sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Protestos inteligentes e criativos



O protesto da polícia  no Ceará, mostrou que está faltando inteligência nas greves do Brasil. Se cada vez que os policiais ficarem insatisfeitos, comportarem-se de maneira previsível, a greve vai perder o sentido.

Deve ser conveniente para algumas pessoas, parar de trabalhar em sinal de protesto, mas entre o conveniente e a falta de inteligência, a distância é muito pouca.

No Japão, havia um costume muito peculiar entre os trabalhadores, as pessoas trabalhavam em dobro, quando estavam insatisfeitas. Enquanto trabalhavam, uma fita era amarrada na cabeça, em sinal de protesto.

Todo bom empreendedor sabe o quanto os recursos humanos são importante para atingir os objetivos de determinados projetos.

Nas fronteiras do Brasil, mais especificamente na tríplice fronteira, a Polícia Federal costumava fazer greves que chamavam a atenção. Durante seus protestos por melhores salários, os policiais aumentavam o trabalho, o que causava um congestionamento gigantesco para a fiscalização dos carros.

A Polícia Federal sempre se destacou no país, devido a sua formação e isso tornou essa corporação muito mais eficiente e infalível, em relação às outras polícias.

Em São Paulo, os flanelinhas tomaram conta das ruas, transformando-as em propriedade privada. O comando da polícia nega que haja policiais envolvidos com essas organizações, mas a verdade é que não há mais controle na segurança do brasil, e nem a marginalidade pode ser mais contida.

A polícia pede para que as pessoas não paguem estacionamento em vias públicas, mas os brasileiros dependem de sua própria experiência para sobreviver, os brasileiros sabem o que acontecerá se não pagarem.

As milícias nos morros chegam a cobrar o dobro do valor dos roubos, mas as pessoas pagam para que não haja violência e nem mortes, e os traficantes também tem desenvolvido estratégias nesse sentido. Resumindo, a segurança virou comércio.

Recentemente, alguns burgueses iniciaram um protesto, onde as pessoas eram incentivadas a oferecer livros a quem pedisse esmolas, e poderia até funcionar, se fossem só as crianças.

O problema, nesse caso,  é que as crianças nunca estão sozinhas. As crianças são as maiores vítimas de pessoas que querem se aproveitar da boa fé dos outros, por isso, antes de oferecer um livro, é preciso ter certeza que não há um grupo de trombadões envolvidos com essas crianças, para não termos os vidros quebrados, lataria riscada ou pneu furado.

Os protestos na política são mais raros, normalmente o povo prefere mudar o comando político. Como o povo hesita, demora muito, isso possibilita que os ratos mudem de barco, voltando a organizar-se e tomar conta do submundo do poder.

A elite procura fortalecer o sistema bipartidário, argumentando que os pequenos partidos são ferramentas de negociação, esquecendo como funcionam as negociatas (PC Farias), mensalões (PT) e privataria tucana.

Um exemplo muito interessante de protesto político, foi a eleição do palhaço Tiririca.

A elite política fingiu não entender o recado, mas o fato virou notícia em todo o Brasil e até lá fora.

... e a melhor notícia eu só fiquei sabendo depois, o Delegado da Polícia Federal que desafiou os banqueiros, patrões de nossos legisladores, havia sido eleito na legenda do palhaço Tiririca.

Além da eleição do Delegado, a possibilidade do deputado ser analfabeto, dividiu opiniões e criou uma polêmica ainda maior.

Na velocidade que as notícias andam e com os correspondentes do mundo inteiro por aqui, ficou uma certeza: Os políticos podem não ter perdido a majestade (hipocrisia), mas que caíram, ah, isso caíram. caíram feio.

Os bombeiros não suportaram um salário tão baixo, protestaram e foram presos.

... e o Brasil ficou conhecido no mundo inteiro, como o país onde o profissional menos confiável prende o profissional mais confiável.

Depois desse escândalo, houveram algumas notícias de flagrantes com bombeiros, coisa que eu nunca tinha visto em minha vida. Se isso foi conspiração ou não, já não importa mais, não se pode mudar a história.

Isso até me lembrou do jornalista Boris Casoy, aquele que ofendeu os garis. Poucos dias depois, a notícia de que alguns garis haviam colocado pedras, para evitar que mendigos dormissem embaixo da ponte, deixou-me intrigado.

Lembro-me de uma autoridade, pessoa conhecida, que disse: Não importa o que falem ou denunciem depois, quem denuncia primeiro, sempre terá vantagens.

Portanto, DENUNCIE SEMPRE, a melhor defesa pode até ser o ataque, mas pode ser a sua própria defesa também.

By Jânio
 



16 comentários:

Anônimo disse...

Péssima matéria, deu a entender que votar no tiririca foi um 'protesto inteligente'. Ridicula a visão desse cidadão, e pior é que muita gente partilha dessa opinião.

S.J disse...

broto.. nemli. encurta as postagens ou bota mais imagens sei lá, assim é chatão. eu sei que é interessante e tals mas né ò_ó

Ricardo Filipe disse...

Excelente texto, exceto pelo fato de considerar a eleição do palhaço Tiririca uma forma de protesto. E uma forma inteligente. Eu não acredito que enriquecer e eleger como membro representante do povo um palhaço irresponsável passe alguma mensagem. Se a ideia é dizer aos políticos "ei, vocês são um bando de palhaços" ou "ei, vocês estão nos fazendo de palhaços", a forma como isso foi feita não poderia ser mais infantil e ineficaz. Um paralelo racional seria oferecer uma casa e um carro a alguém que te acusou de roubar só para dar o famoso "tapa de luva". Não resolve nada, não ensina nada a ninguém e o sujeito ainda sai com o bolso cheio. Foi isso que os "protestantes" fizeram. Uma forma estúpida e pueril de protestar. Por que não direcionaram um milhão de votos a alguém com uma formação acadêmica adequada? Mas tudo bem, autor. Se você acha que isso foi um protesto inteligente, por favor, cite um resultado positivo da eleição do palhaço Tiririca. A ideia de que isso passou uma mensagem é totalmente subjetiva e eu ousaria dizer que também é equivocada.

Ramon disse...

Interessante postagem

Kah Angel disse...

Está cheio de razão. Não tenho muito o que comentar, já que você disse tudo XD.
Ótimo texto :)

Alécia Alves disse...

shoooooow o seu post, muito interessante mesmo, meus parabéns, se todo mundo tivesse consciência doq vc falou, as coisas seria bem diferentes!

Jonas Rodrigues disse...

Gostei do texto, parabéns.

Pena que no Brasil nada funciona, temos um crescimento de faxada, querendo apenas estar na vitrine sendo que não conseguimos resolver nem mesmo os problemas da nossa casa ?

Somos a 6 potência mundial e existem pessoas que estão abaixo da linha da miséria. Aonde vai essa dinheiro ?

Jânio disse...

Olá anônimo:

A questão é polêmica, mas eu queria ver o delegado eleito.

Sinceramente, eu não acredito que a eleição do Tiririca mudou alguma coisa na política, não.

Em país de política torta, é preciso ignorar a lógica. Se o Tiririca não merecia ser eleito, também é verdade que sua eleição mostrou a falda de educação para o mundo inteiro.

... e o delegado merecia ser eleito, ou será que não?

ABS

Jânio disse...

Olá SJ:

Eu não divulgo imagens por não serem minhas, os textos também não são aquelas coisas, mas as mensagens precisam ser passadas.

ABS

Icommercepage disse...

Olá Ricardo:

Eu escrevi textos criticando a eleição do Tiririca, mas depois que eu fiquei sabendo que ele tinha elegido o delegado, eu até fiquei mais contente.

A questão é polêmica, mas é melhor você se acostumar porque vem mais por aí.

ABS

janio disse...

Olá Ramon:

Obrigado pela paciência em ler o texto e refletir.

ABS

Jânio disse...

Olá Kah Rangel:

Fico feliz que o texto tenha agradado, ensaios como esses precisam de leitores especiais como você.

ABS

Jânio disse...

Olá Alécia:

Como você pode notar, eu apresentei protestos diferentes e pelo menos um bem polêmico, o caso Tiririca, para provocar a discussão.

Obrigado pelo apoio.

ABS

Jânio disse...

Olá Jonas:

Não é à toa que raramente o país se destaca internacionalmente. Algumas celebridades tinham até vergonha de ficar ao lado dos políticos brasileiros.

O ex-presidente José Sarney passou vergonha na França, já que ele se considerava rico, mas foi colocado ao lado dos pobres, caloteiros que não conseguem pagar a dívida.

Agora estão agradando o Brasil, mas é poque precisam, não é porque gostam.

Eu não me lembro de ter visto nenhuma autoridade estrangeira falando português.

ABS

Anônimo disse...

Concordo que precisamos ser melhores em protestar por boas causas.

Agora, no Brasil o que vemos são só protestos da vagabundagem pública, que tem os melhores empregos e salários e querem sempre mais a custa de empreendedores, operaários, autonomos e etc que trabalham de verdade no setor privado.

janio disse...

Olá anônimo:

O que ocorre é que há uma grande guerra sendo travada entre os mais pobres e os burgueses. Os burgueses pagam uma carga de impostos muito alta, mas os pobres passa fome com os impostos embutidos nos alimentos e remédios.

O governo tem de escolher que lado agradar, para que mais dinheiro possa ser roubado, assim, a direita opta por abandonar os pobres, financiando a hierarquia elitista, para que possam ser manipulados e percam a força diante a lei, instituições etc.

A esquerda opta pelo populismo, tão perigoso quanto, oferecendo todo tipo de bolsas, e ajuda, mesmo sem cumprir o básico de sua obrigação, como transporte, saúde e segurança, entre outros.

O povo perdeu os seus objetivos e não sabe o que realmente deseja. O governo de esquerda foi eleito e levou toda a oposição a máfia política com ele.

Agora o país tem de parar, pedir a prisão dos dez mais corruptos e não deve reiniciar suas atividades antes que essa máfia seja presa.

Será que o povo tem coragem?

ABS