quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O problema não é a corrupção




A marcha contra a corrupção, em Brasília,  contou com a participação de mais de 25 mil pessoas. O número de pessoas surpreendeu, mas poderia ser maior.

Uma pergunta que muitos brasileiros  tem feito é: Por que os brasileiros se preocupam mais com futebol que com o próprio futuro e com a política?

A resposta é simples: Quando uma pessoa vai ao estádio de futebol, ela sabe muito bem porque está ali, sabe qual o seu objetivo. Se alguém perguntar qual é o placar esperado, cada pessoa terá o seu palpite na ponta da língua.

A conspiração das minorias faz com que cada grupo de pessoas se preocupe com o seu próprio interesse, assim, os professores estarão preocupados com o aumento de seus salários, assim como os bombeiros, sem tetos, sem terra, gls, mulheres, afros, sêniors, etc.

Mesmo quando há interesses em comum, quando o destino de um afeta  a vida do outro, isso passa despercebido.

Os pais de alunos não se preocupam em saber quanto os professores recebem, mesmo sabendo que disso dependerá a qualidade na educação. Um professor que trabalha além do normal, ou que dá aulas para quarenta alunos numa mesma sala, nunca terá um bom rendimento.

Querer acabar com a corrupção no grito, é muito bonito, mas poderá ficar difícil, sem saber qual é a causa do problema.

É preciso estudar o problema, saber as causas e, além disso, mostrar para as classes mais afetadas pelas desigualdades,  as vantagens  de se lutar por melhores condições.

Se os argumentos dessa organização não forem convincentes, dificilmente haverá adesão de todas as classes ao movimento.

A corrupção é a consequência de altos impostos, provocando uma situação bizarra de taxa de câmbio, Selic, dívida interna e decadência da estrutura do governo. Banqueiros como Chico da Fossa, Sílvio Santos, Daniel Dantas, Cacciola, Nagi Nahas, José Eduardo, todos se acham no direito de financiarem projeto fantasmas, fraudulentos.

Empresas se vêem obrigadas a viver na marginalidade, assim como toda a sociedade. Não há concorrência justa e as empresas preferem se unir a competir uma com as outras.

Quando não é possível pagar taxas exorbitantes, surge a corrupção, máfia de fiscais, caixa dois etc.

É preciso lutar contra os impostos altos, mas como convencer as pessoas de que elas estão pagando impostos muito altos. Alguns postos de gasolina até fazem protestos, mas quem leva a sério?

Ninguém está preocupado com os problemas alheios, mesmo que esse problema também o afete.

Não adianta tirar um governo e colocar outro, a corrupção sempre haverá, enquanto houverem impostos altos.

O governo sempre reclama que não tem dinheiro, mas os banqueiros como Sílvio santos não tem dificuldade em retirar 4 bilhões e meio do Banco central.

É preciso baixar os impostos imediatamente, além de prender os banqueiros que levam todo esse dinheiro arrecadado.

Será muito difícil convencer as pessoas de que suas vidas poderá mudar, caso todas as classes se unam.

Quem estará disposto a pagar o preço?

By Jânio

10 comentários:

LISON COSTA disse...

Saudações!
Amigo JÂNIO:
Uma ótima leitura sobre essa praga que assola o país.
Realmente o problema não é a corrupção, é a mente genial do corrupto. Na atualidade as coisas evoluíram nesse charco. A genialidade, ou melhor, a fina flor da corrupção tem os seus melhores doutores na matéria, agasalhados nas grandes corporações, no topo dos governos, no primeiro escalão da camarilha e um simples desagrado, o Corruptor Mor manda derrubar um chefe de estado que ensaie ser honesto.
A política que enlameia o país de corrupção nasce junto à vigência de um simples Decreto-lei. Por exemplo: Um governante corrupto é conhecedor que o preço pago pelo metro quadrado de uma obra está correto, está em acordo com os preços de mercado, mas, o governador corrupto dá ordens ao secretário para elevar o preço, com isso contempla o empreiteiro corruptor e tal fato nem chega ao conhecimento da população, pois, foi publicado num Diário Oficial, que poucos leem.
Os mestres com doutorado em corrupção elaboram planos mirabolantes, e tudo amparado na Lei que eles mesmos baixaram, antecipadamente preparam a imprensa vendida e massificam o processo preparatório pelo meio propagandístico enganoso, oportunidade em que elevadas somas são desviadas para agradar a imprensa corrupta através das agencias de publicidade que também é corrupta e o povo, desconhece. Tais ações geram graves perdas ao povo brasileiro, empobrecendo a nação e gerando um quadro negro junto à sociedade.
Esses gatos pingados que aparecem nessa lista de corruptos banqueiros, não integraram o Alto Topo do Mundo Da Corrupção. São todos corruptos amadores que, ensaiaram agir sem as bênçãos dos doutores e mestres que realmente tem o controle do poder corrupto, suas fantásticas máquinas de fazer dinheiro e seus confiáveis tentáculos prontos para entrar em ação a qualquer momento.

Parabenizo-o por mais um excelente Post!
Abraços,
LISON.

Almir Albuquerque disse...

Eu acredito que o problema seja um pouco mais complexo do que isso, meu amigo. Na verdade as pessoas não se mobilizam por uma série de fatores, que começa com o massivo combate às formas de organização políticas e sociais dos trabalhadores no passado, com o fechamento de sindicatos, partidos políticos e por fim, com um golpe de Estado em 1964, que culmina hoje numa alienação difícil de romper. Mas a internet chegou para balançar esse sistema, haja vista que essa manifestação que mencionou foi programada pelas redes sociais.

Sobre o excessivo individualismo da sociedade, ela é causada pelo sistema capitalista, que incentiva a competição e não a cooperação, e é contra ela que devemos lutar.

A luta começou tímida, mas dia 15 de outubro tem outra, e depois mais outra, até que a mobilização ganhe as ruas de forma arrasadora, obrigando o país a mudar.

Grande abraço,
Almir Ferreira
Rama na Vimana

Jãnio disse...

Olá Lison:

Você fez um belo comentários.

O problema das leis realmente é a raiz do problema, através dela nascem os corruptos e também os impostos aos quais eu me referia.

Você complementou muito bem o texto.

Parabéns pelo ótimo comentário.

ABS

Jânio disse...

Olá Almir:

Eu também estou torcendo por isso.

Brasília é o centro nervoso da política brasileira e será por aí que deverá se iniciar as mudanças, assim como já deu o exemplo contra o mensalinho.

Aliás, eu tenho dito que a corrupção não é maior em nível Federal, é o mal exemplo que vem de lá. A corrupção vem de baixo, em nível municipal, é aqui que o problema torna-se maior.

Suas colocações são dígnas de boas reflexões e é o que eu pretendo fazer.

Obrigado pela colaboração;

ABS

Anônimo disse...

O problema é o brasileiro ou do povo mesmo.

Que trocaria o silencio por um cargo publico que paga bem e trabalha pouco?
E olha que a PTzada ta criando um monte em, da uma olhada la.

E a grande parte da populacao nem entende isso, se complicar podem ate comecar a culpar os EUA, empresarios, etc... que o povo acredita

Anônimo disse...

Permitam-me discordar mas a corrupção é um problema que grassa sim em todos os níveis da administração. Mas, o pior é pela pouca importância que cada cidadão dá ao seu direito de voto. E daí mandam essas remessas de maus políticos sejam para Brasília, para suas Assembleias Legislativas ou Câmaras Municipais. Lembrando que eles não brotam lá, são mandados por aqueles que se não vendem seus votos, ao menos não refletem melhor sua escolha, fazendo-a tão somente por: "vou votar em quem vai ganhar para não perder o meu voto!" Uma pseudosatisfação que só dura até a divulgação da apuração e que causa tantos efeitos nefastos e podres como que vemos aí a cada dia.

Unknown disse...

Corrupção existe em todos os governos do mundo, até nos EUA. O problema é a falta de ação contra ela.

Jânio disse...

Olá anônimo:

Quando eles culparem a crise, EUA, etc., estão aprendendo rápido, o PSDB fazia isso muito bem, terão o apoio de toda a mídia de massa, resta aos internautas fazermos a nossa parte.

Valeu a participação.

ABS

Jânio disse...

Olá anônimo 2:

Essa mania de votar em quem ganha é uma das maiores pragas de nossa política, só perde para os institutos de pesquisas que fazem propaganda internacional programada.

Se o povão pelo menos lesse, mas nem isso eles querem, aí, fica difícil entender alguma coisa. A TV faz a festa na mente dos coitados.

ABS

Jãnio disse...

Olá Mallconz:

Se não houvesse tanta manipulação da mídia, ficaria até mais fácil.

O nosso sistema possui uma elitização tão complexa que até os poderosos tem problemas contra esse sistema, como foi o caso de tantos políticos que morreram de maneira misteriosa.

A maioria das pessoas repete o que a TV fala.

ABS