domingo, 9 de junho de 2013

Super-computador da China



China desenvolve um novo computador denominado Tianhe-2, (Via Láctea-2), apresentado pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa (UNTD) como o mais veloz do mundo, ultrapassando a performance de Titan dos EUA, em quase o dobro da velocidade.

O professor da Universidade do Tenesse, Jack Dongarra, confirmou esta semana que o Tianhe-2 opera a uma velocidade de 30,7 petaflops (quatrilhões de cálculos) por segundos. O Titan, computador mais rápido do Departamento de Energia estadunidense, opera a 17,6 petaflops por segundo.

O novo dispositivo será levado para a cidade de Canton, no sul da China, onde oferecerá serviços tecnológicos até o final de 2.013.

O UNTD anunciou vários usos possíveis para o Tianhe-2, incluindo o processamento de grandes quantidades de informações, simulação de vôos e sobretudo, apoio ao governo na área de segurança nacional.

O computador ainda será submetido a testes oficiais, é bem provável que o Tianhe-2 desbanque o Titan no ranking mundial de supercomputadores que é publicado semestralmente na plataforma Top 500. A lista será apresentada durante este fim de semana na Conferência Internacional de  Super-computadores. Será a primeira vez desde 2.010 que a China ocupará o primeiro lugar.

Fonte: RT-TV

Física quântica vai revolucionar a internet


Nenhum comentário: