terça-feira, 3 de junho de 2014

Joaquim Barbosa vai se aposentar



A notícia de que Joaquim Barbosa vai se aposentar pegou todo mundo de surpresa, afinal, a aposentadoria viria bem antes do previsto e justamente num dos momentos mais importantes da história da justiça brasileira. A princípio, houve especulação de que ele só sairia para ser candidato à presidente, mas ele decidiu se aposentar justamente numa época em que não poderá ser assediado pelos políticos, já que passou do prazo.

Logo depois da declaração a imprensa, surgiram boatos de que ele estaria sendo ameaçado de morte, coisa que eu não duvido, já que ele chegou a receber proteção militar durante o processo do mensalão, o que não dá para aceitar é politicalha em cima desse assunto. Pelo que eu sei, quem faz esse tipo de ameaça é a direita, aliás, nem fazem ameaça, antes que alguém do partido abra o bico, é logo silenciado.

Como um bom anarquista, eu tenho uma certa simpatia pela esquerda, mas tem de ser radical. O problema é que não dá para governar sendo radical, além disso, governabilidade no Brasil implica em acordão.

Fora isso, Joaquim Barbosa cortou o privilégio de muitos condenados pelo mensalão e isso é bom, por outro lado, o discurso retrógrado de Marco Aurélio de que a nova presidência será aberta ao diálogo, deixa bem claro que o Brasil vai voltar a m**** que sempre foi, quando Gilmar Mentes, então presidente do STF, amanheceu na porta da delegacia para libertar o banqueiro Daniel Dantas, um dos homens mais ricos do mundo.

Numa época de grandes protestos, a elite do poder parece não ter medo de perder a cabeça e o Brasil poderá entrar numa guerra civil, já que a burguesia detesta governo popular e vai usar a injustiça de 500 anos de História do Brasil para incitar uma revolução, caso nã tenham perspectiva de vitória.

BY Jânio

Nenhum comentário: