terça-feira, 31 de maio de 2011

Heróis latino-americanos




A 24 de março de 1.816, os paises de La Plata, reunidos no congresso de Tucuman, redigem uma declaração de independência. e encarregam o general San Martin de preparar-lhes a defesa contra o Peru.

Convencido de que a melhor defesa é atacar o peru, passando pelo Chile, San Martin reúne em Mendonza um exército composto de indígenas, de desertores do Chile, entre os quais O'Higgins, de origem irlandesa, equipa-o com o concurso de mercadores ingleses, transpõe três gargantas dos Andes, entra no Chile, aí nomeia o'Higgins Diretor Supremo e desencadeia imediatamente uma guerra civil, entre liberais das grandes cidades e grandes proprietários rurais. Durante esse tempo, as outras províncias de La Plata dedicam-se também às suas guerras civis e os exércitos brasileiros invadem Banda Oriental (uruguai).

Também simultaneamente o espírito se reacende no Norte, em Nova Granada (Colômbia). Aqui entra, ou melhor, reentra, pois já se tinha metido em uma ou duas insurreições, Simon Bolívar. Herdeiro de uma imensa fortuna, senhor de escravos na Venezuela, é o espírito liberal que o lança contra a tradição familiar? É a paixão romântica, o culto do herói; dedicou a Napoleão uma admiração arrebatada que, por vezes, toca as raias do ódio.

Com a ajuda dos ingleses, os revolucionários de Nova Granada derrotam o o exército espanhol na batalha de Boyaca, e é constituída a Grande Colômbia; presidente: Bolivar.

Jean Duché

domingo, 29 de maio de 2011

Infidelidade de corpo e alma





Vários blogs falando de um tema muito interessante, o conflito entre o homem e a mulher, fizeram-me retornar a esse assunto que sempre gera polêmicas.

Primeira observação: Se o sexo é superficial, porque se fala tanto essa palavra?

Por exemplo: Estamos falando de ambos os sexos, relação entre o sexo masculino e o sexo feminino.

Espere aí, talvez essa seja uma análise antiquada, afinal já temos as relações do mesmo sexo, entre homens e entre mulheres.

Aqui, vale lembrar da polêmica cartilha que pretendia educar as crianças para entenderem como é a vida de gays e lésbicas. Na realidade, esqueceram-se de que a questão sempre foi a tolerância e não o sexo.

Então, talvez devamos esquecer o sexo, parar de dar tanta ênfase ao sexo, ser mais moderados e discretos. Será que assim a sociedade será mais tolerante?

Se for, então os homens não são tão diferentes das mulheres - somos iguais - se não for idem.

Será que está muito confuso? - Então vamos começar tudo de novo:

A mulher não suporta ser traída mas se o amor termina, azar do parceiro - pelo menos era assim, até pouco tempo atrás.

Para a mulher, o amor é infinito enquanto dura, como dizia o poeta playboy que terminou sozinho. Será que é pura paixão?

O homem não pode ver um rabo de saia, mas não dá o menor valor ao sexo. Para o homem, mulher só tem uma, aquela que ele deixou em casa.

Se pudesse, um homem ficaria com a mesma mulher a vida toda, não importa quantas vezes a tenha traído.

Então o homem dá mais valor ao espírito, a alma, caso contrário ficaria com as meretrizes.

Talvez o homem seja apenas uma criança imatura, incapaz de sobreviver só, manipulado por uma mente muito mais inteligente e responsável - Será que isso explica a eterna atração pelas secretárias, enfermeiras e babás?

Quando uma mulher ama um homem, ela acredita que deve engravidar dele, acredita que aquele é o homem da sua vida.

A mulher não suporta ficar só, mas tem maturidade suficiente desde jovem, enquanto o homem gosta de independência, mesmo sabendo que não pode viver sem a mulher.

A mulher poderia trair um homem mil vezes, antes que ele percebesse, mesmo assim achando que não o traiu, afinal, ela não foi para a cama com ninguém, isso porque é a única coisa que eles querem.

Para o homem, só haverá traição se ele descobrir, enquanto isso, sua mulher será a mais pura criatura do mundo.

Dizem que o homem busca lá fora, o que não encontra em casa - Acredite se quiser, a mulher sempre encontrará o que precisa em casa, justamente com um homem que está procurando fora, o que não encontrou em casa.

Essa mulher poderá abandonar tudo, em nome de um grande amor que ela finalmente encontrou - Parece que esse homem realmente é responsável e maduro, parece que ambos aprenderam com o sexo oposto e serão felizes até que a morte os separe.

Nem me perguntem sobre o que ficou para trás. Talvez um homem fiel de espírito e uma mulher que realmente não conhecia o marido que tinha.

Também não me perguntem de quem foi a culpa. Talvez dos dois, talvez de nenhum, talvez só da sociedade machista que está mudando.

Para saber como um homem ou uma mulher são, bastaria conversar, perguntar diretamente, um ao outro. Se o homem é mais fechado como dizem, também é verdade que dizem que os homens são todos iguais, então, só falta saber como são as mulheres.

By Jânio

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pimenta Neves é preso novamente




Antônio Pimenta Neves nasceu em Uberlândia, 1.937, e, pelo seu currículo, passa a impressão de um homem muito inteligente. Ele era Jornalista, Advogado e analista econômico-financeiro.

A idéia de que só pobres, analfabetos e classes menos favorecidas podem ficar na cadeia, ainda prevalesce no país.

O sistema carcerário brasileiro é uma pena de morte, prender pessoas com mais de 65 anos não é uma prática muito comum. Ao menor sinal de problemas de saúde, o presidiário idoso é solto.

A morte de um idoso dentro de uma cela, em caso de pessoas ricas, pode acarretar sérios problemas para o Estado. Mesmo em caso do idoso ser pobre, seria preciso um "acordo", trazendo enormes prejuízos.

Pimenta Neves, com setenta e quatro anos, será um sério problema na penitenciária onde ele está. Se uma pessoa nessa idade já vive com dificuldades fora da prisão, imaginem dentro dela.

Foi o caso de Paulo Maluf, outro criminoso famoso. Chorou tanto que o delegado não teve dúvidas em soltá-lo, ocorrendo o mesmo com Juiz Lalau.

É aquela velha história, um jovem de dezesseis anos pode votar, discutem se poderá dirigir, mas não poderá ser preso. O voto obrigatório já é um crime.

Se um político comete um crime, não poderá ser preso, a maioria é idosa e não teria a menor condição de sobreviver na cadeia. O pior é que o político honesto ainda não nasceu.

No caso específico de Pimenta Neves, ele poderia ter sido preso antes, acho que esperaram que ele morresse de velhice. A burocracia funciona muito bem, quando há dinheiro e nomes importantes envolvidos nesses crimes.

Pimenta Neves já cumpriu sete meses em 2001, deverá cumprir uma pena ainda menor agora.

Toda vez que ocorre um escândalo político, como aconteceu com o Palocci, a Justiça parece que está funcionando, mas é só impressão.

Ver um pobre velhinho de setenta e quatro anos na prisão, tomando banho em água fria, é de dar pena, mas pensar no crime que ele cometeu - um tiro pelas costas e outro no ouvido de uma jovem, além das agressões físicas anteriores - enche-me de revolta e sede de justiça.

Ainda sou humano, ainda tenho sentimentos, mas se a prisão for uma pena de morte, melhor que essa pena de morte seja natural, na cadeia.

By Jânio

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Barack Obama e a questão palestina




Barack Obama passa por uma tremenda "sai justa" nos EUA, ao ver Benjamin Netanyahu de Isrrael ser aplaudido de pé. Eu confesso que eu não me lembro de alguém tão influente assim, desde Mikhail Gorbachev.

Segundo a minha Teoria de Bêbado, os conflitos e mortes na Faixa de Gaza só irão diminuir quando os Palestinos tiverem o seu estado soberano.

As tradições e variedades culturais do Oriente Médio exigem um sistema político alternativo, como o sistema adotado pelos Emirados Árabes, por exemplo.

É preciso parar de barrar as tradições e culturas do Oriente Médio, em nome dos interesses capitalistas. Qualquer pessoa que conheça os livros sagrados orientais, sabe que esses povos são um grande exemplo de comunidade, são capazes até morrer por isso.

Israel é uma questão de honra para os EUA, isso porque faz parte de um passado americano glorioso, a única guerra que os americanos "acertaram".

Ironicamente, depois de setenta anos, a questão palestina se tornou mais importante que a questão israelense. É uma questão que precisa, e já devia ter sido resolvida.

Assim como a TV é a principal ferramenta de divulgação política no Brasil, nos EUA é o cinema de Hollywood quem se encarrega dessa "missão".

Sendo os maiores produtores do cinema de Hollywood, judeus, inclusive a nova geração, como Menahem Golan e Yoram Globus, é natural que os americanos atendam as reinvindicações israelenses.

Além de tudo isso, ainda tem a guerra política entre Democratas e Republicanos. John Kennedy foi o maior estadista democrata, criou a ideologia pacifista no partido democrata.

Para governar, Barack Obama adotou uma posição de centro esquerda, lembrando a esquerda brasileira, com direito a choro da Senhora Clinton e tudo. A direita republicana, assim como no Brasil, finge adotar uma posição pacifista.

Nesse jogo político, os republicanos vencem sem fazer nada, afinal, os americanos tradicionalmente defendem as causas israelenses, então, nada mais natural que deixar o próprio Benjamin Netanyahu decidir o que deve ser feito.

Deu certo, mas os democratas não vão chorar essa derrota, afinal, a teoria de bêbados sempre esteve certa, é preciso repartir a o litro de pinga, digo, as terras em conflitos.

Há muitos problemas para que Barack Obama resolva, passar mão na cabeça do presidente Obama, no dia do assassinato de Bin Laden, não mudou a postura dos republicanos.

Os americanos votaram nos democratas para castigar os republicanos pela crise, se Obama não resolver esse problema, e não vai resolver na maneira americana, os republicanos voltarão ao poder, e os republicanos serão ainda piores que os democratas.

By Jânio

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Crime quase perfeito




Entre os Crimes mais Polêmicos dos últimos anos, a metade deles são complexos, sofisticados.

O caso da família Richthofen, por exemplo, foi premeditado, o problema é que ninguém acreditou na versão da filha do casal. Criminosos de primeira viagem procuram desesperadamente se livrar do crime.

Ela tentou deixar o namorado com a culpa e, no final da história, todas as versões se completaram incriminando todos os três.

No Caso de Isabella Nardoni, outro criminoso de primeira viagem acreditou que poderia se livrar da culpa mas, no final, acabou levando também a mulher para a prisão.

A filha de Glória Perez desapareceu, mas o high society também tem high technology para incriminar o principal suspeito, expondo pessoas importantes e empresa importante.

Mais recentemente, os casos Mércia e Eliza Samúdio foram os crimes que chamaram mais a atenção. Os dois crimes tem características de crimes quase perfeito.

O crime perfeito é o crime que não deixa suspeitos. Na medida em que a sociedade entrou em decadência, a tecnologia evoluiu, mostrando detalhadamente os traços de sua falência.

Com o fator tecnológico tão presente em nossas vidas, a filosofia popular continua valendo: "Não há crime perfeito".

No caso de Eliza samúdio, ela deixou um vídeo acusando o namorado. Se alguém tivesse conhecimento do vídeo, poderia ter cometido o crime, deixando o suspeito em situação complicada.

Aconteceu um fato interessante no caso Mércia também: Seu namorado, sendo policial, estava seguro de estar acima de qualquer suspeita, acabou envolvido.

Talvez em noventa por cento dos casos de crimes premeditados, número hipotético, os criminosos deixem rastros. A quebra do sigilo telefônico, bancário, câmeras, internet, fotos de celular, etc., podem revelar pistas do crime, entre as pessoas mais próximas e, em alguns casos raros, pode revelar crimes ainda piores que o investigado.

Em minha pequena cidade, há trinta anos atrás, bastou um grampo telefônico para revelar uma face do crime organizado até então desconhecida pela polícia. A investigação era de um assassinato encomendado, mas a polícia descobriu uma rede de criminosos que vendiam carteiras de motoristas.

A ocultação do cadáver é considerado crime grave, mas quando ocorre entre os ricos, com a ajuda de um bom advogado, pode se constituir um crime perfeito.

A prova concreta do crime é sempre necessária, sem essa prova, são necessários indícios fortes, pistas, boa argumentação, para convencer o Juiz, desde que o Juiz seja bom, evidentemente.

Assim como na fofoca, o crime decididamente não é para amadores. Um bom fofoqueiro sabe onde a fofoca deverá ser contada, para se espalhar mais rapidamente, livrando-o da culpa - o criminoso experiente sabe como se esquivar, evitando deixar pistas.

Quem dará a última palavra, entre os crimes modernos, será a tecnologia. A Justiça dos homens, agora, terá a ajuda da justiça das máquinas.

Será que já acharam o corpo do Osama?

By Jânio

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O fim do império americano




Antes da operação que resultou no assassinato mais caro da história, Barack Obama enfrentava queda de sua popularidade, talvez até por isso ninguém tenha acreditado na morte de Osama Bin Laden.

Desde a época do ataque de onze de setembro, o governo norte-americano falava da impossibilidade de sobrevivência de Osama Bin Laden. Na época, o governo dos EUA afirmava que Bin Laden teria problemas sérios de saúde nos rins, devido ao fato de ter passado a vida em campos de batalha, boa parte desse tempo como aliado dos Estados Unidos, fato que tornaria a sua sobrevivência impossível.

Diante desses fatos ficou uma grande questão, ou os EUA estariam mentindo antes, ou estão mentindo agora. O motivo da mentira, evidentemente, seria para alavancar a popularidade de Barack Obama para a próxima eleição, uma estratégia um pouco menos desastrosa que os governos anteriores, mesmo assim incompatível com os novos tempos.

Depois da operação que matou Bin Laden, Obama teve um aumento em sua popularidade, mas a crise econômica impossibilitou que esse aumento se mantivesse por muito tempo. É justamente no setor econômico que Obama enfrenta seu maior problema com popularidade.

A economia precisa de dados concretos, para acalmar os empresários, e a realidade mostra dados desagradáveis para esse grupo de pessoas bem informadas.

Apesar disso, Obama também não tem adversários, os republicanos ainda não se recuperaram de suas decisões mal pensadas, ou pensadas demais mas de maneira discutível.

As próximas eleições americanas poderão trazer resultados nunca esperados pela democracia, mostrando que a verdadeira democracia deve controlar o capitalismo e não o contrário.

É claro que estamos falando dos EUA. No Brasil enfrentamos uma situação bem diferente, aqui o passado está apenas começando.

O Brasil começa a sentir o gosto do capitalismo, apoiado pelo socialismo capitalista chinês e com uma oposição que entende mais de acordões do que de política.

Mesmo na política externa, Barack Obama não tem onde se apoiar. Os emergentes trazem enraizadas em suas tradições anti-sociais as marcas da miséria, tendo como símbolo a ditadura da China.

No Oriente Médio, as quedas dos ditadores do Egito e Tunísia, motivando outros movimentos populares na Líbia, Bahrein, Síria, Iêmen e Jordânia, mostram o fim do império americano.

Em minha modesta opinião, os novos tempos exigem mudanças rápidas.

As mudanças rápidas só seriam possíveis se as decisões fossem tomadas baseadas na lógica, independente de manipulação e interesse.

Resumindo: Está na hora da elite abandonar os ossos e a caveira, promoverem novas organizações populares, transparentes. Lembrando que, normalmente, quanto menores as orgs, maior será sua representatividade democrática.

Veja os números de Obama:

Quarenta e cinco por cento dos norte-americanos acreditam na reeleição de Obama.

A aprovação do presidente dos EUA, depois do assassinato mais caro da história, ficou em 49 por cento.

Apenas 34% acreditam em sua gestão econômica.

Gallup - aprovação de Obama era de 46%.

By Jânio

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Palocci envolvido em novo escândalo




Eu estou achando que os políticos não gostam do Palocci, só isso explica a insistência com a vida particular dele.

Antônio Palocci, atual ministro-chefe da Casa civil, foi o homem mais importante para a economia brasileira, desde a saída de FHC, mas seguindo a teoria de que não há político santo - no caso do Brasil, nem honesto - a oposição, incomodada com o crescimento de sua popularidade, passou a investigar todo o seu passado. Nessa investigação valia tudo, quebrar sigilos pessoais, entrevistar criminosos na cadeia, comprar informações, enfim, tudo o que fosse "politicamente correto", em se tratando de Brasil.

Era evidente que encontrariam indícios de atos ilícitos em sua carreira política, mas isso não inplica em uma investigação séria em processos. Há um protocolo entre os Bilderbergers brasileiros: Nenhum processo que envolva vários políticos deve ser aberto, isso constitui terrorismo político, ou seja, fatalmente atingirá a todos.

Foi preciso analisar o comportamento seguro de Palocci para pegá-lo em uma armadilha, mesmo sendo preciso usar um laranja, com perfil forjado de pobre abandonado, presenteado pelo pai.

Uma jogada política perfeita, Palocci foi o único político pêgo, portanto, politicamente correto.

Na eleição de 2.010, Palocci voltou ao cenário político, sendo um dos principais responsáveis pela campanha de Dilma. Com sua vitória, Palocci recebeu o cargo mais alto.

Novamente a oposição escolheu-o como forma de atingir a credibilidade do governo, mais uma vez Palocci é envolvido em escândalo político.

Dessa vez, Palocci é acusado de enriquecimento ilícito - a oposição nunca aprende. Ele é acusado de ter multiplicado sua fortuna em vinte vezes, em apenas quatro anos de mandato.

Em meio a esse escândalo, há uma empresa chamada Projeto, mas com a parte burocrática devidamente comprovada.

Assim como Henrique Meirelles, Palocci me fez lembrar de PC-Farias: "Vocês todos são hipócritas".

PC Farias morreu pela sua ousadia, mas suas palavras passaram a ser a "religião" dos novos políticos.

Primeiro foi Henrique Meirelles: "Eu não concordo com isso, acho que é errado, mas é a lei e a lei deve ser seguida". Agora é a vez de Palocci: "Todos os Ministros ganharam dinheiro assim".

É verdade. É impressionante como os políticos próximos ao Governo podem enriquecer facilmente.

Chico Lopes foi o primeiro a "vazar" informações sigilosas, mostrando que um amigo deve sempre se lembrar das velhas amizades.

Hoje em dia é comum a consultoria financeira, mesmo fazendo parte do governo. Só as pessoas ligadas ao Governo sabem o que vai ocorrer nos próximos anos, quais serão as regiões que deverão receber mais investimentos, os critérios de (i)licitação, etc.

Na atual fase que o Brasil passa, é preciso saber o que fazer com tanto dinheiro. Todo empresário de araque sabe que os contatos são fundamentais, sabe que os melhores contatos devem estar próximos ao governo, assim, nem a família do ex-Presidente Lula escapou.

Não deverá ocorrer nada com Palocci, mas como não há crime perfeito, a oposição deverá insistir, torcendo para que um novo caseiro possa realizar os seus desejos, politicamente (correto) falando, é claro.

OBS: O valor do patrimônio de Palocci não será publicado aqui, isso me faz lembrar do Panamericano, Chico da Fossa, lotéricas, etc.

By Jânio

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Uma mulher e um caveirão aterrorizam o México




Traficantes do México transformaram o país numa zona de guerra, em estados como Nuevo León, Coahuila e Tamaulipas, até grupos de guerrilhas criaram uma versão do Caveirão brasileiro. Com o veículo blindado, eles desafiam a polícia e aterrorizam a população.

O "Monstruo 2.011" foi criado pelos guerrilheiros mexicanos Los Zetas, com o objetivo de enfrentar o Governo Mexicano. O veículo transporta até 12 pessoas e pode alcançar uma velocidade de até 110 quilômetros por hora.

Apesar de sua blindagem e velocidade, o "Monstruo 2.011" tem um ponto fraco, os pneus, e são os pneus as partes mais visadas pela polícia mexicana, para parar o monstro.

Países latino-americanos tem problemas em comum, um dos maiores problemas são as formações de guerrilhas por criminosos, uma ameaça real aos Estados abandonados pelos Governos corruptos. Brasil, Peru, Colombia e México, todos eles enfrentam problemas sérios de segurança.

No México, os traficantes chamam mais a atenção por causa da fronteira com os EUA, alguns estados, cidades ou praias, são procuradas por turistas americanos, devido a facilidade de compra e distribuição de drogas.

Los Zetas tem praticado extorsões, sequestros e terrorismo no território mexicano, e assustam até seus vizinhos americanos, numa região onde já morreram cerca de 34.600 pessoas, desde 2.006 até 2.011.

Num ambiente de guerra, o maior cartel do país é dirigido por uma mulher. Enedina Arellano Félix é a "madrina" do tráfico, chefe do cartel de Tijuana.

O cartel de Tijuana, além de ser o mais poderoso do México, é o mais famoso também. Nesse Cartel, a família Félix reina absoluta.

Depois da prisão dos dois irmãos, a madrinha do tráfico mexicano tem mostrado habilidade na administração do crime organizado.

O Caveirão Mexicano parece um veículo de filmes de ficção, enquanto os chefes do tráfico entram para a lista dos homens (e mulheres) mais ricos do mundo.

Bem-vindos ao futuro, bem-vindos à nova idade média.


Fonte: RT-TV

Texto: Jânio

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dupla sertaneja é presa por assalto




Os irmãos Parreiro, presos em Ibitinga, são motivos para uma boa reflexão.

Conhecidos como uma dupla sertaneja de relativo sucesso, Dudu di Valença e Rodrigo, os irmãos foram presos em flagrante, depois de uma investigação da Polícia Cívil.

Os irmãos Parreiro não são exatamente trombadinhas, são acusados de assaltar joalherias de pelo menos oito cidades do Estado de São Paulo.

Eles também não são moleques, analisando pelas fotos, devem ter mais de cinquenta anos.

A pergunta é inevitável: O que os levou ao mundo do crime?

Apesar do delegado suspeitar que os roubos da dupla famosa de Goiás sustentasse suas carreiras, é inacreditável que mesmo depois de fazerem shows e gravarem CD, a dupla continuasse roubando.

Isso nos leva a especular que talvez a segurança seja algo tão inútil, a ponto de qualquer pessoa decidir pelo caminho proibido e perigoso.

A forma como eles assaltavam também é digna de comentário:

Um deles entrava nas joalherias, com roupas de grife, distraia o vendedor, furtava as jóias, enquanto o outro aguardava no carro.

Isso implica em crime qualificado, o que quer dizer que os irmãos podem pegar até oito anos de prisão.

Nossas Vidas estão cheias de exemplos para não serem seguidos, mas inacreditavelmente alguns decidem segui-los. Será que essas pessoas não lêem jornais, não usam internet?

Qualquer pessoa normal que tenha o mínimo de sensibilidade, pensaria um milhão de vezes, e não cometeria uma falha estúpida dessa.

Todos nós sabemos que o crime só compensa na política, onde é incontitucional a prisão de um político eleito.

E a educação familiar moderna? Será que a família é realmente uma instituição falida?

As respostas podem variar de pessoa para pessoa, portanto esteja a vontade.

By Jânio

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nossos direitos estão na educação




Já repararam como a sociedade nos impõe mais obrigações que direitos? - Pelo menos é o que parece, dentro de uma sociedade elitizada.

Analisando alguns dos vários cursos de Pós-graduação em Direito, inclusive à distância, pude constatar que direitos existem, só falta informação.

A burocracia atrapalha, impede que os cursos de Pós-graduação em Direito tenham a importância que deveriam ter.

Uma sociedade deve ter mais direitos que obrigações e deveres, caso isso não ocorra, a sociedade entra em decadância. São os direitos que mantém a sociedade, não as obrigações e deveres.

Há cursos de Pós-graduação em Direito público que tratam de questões eleitorais, tanto dos candidatos, quanto dos eleitores - Direito eleitoral. São inúmeras as áreas de especialização em Direito.

A Justiça deveria ser feita tanto para um cidadão comum, como para um terrorista como Osama Bin Laden, que diante da Justiça deveria ser visto como um réu comum. Nesse caso, vários direitos foram feridos, criando precedentes.

Os americanos tem normas rígidas dentro de seu território, fora dele, todos são considerados inferiores, nada que um curso de especialização em Direito Militar não encontre a solução.

Na questão de Bin Laden, foi deixado de lado o Direito Internacional, além do estudo das questões relacionadas às formas de conflitos armados.

Eu tenho defendido a importância da ética, mas a questão da ética deve ser verificada pelos países onde esses cidadãos se encontram, principalmente quando a questão envolve a pena de morte ou de assassinato.

Pagamos seguros de carros, entre outros inúmeros impostos, mas nem sabemos o motivo, nesse caso, uma Pós-graduação em Direito Tributário poderia nos fornecer detalhes de nossos direitos.

Enquanto a maioria das pessoas prefere fazer acordos em acidentes de trânsito, ou pior, fugir, deveriam, ao invés disso, chamar a polícia, não para intimidar o infrator, mas para registrar a ocorrência. É preciso lembrar que o registro em fotos, antes da remoção dos veículos é fundamental para a obtenção desses direitos.

Será que a questão é educação? - Eu não tenho a menor dúvida.

Pessoas mais velhas tem mais conhecimentos de direitos que os mais jovens, isso acontece pelo fato dessas pessoas terem aprendido com a vida, a escola pode encurtar esse caminho.

Aqui, entra a questão da terceirização da educação, onde as pessoas não tem tempo para verificar os seus direitos, pior, não tem tempo nem para os próprios filhos. Os filhos, quando não são educados por babás eletrônicas, são educados por creches sem estruturas adequadas.

Uma Pós-graduação em Direito Médico, envolve Responsabilidade Profissional, Exercício Profissional na Saúde e Metodologia da Pesquisa Jurídica. Até agora, o médico não necessitava de direito, nem de obrigação, mas isso está mudando, um erro médico constitui um crime gravíssimo.

Algumas especializações são específicas, voltadas para as questões econômicas, como o Direito do Turismo, outras áreas são mais abrangentes e estão em constante transformação.

A Pós-graduação em Direito do consumidor é uma forma de direito que vem ganhando importância nos últimos anos, forçando os comerciantes a melhorarem o atendimento, o que também trará benefícios para eles.

Direito Tributário é uma área de Direito Público que trata tanto de Direito Público, quanto Privado, o que não é muito comum.

Eu me lembro que meu professor de Direito sempre dizia que há uma área de Direito onde o cidadão nunca perde, Direito do Trabalho, só falta coragem para reclamar nossos direitos.

Mulheres, crianças, idosos, todos tem recebido atenção especial nos últimos anos, devido as injustiças sofridas por eles. Onde houver injustiça, haverá também necessidade de se criar novas regras que regulamentem o comportamento social nesses casos.

By Jânio

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fantasias só para adultos




Segundo os médicos, o complexo de culpa pode "derrubar" um homem.

Mulheres ativas são raras. Quando são, há poucas alternativas, entre elas assumir a má-fama.

Há exceções, um exemplo são os casos de mulheres que casam cedo, evitando passar por essa fase.

Uma pergunta que me veio a cabeça hoje foi: Quem é mais feliz tem mais prazer?

Eu tenho certeza que a maioria vai pensar afirmativamente, até eu.

Acontece que a mente humana tem mecanismos de defesa. Podemos nos transformar em zumbis, assistindo a tv, novelas, futebol ou algum programa estúpido, ou até sermos conpulsivos, para não enlouquecermos.

Vivendo de ilusões, estaremos presos eternamente em nossas fantasias, sem precisarmos encarar nossos problemas, sem precisarmos lutar.

Esta mormalidade, vez por outra, será quebrada, e quando isso acontecer, teremos mais um maníaco a solta.

Qualquer semelhança com filmes de ficção, não é mera coincidência, a vida real é a melhor inspiração para a ficção.

Em meio a todo esse caos, há pessoas que são felizes. Essas pessoas conseguem manter a sanidade física e mental, tornando-se líderes naturais, capazes de resolver problemas individuais e coletivos com simples conselhos, mensagens, ou palavras de afeto.

Pessoas que optam por serem felizes, adoram certas estratégias, como serem discretas. Não tem nenhum interesse em revolucionar costumes, nem em lutar contra o sistema.

Aí, eu fico pensando: E as pessoas infelizes? será que elas sentem algum tipo de praze?

Quando penso nisso, outras formas de comportamento surgem em minha mente, como o fetiche.

Não é à toa que o direito à privacidade é tão importante para a vida das pessoas em geral.

Em suas vidas privadas, as pessoas normais mantém certos costumes e tradições milenares que podem surpreender até os mais modernos. A maioria das pessoas não são tão normais assim, mas apenas nas aparências.

Em suas mentes, essas pessoas apresentam fantasias e fetiches inconfessáveis, cabe somente à elas decidirem sobre o que é proibido ou permitido.

Essa forma reservada de solucionar problemas pessoais ou sociais, pode ser perigosa.

Pessoas assim, normalmente precisam da ajuda de terapias. Quando não há condições financeiras, as religiões surgem como opções.

O problema é que muitas vezes as soluções são apenas momentâneas, podendo agravar a situação. Isso pode ser notado em viciados em drogas, alcólicos ou até mesmo em pessoas que fazem uso de anti-depressivos.

Esses equívocos podem ocorrer quando as pessoas são mal orientadas, não nescessariamente por falta de orientação.

Outro engano, seria imaginar dificuldades em se obter relacionamentos e amizades. Na realidade nunca foi tão fácil fazer amigos e construir um relacionamento.

Essa facilidade acaba atrapalhando, criando uma situação conhecida atualmente como vampirismo.

O vampirismo se manifesta quando uma pessoa surge, sem muitas cerimônias, torna-se íntima, próxima das pessoas, obtendo o máximo de vantagens, podendo tornar-se agressivas quando não conseguem satisfazer seus objetivos. Nesses casos, uma pessoa pode perder tudo aquilo que conseguiu durante sua vida, com muito esforço.

Pessoas carentes são, naturalmente, as maiores vítimas, tanto na vida real, quanto na vida virtual. A vida virtual, além de ser virtual. também é real.

Tudo o que nos falta na vida, manifesta-se em nossa mente. A mente possui mecanismos, uma espécie de válvula de escape, mas é preciso controle pois até nossa mente tem limites e se esses limites não são respeitados, mergulhamos num abismo obscuro do qual não há mais volta.

By Jânio

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Novas regras para emissão de cheques




De certa forma, era uma maneira de roubar as pessoas honestas, e as pessoas desonestas também - Só bandido acredita no ditado popular: "Ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão". Na realidade são "SEM" anos de perdão.

A ineficiência dos cheques levava ao uso dos cartões de crédito, mas os cartões são outra forma de roubar pessoas honestas, a diferença é que exige um pouco mais conhecimentos em tecnologia.

Todos nós sabemos que há várias formas de cheques: Cheque nominal, aquele onde uma pessoa, física ou jurídica, é nomeada para ser o beneficiário/depositante; cheque cruzado, onde a pessoa faz dois riscos no cheque, cruzando o cheque; pode-se combinar o cheque cruzado, somando ao nominal, dobrando a segurânça; além de várias outras modalidades de cheques, como é o caso do cheque administrativo, etc.

Cheque nominal, teoricamente devevia ser pago só para o nome citado no cheque, contrário ao cheque ao portador, aquele que não tem dono. O cheque cruzado é só para depósito - Combinado com o nominal, deve ser depositado em nome específico.

Todas são meios de aumentar a segurança, mas sempre surgem formas para se burlar o sistema.

Os cheques são repassados como se fossem dinheiro, com a vantagem de não aumentarem os índices de inflação.

Consumidores, comerciantes, empresas, criam um movimento tão grande de cheques que fica impossível localizar possíveis cheques sem fundos. Se isso é proibido? - Claro que é, sempre foi, mas há cumplicidade das pessoas, sabendo disso os criminosos se aproveitam e agem livremente.

Todas essas regras foram negligenciadas e agora essas leis deverão ser recriadas - No Brasil sempre houve Ordem e Progresso. Ordem para os pobres e Progresso para os ricos.

É o caso da obrigação do Banco em fornecer dados sobre o beneficiário/depositante, caso o cliente queira pagar a dívida, consequentemente, limpar o nome do CCF (Cadastro de Cheques Sem Fundos) - Eu não consigo acreditar que o cliente não tinha o direito de localizar o portador do cheque, só se for no Brasil mesmo.

Cheques roubados ou extraviados deverão apresentar boletins de ocorrência, em caso de sustação - Eu nem vou comentar isso para não ser repetitivo.

Somente cheques pré-datados atingem 2 trilhões de reais, quinze por cento dos recursos livres de crédito - No caso do cheque pré-datado, eu já acho criminoso, só é aceito se visto sob forma de crédito, o famoso "fiado", outra bizarrice da economia brasileira.

Traduzindo: Você não consegue emprestar dez reais de um amigo, mas pode emitir vários cheques sem fundos, pré-datados, de 5, 10, 20, mil. Essas são as maravilhas da economia moderna.

As medidas do CMN (Conselho Monetário Nacional), deverão funcionar durante algum tempo, até que se encontrem novas formas de burlar o sistema.

By Jânio

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O erro americano




A morte de Osama Bin Laden causou repercussão pelo mundo inteiro. Desde o Chacal, nenhum terrorista incomodou tanto o FBI.

Não é para menos, Osama Bin Laden foi, é, e será, para sempre, um mito entre revolucionários e terroristas. Assim como o Chacal, Osama Bin Laden deixou dúvidas sobre veracidade da morte dele.

Osama Bin Laden é polêmico, podendo ser um terrorista, fundamentalista, ou líder revolucionário.

Sua morte deixa mais perguntas que respostas, mas, certamente, muita gente dormirá mais tranquila à partir de agora.

Em 11 de setembro, sua logística infalível não deixou dúvidas quanto a autoria do atentado. Só alguém muito inteligente, treinado pelos próprios americanos, poderia sequestrar simultaneamente quatro aviões.

Enquanto dois aviões atingiam as torres gêmeas do World Trade Center, criando um misto de mito e monstro na história da civilização humana, dois outros aviões seguiam um alvo bem mais objetivo. Três atingiram o alvo, mas o quarto não conseguiu.

Dizem que os passageiros teriam derrubado o quarto avião, pode ter sido. Enquanto tentavam escapar dos sequestradores, poderiam ter provocado o acidente, mas poderia ter sido o governo também.

É muito bom criar heróis e mitos, mas nem todos somos. Acreditar que justamente naquele quarto avião estariam os heróis, é muita bonito, mas lá estavam os terroristas também.

O controle do avião era muito mais difícil que controlar as pessoas, mesmo que elas tenham recebido as notícias dos outros ataques pelo celular.

O avião poderia ter caído por acidente, enquanto os passageiros tentavam se salvar, mas derrubar um grande avião é muito mais fácil do que parece, isso pode ser comprovado em vários acidentes aéreos no Brasil.

Os EUA festejaram a morte de Osama Bin Laden como quem festeja o fim de uma guerra, já a Inglaterra foi mais precavida.

A política e o terrorismo internacional sempre trazem consequências. No caso de organizações terroristas, isso pode ser ainda pior, e a Inglaterra sabe disso.

Eu tenho um amigo que costuma dizer: "Destruir o que está feito é muito mais fácil que construir", infelizmente ele está certo.

Essa demora para capturar Osama Bin Laden, mais de dez anos, foi um tempo mais que suficiente para que ele pudesse preparar vários sucessores.

A Al Qaeda já apresenta uma estrutura com células colaborativas, isso foi inclusive mostrado no cinema, num filme estrelado por Denzel Washington. Isso significa que esses guerrilheiros são preparados para agir isoladamente, e morrer por isso.

Como pôde ser comprovado onde Osama estava, ele não teria condições de controlar nada dali, portanto, já haviam outros no comando.

O grupo de guerrilheiros treinados pela CIA, durante a guerra do Afeganistão contra a União Soviética, evoluiu, tornando-se um movimento. Os americanos conhecem muito bem a origem do grupo, mas não sabem sabem de sua capacidade hoje, ninguém sabe.

A Al Qaeda vinha perdendo credibilidade nos últimos anos, mas a morte de seu inspirador poderia motivar novos ataques, para recuperar sua "importância".

Se os americanos criaram a expressão "guerra ao terror", é verdade também que em uma guerra não há mocinhos nem bandidos.

Acabar com o terrorismo só será possível depois de se acabar com a fome, desemprego, ignorância. O problema é que a guerra é filha da ignorância.

Em plena era digital, o terrorismo anda em baixa. Não é preciso mais dizer ao povo o que é certo ou errado, só é preciso dizer "Libertas Quae Será Tamen" - "Vocês estão esperando o quê?"

Foi por isso que o mundo árabe começou a mudar sua realidade, cansaram de esperar Osama Bin Laden.

Agora, os tempos são outros, o povo é quem deve decidir como promover mudanças. Matar Osama Bin Laden, na minha opinião não foi o maior erro dos EUA, não maior do que matar Saddan Hussein.

Os EUA deverão procurar um novo inimigo para alimentar sua paranóia e sofrer suas consequências.

A morte de Osama Bin Laden

Lista negra do FBI

Imagens de 11 de Setembro



By Jânio

domingo, 1 de maio de 2011

O homem mais rico do mundo vai investir no Brasil




Eu acho interessante como um país como o México, sem nenhum grande destaque no IDH, passe a ser citado no mundo inteiro por ter o homem mais rico do mundo.

Países pobres com homens ricos, mostram uma desigualdade muito grande. Analisando dessa forma eu penso que o México deva estar bem pior que o Brasil.

No Brasil temos dois mundos, o mundo dos ricos e o mundo dos pobres. São Paulo apresenta uma infraestrutura de primeiro mundo, já o resto fica abaixo da linha de pobreza, excluido as capitais, naturalmente.

O tryvertising chegou a São Paulo - eu até pensei que chegaria a outras capitais - e ficou só em Sampa mesmo. Isso não causa nenhuma surpresa, já que São Paulo faz parte do "Primeiro Mundo".

O resto do Brasil tem um IDH tão baixo que sequer pensariam em um investimento de tal natureza.

Carlos Slin é um homem tão rico que precisa doar parte de seu dinheiro, para confundir o "leão" do imposto de renda.

Ele anunciou investimentos bilionários de 8,3 bilhões de dólares para suas empresas, presentes em 19 países, inclusive no Brasil. O Brasil, aliás, será o segundo país a receber mais investimentos, atrás apenas do México.

Considerado o rei das telecomunicações, Slin é dono de algumas das maiores empresas do mundo, como a Telmex, Telcel, América Móvil.

Todos os 8,3 bilhões de dólares, segundo ele, serão investido na América Latina. 3,6 bilhões de dórares serão investidos no México, enquanto 2,5 virão para o Brasil.

Setenta e quatro por cento de todo o seu investimento serão concentrados no México e Brasil.

É bom nos lembrarmos que o homem mais rico do mundo não é o único interessado no Brasil, até a Google procura um sócio por aqui.

Como noticiamos aqui, a Facebook já está aqui, em São Paulo, para variar. Resta saber se o Brasil terá condição de gerir todo esse investimento externo, nós sabemos como as coisas andam devagar por aqui.

Os investimentos de Carlos Slin variam desde hidrelétricas e mineradoras, até universidades digitais, mas é o setor de telecomunicações o seu grande nicho.

By Jânio