dos principais fatores que levam a miséria os países desestabilizados do mundo inteiro, acho um verdadeiro milagre que nenhuma bomba atômica tenha sido detonada na guerra do Iraque, e o mundo inteiro reza para que isso não ocorra.

A imprensa tem sido parcial em suas opiniões e confirma o que diz Daniel Estulin, especialista em conspirações e estratégias pró-globalização, a imprensa está monopolizada. Só isso explica a idéia estúpida de achar que a Coréia do Norte teria ousadia e força suficiente para desestabilizar a Ásia.

Eu acho muito engraçado isso, principalmente porque ninguém acredita no Brasil, e o Brasil é a sétima nação mais rica do mundo, economicamente falando é claro. O Brasil nem precisaria dominar a tecnologia nuclear, poderia comprar uma bomba pronta, desde que haja estupidez suficiente para isso no governo.

Eu estava lendo a lista dos temas mais polêmicos da Wikipedia e descobri que os EUA estão muito preocupados com países como Coréia do Norte, Honduras, Cuba, Brasil, Venezuela, Irã e outros ainda mais insignificantes, parece mais paranóia dos senhores da guerra.

A morte de Kim Jong-il mostra o que todos já sabíamos, quem controla o país é a elite do partido e o velho playboy estava mais interessado em suas mordomias. Com sua morte foi comprovada a disciplina militar do governo norte-coreano, ao barrar o filho mais velho, devido as suas gafes, enquanto o filho mais novo governará ao lado do tio e do partido.

Isso tudo mostra que o governo norte-coreano está mais preocupado com o seu país que os estrangeiros, e que pior não pode ficar.

Os EUA deveriam estar cientes que a Coréia do Norte não é o seu maior problema, nunca foi, o maior problema é a China e, por falar em China, é a China quem dita as regras por lá, os EUA, no máximo, fazem um marketing barato e ultrapassado do tempo da guerra fria.

Se quiserem resolver algo, procurem a China e conversem com eles, supliquem a sua clemência porque do jeito que o mundo está caminhando, vamos precisar rezar muito para que os chineses não espalhem sua miséria pelos países ricos da Europa e EUA.

By Jânio

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tecnologias do Paquistão




O Paquistão é um país ainda jovem, e ganha destaque principalmente por seus conflitos com a Índia, do qual conseguiu independência. Entre suas descobertas e invenções, estão algumas bem curiosas e revolucionárias, como a criação do primeiro vírus, cujo objetivo era atacar quem tentasse copiar um programa com direitos autorais,  sem permissão.

Sua tecnologia combina características de países de terceiro mundo, como a briga de galo e o veículo brindado, até tecnologias de ponta, dominadas por países subdesenvolvidos, como o Brasil, como é o caso da conexão do computador ao cérebro.

A sonda SMB lembra um temor que o mundo sempre teve, o desenvolvimento de armas nucleares, mas demonstra também a potência tecnológica e independência do Paquistão.

E, finalizando esses comentários, nada é mais importante para o mundo, hoje, que a criação do Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH.

Botões ornamentais - Originalmente os botões tinham funções ornamentais e, apesar de serem atribuídos às invenções da Índia, pertencem ao Paquistão, que conseguiria sua independência somente em 1.947. Foram utilizados em 2.000 A.C, mas há vestígios de antes disso, 5.000 atrás.

Briga de galos - Cockfighting era um passatempo em 2.000 a.c. Além do Paquistão (região da Índia), a China, Pérsia e outros povos do Oriente também mantinham essas tradições, inclusive a sicília, gregos e romanos.

Forno - O primeiro forno foi escavado em Balakot, Paquistão, 2.500 a 1.900 a.C, provavelmente para fabricação de objetos de cerâmica.

Arado - Segundo estudos, data de 2.500 a.c.

Régua - É do tempo em que o Paquistão pertencia a Índia, em Lothal, com uma precisão em polegadas que impressionaram os pesquisadores, 1.500 a.c à 2.400 a.c.

Vãos de escada - Também é do Paquistão, antiga Índia, 550 - 625 d.c.,

Conexão do computador ao cérebro -  Doutor Naweed Syed, especialista em engenharia biomédica, foi o primeiro cientista a conectar células cerebrais a um chip de silício, fundamental para o controle artificial  dos membros, perda da memória e deviciências visuais.

Interação eletrofraca - Abdus Salam recebeu o nobel de física, com a ajuda de dois americanos.

Desenvolvimento da sonda SMB, utilizada para detectar água pesada, vazamentos em usinas nucleares. Por  Sultan Mahmood Bashiruddin.

Vírus de computador criado por Alvi Farrooq Brothers, em 1.986, para proteger seu programa de pitataria (cópias ilegais).

IDH - O Índice de Desenvolvimento Humano foi  criado pelo economista Mahbub ul Haq em 1.990, com o objetivo de mudar o foco da economia do desenvolvimento da contabilidade da renda  nacional para políticas centradas em pessoas. Esse passou a ser o principal índice de desenvolvimento de um país, o PIB passava para segundo plano.

Babur - Primeiro míssil de cruzeiro de ataque terrestre.

Mohafiz (veículo blindado) - Projetado e fabricado no Heavy Industries Taxila.

Wikipedia

domingo, 18 de dezembro de 2011

Invenções e descobertas da Índia




Botões - Apesar dos registros de cerca de 2.000  a.c, já foram encontrados botões em forma de concha há 5.000. Naquela época os botões eram apenas ornamentais.

Xadrez - Foram os precursores do xadrez, entre 250 e 550 d.c.

Descaroçador de algodão  de um único rolo - Século V.

Aço - registros revelam a busca pela pureza do ferro em 300 a.c.

Cais - Para atracar navios e serviços (2.400 a.c).

Tinta de nanquim - Século IV a.c. Era obtido da queima de ossos, alcatrão, breu e outras substâncias.

Clubes indianos - Já no século XVIII, soldados ingleses utilizavam os clubes indianos para o seu preparo físico.

Luta livre - O Kabaddi teve origem, provavelmente, na pré-história da Índia (1.500 a 400) a.c.

Cartas de baralho - Acredita-se que tenham sido inventadas na Índia.

Casas pré-fabricadas - Provavelmente no século XVI.

Artilharia de foguetes - Foram utilizados contra a Inglaterra, em 1780, e depois da vitória contra a Índia, utilizaria contra a Napoleão.

Régua - Na região onde hoje fica o Paquistão, foram encontrados indícios de extrema precisão, mostrando que essa ferramenta tinha a incrível precisão de 0,0005 polegada.

Globo Celeste (1.500 d.c.) - Metalúrgicos modernos acreditavam ser impossível produzir globo de metal sem costuras.

Vãos de escadas (2.500 a.c) - Foram encontrados em piscinas de banho para rituais.

Estribo (200 a.c ou 500 a.c) - Muito útil na região, onde as pessoas andavam a cavalo e sem sapatos.

Algodão (século V a.c) -

Indigo corante - A ìndia foi o primeiro centro de produção, até chegar aos gregos e romanos.

Refinamento do açúcar - 647.

Teste de primalidade AKS (algoritmo)

Abreviaturas algébricas (século 7) - Muito útil em problemas complexos.

Sistema de numeração Hindú (2000 - 1500) a.c - Nessa época surgiu também o zero.

Pi, série infinita - Eles usaram a série para melhor derivar a expressão racional.

Funções trigonométricas a partir do seno e coseno, gregos (século V).

Medicina tradicional - Praticado  hoje em dia  como medicina alternativa ou complementar.

Cirurgia de catarata (século VI a.c)

Inoculação  e inoculação da varíola (século VIII) - Madhav chegou a escrever um estudo completo sobre a doença.

Lepra (hanseníase) - Descrita  no século VI a.c, porém outro livro já registrava sua cura entre 1500 e 1200 a.c (livro atharva-veda).

Cirurgia plástica em 2.000 a.c.

Tratamento de litíase (pedras) através da bexiga. No ano de VI a.c.

Tratamento de Leishmaniose 1.929, que deu o nobel de medicina à Índia.

Diamante (cerca de 3000 a.c) - O primeiro diamante foi encontrado na Índia e a produção era restrita aquele país, até o século XVIII, quando foi descoberto diamante no Brasil.

Amônia

Estrutura e evolução estelar - teoria que deu mais um prêmio nobel para a Índia em física em 1.983.

Wikipedia

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O risco dos pobres



Tivemos uma má notícia para o Brasil, sobre o aumento do risco-país em 4 pontos, passando a 216. A notícia boa é que o JPMorgan, criador desse índice, não anda mais tão confiável como antigamente, seria melhor que ele avaliasse o seu próprio risco.

Analisando uma das principais causas, por exemplo, vindo da agência Standard & Poor's, onde a classificação de risco da zona do euro entrou em alerta, e de que 15 dos 17 países desse bloco seriam reavaliados, seria uma das causas do aumento do risco-Brasil.

Isso me leva a crer que os ex-países ricos não aprendem mesmo, pior, que não sabem com quem estão brincando. Bastou uma medida do governo chinês, para que todo o capital investido no país ficasse preso a sua vontade, e no Brasil não foi muito diferente, criamos taxas exorbitantes para inibir a entrada de capital especulativo, ou seja, investimento a curto prazo.

Eu penso que tanto o criador do risco-país, JPMorgan, quanto a Standard & Poor's, que coloca o rating AAA da Europa sob revisão, não sabem como funcionam o Brasil, China, Índia, Rússia, África do Sul e até alguns países da própria zona do euro.

Em todas as guerras, quem sofreu mais foi o povo, enquanto seus líderes morreram gordos como leitoas de engorda ou gado de corte.

Em países emergentes, os povos já sofreram durante séculos e toda vez que há uma crise, medidas duras são adotadas. Quem pagará sempre serão os mais pobres.

Com as reservas que os emergentes, como Brasil e China tem, a crise não ameaçará muito. Quando eles passarem fome, os europeus já terão caído.

Essa é a mesma regra que vale para ricos e pobres do Brasil, quando os ricos sentirem a crise, nem sobrará pobres para contar a história.

O principal título da dívida externa brasileira caiu 0,05%, mas essa queda do Global 40 não parece preocupar muito o governo brasileiro, caso contrário, já teria aumentado a taxa SELIC, além do mais, nossa dívida externa nem é tão grande assim.

O relatório da indústria, divulgado pelo IBGE, também é normal. A indústria brasileira é muito instável, basta reduzir o IPI para um ano ou dois, para que ocorra um novo crescimento.

Saldo na balança é outro ítem que nunca preocupou sistemas de governos elitizados, eles podem acabar com a farra quando bem quiserem.

Resumindo: Um agravamento da crise para os países emergentes, só resultará numa economia muito mais fechada à globalização e dificuldades para as pessoas pobres.

By Jânio

Notícias para rir ou chorar

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Países mais pobres do mundo



País menos desenvolvido ou Least developed country (LDC) é o nome dado a um país que, de acordo com as Nações Unidas, apresenta os menores indicadores de desenvolvimento sócio-econômico e com o menor Índice de Desenvolvimento Humano das classificações de todos os países do mundo.

Para entrar para uma lista de países menos desenvolvidos, um país precisa preencher esses critérios:

Renda trienal de menos de 905 dólares, para sair da lista deverá ultrapassar os 1.086 dólares.

Baseando-se em indicadores de nutrição, saúde, educação, alfabetização de adultos, vulnerabilidade econômica (com base na instabilidade agrícola, exportações de bens e serviços, importância econômica de atividades não tradicionais, concentração de exportação de mercadorias, deficiência de pequenez econômica e a porcentagem de população deslocada por desastres naturais.

Os critérios são revistos a cada três anos, pelo comitê de politica de desenvolvimento da ONU e do conselho de desenvolvimento

A partir de 01 de janeiro de 2.011, a lista de países menos desenvolvidos listaram quarenta e oito países.

Desde o início da classificação de países menos desenvolvidos, apenas três países se habilitaram a deixar essa lista, passando a países em desenvolvimento.

01) Botswana - Em 1.994, a Botswana foi o primeiro país a deixar essa lista.

02) Ilhas de Cabo Verde - Em 2.007, foi a vez das ilhas de cabo verde.

03) Maldivas - Foi o terceiro país a alcançar o status de país em desenvolvimento.

Guiné Equatorial, Samoa, Tuvalu, Vanuatu, são os países com mais possibilidades de deixar o grupo de países menos desenvolvidos.

Os países menos desenvolvidos estão distribuídos de acordo com as seguintes regiões: África (33 países), Ásia (14 países), América (01 país).

A classificação da ONU é discutível, considerando essa baixa renda. Podemos notar que os países com maior chance de desenvolvimento, são os países de território pequeno.

É muito fácil promover uma organização como a ONU, através de países com pequeno território e população.

Guerra civil, corrupção política e falta de estabilidade político-social, são fatores que podem levar um país a se encontrar em condições de extrema pobreza.

Autoritarismo, ditadura, cleptocracia e até problemas de saúde pública como a AIDS, são verificados em países subdesenvolvidos.

Note, no entanto, que as características acima, geralmente não se aplicam a países menos desenvolvidos localizado na Oceania. Quiribati , Samoa , Tuvalu e Vanuatu são democracias estáveis politicamente, e a falta de qualquer forma de guerra civil ou étnica.

Isso nos leva a conclusão de que a pobreza pode ser consequência de canibalismo econômico, onde nem todos os povos reagem da mesma maneira. Isso poderia explicar a ausência de conflitos em alguns países pobres, mas isso a ONU não pode publicar.

Embora tenham economias pequenas, muitas vezes dependentes de monoculturas , a população geralmente não sofrem de pobreza extrema, graças a um duradouro setor de subsistência na economia.

As Ilhas de Salomão são as únicas da Oceania atualmente afetadas pela instabilidade política e tensões étnicas.

 ÁFRICA  (33 países)

 Angola

 Benin

 Burkina Faso

 Burundi

 República Central Africana

 Chad

 Comoros

 República Democrática do Congo

 Djibouti

 Guiné Equatorial

 Eritreia

 Etiópia

 Gâmbia

 Guiné

 Guiné-Bissau

 Lesotho

 Libéria

 Madagáscar

 Malawi

 Mali

 Mauritânia

 Moçambique

 Niger

 Ruanda

 São Tomé e Príncipe

 Senegal

 Serra Leoa

 Somália

 Sudão

 Togo

 Tanzânia

 Uganda

 Zâmbia

ASIA (14 países)

 Afeganistão

 Bangladesh

 Butão

 Camboja

 Timor Leste

 Laos

 Mianmar

 Nepal

 Iémen

 Quiribati

 Samoa

 Ilhas Salomão

 Tuvalu

 Vanuatu

AMÉRICAS (1 país)

 Haiti

Fonte: Wikipedia



domingo, 11 de dezembro de 2011

Notícias para morrer de rir




01) As Forças armadas revolucionárias da Colômbia (FARC) utilizaram o corpo de um homem morto para chamar a atenção da polícia colombiana, em Florência, pior para os policiais que quase foram atingidos pela bomba que estava dentro do homem morto.

Comentário - Quando a gente diz que a ficção imita a realidade, não é força de expressão. A coisa pode ficar pior, quando a realidade imitar a ficção... ou não, dependendo do bom gosto dos diretores de Hollywood.

02) Os países europeus anunciaram  que cortarão ajuda para os 19 países emergentes, para ajudar mais os países pobres. Somente de 2.014 a 2.020, o valor desses recursos deverá chegar a 96 bilhões de euros.

Vem cá, gente! Quem é que está em crise aqui?

Bom, pelo menos eu já sei quais são os "países pobres", países produtores de petróleo e países que deverão ser os consumidores das indústrias bélicas. Só resta saber quais são os países em dificuldade que precisam de ajuda, e quais são os países que poderão ajudá-los.

Para salvar os países mais endividados da zona do euro, serão destinados 200 bilhões, e isso não vai resolver o problema. A Inglaterra, como sempre, vai assistir a tudo de camarote, mas o camarote não é exatamente um lugar seguro para os ingleses nesse momento.

03)... enquanto isso, Gorbachev pede a anulação das eleições parlamentares na Rússia ...

Gorbachev anda meio sumido ultimamente, ou será impressão minha? Eu achava até que ele já havia passado dessa para melhor.

Segundo ele: "Os dirigentes do país devem admitir a ocorrência de inúmeras falsificações e fraudes, e que os resultados não refletem a vontade dos eleitores".

Segundo os manifestantes, as fraudes estariam beneficiando Vladimir Putin, ex-agende da KGB, polícia secreta da antiga URSS, ex-presidente e atual primeiro ministro desse país.

Fonte: Agência Interfax.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Pré candidatos a prefeito em São Paulo



01) PT - Fernando Haddad vem de uma família com tradição social, seu avô é muito conhecido no Líbano por seus trabalhos com vítimas da guerra, na igreja cristã ortodoxa.

É bacharel em direito e mestre em economia, doutor em filosofia. Escreveu alguns livros, todos ligados a sociologia, economia e política.

Assumiu o Ministério da Educação do governo Lula em 29 de julho de 2005.

Fernando Haddad (São Paulo, 25 de janeiro de 1963) é um acadêmico e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente, exerce o cargo de Ministro da Educação do Brasil. Em novembro de 2011, confirmou-se que Haddad seria o candidato do PT à prefeitura de São Paulo.

02) PSDB - Angelo Andrea Matarazzo (São Paulo, 22 de novembro de 1956) é um empresário e político brasileiro, atual Secretário da Cultura do Estado de São Paulo. Foi também secretário de coordenação das subprefeituras da Prefeitura de São Paulo. Graduado em Administração de Empresas, é, atualmente, presidente licenciado da Matarazzo SA Holding e da Metalma SA. É sobrinho-neto do conde Francesco Matarazzo.

Andrea Matarazzo é uma personalidade pública polêmica, acusado de ser duro contra os moradores de rua. Enquanto movimentos sociais o acusam de higienização social, ele se defende dizendo que há alternativas para os sem-tetos, como albergues e hotéis sociais.

Apesar das polêmicas, tem um longo currículo na vida pública.

Já trabalhou em secretarias e estatais e, de 1999 a 2001, foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e embaixador do Brasil em Roma, entre 2001 e 2002.

Foi subprefeito de Serra e atualmente é secretário da cultura de Geraldo Alkmin.

03) PSDB - Bruno Covas Lopes, mais conhecido como Bruno Covas (Santos, 7 de abril de 1980) é um advogado, Economista e político brasileiro. É neto do ex-governador de São Paulo, Mário Covas. Atualmente é Secretário de Meio Ambiente do estado de São Paulo.

Formado em Direito pela USP e em Economia pela PUC, mestrado em administração pela FGV e é professor de Direito Constitucional na (ESAMC).

Deputado Estadual em 2.006 e secretário do meio ambiente de Geraldo Alkmin.

04) PSDB - José Serra:

33.º Governador de São Paulo - Mandato 1 de janeiro de 2007 até 2 de abril de 2010.

Prefeito de São Paulo - Mandato 1 de janeiro de 2005 até 31 de março de 2006.

Ministro da Saúde do Brasil, FHC, Mandato 31 de março de 1998 até 20 de fevereiro de 2002.

Senador por São Paulo - Mandato 1.º - 30 de abril de 1996 até 31 de março de 1998.

2.º - 1 de novembro de 2002 até 1 de fevereiro de 2003.

Ministro do Planejamento do Brasil

Mandato 1 de janeiro de 1995 até 30 de abril de 1996

Deputado federal por  São Paulo - Mandato 1 de fevereiro de 1987 até 31 de janeiro de 1995.

Ministro do Planejamento e Orçamento (1995-1996)

Profissão - Economista

Teve uma vida política agitada em seu início, desde quando foi presidente da UNE, fugindo do país depois do golpe militar, morou  e estudou no Chile. Fugiu também do Chile, depois do golpe militar lá, e foi para os EUA, retornando mais tarde ao Brasil.

Foi um dos fundadores do PSDB e se destacou no ministério da saúde, sendo conhecido no mundo inteiro. Seu prestígio nesse ministério  tem sido uma faca de dois gumes, já que falar em saúde, no Brasil, implica em falar em problemas sociais.

O maior desafio de Serra tem sido administrar conflito de interesses no próprio partido.

05) PMDB - Gabriel Chalita:

Gabriel Benedito Isaac Chalita (Cachoeira Paulista, 30 de abril de 1969) é um professor, escritor, apresentador e político brasileiro.

Bacharel em Direito e Filosofia, mestre em ciências sociais, doutor em comunicação e semiótica, direito.

Professor em várias universidades, apresenta o programa papo aberto, na TV Canção Nova.

06) PMDB - Paulo Skaf:

Paulo Antônio Skaf (São Paulo, 7 de agosto de 1955) é um empresário e político brasileiro filiado ao PMDB de São Paulo.

Presidende da FIESP, CIESP, SESI, SENAI.

Liderou campanhas e movimentos, como o "sou contra a CPMF e a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e redução do spreads bancários.

07) PTB - Luíz Flávio Borges D'Urso:

Advogado criminalista, professor de Direito, Mestre e Doutorado em Direito Penal pela USP.

Participa de várias organizações na área de Direito, como OAB, ABRAC, etc.

08) PC do B - Netinho de Paula:

Netinho de Paula, nome artístico de José de Paula Neto (São Paulo, 11 de julho de 1970) é um cantor, apresentador de televisão, ator e político brasileiro filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Nasceu em um bairro pobre em Santo Amaro e foi criado em Carapicuíba, morando na COHAB 2 e começou a trabalhar ainda criança. Perdeu a mãe aos 11 anos.

Aos quinze anos entrou para o Negritude Júnior, grupo de samba, tornando-se apresentador mais tarde.

Em 2,005 envolveu-se na maior polêmica, acusado de agredir a esposa.

No final do mesmo ano de 2.005 envolveu-se em outra briga, dessa vez com um humorista do Pânico na TV.

Em 2.008 foi eleito vereador, terceiro mais votado de São Paulo.

09) PRB - Celso Russomano:

Celso Ubirajara Russomanno (São Paulo, 20 de agosto de 1956) é um repórter e político brasileiro.

Bacharel em direito, Deputado Federal e apresentador de TV e rádio.

10) PP - Paulo Salim Maluf:

Paulo Salim Maluf (São Paulo, 3 de setembro de 1931) é um empresário, engenheiro e político brasileiro de origem libanesa. Foi duas vezes prefeito de São Paulo, além de secretário dos transportes e governador do estado de São Paulo e candidato à Presidência da República.

Conservador e populista,  sempre esteve a frente de obras faraônicas em São Paulo. Apesar de estar sempre associado a grandes obras, está associado a corrupção também.

Os tempos mudaram e ele não conseguiu se adaptar, sendo preso e tornando-se o primeiro ex-presidiário político  da elite brasileira.

Começou a carreira política na Arena, partido que apoiava o regime militar, fundou o PDS, sucessor do Arena, chamado hoje de PP. Poderia ter sido barrado pela lei do Ficha Limpa mas, com a ajuda do STF, conseguiu manter sua eleição como Deputado Federal.

Filho de imigrante libanês, industriais que investiram na América do Sul, fundaram a Eucatex, a maior empresa do setor madeireiro da América Latina. Era também neto de Miguel Estéfano, um dos homens mais ricos de São Paulo nas décadas de 30 e 40. Fez amizade com Delfim Netto e conseguiu a presidência da Caixa Econômica Federal, em 1967.

Foi governador de São Paulo em 1.979, Deputado Federal, Prefeito de São Paulo em 1.992. Causou polêmica ao presentear a seleção brasileira de 1.970, com um fusca.

Criou a Eletropaulo em 1981.

Em seu mandato. houve o escândalo da VASP, com um desaparecimento de 2,7 milhões de litros de combustível.

Apesar de seu partido ter mudado de nome várias vezes, Maluf nunca mudou de partido. Primeiro foi ARENA, PDS (1980), PPR (1.993), PPB (1.995), PP (2.003).

Foi contra a emenda Dante de Oliveira, para eleições diretas, e venceu Mário Andreazza na convenção do PDS, contrariando a liderança e provocando um crise no partido. O vice-presidente Aureliano Chaves, senadores José Sarney, Marco Maciel e Jorge Bornhausen, além de Antônio Carlos Magalhães.

Depois dessa crise, Sarney tornaria-se o vice de Tancredo Neves, depois de filiar-se ao PMDB. Os outros criaram o PFL, hoje Democrata.

Na sua campanha presidencial defendeu em ato público penas mais rigorosas para estupro seguido de homicídio, por meio da frase "Tá bom, está com vontade sexual, estupra mas não mata!", que acabou veiculada nos meios de comunicação como uma apologia ao estupro e não como uma condenação a tão horrendo crime.

Maluf fez uma revolução em São Paulo, em termos de obras e inovação, mas também foi um dos primeiros políticos a criar um rombo no Banco Estadual de São Paulo (Banespa).

Sua popularidade entrou em decadência quando indicou Celso Pitta para a prefeitura. No horário político de Pitta, Maluf dizia: "Votem no Pitta e se ele não for um grande prefeito, nunca mais vote em mim". Pitta foi considerado o pior prefeito que São Paulo teve com índices de rejeição na casa dos 80%. Pouco depois, em 1999, Maluf e Pitta romperiam seus laços políticos e a controversa atuação desse último à frente do cargo acabou por prejudicar gravemente a imagem de Maluf.

Preso em 2005 acusado de intimidar uma testemunha, permaneceu na cárcere sede da Polícia Federal de São Paulo de 10 de setembro a 20 de outubro de 2005 (totalizando 40 dias). Este episódio ocorreu após as graves denúncias de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, corrupção e crime contra o sistema financeiro (evasão fiscal). O STF julgou que a prisão de Paulo Maluf era juridicamente ilegal, pois sua saúde seria frágil para permanecer preso, autorizando assim a sua saída da prisão. Os jornais denunciaram à época que apesar da saúde "frágil", Maluf no dia seguinte foi encontrado comendo pastéis e tomando chope em Campos do Jordão. Atualmente, Paulo Maluf é deputado federal.

Paulo Maluf é acusado pela justiça brasileira de ter uma vultosa conta no paraíso fiscal das ilhas Jersey. Em 10 de junho de 2006 o jornal Folha de S. Paulo revelou que a polícia da ilha de Jersey, paraíso fiscal no canal da Mancha, bloqueou contas com cerca de US$ 200 milhões de Paulo Maluf e seus familiares.

Em março de 2010, seu nome foi incluído na difusão vermelha da Interpol, a partir de solicitação dos Estados Unidos. Seu filho, Flávio Maluf, também está na lista de procurados. Por isso, ele pode ser preso em 181 países. No dia 20 de março, divulgou uma nota relatando que Maluf teria sido expulso de seu partido, o Partido Progressista, o que foi desmentido pelo presidente nacional da legenda, Francisco Dornelles.

11) PV - Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho:

Filiado ao Partido Verde desde 2003, Eduardo Jorge, 55 anos, é médico sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Nascido em Salvador, Bahia, é casado e pai de seis filhos. É co-autor da legislação constitucional da área da seguridade social (previdência, assistência social e saúde) e autor ou co-autor de leis federais, como a de regulamentação do planejamento familiar e da esterilização voluntária; da produção de medicamentos genéricos; da lei orgânica da assistência social; da vinculação de recursos orçamentários para o SUS e da restrição ao uso do amianto. Deixou, ainda, outros projetos em tramitação no Congresso, como a emenda constitucional que propõe o regime parlamentarista para o Brasil.

Deputado Federal e Deputado Estadual.

Formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba, foi secretário da saúde e é o atual secretário meio amiente.

12) PSD - Guilherme Afif Domingos:

Guilherme Afif Domingos (São Paulo, 18 de setembro de 1943) é um administrador de empresas, empresário e político brasileiro do PSD. É o atual vice-governador de São Paulo.

Presidiu a FACESP, SEBRAE, e está envolvido em alguns processos junto a Maluf, por uso da imprensa oficial e venda de imóvel da IMESP para a Associação Comercial de São Paulo.

Secretário da Agricultura de Maluf, criador do pro-feijão, sistema de abastecimento de feijão, e foi também Supersecretário (planejamento) de Celso Pitta.

É o criador do impostômetro.

A Indiana Seguros S/A da qual é co-Diretor foi acusada de favorecimento em  contratos públicos, no governo de Kassab.

Vice-Governador na Chapa de Geraldo Alckmin, foi demitido do cargo de secretário do desenvolvimento, depois de sair do DEM para criar o PSD, junto a Kassab.

13) DEM - Rodrigo Garcia:

Rodrigo Garcia (Tanabi, 10 de maio de 1974) é um advogado, empresário, corretor de imóveis e político brasileiro. Foi deputado estadual eleito por três legislaturas consecutivas, 1999-2003, 2003-2007 e 2007-2011 e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo de 15 de março de 2005 a 15 de março de 2007. Licenciou-se do cargo de deputado para estar à frente da Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização da Prefeitura de São Paulo de 2008 a 2010. Em abril de 2010, voltou à Assembleia Legislativa para dar continuidade aos seus trabalhos como deputado estadual pelo DEM-SP. Atualmente, é deputado federal por São Paulo, eleito com mais de 226 mil votos, estando entre os 10 mais votados do estado.

Secretário do desenvolvimento de Alckmin, presidente do DEM de Ribeirão Preto.

Deputado Federal, Presidente da Assembléia legislativa, Deputado Estadual, Secretário da Agricultura e Planejamento, Governador Interino de São Paulo.

14) PDT - Paulinho da Força:

Paulo Pereira da Silva, conhecido também como Paulinho da Força (Porecatu, 25 de janeiro de 1956) é um metalúrgico, sindicalista e político brasileiro.

Foi condenado em 2011 a pagar multa civil de cerca de R$ 1 milhão pelo crime de improbidade administrativa na aplicação de R$ 3 milhões em recursos públicos. Conforme a sentença, do juiz João Batista Machado, da 1ª Vara Federal de Ourinhos, a quantia será revertida para a União. Ainda caberá recurso. Os R$ 3 milhões seriam usados para comprar uma fazenda no interior de São Paulo e assentar no local 72 famílias, e os proprietários das terras teriam se beneficiado com sobrepreço no imóvel, que, segundo avaliação de peritos do Ministério Público Federal, valia R$ 1,29 milhão. A compra foi realizada por R$ 2,3 milhões. Na época, a Força Sindical, presidida por Paulinho, participava do conselho do Banco da Terra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que liberou os recursos. A ação pedia ainda a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos do deputado, o que foi negado pelo Juiz.

15) PPS - Soninha Francine:

Sonia Francine Gaspar Marmo (São Paulo, 25 de agosto de 1967) é uma jornalista, apresentadora de televisão e política brasileira.

Soninha começou a trabalhar na MTV de São Paulo como assistente de produção, depois como diretora e coordenadora de produção, e então redatora, redigindo os textos para os VJ's. Em 1994, começou a trabalhar ela mesma como apresentadora, substituindo os VJ's. Permaneceu na emissora por dez anos.

Foi demitida da TV Cultura por uma declaração polêmica que nem vale a pena comentar, na minha opinião, é claro.

Engajada em defesa de grupos de minorias, como o GLBTs.

Nomeada subprefeita da Lapa, Governo de Kassab.

16) PSOL - Carlos Gianazzi:

O deputado estadual Carlos Giannazi segue um caminho diferente dos políticos convencionais. Suas bandeiras não são as mesmas de representantes do povo que vivem engravatados, e de seus gabinetes não entendem os anseios do jovem. Militante social desde a adolescência, o hoje político do PSOL já foi filiado ao PT, mas após muitas divergências com o partido, que segundo o próprio "perdeu suas ideologias", decidiu mudar de ares. Fã de Bossa Nova, Giannazi já organizou mostras de música na câmara legislativa da capital paulista, na época que foi vereador. Conheça um pouco mais dos projetos e ideias do deputado estadual pelo estado de São Paulo Carlos Giannazi.

Militante Social, Professor, Diretor.

17) PSOL - Ivan Valente:

Ivan Valente (São Paulo, 5 de julho de 1946) é um engenheiro, professor e político brasileiro. Iniciou sua militância ainda na juventude, no movimento estudantil. Durante os anos de chumbo, combateu o regime militar, sendo diretor do centro acadêmico da Escola de Engenharia Mauá. Dirigente do Movimento de Emancipação do Proletariado, foi preso e torturado.

Participou da fundação do PT,  participou das organizações MEP, MCR, Força Socialista e atualmente pertence a APS.

Deputado Federal desde 1.994, faz parte de um grupo de políticos que saiu do PT por não concordar com os rumos que o partido estava tomando e de suas alianças com  os os conservadores.

Fonte: Wikipedia

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ministros da Dilma que já caíram



Depois de ler todas essas histórias do primeiro ano de governo de Dilma, cheguei a conclusão  de que o PT não é só ingênuo, é incompetente e pouco inteligente também.

Poderíamos até pensar que o PT não gosta muito de burocracia, por isso comete tantas falhas graves, mas como os (in)digníssimos cavalheiros listados abaixo são todos formados em Direito, tendo, inclusive, ocupado cargos de  importância, não dá nem para defendê-los.

A incompetência  fica evidente, quando em pelo menos dois escândalos, dois ministros caíram de uma só vez. Esse foi o caso do escândalo de enriquecimento ilícito, quando Palocci e suas empreiteiras levaram também o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e Orlando Silva, que morreu abraçado com Carlos Lupi.

Se a incompetência de um já é impressionante, imaginem dois incompetentes, que nem para roubar servem.

Deve ser por isso que Orlando Silva era contra o provão (se você entendeu povão, não se preocupe), pelo jeito esses Ministros andaram comprando seus diplomas.

A primeira lei que se aprende em um curso de Direito é: Não há crime perfeito.

Veja a lista de Ministros caídos:

01) Antonio Palocci Filho (Ribeirão Preto, 4 de outubro de 1960).

O auge da carreira de Palocci certamente foi no Ministério da Fazenda, no Governo de Lula. Naquela época, o presidente do Banco Central ainda estava subordinado ao Ministério da Fazenda.

Palocci foi o responsável por tornar a economia do Brasil forte, aproveitando o projeto inicial de Fernando Henrique Cardoso.

Formado em medicina, engajou-se ao movimento de esquerda radical, corrente trotskista. Foi fundador e presidente do PT de São Paulo, 1997 - 1998.

Foi diretor da Anvisa e, aos 28 anos, depois de ocupar vários cargos públicos, tornou-se vereador.

Em 1.988, o ambicioso médico foi eleito vereador, deixando o cargo para ser deputado, em 1.990. Como Deputado também ficou apenas dois anos, em 1.992 tornaria-se Prefeito de Ribeirão Preto.

Palocci foi denunciado várias vezes mas a denúncia mais grave e que o tirou do governo, foi a quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa, uma armadilha que ele certamente não esperava.

No Governo Dilma, ele foi novamente convidado, e mais uma vez ele caiu, dessa vez por enriquecimento ilícito. O envolvimento de Palocci com as empreiteiras, deixou bem claro a imaturidade do PT no governo.

Em 07 de julho de 2.011, Palocci deixou de ser Ministro Chefe da Casa Civil.

02) Alfredo Pereira do Nascimento - Formado em Letras e Matemática, pela Universidade Federal do Amazonas. Vice-Governador na Chapa de Amazonino Mendes, Prefeito de Manaus, Ministro do Transportes.

Foi Senador pelo PR do Amazonas, e perdeu o cargo de Ministro dos Transportes por acusação de receber propinas e enriquecimento ilícito. Decididamente, o PT não sabe lavar dinheiro, além de ser ambicioso demais.

No dia 06 de Julho, o Ministro deixou o cargo.

03) Nelson Azevedo Jobin - Foi Ministro da Defesa (Lula e Dilma), e Ministro do STF no Governo FHC.

Neto do ex-Governador do Rio Grande do sul, Jurista, Deputado Federal, Ministro da Justiça de FHC.

Demitido depois de criticar o Governo, em 04 de agosto de 2.011, sendo substituído por Celso Amorin (Relações Exteriores).

04) Wagner Gonçalves Rossi - Deputado Federal, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Formado em Direito e Administração.

Acusado de envolvimento  e pagamento a empresas de fachada (laranjas).

Deixou o cargo em 17 de agosto de 2.011.

05) Pedro Novais Lima - Formado em Direito pela universidade Federal do Espírito Santo, Deputado Federal em sete mandatos no Maranhão, Ministro do Turismo.

Demitido depois de pagar motel com dinheiro público, desvio de verbas do ministério através de emendas parlamentares e fraude em convênios.

Renunciou em  14 de setembro de 2.011.

06) Orlando Silva de Jesus Júnior -  Formado em direito pela Universidade Católica de Salvador, presidente da UNE e Ministro dos Esportes.

Foi denunciado por um policial militar, acusado de desviar dinheiro público, no programa Segundo Tempo. Pediu demissão em 26 de outubro de 2.011.

07)Carlos Roberto Lupi - Presidente do PDT, Ministro do Trabalho e Emprego.

Deputado Federal e Senador, foi acusado de envolvimento no escândalo de desvio de verbas, protagonizado por Orlando Silva. Pediu demissão em 04 de dezembro de 2.011.

Obs: A primeira regra de política, é que não há político honesto. Talvez isso explique a falta de vergonha desses grandes advogados pilantras.

By Jânio

Texto relacionado:

Lista de todos os ministros da Dilma



sábado, 3 de dezembro de 2011

Marcos Valério é preso novamente




Marcos Valério, aquele do mensalão, volta para a gaiola. Ele vai ficar lá até quando o STF quiser.

Cada vez menos importante para os poderosos do PT e aliados, e alguns do PSDB e aliados também, Duda Mendonça é inesquecível, Marcos Valério já não é nem sombra daquele corrupto que causava espanto.

Acusado de grilagem de terra, junto a mais dezesseis pessoas, no total são 23 mandados, Marcos Valério foi preso em Belo Horizonte, depois de uma investigação de dezessete meses, da polícia civil da Bahia.

Dessa vez, a quadrilha inteira de Marcos Valério está com problemas, são advogados, cartório de registro de imóveis, empresários, agência de propaganda, etc.

O que eu achei muito interessante, é que a mesma empresa que Marcos Valério tinha na época do escândalo do mensalão, é a mesma que ele tem hoje, até o sócio, Ramon, é o mesmo.

Nós sabemos que na política a investigação é meio precipitada, mas esse não é o caso agora, foram dezessete meses e envolveram pelo menos três estados: São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

Pelo jeito, Marcos Valério nunca deixou de fazer o que mais gosta, falsificação de documentos, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

OBS: Dizem que os bingos estão proibidos porque podem ser usados para lavagem de dinheiro, mas as lotéricas também são usados para lavagem, a diferença é que as lotéricas são do governo, não são privadas.

By Jânio

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O escândalo do repetro




O jornal "O Estado de São Paulo" fez uma denúncia que dão uma idéia de como funciona a elitização do sistema. Segundo essa denúncia, as petroleiras e suas prestadoras de serviços estariam utilizando muito bem uma brecha na lei que facilita a importação de mercadorias sem pagar impostos.

A legislação tributária prevê o repetro, renúncia fiscal para importação de peças de reposição e partes do maquinário, o problema é que a lei foi tão mal elaborada que já está sendo usada para importar biquinis, mesas de sinuca, selas, pregos, cabides, bijuterias e até papel higiênico.

Seguindo a velha teoria observada por mim no escândalo dos governadores aposentados, esse é um caso de corrupção que serve a um grupo específico da elite, mas quando uma quantidade muito grande de pessoas tem acesso a essas informações, é preciso denunciar. Enquanto esse pequeno grupo passa a se utilizar de outras leis corruptas, criadas por eles ou para eles, as pessoas que não fazem parte dessa elite são enquadradas na lei.

No caso da lei atingir esse pequeno grupo de pessoas importantes, a operação policial deverá então ser abortada, para que o crime organizado não seja atingido.

O valor da sonegação verificado foi de aproximadamente 47 bilhões de reais, mas esses valores podem ser três vezes maior que isso, já que é praticamente impossível de ser verificado, devido a falhas na legislação tributária.

As empresas que se valeram dessas leis para a importação de mercadorias foram: Petrobrás, OGX, SHELL e Chevron.

A Petrobrás é uma estatal que tem o hábito de investir capital fora do país, e nós podemos imaginar o motivo. Fora do país, quem irá fiscalizar a empresa.

A estatização da Petrobrás na Venezuela, e na Bolívia, foi um duro golpe no crime organizado. Melhor para a política desorganizada, não é mesmo Chavez?

No caso da Chevron, nem é preciso falar nada, afinal, se não foram presos nos EUA, onde as leis são supostamente mais rígidas, imagina se vazamentos de petróleo e sonegações de impostos serão problemas para a empresa, num país chamado Brasil.

Fonte: O Estado de São Paulo.

By Jânio