domingo, 29 de janeiro de 2012

Doença contamina trinta por cento dos americanos




Um em cada cinco americanos tem doenças psicológicas e pelo menos um em cada vinte, sofre de distúrbios psicológicos graves. Pelo menos foi isso o que constatou uma investigação nacional feita pelo departamento de saúde, assitência e previdencia social, dos Estados Unidos.

O estudo divulgado recentemente, mostra que nos EUA, em 2.010, havia cerca de 46 milhões de adultos com algum tipo de anomalia em seu comportamento ou estado emocional, o que implica em cerca de vinte por cento de toda a população adulta americana. 11,4 milhões de habitantes, 5%, sofriam de transtornos emocionais graves que os impediam de levar uma vida normal.

Assim mesmo, segundo as estimativas dos especialistas,  cerca de 8,7 milhões de americanos adultos, admitem a possibilidade do suicídio como possível solução para seus problemas. Destes, 2,5 milhões chegaram a planejar o suicídio e 1,1 milhão chegaram as vias de fato, mas falharam.

Outros estudos recentes revelaram também que os americanos com mais de 12 anos, consomem  cinco vezes mais antidepressivos que há vinte anos. Cerca de um terço dos americanos  de mais de doze anos apresenta "sintomas depressivos graves" e é atualmente  atualmente tratado com antidepressivos.

Os estudos relacionados a saúde psíquica americana são realizadas todo ano. O número de pessoas inativas é considerável: 67.500 cidadãos encostados no país.

Fonte: RT-TV

Tradução: By Jânio

Se o país mais rico do mundo se encontra assim, fico pensando nos países mais pobres. Fica claro que todo o dinheiro concentrado, encontra-se nos infernos fiscais, e os americanos, por serem os mais ricos, foram os últimos a sentir os efeitos do Club de Bilderberg.

O Brasil e a China são dois exemplos de controle, domesticação absoluta da sociedade.

É muito difícil mudar algo no Brasil, mesmo com a ajuda da internet. Quando os burgueses se mobilizam para derrubar presidentes, como aconteceu com Fernando Collor, é preciso ficar muito atento aos seus interesses.

By Jânio

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Para que serve o rim




Na infância, nossa vida parece perfeita, temos saúde, força, motivação, enfim, parece até que somos imortais. Podemos nos dar ao luxo de ignorar normas e regras e testar os limites das imposições sociais às quais somos submetidos.

Fisiologicamente,  tudo segue de acordo com a natureza:

Se corremos, fazemos exercícios ou outras inúmeras atividades, sentimos fome, sono, portanto comemos e dormimos.

Não é preciso explicar cientificamente a nossa fisiologia, estamos sempre em movimento e, portanto, sempre saudáveis.

Com o passar dos tempos, nosso corpo vai perdendo a sua capacidade de monitoramento e sensibilidade, relacionados às nossas necessidades fisiológicas.

Outro dia eu vi uma especialista em não sei o quê - Nutricionista? - dizendo que já em idade menos avançada, perdemos parte de nossa sensibilidade ao açúcar e ao sal. Isso faz com que cometamos excessos no sal ou no açúcar, por isso é preciso prestar muita atenção nas receitas e não confiar tanto em nossa percepção, que nunca foi assim tão aguçada, não é mesmo?

Desde jovens, somos avisados sobre a importância da água. Nem precisava, eu pensava, afinal a água é uma necessidade.

O órgão do corpo humano que mais depende da água é o rim, e quando não mantemos uma regularidade em tomar água, é o rim quem sofre as primeiras consequências.

Uma pessoa que tem problemas na bexiga, infecções urinárias, etc. pode optar por tomar menos água, e esse é um erro fatal para a sua saúde.

Rim segundo a Wikipedia: "Rim é cada um dos dois órgãos excretores, em forma de feijão (tendo no ser humano, aproximadamente 11 cm de comprimento, 5 cm de largura e 3 cm de espessura). É o principal órgão do sistema excretor e osmoregulador dos vertebrados. Os rins filtram produtos do metabolismo de aminoácidos (especialmente ureia) do sangue, e os excretam, com água, na urina; a urina sai dos rins através dos ureteres, para a bexiga."

Apesar de seu tamanho e peso, o rim é um gigante, considerando-se as suas funções e importância:

Wikipédia: "Cada rim é formado por cerca de 1 milhão de pequenas estruturas chamadas néfron. Cada néfron é capaz de eliminar resíduos do metabolismo do sangue, manter o equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-básico do corpo humano, controlar a quantidade de líquidos no organismo, regular a pressão arterial e secretar hormônios, além de produzir a urina. Por esse motivo dizemos que o néfron é a unidade funcional do rim, pois apenas um néfron é capaz de realizar todas as funções renais.

Além de excretar substâncias tóxicas, os rins também desempenham muitas outras funções. Abaixo estão listadas as principais funções renais:

Eliminar substâncias tóxicas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a ureia e creatinina;

Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outras;

Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo constante o pH sanguíneo;

Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo;

Excreção de substâncias exógenas como por exemplo medicações e antibióticos;

Produção de hormônios: eritropoietina (estimula a produção de hemácias), aldosterona (eleva a pressão arterial), cininas e prostaglandinas.

Modificar a forma da vitamina D que chega ao rim depois de ser convertida em uma forma possível de ser transportada pela corrente sanguínea no Fígado transformando esta num hormônio cuja função principal é aumentar a absorção de cálcio no intestino e facilitar a formação normal dos ossos;

Produção de urina para exercer as suas funções excretórias."

Depois de ler esse texto, conferir sua fonte na Wikipedia, chegamos a conclusão de que devemos sempre fazer uma reflexão quando comemos, bebemos, dormimos ou praticamos outras atividades relacionadas à nossa fisiologia.

Uma pessoa com problemas nos rins, pode comprometer também outros órgãos. No caso de pacientes que fazem hemodiálise, nem dá para falar de seu sofrimento e angústia à espera de um transplante.

A média de água a ser tomada por cada pessoa, é de cerca de dois litros, considerando já a água contida em frutas, sucos, leite, café, etc., mas eu nunca ouvi falar em limite para a quantidade de água a ser tomada.

Também é importante não tomar  muita água em uma única vez, isso pode forçar demais a bexiga.

Para quem tem incontinência urinária, é importante se adaptar pois o organismo não pode ficar sem água.

Beba água!

By Jânio

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Imposições à violência e ao sexo




Pela imprensa, muitas notícias de estupros  e outros tipos de abusos sexuais são veiculados o tempo todo, e a velha questão volta para nos atormentar a alma, quando o caso envolve pedofilia: "O pedófilo é normal ou é doente?"

A polícia tem uma resposta clara: "Pedófilo é um indivíduo que só sente atração por crianças, mas não por adultos. Quem sente atração por crianças e adultos é sem-vergonha mesmo."

Quando eu recebi um e-mail desconcertante, "Pastor estupra menina de dez anos e coloca fogo em seu corpo", isso me deixou com uma certeza: Esse indivíduo não pode ser normal.

Por eu ser muito direto em minhas opiniões, eu recebo muitas ameaças e, durante a minha vida inteira eu tive de conviver com isso mas, recentemente, eu tive que entrar em contato com o comando da polícia. Já que não podemos contar com a polícia, então temos que contactar os seus chefes, mesmo que os outros nos ameacem.

Muita gente não sabe, mas a polícia trabalha baseando-se no número de reclamações de uma determinada região, e seu comando também. Se fica comprovado que os policiais não estão cumprindo sua missão, então o comando tem de tomar uma decisão.

Desgraçadamente, muitas vezes nem aplicando todo o rigor em sua corporação, o comando consegue impor disciplina ao grupo. Isso ocorre porque muitos policiais nem tem concurso, são indicados por autoridades políticas, portanto não se sente sob autoridade de ninguém.

Vivendo num país assim, as pessoas passam a idealizar sua própria justiça, fazendo justiça com as próprias mãos, para se sentirem vingados.

Daí surgem os comentários do tipo: "Se fizer mal a minha filha eu mato o pedófilo."

A maioria não mata ninguém, por medo das consequências, mas suas palavras passam a promover a violência e incitam pessoas conflituosas a cometerem crimes por impulso.

Um escritor famoso sempre dizia: "Um homem forte mata com revólver, com a faca. O covarde mata com a própria língua". Naturalmente, ele estava se referindo a bandidos.

As pessoas que falam demais, incitam, conspiram, podem ser mais perigosas que as pessoas que cometem o ato, isso porque ao escreverem, estão programando, com palavras, a mente de outras pessoas.

A sexualidade sempre foi um grande problema para a humanidade, e nem sempre são questões claras, como não são as questões da pedofilia. A violência sexual no matrimônio, por exemplo, é ainda mais complexa: Poderia um homem estuprar sua própria esposa?

Se a resposta é clara, porque a mulher se submete aos seus caprichos. Não só a mulher mas toda a família, que não são independentes suficiente para cuidar de sua própria vida, sem a ajuda do marido/pai.

A questão do estupro do homem, por parte da mulher, nem é tratado pela sociedade machista, mas a lei evoluiu muito na questão do assédio sexual, principalmente quando a mulher é quem manda no homem.

Como podemos notar, a legislação brasileira segue a tendência do direito internacional, mas só no papel, na prática nada funciona.

A polícia paga para não  estarem no meio de um conflito, isso quando ambas as partes são pobres, porque quando são ricos, tudo fica mais claro, ricos são inatingíveis pelas leis.

Eu fico impressionado com a velocidade com que os advogados dos ricos são contactados.

Quando eu trabalhava na área de segurança, eu ficava impressionado como funcionava o sistema policial. Alguns pareciam psicopatas, prontos para prenderem o denunciante, ao invés de prenderem os vândalos.

Eu notei também que a polícia conhecia todas as prostitutas e, nesse caso, era um caso perdido, denunciá-las.

É claro que eu não estou falando das prostitutas profissionais, mas das vagabundas que não se decidem e conseguem se infiltrar na sociedade, inclusive amparadas pelas lei machistas, bem no estilo  da teoria da PPP.

... e assim o mundo segue, enquanto nos desviamos desses grupos e rezamos para nos manter intactos.

By Jânio



domingo, 22 de janeiro de 2012

O terceiro menor bebê da história da humanidade




O nascimento de um bebê prematuro em Los Angeles, impressionou o mundo inteiro. Com apenas 270 gramas de peso e menor que uma latinha de refrigerantes, Melinda star Guido surpreendeu até o médico, o Dr. Rangasamy Ramanathan.

Esse é o terceiro menor bebê já registrado no mundo, pelo menos entre os que sobreviveram. Isso me faz lembrar de um texto anti-aborto que eu escrevi há alguns anos: "O milagre da vida pode ser evitado por pessoas insensíveis, mas nunca deverá ser interrompido".

Quando eu escrevi sobre os milagres, houve muita polêmica. Ficou claro que o milagre só era considerado como tal, se fosse algo que contrariasse totalmente a natureza, a lógica, mesmo assim, depois de ter ocorrido pelo menos uma vez, deixaria de ser um milagre.

Essa ideia de ver os milagres como uma lista de recordes, não me agradou muito.

Do ponto de vista de quem passa por uma situação adversa, o milagre sempre estará presente. Aposto que quem mora nos morros do Rio deve acreditar até em anjo da guarda porque, nesse caso, até eu acredito, vendo aqui de fora da situação.

Depois de alguns meses sob cuidados médicos, Melinda pôde ir para casa e o milagre estava confirmado, para a alegria da mãe, Haydee Ibarra.

Eu fiquei sabendo desse caso através dos termos de buscas registrados pelo Wordpress e que me chamou muito a atenção -  o terceiro menor bebê do mundo - e nem precisei pesquisar muito para encontrar os textos sobre o tal bebê, sobre o terceiro milagre.

By Jânio

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SOPA - A guerra pela liberdade




Para quem achava que a Primavera Árabe era um dos movimentos democráticos mais importantes da história da democracia, eles estavam certos, mas não foi o único. Todos os ex-aliados dos EUA, entre eles ditadores do Egito e Líbia, sentiram os efeitos das mudanças de estratégias dos americanos.

O movimento de resistência contra o projeto de lei anti-pirataria, SOPA E PIPA, mostrou o que todos os internautas já sabiam, que não há site cuja segurança seja intransponível.

A guerra começou com um movimento de avaliação por parte da polícia americana, a prisão de quatro responsáveis pela administração do Megaupload. Essa operação estratégica foi muito importante, antes da aprovação da lei, pois ela serviu para mostrar a força do grupo hacker mais famoso do mundo, o Anonymous.

O grupo assumiu o ataque, afirmando que foi uma resposta ao fechamento do Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo. Eu não sei se a minha memória está boa, mas não é a primeira vez que o Megaupload sai do ar.

Aqui no Brasil, não sei se eu estou certo, mas o Rapidshare  deve ser o mais utilizado, ou era até há pouco tempo.

Eu me lembro que houve muita especulação, sobre o Rapidshare fazer um acordo de pagar uma porcentagem para as gravadoras, ou receber dessas, para tirar arquivos do ar. O mesmo boato já havia sido divulgado sobre o Youtube, site que quase levou a MTV à falência no Brasil, felizmente a MTV mudou de estratégia, abrindo seu conteúdo ao público - antes tarde do que nunca.

Toda essa confusão já estava prevista, mas começou a ficar bem mais claro quando a Wikileaks começou a atacar o governo americano, divulgando seus crimes políticos e de guerra. Ninguém poderia imaginar onde a Wikileaks conseguia tantos documentos, se nem o próprio governo americano tinha acesso à tantas informações juntas.

Foi Daniel Estulin, filho de um ex-agente da KGB, agência de inteligência da ex-URSS, Rússia, que através de seus contatos, começou a especular sobre os reais objetivos da Wikileaks. Chegou a dizer que por trás desse site, estava a CIA, e que essa não era a primeira vez que a agência da inteligência americana promovia a divulgação de notícias maquiadas, sobre crimes do governo, deixando de fora a própria CIA e o Clube de Bilderberg, principal grupo que apóia o Wikileaks e os crimes de guerra.

Foi a CIA que treinou Osama Bin Laden e outros grande líderes de guerra.

Daniel Estulin estava certo, mas seu alerta não foi suficiente para evitar a guerra que pretende criar o monopólio de informações na internet, fazendo com que haja apenas um ponto de vista, a "verdade" dos donos do mundo.

O grupo Anonymous reagiu ao primeiro ataque do FBI, resta saber se era isso mesmo o que eles queriam. O fato é que o tal projeto foi engavetado, e não foi sem motivo.

Depois da desativação do Megaupload  e da prisão de seus administradores, o grupo Anonymous contra-atacou, tirando o site do próprio FBI do ar, mas não ficou só nisso não, mostraram para o mundo quem está patrocinando o projeto de lei anti-pirataria, SOPA e PIPA.

Além do site do FBI, os Anonymous tiraram de linha os sites da Justiça Americana, Associação da Indústria da Gravação da América, Motion Picture Association of America, Universal Music, Warner Bros, Broadcast Inc e outros sites de gravadoras.

Todos esses ataques foram assumidos pelo Anonymous - @YourAnonNews - no Twitter.

O grupo Anonymous ainda pretende divulgar dados dos agentes secretos dos EUA e, é sempre bom lembrar que eles são bons nisso, já atacaram sites de pedofilia, divulgando dados pessoais dos pedófilos,  e vários sites do governo.

Ainda ficou uma questão no ar: Se o FBI pôde tirar o Megaupload do ar e prender os administradores, porque o projeto de lei anti-pirataria, SOPA e PIPA, pretendia restringir a liberdade dos internautas e invadir sua privacidade?

Além do Anonymous, os maiores portais do mundo se mobilizaram, demonstrando aos seus usuários o que estava acontecendo, e os internautas entenderam o recado.

A Wikipedia já havia anunciado que estaria off-line. Seguindo a mesma idéia da Wikipedia, a Wordpress também censurou simbolicamente todos seus artigos de primeira página e até a Google se manifestou.

Agora, o projeto de lei anti-pirataria, SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect Intellectual Property Act), terão dificuldades para serem aprovadas. Tal projeto pretendia fechar qualquer site, sem aviso prévio ou processo judicial.

Vale lembrar que os discos virtuais armazenam arquivos de qualquer pessoa e serão as responsáveis pela extinção de CDs, gravadores de CDs, etc. Qualquer pessoa pode alugar um espaço e guardar filmes, músicas, livros, etc.

Isso levará ao fim das celebridades tradicionais e o nascimento de um novo marketing baseado unicamente no universo virtual, onde as celebridades aparecem na própria rede, assim como você e eu, menos a Luíza que está no Canadá.

... mas quando ela voltar...

By Jânio


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os vencedores do Globo de Ouro 2.012



O Globo de Ouro, Golden Globe Awards 2012, pode até ser considerado uma prévia para a premiação mais glamourosa do cinema, mas a verdade é que essa premiação tem vida própria.  Prova disso é o desfile de celebridades que podemos observar na lista abaixo, incluindo alguns dos maiores mitos vivos do mundo.

É claro que eu sempre critico o fato das premiações americanas sempre girarem em torno do cimema americano, o que torna tudo isso em uma grande auto-promoção, mas a verdade é que não há mal nenhum nisso, todos os países deveriam promover seus filmes.

Quanto eu vejo atores, atrizes ou diretores estrangeiros nas vitrines do Globo de ouro ou do Oscar, eu fico emocionado.

É por isso que a categoria de filme estrangeiro é sempre a mais aguardada, fora dos EUA. Infelizmente, o Brasil anda meio de fora.

Nossos grandes diretores mais consagrados internacionalmente, estão dirigindo fora do país.

Os ganhadores nunca serão melhores que os indicados, sempre agradarão alguns e desapontarão muitos, por isso, veja a lista completa com todos os indicados.

FILME de DRAMA

Vencedor: "Os descendentes"

Outros indicados:

"Histórias cruzadas"

"A invenção de Hugo Cabret"

"Tudo pelo poder"

"O homem que mudou o jogo"

"Cavalo de Guerra" ("War horse")

FILME MUSICAL OU DE COMÉDIA

Vencedor - "The Artist" - "O Artista"

Outros Indicados:

"Missão madrinha de casamento"

"Meia-noite em Paris"

"My week with Marilyn"

"50/50"

ATOR DE DRAMA

Vencedor: George Clooney - "Os descendentes"

Outros indicados:

Leonardo DiCaprio - "J. Edgar"

Michael Fassbender - "Shame"

Ryan Gosling - "Tudo pelo poder"

Brad Pitt - "O homem que mudou o jogo"


ATRIZ DE DRAMA

Vencedora:

Meryl Streep - "A dama de ferro"

Outras indicadas:

Glenn Close - "Albert Nobbs"

Viola Davis - "Histórias cruzadas"

Rooney Mara - "Millennium - Os homens que não amavam as mulheres"

ATOR DE MUSICAL OU COMÉDIA

Vencedor:

Jean Dujardin - "The artist" - "O Artista"

Outros indicados:

Brendan Gleeson - "O guarda"

Joseph Gordon-Levitt - "50/50"

Ryan Gosling - "Amor a toda prova"

Owen Wilson - "Meia-noite em Paris"

Tilda Swinton - "We need to talk about Kevin"

ATRIZ DE MUSICAL OU COMÉDIA

Vencedora:

Michelle Williams - "My week with Marilyn" - "Sete dias com Marilyn"

Outras indicadas:

Jodie Foster - "Carnage"

Charlize Theron - "Jovens adultos"

Kristen Wiig - "Missão madrinha de casamento"

Kate Winslet - "Carnage"

ATOR COADJUVANTE

Vencedor:

Christopher Plummer - "Toda forma de amor"

Outros indicados:

Kenneth Branagh - "My week with Marilyn"

Albert Brooks - "Drive"

Jonah Hill - "O homem que mudou o jogo"

Viggo Mortensen - "Um método perigoso"

Christopher Plummer - "Toda forma de amor"

ATRIZ COADJUVANTE:

Vencedora:

Octavia Spencer - "Histórias Cruzadas"

Outras indicadas:

Berenice Bejo - "The Artist"

Jessica Chastain - "Histórias Cruzadas"

Janet McTeer - "Albert Nobbs"

Shailene Woodley - "Os Descendentes"

DIREÇÃO

Vencedor:

Martin Scorsese - "A invenção de Hugo Cabret"

Outros indicados:

Woody Allen - "Meia-noite em Paris"

George Clooney - "Tudo pelo poder"

Michel Hazanavicius - "The artist"

Alexander Payne - "Os descendentes"

ROTEIRO

Vencedor:

Woody Allen - "Meia-noite em Paris"

Outros indicados:

Michel Hazanavicius - "The Artist"

Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash - "Os Descendentes"

George Clooney, Grant Heslov, Beau Willimon - "Tudo pelo poder"

Steven Zaillian, Aaron Sorkin, Stan Chervin - "O homem que mudou o jogo"

CANÇÃO ORIGINAL

Vencedora:

"Masterpiece" - Madonna - "W.E."

Outras indicadas:

"Lay your head down" - "Albert Nobbs"

"Hello hello" - Elton John, Bernie Taupin - "Gnomeu e Julieta"

"The living proof" - Mary J. Blige, T. Newman, H. Mason Jr - "Histórias cruzadas"

"The keeper" - "Redenção"

TRILHA SONORA

Vencedora:

"The Artist" - Ludovic Bource

Outras indicadas:

"Millennium - os homens que não amavam as mulheres" - Trent Reznor, Atticus Ross

"A invenção de Hugo Cabret": Howard Shore

"Cavalo de Guerra" ("War horse"): John Williams

"W.E.": Abel Korzeniowski

ANIMAÇÃO

Vencedora:

"As aventuras de Tintim"

Outras indicadas:

"Operação presente"

"Carros 2"

"Gato de botas"

"Rango"

FILME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Vencedor:

"A separação"

Outros indicados:

"Jin líng shí san chai"

"In the land of blood and honey"

"O garoto de bicicleta"

"A pele que habito"

TELEVISÃO

SÉRIE DE TV - DRAMA

Vencedora:

"Homeland"

Outras indicadas:

"American Horror Story"

"Boardwalk Empire"

"Boss"

"Game of Thrones"

SÉRIE DE TV - MUSICAL OU COMÉDIA

Vencedora:

"Modern Family"

Outras indicadas

"Glee"

"Enlight"

"Showtime"

"New Girl"

MINISSÉRIE OU FILME PARA TV

vencedor:

"Masterpiece"

Outros indicados:

"Cinema Verite"

"Mildred Pierce"

"Too big to fail"

"The Hour"

ATOR DE SÉRIE DE TV - MUSICAL OU COMÉDIA

Vencedor:

Matt LeBlanc - "Episodes"

Outros indicados:

Alec Baldwin - "30 Rock"

David Duchovny - "Californication"

Johnny Galecki - "The Big Bang Theory"

Thomas Jane - "Hung"

ATRIZ DE SÉRIE DE TV - MUSICAL OU COMÉDIA

Vencedora:

Lauren Dern - "Enlightenment"

Outras indicadas:

Zooey Deschanel - "New Girl"

Tina Fey - "30 Rock"

Laura Linney - "The Big C"

Amy Poehler - "Parks and Recreation"

ATOR DE SÉRIE DE TV - DRAMA

Vencedor:

Kelsey Grammer - "Boss"

Outros indicados:

Steve Buscemi - "Boardwalk Empire"

Bryan Cranston - "Breaking Bad"

Jeremy Irons - "The Borgias"

Damian Lewis - "Homeland"

ATRIZ DE SÉRIE DE TV - DRAMA

Vencedora:

Claire Danes - "Homeland"

Outras indicadas:

Mireille Enos - "The Killing"

Julianna Margulies - "The Good Wife"

Madeleine Stowe - "Revenge"

Callie Thorne - "Necessary Roughness"

ATOR DE MINISSÉRIE OU TELEFILME

Vencedor:

Idris Elba - “Luther”

Outros indicados:

Hugh Bonneville - “Downton Abbey”

William Hurt - "Too Big to Fail"

Bill Nighy - "Page Eight"

Dominic West - “The Hour”

ATRIZ DE MINISSÉRIE OU TELEFILME

Vencedora:

Kate Winslet - “Mildred Pierce”

Outros indicados:

Romola Garai - “The Hour”

Diane Lane - "Cinema Verite"

Elizabeth McGovern - “Downton Abbey”

Emily Watson - “Appropriate Adult”

ATRIZ COADJUVANTE DE TELEFILME, SÉRIE OU MINISSÉRIE

Vencedora:

Jessica Lange - "American Horror Story"

Outros indicados:

Sofia Vergara - "Modern Family"

Kelly Macdonald - "Boardwalk Empire"

Maggie Smith - "Downton Abbey"

Evan Rachel Wood - "Mildred Pierce"


ATOR COADJUVANTE DE SÉRIE, MINISSÉRIE OU TELEFILME

Vencedor:

Peter Dinklange - "Game of Thrones"

Outros indicados:

Tim Robbins - "Cinema Verite"

Eric Stonestreet - "Modern Family"

Peter Dinklange - "Game of Thrones"

Paul Giamatti - "Too Big to Fail"

Guy Pearce - "Mildred Pierce"

By Jânio

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Globo - Maior escândalo desde Daniela Perez



Desde que o Big Brother teve início no Brasil, eu estranhei. Big Brother parecia um programa de TV em início de atividades, TV sem orçamento ou TV paga, com um programa criado para um público reduzido.

O problema é que o SBT, do Grupo Sílvio Santos, já vinha exibindo um programa do tipo, sendo inclusive acusado de plágio. Estrategicamente, a Rede Globo foi obrigada a exibir o programa do qual ela já tinha direito de franquia.

No início eu já cheguei a conclusão de que essa rede de televisão ia queimar o filme, literalmente falando. No início eram selecionadas pessoas de vários perfis diferentes, inclusive pobres, apesar da preferência em investir em futuras celebridades.

O problema é que os pobres ganhavam tudo, além de serem mais difíceis de manipular. O risco é muito grande, quando uma pessoa sai do controle, inclusive com pessoas da classe média.

O escândalo do dia 15, domingo, é um dos maiores escândalos da história da emissora, poderá comprometer a continuidade do programa ou forçar a emissora a transferir o programa só pra tv paga ou alguma parceira de negócios.

Desde o assassinato de Daniela Perez, nunca se viu a emissora numa situação tão constrangedora. A criminosa relação com a CBF/FIFA não choca tanto as pessoas, mas questões como estupro e pedofilia irritam muito a sociedade.

Com a audiência e o controle que a emissora tem das mídias e agências de notícias, um escândalo como esse poderia ser facilmente abafado, exceto pelo fator internet, justamente quando os EUA tentam aprovar um projeto polêmico, exatamente pelo fato de que se a suposta nação mais "livre" do mundo aprovar um projeto desse, daria liberdade para nações de sistemas mais elitizados, como o Brasil, fazer o que bem entendessem.

Não é o primeiro ano que as polêmicas festinhas promovidas no programa, são criticados.

Primeiro, oferecem muita bebida para os participantes, para tentar quebrar a rotina e tirar os participantes fora de controle. Essa estratégia tem resultado em cenas cômicas, bizarras e criminosas, ironicamente, isso nunca mudou a opinião dos responsáveis pelo programa, até agora.

Todos os telespectadores já sabiam que os bastidores, a parte proibida, é a parte mais interessante do programa, mas essa parte nunca havia sido mostrada.

Quando o áudio do interrogatório, relacionado ao suposto estupro de monique, vazou na internet, foi a gota d'água para a Rede Globo. Daniel, o antagonista nessa história foi expulso.

Depois de uma festa regada a muito bebida alcólica, Monique e Daniel foram para o quarto e deitaram na cama juntos, depois de um rápido jogo de sedução (pegação), Monique teria dormido e Daniel saído do quarto.  Depois de dormir, Daniel teria voltado e estuprado Monique.

Monique afirma não se lembrar de nada, e isso confirma o suposto estupro, ou, no mínimo, um abuso sexual enquanto Monique dormia. A estratégia de esconder tudo com a coberta, dessa vez não funcionou, pelo contrário, complicou a vida do réu, que já é acusado de crime hediondo.

Eu sugiro um tribunal virtual, com exame de corpo delito e tudo, para provar a culpa do réu, mas é claro que isso não vai ocorrer, não é mesmo?

O "Big Brother Brasil 12" já está na história do programa, como o ano do estupro.

Daniel estava no lugar errado, na hora errada, fazendo a coisa errada.

Isso me fez lembrar uma piada erótica que traduz muito bem o depoimento de monique: "Eu não sei de nada, eu só estou dormindo!"

By Jânio

domingo, 15 de janeiro de 2012

Tecnologias em risco de extinção



Algumas tecnologias consideradas pelo ponto de vista científico, modernas, já correm o risco de extinção. Já poderiam ter sido extintas, se algumas pessoas não insistissem em ignorar os avanços tecnológicos.

Apesar do boicote de alguns setores, a verdade é que a evolução não pode ser interrompida.

Veja a lista de algumas tecnologias que correm o risco de extinção.

01 - Reproduzir fotografias e criar álbuns fotográficos.

02 - Reservar passagens por telefone.

03 - Ligar para o cinema para perguntar sobre o horário dos filmes.

04 - Utilizar um telefone público.

05 - Usar gravadores de CD portáteis, comprar e criar coleções de CDs.

06 - Escrever e enviar cartas pelos correios.

07 - Comprar enciclopédias.

08 - Olhar o mapa antes de sair de carro e consultá-lo durante a viagem.

09 - Ir a um banco ou caixa eletrônico para realizar operações financeiras, transverências ou pagamentos.

10 - Comprar jornais e revistas com a  programação da TV, aliás, a própria tv está se transverindo para a internet.

11 - Esquentar leite ou outros líquidos, com fogo, em uma cozinha tradicional.

12 - Usar o "beeper", busca e fax.

13 - Lavar roupa manualmente.

14 - Buscar ofertas em páginas amarelas.

15 - Pagar com cheques.

Notem que das quinze atividades tecnológicas enumeradas aqui, apenas duas não podem ser feitas pela internet.

By Jânio

Fonte: RT-TV

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A nudez de pessoas vestidas




Mulheres nuas ou mulheres vestidas, como as mulheres ficam mais atraente?

Durante milhares de anos a nudez feminina foi exposta nas vitrines e, nessa volta a idade média, a história começa a se repetir.

Segundo noticiários internacionais, as estudantes inglesas estariam se prostituindo para tentar se manter, depois do início da crise. Aqui, no Brasil, isso não é novidade.

No Brasil, as pessoas tinham alguma restrição  na época da ditadura, depois desse tempo, nem a maior praga do século, a AIDS, foi capaz de conter os desejos libidinosos.

Não se trata apenas de nudez e prostituição, isso é coisa da idade média, hoje o poder se tornou muito mais diabólico. As pessoas podem ficar expostas em realities shows, num espetáculo assumidamente voyeur, onde as pessoas assinam contrato para desempenhar um papel, como autênticos dublês de corpo, expondo-se para o mundo inteiro, através da internet, as suas fraquezas, medos e angústias, também podem ser vítimas de câmeras indiscretas.

Outro dia, alguém me perguntou porque as pegadinhas brasileiras eram melhores que as estrangeiras. A resposta foi imediata, no Brasil não há lei, portanto, os escândalos não são produzidos, são todos gravados ao vivo.

Se uma pessoa participa de um Big Brother, o reality show mais conhecido do mundo, pode ter uma chance de cerca de cinco por cento de ganhar um prêmio e se tornar milionário. Caso não consiga ganhar, sua ambição será ainda maior, e aceitará propostas para posar para revistas masculinas ou GLS.

A Playboy brasileira sempre foi destacada das estrangeiras, por exibir ensaios fotográficos de pessoas realmente famosas. Leila lopes passou pela revista, mas foi depois de dois filmes pornográficos que ela reconheceu que ganhou muito dinheiro, comprando apartamento e guardando dinheiro.

A história de Leila Lopes desfaz o mito de que a Playboy paga verdadeiras fortunas para exibir a nudez de suas escolhidas. As fofocas servem para valorizar o cachê, inclusive tentando justificar a nudez através de supostas somas milionárias, oferecidas aos escolhidos.

Os pintores clássicos entraram em conflito, durante uma determinada época, para decidirem o que era mais sensual e bonito na arte, a mulher nua ou a mulher vestida, e essa não foi a primeira vez que isso ocorrera.

Já na pré-história, haviam culturas que desafiavam os padrões tradicionais.

A nudez foi sinônimo de liberdade, e pôde ser observada na pintura, escultura e até na nudez sugerida, como é o caso da literatura.

A nudez também foi sinônimo de poder no Império Romano, quando as pessoas optavam por ceder aos caprichos dos imperadores ou morrer.

Os naturistas adotam o nudismo como uma filosofia, a ponto de afirmarem que não são nudistas, mas sim naturistas. Nudistas, nesse caso, seriam pessoas que gostam de se exibir, como numa praia ou em outras situações, enquanto os naturistas gostam de viver nessa condição, ao natural e livre.

Eu acredito que os naturistas devem vencer muitas neuras, ao ignorarem sua própria nudez, deve ser como uma terapia, mas essa é apenas uma opinião.

Uma tipo vida que não deixa margens às dúvidas, é o modo dos índios.

Os índios vivem de um modo tão natural que se torna difícil  saber qual é a idade de suas origens. Eu, por exemplo, vejo os índios como um povo conservador, ou seja, um povo que demora para efetuar mudanças em seus costumes, apesar de andarem sem roupas.

Quanto mais um índio se veste, mais estranho fica.

Poderíamos ver a nudez associada a inocência mas, devido a natureza maquiavélica do ser humano, fica difícil acreditar que sejamos de fato inofensivos e puros. A ética nos leva a adotar normas e regras que variam de acordo com a época na qual estamos vivendo, como se a nossa mente fosse programada, como eu de fato acredito que sejamos.

As palavras, expressões e costumes de cada época, programam a mente de cada pessoa, forçando-nos inclusive a atos impensados, e é por isso que devemos sentir sempre.

Naturismo, realities e liberdade, tudo isso somado à uma sensação de falsa de segurança, pode nos levar a conflitos profundos de consciência, como aconteceu com Leila Lopes, e isso não é nem um pouco bonito.

By Jânio

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

As vendedoras de sonhos e pesadelos



A política oferece poucas opções para alimentar os nossos sonhos e ideologias e, nesse mundo domesticado, perdemos nossa liberdade e capacidade de lutar.

As quatro das cinco maiores redes de TVs do país, tem uma história obscura e impublicável, mas apenas sob o ponto de vista ético. Sob o ponto de vista empresarial ou político, tornaram-se bons exemplos de sucesso.

A Rede Globo, que teve suas estratégias questionadas no documentário "Muito mais que um cidadão Kane", documentário que pode ser facilmente encontrado em buscadores de vídeo como o Filestube, parecia ter chegado ao fim de suas tramas diabólicas, mas o escândalo da CBF mostrou que ainda há muita sujeira embaixo do tapete e que essa rede conhece o destino do dinheiro público.

Leonel Brizola ficou famoso ao humilhar essa Rede famosa em todo mundo, e que possui a habilidade de anestesiar o cérebro das pessoas, transformando todos os telespectadores em zumbis, passando a ideia de que nada está errado. Isso deu certo durante mais de cinquenta anos e passou a ideia de sucesso, enquanto os EUA dominavam o resto do planeta.

Como a prostituição dos ricos é muito sutil, a vitória da esquerda pegou a rede de surpresa. O escândalo da "Privataria Tucana" não está sendo comentado, assim como não estão sendo comentados outros escândalos que ganharam as manchetes nos últimos anos.

Esse comportamento me faz pensar que o sistema funciona de maneira bem mais interessante do que eu pensava, por exemplo, nem todos os participantes do jogo político tem força de decisão, também não sabem das estratégias e nem conhecem os segredos sujos do sistema.

Isso poderia explicar o porque de, aos olhos de pobres mortais, todas as mídias de massa parecerem estar compradas.

Todas as mídias de massa são compradas, sim, mas nem todas tem a mesma força política, nem conhecem a forma correta de lavar dinheiro.

Eu tenho notado a dificuldade que a esquerda tem em lavar dinheiro e seu desconhecimento sobre as práticas do crime globalizado, como contratos de confiança, nomes fictício, laranjas e a migração de capitais para infernos fiscais.

Enquanto isso, os jornais dessas grandes redes apresentam uma fachada criada para enganar as pessoas que trabalham a vida toda e não conseguem comprar sequer uma casa.

Recentemente, o Grupo Sílvio Santos, dono de uma das maiores redes de tv do país, ganhou destaque nas manchetes dos jornais, com um financiamento fraudulento de quatro bilhões e meio de reais, ao mesmo tempo, um novela política era oferecida aos seus telespectadores.

O empresário mais conhecido do grupo, Sílvio Santos, chegou a dizer que venderia tudo, essa era a melhor forma de lavar todo o dinheiro e desaparecer da mídia, mas nem foi preciso. Parece que a mídia tem memória curta, ou rabo preso, poque tudo foi esquecido muito rapidamente.

A antiga Rede Manchete faliu e, junto com a falência, vieram os escândalos. Nunca se viu tantos empresários querendo comprar uma empresa falida, passando de presidente da república, pastor de igreja - Edir Macedo em início de carreira - empresários - de novo o Grupo Sílvio Santos.

Do outro estava a poderosa Rede Globo - é, meus amigos, ela de novo - fazendo papel de santa e denunciando esquemas criminosos, esquemas que ela conhecia muito bem.

Resultado: Ninguém levou nada. Na época a mídia divulgou que um empresário estrangeiro havia comprado a Rede Manchete e tudo foi esquecido. Mais tarde o país conheceria um novo grupo empresarial, bilionários que ninguém sabe de onde vieram, apresentando-se como os novos donos da rede.

Os novos bilionários estão na moda, no Brasil, difícil é conhecer suas histórias de sucesso, o que se sabe é que, quase sempre, estão ligados à política.

A Rede Record fecha  a lista das vendedoras de sonhos, mostrando como é fácil ficar rico no Brasil, principalmente para quem leva uma vida fácil de viver.

Marginais que assaltam bancos, nem imaginam como seria mais fácil ganhar a vida de outra maneira, ou talvez saibam, talvez seja assim que tudo comece. Também dá para começar a vida com a ajuda de deus, um deus com d minúsculo e que pode até ser confundido com o Todo Poderoso, mas que não é o mesmo.

O grande problema da política é que não há lugar para todos, é a classe mais elitizada do mundo. Com uma estatística de cerca de mil por um - número hipotético  - é uma classe mais inacessível que elite dos intelectuais brasileiros, cursos de faculdade de ponta, com números hipotéticos de cerca de 150 por 1.

Assistindo a uma dessas quatro emissoras, eu vi um apresentador - os apresentadores estão entre os mais bem pagos do país, fazem parte do grupo de novos bilionários, alguns fecham até praias particulares, ou ilhas, iguaizinhos a família Sarney - dizendo palavras bonitas e inspiradoras como: "É isso que é bonito, um exemplo de criatividade para quem não sabe se virar e fica reclamando da vida".

Eu quase chorei, e meu coração bateu mais forte... de mágoa.

... enquanto isso, na única emissora fora desse grupo, entre as cinco maiores, num programa de fofoca, a apresentadora deixava escapar "em Miami está cheio de brasileiros famosos, fazendo programa".

Notem que a apresentadora de programa não estava falando em programa de televisão...

By Jânio

domingo, 8 de janeiro de 2012

Mortes que emocionaram o mundo em 2.011




Durante o ano de 2.011, os americanos caçaram seus inimigos do Oriente-Médio, e a mídia de massa esteve ao lado do monopólio da mídia mundial. Algumas mortes provocaram polêmicas, como a morte de Osama Bin Laden, que muita gente acha que já estava morto há muito tempo.

A morte do ditador norte coreano, também provocou polêmica, quando alguns analistas afirmaram que o choro pelo ditador, era orquestrado.

Pessoas importantes e famosas como Steve Jobs, ou anônimas que morreram em atentados e no terremoto do Japão. Até a blogosfera ficou mais triste, por Neusa Fiesta.

Algumas mortes pareciam inevitáveis e foram previstas, como foi o caso de Amy Winehouse, que todos especulavam estar no limite, ou o segingueiro paraense que profetizou sua própria morte.

Elizabeth Taylor despediu-se dos palcos da vida e foi encontrar seus grandes amores e amigos, como Michael Jackson.

Veja uma pequena amostra das pessoas que emocionaram o mundo.

01 - O assassinato da juíza Patrícia Lourival Acioli, 47 anos, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, RJ, mostra a dura realidade da justiça brasileira.

Foram pelo menos quinze disparos de armas de grosso calibre, feitos por homens que surpreenderam a juíza, chegando rapidamente em motos e carros.

02 - Sean Hoare, jornalista do tablóide inglês News of the World, autor das recentes denúncias das escutas telefônicas de pessoas importantes da política britânica, sabia do perigo que corria ao fazer tais denúncias. Eu daria um doce para saber o diagnóstico do médico que o tratou, sabe-se que o tal médico teria dito “você já devia estar morto”, ao ver o estado de seu fígado.

03 - Ryan Dunn: O ator americano talvez não seja tão conhecido no Brasil, mas o programa no qual ele participava, Jackass, influenciou vários outros por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. O Ator arriscava a vida sem nenhuma cerimônia, apenas por uma piada.

04 - Steve Jobs: Bill Gates pode ter chegado antes, em alguns casos, mas acabou reconhecendo a genialidade de Jobs, inclusive comprando ações da empresa. Pena que os maiores concorrentes de Bill Gates estejam com cancer.

- Primeiro foi Paul Allen que teve câncer, agora é Steve Jobs que morre. Obs: Eu não falei nada em 05 - conspiração, eu jamais diria uma coisa dessas.

05 - A notícia do atirador da bélgica inevitavelmente me fez lembrar do psicopata norueguês mas, ao contrário do que possa parecer em primeiro momento, Norodine Amrani não era mais um idealista louco. Pelos seus antecedentes criminais, Norodine explodiu na hora e locais planejados por ele.

06 - A história de Wellington Menezes de oliveira, o psicopata que invadiu uma escola em Realengo e atirou em várias crianças, deixando várias vítimas fatais, começa a ser contada pela imprensa. Como eu já disse, depois de morto fica mais fácil vê-lo como um doente mental.

07 - Como um maluco chamado Andrew Breivik poderia estar solto nas ruas, num país que tem uma das melhores infraestruturas do mundo?

Será que ele realmente sabia algo do Brasil, ou será que essas informações chegaram até ele pela internet?

08 - O filho de um guarda civil de São Caetano do Sul teria levado uma arma para a escola, segundo depoimentos informais, para assustar a professora. O problema é que ele atingiu a professora e, com medo das consequências, atirou na própria cabeça.

09 - Gaddafi teria sido atingido gravemente, durante o ataque ao comboio. Morreu ao ser encaminhado ao hospital, sendo transferido para uma mesquita, em seguida.

10 - A notícia que muita gente esperava há muito tempo, ocorreu hoje, o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden morreu.

Durante mais de dez anos, o terrorista esteve no topo da lista dos mais procurados do mundo, pelo FBI, e não era para menos. Osama Bin Laden era uma máquina de morte criada pela CIA, o único capaz de organizar o ataque às torres Gêmeas, um dos maiores símbolos do capitalismo mundial.

O World Trade Center era um orgulho americano, a quantidade de pessoas que circulavam diariamente por ali era similar a uma pequena cidade cidade.

Amy Winehouse era realmente muito jovem, entrou para o clube das celebridades que morreram aos vinte e sete anos.

11 - Amy Winehouse já trazia o DNA no nome, nunca foi um exemplo a ser seguido na vida particular. Como cantora, poderia ser um grande exemplo, mas, nesse caso, era inigualável.

12 - O Código Florestal Brasileiro teve a sua discutida aprovação, pelos deputados, no dia da morte de José Cláudio Ribeiro da Silva e sua esposa Maria do Espírito Santo. José Cláudio, líder extrativista de Nova Ipixuna, no Pará, deixou registrada uma denúncia de que iria morrer, sem que nenhuma providência fosse tomada.

13 - O maior terremoto da história do Japão deixou o país em estado de calamidade, o país que já vinha enfrentando dificuldades econômicas (o país está entre os mais endividados do mundo) terá muita dificuldade para enfrentar mais esse problema.

Apesar desse ter sido um dos piores desastres da história do Japão, não foi o mais grave, pelo menos em relação às vítimas. Em 1.923, em Tokyo, um terremoto de 7,9 graus na escala richter, causou a morte de cerca de 140.000 pessoas.

14 - O ex-presidente e ex-senador da República do Brasil encerrou sua longa carreira na política, nesse sábado, dia 02 de Julho de 2.011.

Sempre discreto, porém vaidoso, Itamar Franco tinha uma vida tumultuada. Essas dificuldades foram um fator de sua natureza forte.

15 - Neusa tinha uma imagem de pessoa com muita saúde, uma imagem de uma pessoa alegre que não tem problemas. Acho que foi por isso que ela partiu em festa, enquanto todos nós celebrávamos os feriados de novembro.

16 - Elizabeth Taylor sempre esteve sob as luzes dos holofotes, da fama; Alencar manteve-se discreto.

Elizabeth Taylor e José Alencar: Diferenças e semelhanças de duas pessoas que nasceram fortes…e viveram.

17 - As reações após a morte do ditador da Coréia do Norte, tem dividido opiniões. Ele foi polêmico em vida e, naturalmente, será também após a morte.

A irritação talvez esteja surgindo  por experiência  própria, quem se irrita, vê na histeria norte-coreana a sua própria hipocrisia, e isso assusta.

By Jânio

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Protestos inteligentes e criativos



O protesto da polícia  no Ceará, mostrou que está faltando inteligência nas greves do Brasil. Se cada vez que os policiais ficarem insatisfeitos, comportarem-se de maneira previsível, a greve vai perder o sentido.

Deve ser conveniente para algumas pessoas, parar de trabalhar em sinal de protesto, mas entre o conveniente e a falta de inteligência, a distância é muito pouca.

No Japão, havia um costume muito peculiar entre os trabalhadores, as pessoas trabalhavam em dobro, quando estavam insatisfeitas. Enquanto trabalhavam, uma fita era amarrada na cabeça, em sinal de protesto.

Todo bom empreendedor sabe o quanto os recursos humanos são importante para atingir os objetivos de determinados projetos.

Nas fronteiras do Brasil, mais especificamente na tríplice fronteira, a Polícia Federal costumava fazer greves que chamavam a atenção. Durante seus protestos por melhores salários, os policiais aumentavam o trabalho, o que causava um congestionamento gigantesco para a fiscalização dos carros.

A Polícia Federal sempre se destacou no país, devido a sua formação e isso tornou essa corporação muito mais eficiente e infalível, em relação às outras polícias.

Em São Paulo, os flanelinhas tomaram conta das ruas, transformando-as em propriedade privada. O comando da polícia nega que haja policiais envolvidos com essas organizações, mas a verdade é que não há mais controle na segurança do brasil, e nem a marginalidade pode ser mais contida.

A polícia pede para que as pessoas não paguem estacionamento em vias públicas, mas os brasileiros dependem de sua própria experiência para sobreviver, os brasileiros sabem o que acontecerá se não pagarem.

As milícias nos morros chegam a cobrar o dobro do valor dos roubos, mas as pessoas pagam para que não haja violência e nem mortes, e os traficantes também tem desenvolvido estratégias nesse sentido. Resumindo, a segurança virou comércio.

Recentemente, alguns burgueses iniciaram um protesto, onde as pessoas eram incentivadas a oferecer livros a quem pedisse esmolas, e poderia até funcionar, se fossem só as crianças.

O problema, nesse caso,  é que as crianças nunca estão sozinhas. As crianças são as maiores vítimas de pessoas que querem se aproveitar da boa fé dos outros, por isso, antes de oferecer um livro, é preciso ter certeza que não há um grupo de trombadões envolvidos com essas crianças, para não termos os vidros quebrados, lataria riscada ou pneu furado.

Os protestos na política são mais raros, normalmente o povo prefere mudar o comando político. Como o povo hesita, demora muito, isso possibilita que os ratos mudem de barco, voltando a organizar-se e tomar conta do submundo do poder.

A elite procura fortalecer o sistema bipartidário, argumentando que os pequenos partidos são ferramentas de negociação, esquecendo como funcionam as negociatas (PC Farias), mensalões (PT) e privataria tucana.

Um exemplo muito interessante de protesto político, foi a eleição do palhaço Tiririca.

A elite política fingiu não entender o recado, mas o fato virou notícia em todo o Brasil e até lá fora.

... e a melhor notícia eu só fiquei sabendo depois, o Delegado da Polícia Federal que desafiou os banqueiros, patrões de nossos legisladores, havia sido eleito na legenda do palhaço Tiririca.

Além da eleição do Delegado, a possibilidade do deputado ser analfabeto, dividiu opiniões e criou uma polêmica ainda maior.

Na velocidade que as notícias andam e com os correspondentes do mundo inteiro por aqui, ficou uma certeza: Os políticos podem não ter perdido a majestade (hipocrisia), mas que caíram, ah, isso caíram. caíram feio.

Os bombeiros não suportaram um salário tão baixo, protestaram e foram presos.

... e o Brasil ficou conhecido no mundo inteiro, como o país onde o profissional menos confiável prende o profissional mais confiável.

Depois desse escândalo, houveram algumas notícias de flagrantes com bombeiros, coisa que eu nunca tinha visto em minha vida. Se isso foi conspiração ou não, já não importa mais, não se pode mudar a história.

Isso até me lembrou do jornalista Boris Casoy, aquele que ofendeu os garis. Poucos dias depois, a notícia de que alguns garis haviam colocado pedras, para evitar que mendigos dormissem embaixo da ponte, deixou-me intrigado.

Lembro-me de uma autoridade, pessoa conhecida, que disse: Não importa o que falem ou denunciem depois, quem denuncia primeiro, sempre terá vantagens.

Portanto, DENUNCIE SEMPRE, a melhor defesa pode até ser o ataque, mas pode ser a sua própria defesa também.

By Jânio
 



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Suástica - O símbolo obscuro do nazismo



Pelo que parece, a suástica é um símbolo pré-histórico, e sua escolha, para quem pretendia dominar o mundo, tinha objetivos certos.

A suástica é um símbolo que só perde para a cruz em matéria de simbolismo, mesmo assim, ela, a suástica, também é uma cruz.

Pelo fato de representar 10.000, em um desses países, faz-me lembrar um padrão de guerra no passado, onde a maioria dos exércitos tinha dez mil homens, apenas Gengis Khan viria mudar esse padrão, mas isso foi só uma lembrança.  De fato, o significado da suástica está ligado à religião.

Os mentores de Hitler eram ocultistas e não tiveram dúvidas de que Hitler era o escolhido de seus livros sagrados, uma espécie messias do Nazismo. O mundo viu, mais uma vez, a grande prova de que a religião e a política não deveria  se misturar.

Se os nazistas conheciam os significados da suástica em todos esses países? Ninguém sabe, mas provavelmente não, o fanatismo racista dificilmente aceitaria outras culturas, ditas inferiores pelos nazistas.

A suástica "virada à direita", é utilizada em cerimônias civis e religiosas, é utilizada também como amuleto de sorte e sucesso. Aparece no período neolítico da Índia e na pré-história de Tróia e Chipre, e, curiosamente, apesar de aparecer em tão diferentes culturas, não aparece no antigo Egito, Assíria ou Babilônia.

No início do século XX, era utilizada em várias partes do mundo, como amuleto de sorte e sucesso. Nos países nórdicos está relacionada a Runa, Gibur ou Gebo.

Quando o partido nazista adotou a suástica como logomarca, ela passou a ser associada com a ideologia do nazismo.

Heinrich Schliemann descobriu esta imagem no antigo sítio em que localizara a cidade de Tróia, sendo então associada com as migrações ancestrais dos povos "proto-indo-europeus" dos Arianos.

Ele fez uma conexão entre estes achados  e antigos vasos germânicos, e teorizou que a suástica era um "significativo símbolo religioso de nossos remotos ancestrais", unindo os antigos germânicos às culturas gregas e védicas.

O casal William Thomas e Kate Pavitt especulou que a difusão da suástica entre diversas culturas mundiais (Índia, África, América do Norte e do Sul, Ásia e Europa) apontava para uma origem comum, possivelmente da Atlântida.

Alfred Rosenberg, o primeiro a utilizar essas idéias, associou-as aos povos nórdicos, rosember também foi o teórico da pureza racial ariana.

A palavra "suástica" deriva do sânscrito svastika (no script Devanagari), significando felicidade, prazer e boa sorte. Ela é formada do prefixo "su-" (cognata do grego e?-), significando "bom, bem" e "-asti", uma forma abstrata para representar o verbo "ser". Suasti significa, portanto, "bem-ser". O sufixo "-ca" designa uma forma diminutiva, portanto "suástica" pode ser literalmente traduzida por "pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)". O sufixo "-tica", independentemente do quanto foi dito, significa literalmente "marca". Desta forma na Índia um nome alternativo para "suástica" é shubhtika (literalmente, "boa marca"). A palavra tem sua primeira aparição nos clássicos épicos em sânscrito Ramayana e Mahabharata

A palavra "suástica" deriva do sânscrito svastika (no script Devanagari), significando felicidade, prazer e boa sorte. Ela é formada do prefixo "su-" (cognata do grego e?-), significando "bom, bem" e "-asti", uma forma abstrata para representar o verbo "ser". Suasti significa, portanto, "bem-ser". O sufixo "-ca" designa uma forma diminutiva, portanto "suástica" pode ser literalmente traduzida por "pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)". O sufixo "-tica", independentemente do quanto foi dito, significa literalmente "marca". Desta forma na Índia um nome alternativo para "suástica" é shubhtika (literalmente, "boa marca"). A palavra tem sua primeira aparição nos clássicos épicos em sânscrito Ramayana e Mahabharata.

A Europa Ocidental ainda apresenta  significados bizarros como:

"Aranha negra" - como chamada por diversos povos da Europa Ocidental.

"Cruz torta", "Cruz Gamada" (ou "em ganchos") - na Heráldica.

Sinomía em outros idiomas:

Alemão: Hakenkreuz;

Dinamarquês: hagekors;

Neerlandês: hakenkruis;

Esperanto: hokokruco;

Estoniano: haakrist;

Finlandês: ''hakaristi;

Húngaro: horogkereszt;

Islandês: hakakross;

Italiano: croce uncinata;

Norueguês: hakekors;

Romeno: Cruce încârligata;

Sérvio: kukasti krst;

Sueco: hakkors;

Sonnenrad: cruz do sol, quatro pernas;

Grego: martelos de Thor, associado com o deus do trovão nórdico;

Lituano: cruz de trovão;

As primeiras suásticas são datadas de 4.000 anos antes de cristo, em cerâmica, escrita vinca e na região do indo, 3.000 antes de Cristo, utilizada pelo budismo e hinduismo, posteriormente.

Vasos em Sintashta, 2.000 antes de Cristo. Nas idades do bronze e do ferro, foram encontrados no norte do cáucaso e Azerbaijão, oriundos das culturas dos cítios e sarmácios.

Para Bárbara G. Walker, autora de um livro sobre símbolos, oriundos das culturas dos cítios e sarmácios.

Carl Sagan reproduz um antigo manuscrito chinês, cometas com quatro braços curvados, lembrando a  suástica. Sagan sugere que na antigüidade um cometa possa haver se aproximado bastante da Terra de forma que os jatos de gases que fluem dele, vergados pela rotação do cometa, tornaram-se visíveis – o que justificaria a representação da suástica como símbolo mundialmente existente.

A suástica é um dos símbolos sagrados do hinduísmo há pelo menos um milênio e meio. Ela é usada ali em vários contextos: sorte, o Sol, Brahma, ou no conceito da “samsara”. O budismo particularmente teve grande penetração noutras culturas, em especial no Sudeste da Ásia, China, Coreia, Japão, Tibete e Mongólia desde fins do primeiro milênio. Supõe-se que o uso da suástica pelos fiéis “Bom” do Tibet, e de religiões sincréticas como a “Cao Daí” do Vietnã , e “Falun Gong” da China, tenha sido tomado emprestado ao budismo. Da mesma forma, a existência da suástica como símbolo do Sol entre o povo “Akan” – civilização do sudoeste da África, pode ter sido igualmente resultado da transferência cultural em virtude do tráfico escravista por volta do ano de 1500.

O uso do símbolo no ocidente, junto às significações religiosas e culturais que lhe emprestaram, foi corrompido no começo do século XX, quando foi adotado pelo Partido Nazista. Isto ocorreu porque os nazistas declaravam que os arianos eram os antepassados do povo alemão moderno e propuseram, por causa disto, que a subordinação do mundo à Alemanha fosse algo imperativo, e até mesmo predestinado. A suástica então tornou-se um símbolo conveniente, de forma geométrica simples e ao mesmo tempo marcante, a enfatizar este mito ariano-alemão, insuflando o orgulho racial. Desde a II Guerra Mundial a maior parte do mundo ocidental tem a suástica apenas como um símbolo nazista, levando a equivocadas interpretações de seu uso no Oriente, além de confusão quanto ao seu papel sagrado e histórico em outras culturas.

Geometricamente a suástica pode ser definida como um icoságono (polígono de 20 lados) irregular. Os “braços” têm largura variável e são frequentemente retilíneos (mas isto não é obrigatório). As proporções da suástica nazista, entretanto, eram fixas: foram fixadas numa grade 5x5.

Uma característica fixa é a rotação em 180° de simetria e não eqüilateral – portanto com ausência de simetria reflexiva entre as suas metades.

A suástica é, depois da cruz eqüilateral simples (a "cruz grega"), a versão mais difundida da cruz.

A visão de Wilhelm Reich - O polêmico psicanalista Wilhelm Reich (ucraniano de origem germânica), em "Die Massenpsychologie des Faschismus, Frankfurt 1974, S. 102-107", faz a seguinte leitura do efeito psicológico da suástica:

1.O Nazismo serviu-se da simbologia para atrair sobretudo a massa de trabalhadores alemães, enganando-os com a promessa de que Hitler seria um Lênin para a Alemanha;

2."sob o simbolismo da propaganda, a bandeira era o que primeiro chama a atenção (cantando:).

Nós somos o exército da suástica,

Erguemos as bandeiras vermelhas

O trabalhador alemão nós queremos

Assim trazer para a liberdade."

Usando músicas que claramente pareciam comunistas, e com a bandeira habilmente composta, passava o Nazismo um caráter revolucionário para as massas.

Reich atesta que a "teoria irracional" da superioridade racial, tinha apelos ao subconsciente, através das formas da suástica e dos contrastes oferecidos pelas cores utilizadas (vermelho, preto e branco), chegando mesmo Hitler a afirmar que esta cruz era um símbolo anti-semita, em sua origem.

"Se olharmos detidamente para as suásticas no lado direito, vemos que elas claramente revelam formas humanas esquematizadas. Já a suástica voltada para a esquerda, mostra um ato sexual…".

Para o Hinduismo, os dois símbolos representam as duas formas do deus criador, Brahma: voltada para a direita, a cruz representa a evolução do Universo (ou Pravritti); para a esquerda, simboliza a involução do Universo (Nivritti). Também pode ser interpretado como representando as quatro direções (Norte, Leste, Sul e Oeste), com significado de estabilidade e solidez.

O Budismo foi fundado por um príncipe hindu e as duas formas da suástica são uma herança dessa cultura. O símbolo foi incorporado, desde a Dinastia Liao, nos ideogramas chineses, com o sinal representativo ? ou ? (wan, em chinês; man, em japonês; van, em vietnamita), significando algo como "um grande número", "multiplicidade", "grande felicidade" ou "longevidade", mas o desenho ? (suástica virada à direita) é raramente usado. A suástica marca as fachadas de muitos templos budistas. As suásticas (qualquer das duas variantes) costumam ser desenhadas no peito de muitas esculturas de Buda, e frequentemente aparece ao pé da estatuária de Buda.

Em razão da associação da suástica voltada para a direita com o nazismo após a segunda metade do século XX, a suástica budista, fora da Índia, tem sido utilizada apenas na sua forma ( virada para a esquerda).

A suástica, usada na arte e escultura budistas, é conhecida dentro da língua japonesa como "manji" (que, literalmente, pode ser traduzido como: caractere chinês para eternidade ), e representa o Dharma, a harmonia universal, o equilíbrio dos opostos. O símbolo virado à esquerda representa amor e piedade; voltado para a direita é força e inteligência.

No Japão, a suástica é chamada manji. Desde a Idade Média é usado como um Mon - ou "brasão de armas" de algumas famílias. Na simbologia japonesa a suástica virada à esquerda e horizontal ou manji é usada para indicar o local de um templo budista. A suástica à direita é chamada de gyaku manji (literalmente, manji invertido), e também é chamada de kagi juji, significando, literalmente, "cruz em gancho".

O Jainismo dá mais ênfase à suástica que o Hinduísmo. É um símbolo do progresso humano, e representa o sétimo Jina (Santo), o Tirthankara Suparsva. É considerada uma das 24 marcas auspiciosas, emblema do sétimo arhat dos tempos atuais. Todos os templos do Jain, assim como seus livros santos, contêm a suástica. Suas cerimônias começam e terminam com o desenho da suástica feito várias vezes em volta do altar.

Algumas fontes indicam que a imperatriz chinesa Wu, da dinastia Tang (684-704), decretou que a suástica seria usada como um símbolo alternativo para representar o sol. Como parte da lista de caracteres do idioma chinês (mandarim), a suástica tem seu código (Unicode) U+534D (e a pronúncia segue o caractere chinês, no cantonês, man; no mandarim, wan) para a suástica voltada para a esquerda, e U+5350  para a suástica virada à direita.

O mandarim Wan é um homófono para o número 10 mil, que é usado para representar o todo da criação, no Tao Te Ching, o livro basilar do taoísmo.

A forma da suástica é um símbolo bastante antigo na cultura Kuna, de Kuna Yala, no Panamá. Para eles a imagem lembra o polvo que criou o mundo: seus tentáculos, voltados para os quatro pontos cardeais, deram origem ao arco-íris, ao sol, à lua e às estrelas.

Em fevereiro de 1925 os Kuna se revoltaram contra a supressão de sua cultura, pelo governo panamenho, e em 1930 conquistaram autonomia. A bandeira oficial do estado exibe a suástica, com formas e cores que variaram ao longo dos tempos: as faixas antes da cor laranja eram vermelhas, e em 1942 um círculo (representando o tradicional anel de nariz dos Kunas) foi acrescentado para diferenciá-la ainda mais do símbolo do partido nazista.

Na Grécia Antiga a deusa Atena era por vezes retratada num roupão ornado por suásticas.

A medieval Liga da Corte Sagrada - Walker (em A Woman's Dictionary of Symbols and Sacred Objects) informa que a suástica duplicada era associada com as Cortes Vêmicas da Idade Média, uma seita secreta fundada para perseguir os hereges e judeus, antes de ficar associada à Inquisição. Esses tribunais, segundo ela diz, continuaram como sociedades ocultas para a prática da justiça sumária e do anti-semitismo, até o século XIX, quando foi sucedida pelo Partido Nazista, cujos associados teriam substituído a suástica dupla pela única.

Insígnia do 45th Infantry.A 45ª Divisão de Infantaria do Exército norte-americano usava uma suástica amarela sobre fundo vermelho como símbolo da unidade até os anos 30, como referência ao Pássaro-trovão da mitologia (Thunderbird).

Bandeira da Espanha Nacionalista durante a Guerra Civil Espanhola. Espanha - Os nacionalistas eram chamados de nazistas pelos republicanos, enquanto os republicanos eram chamados de comunistas pelos nacionalistas.

…o que inspirou Hitler para usar a suástica como símbolo da NSDAP já era usado pela Sociedade Thule (em alemão: Thule-Gesellschaft) considerando-se que havia muitas ligações desta com o DAP (Partido dos Trabalhadores) (…) de 1919 até o verão de 1921 Hitler usou a biblioteca Nationalsozialistische especial do Dr. Friedrich Krohn, um sócio muito ativo da Thule-Gesellschaft (…) Dr. Krohn também era dentista de Sternberg, que foi nomeado por Hitler para desenhar uma bandeira semelhante aquela que Hitler projetara em 1920 (…) durante o verão de 1920 a primeira bandeira do partido foi apresentada no Lago Tegernsee (…) sua fabricação foi caseira (…) não foram preservadas as primeiras bandeiras, e a bandeira do Ortsgruppe München foi então considerada como a primeira bandeira do Partido.
A primeira vez que a suástica foi usada com um significado "ariano" foi em 25 de dezembro de 1907, quando os auto-denominados Ordem dos Novos Templários, uma sociedade secreta fundada por Adolf Joseph von de Lanz Liebenfels, içou no Castelo de Verfenstein (na Áustria), uma bandeira amarela com uma suástica e quatro flores-de-lis.


Legislação brasileira:



1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.



Fonte: Wikipedia

domingo, 1 de janeiro de 2012

Brasil é a segunda maior potência do mercado imobiliário



Segundo os prognósticos dos especialistas, os Estados Unidos devem continuar liderando o ranking dos países com maiores investimentos no setor imobiliário, contudo, o Brasil estará muito próximo, seguindo a tendência dos últimos meses. O Brasil ocupa a segunda posição em investimentos nesse setor, mas o seu crescimento demonstra todo o potencial de melhor opção entre todos os emergentes, podendo ultrapassar os EUA muito em breve.

Os americanos se sentem muito à vontade no Brasil pois, além  síndrome de clone que o Brasil tem pelos americanos, nosso sistema elitizado propicia aos americanos vida de reis e rainhas, nem mesmo no coração do capitalismo o dinheiro tem tanta importância.

Essa perspectiva animadora para o setor imobiliário é resultante da última pesquisa anual da Associação de Investidores Estrangeiros em Imóvel Real (AFIRE).

Segundo as palavras do diretor executivo da AFIRE, James Fetgatter, "o Brasil é considerado um lugar muito bom para investimento, atualmente, o retorno é muito alto. Os membros da associação possuem investimentos  imobiliários cujo valor chega a cerca de 874 bilhões, sendo 338 bilhões investidos só nos EUA.

O Brasil possui uma economia em rápido desenvolvimento e apresenta condições seguras para investimentos. São Paulo ocupa o quarto lugar entre as melhores cidades para se investir em dólares, em 2.012.

... e isso não é pouco, para uma cidade que ocupava o 26º lugar em 2.010.

Veja a lista das cidades com mais reputação no setor:

Nova Iorque

Londres

Washington

São Paulo

São Francisco

A crise européia expulsou quase todos os países da zona do euro do mapa de investimentos preferenciais. Com exceção da Suíça e da Polônia, todos os demais países saíram da lista.

A Alemanha, por exemplo, perdeu 50% de aprovação entre os investidores consultados pela pesquisa. Até outros países em desenvolvimento, com menos reputação, como a China, Turquia e a Colômbia, obtêm cada vez mais credibilidade entre os investidores.

Comentário final: Só para constar, vale lembrar o que eu tenho sempre chamado a atenção, em meus últimos textos.

Entre os BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China  e África do Sul, é o Brasil quem tem as melhores condições de crescimento sustentável, todos os outros apresentam problemas, sejam sociais, políticos, geográficos etc.

Rússia - Desde o fim da União Soviética, a Rússia tem enfrentado altos índices de criminalidade e de infraestrutura em geral, e é entre os ricos que o problema é mais grave. O surgimento de máfias e criminosos do colarinho branco, combinados com a herança do precário antigo regime comunista, pior, sem o controle rígido do antigo sistema, deixa a economia Russa com muitas incertezas.

Índia - A índia apresenta, na minha opinião, uma grande desigualdade social, lembrando muito o Brasil. A índia é uma espécie de Brasil piorado, e é a parte rica que mostra o lado desenvolvido do país.

Além das desigualdades sociais, a Índia ainda sofre com problemas milenares, típicos daquela região. O país apresenta uma super população e secas frequentes, em contraste com sua tecnologia desenvolvida.

China - A China é uma caso a parte, além de possuir a quarta maior população do planeta, tornou-se um contra-peso na balança da economia mundial, mais forte e mais inteligente que a Rússia. Depois da queda a União Soviética, a China ganhou mais personalidade, negativamente falando, é claro.

Enquanto os americanos preocupavam-se com a invasão dos japoneses e tigres asiáticos, nem imaginavam que o impossível pudesse acontecer. A China conseguiria provar que a gestão de bilhões de pessoas seria possível, pior, sem nenhuma qualidade.

Além de ter desenvolvido a sua própria tecnologia, com sistemas de espionagem que até hoje é desconhecido do mundo inteiro, desenvolveu  uma logística que eu considero a melhor do mundo.  A china conseguiu agradar a gregos e troianos, ricos e pobres, capitalistas e socialistas e ainda ameaça dominar a economia mundial, tudo com um sistema que parece infalível: Ditadura, desenvolvimento tecnológico, economia fechada, mão-de-obra escrava e  política externa bem ao estilo chinês.

África do Sul - Além das epidemias frequentes, o país recém saído de um regime de apartheid, tenta passar da teoria para a prática. Tem fama de rico, mas sina de pobre.

Fonte: RT - TV

Texto: By Jânio

Texto relacionado:

Imobiliárias americanas no Brasil