terça-feira, 16 de outubro de 2012

Top 10 alimentos mortais




Nem todos os alimentos são iguais, baiacu é famoso por causar a morte se não for preparado com a quantidade correta (de veneno), e quase todos os alimentos podem causar doenças se consumidos de maneira inadequada. Alimentos podem fazer mal se consumidos muito rapidamente ou se consumidos incorretamente, podem causar até asfixia. No entanto, alguns alimentos são realmente concebidos para serem perigoso. Mesmo quando preparados perfeitamente, eles podem causar ferimentos ou causar um sério risco para a saúde. Os alimentos propositadamente perigosos nessa categoria exigem cautela e equipamentos de proteção antes que eles possam ser consumidos, e alguns nesta lista são mesmo ilegais.


10 - Sannakji


Polvos são criaturas fascinantes. Eles são um dos animais mais inteligentes do planeta, e tem um cérebro completamente diferente, sem contar o seu sistema nervoso. Suas pernas são capazes de movimentos, dirigido e independente, mesmo quando cortada. Na Coréia do Sul, portanto, seria bom ter cuidado ao comer saknakji, um prato de polvo vivo. Um pequeno polvo é desmembrado, regados com molho de soja ou óleo de gergelim, e depois comido. O polvo geralmente não tem tempo para morrer antes de ser comido, e cada uma das pernas ainda é capaz de movimentar-se. Eles se tornaram conhecidos por tentar sufocar  os clientes. Não é incomum suas pernas  ficarem presas em alguma garganta desavisada, e, em média, há seis mortes por ano na Coreia do Sul, devido a asfixia por tentáculos de polvo de saknakji. Houve até mesmo vários casos de tentáculos subindo internamente a partir da boca para dentro da cavidade nasal. O perigo e vivacidade deste prato é melhora o seu sabor, segundo a cultura local.


09 - Casu Marzu


Na ilha da Sardenha, na Itália, existe um tipo de queijo local, que foi proibido por razões de higiene. No entanto, ainda persiste na cultura devido ao seu sabor supostamente maravilhoso. Casu Marzu é um queijo feito de leite de ovelha. Enquanto ele está sendo feito, é injetado, propositadamente, larvas de um tipo de mosca especial. A festa dessas larvas no queijo  ajuda o queijo a fermentar muito mais  que os outros queijos, até começarem a se decompor. Quando ele está quase liquefeito, o queijo está pronto para ser comido. As larvas ainda continuam no queijo, neste ponto, normalmente na ordem das centenas, e são capazes de saltar até 15 cm no ar quando perturbadas. Como resultado, pode-se esperar que as larvas saltem em sua cara, enquanto você come o queijo. Óculos de proteção são normalmente usados para que as larvas não causem danos permanentes.


08 - Lutefisk


Na Escandinávia, pode-se desfrutar lutefisk, que é diferente de quase qualquer outro prato de frutos do mar. O peixe é saturado em uma solução altamente alcalina de hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio. Depois de ter sido embebida assim por dias, a solução alcalina de quebra da proteína no peixe provoca alterações, como o fato de inchar em uma grande massa gelatinosa. Se for deixado de molho por muito tempo, as gorduras do peixe podem até mesmo começar a se transformar em sabão.  É preciso, então, ser embebido em água pura por cerca de uma semana, de modo a se tornar  seguro para ser comido, pois pode causar queimaduras químicas se não for tratado. O produto final, lutefisk, tem um pH de até 12, tornando-se 100.000 vezes mais alcalinos do que a água e altamente cáustico. Lutefisk é tão alcalino que não pode ser consumido com certos tipos de talheres. Talheres corroem, e quaisquer placas ou panelas com resíduo de lutefisk deixado sobre eles podem tornar-se desgastados durante a noite. Lutefisk pode causar dor severa se ingerido por qualquer pessoa com úlceras de estômago ou doenças similares, como problemas gastrointestinais.


07 - Estramônio


Na maioria dos países do mundo, a idade adulta é adquirida simplesmente por viver de uma certa idade. Esse não foi sempre o caso em uma grande quantidade de culturas, e muitos ritos utilizados para a vida adulta podem envolver práticas bizarras e perigosas. Nas Américas, uma tribo indígena tem de usar a fruta de uma planta chamada de trombeta dos anjos, para determinar se um menino está pronto para se tornar um homem. A fruta contém um veneno, que provoca delírio forte, febre, aumento da freqüência cardíaca, comportamento violento, perda de memória permanente, e outros desconfortos físicos e mentais. Isso tem causado milhares de mortes acidentais quando acidentalmente consumido por crianças ou quando tomado em uma dose incorreta por adultos. Diz-se que produz a intoxicação mais desagradável de todas as substâncias conhecidas. Um menino da tribo em questão iria consumir uma quantidade muito cuidadosamente calculada de datura, antes de ser enjaulado por várias semanas, para que seus ataques violentos não prejudicassem os outros. Qualquer menino que tenha sobrevivido à provação foi declarado um homem. A perda de memória era um aspecto-chave do presente, como a amnésia causada pela datura era para fazer a pessoa esquecer o que era, para voltar a ser uma criança, tornando-os adequados para a idade adulta. Infelizmente, os danos mentais da droga eram muitas vezes permanentes, fazendo com que o rapaz a perdesse até o conhecimento de como comer, falar, ou como  se comportar como um ser humano. Muitos adolescentes foram reduzidos a restos vegetativos daquilo que uma vez foram.


06 - Urushi Chá


No Japão, as pessoas usadas para a prática de uma forma extrema do budismo chamado Sokushinbutsu. Um de seus focos foi alcançar a iluminação por mumificar-se por vários anos, enquanto ainda vivo. Uma parte importante disso, foi um chá feito a partir da árvore urushi, vernicifluum Toxicodendron. Esta árvore contém quantidades mortais de um veneno concentrado, chamado urushiol, também encontrados em quantidades muito menores de hera venenosa. O chá seria tomado a fim de produzir uma reação extrema e violenta. O corpo perderia todos os fluidos através de orifícios numerosos, quase imediatamente, e a carne restante seria altamente tóxica. Esta foi a técnica perfeita para a mumificação, como o fato de ter assegurado que não havia quase nenhuma água deixada no corpo para que pudesse se  decompor, e o resto do tecido iria tornar-se demasiadamente tóxico, mesmo para as larvas se infestarem. Quando preparado corretamente, o chá em si não é muito mortal, mas era usado antes da morte para garantir que o corpo seria mumificado corretamente e não apodrecesse. Hoje, é ilegal no Japão beber chá urushi.



05 - Antimônio


Contraceptivos têm sido usados por pessoas há dezenas de milhares de anos, e alguns animais têm vindo a utilizar as suas próprias formas de controle de natalidade por muito mais tempo. Macacos-aranha comem plantas específicas que alteram os seus níveis hormonais, dando-lhes o controle sobre sua própria fertilidade. A marmota  luta com as suas filhas recém-grávidas para forçar um aborto quando o inverno se aproxima, já que uma gravidez em tais condições não teria sucesso, infelizmente, a marmota grávida geralmente morre também. Embora os mais modernos contraceptivos humanos sejam menos radicais, há aqueles do passado que eram menos venenosos. Antimônio é um metaloide tóxico que causa inflamação e ruptura do coração, convulsões, falência de órgãos em massa, e morte. No entanto, em pequenas doses suficientes, só causa dor de cabeça, depressão, vômitos, vertigens e, na Europa Medieval, as pessoas propositadamente ingeriam Antimônio em pequenas quantidades. A dose poderia causar um trauma no corpo, como uma pílula contraceptiva, sem fazer qualquer outro dano, exceto vômitos, dores de cabeça, convulsões. As pessoas também usavam para induzir o vômito, para que pudessem comer grandes refeições, ou para limpar suas entranhas. Comprimidos de antimônio passava por todo o trato gastrointestinal intacto, e isso era feito repetidamente. Um único comprimido, muitas vezes era usado por toda uma família por gerações.


04 - Feijão Calabar


Nos trópicos da África cresce o feijão calibre, uma leguminosa altamente tóxica. Quando comido, causa danos no sistema nervoso, espasmos musculares, convulsões, perda de controlo da bexiga e do intestino, e a perda do controle respiratório, resultando em morte por asfixia. Esses grãos não são comidos para seu sustento, em vez disso, as pessoas  de Calabar usaram em um julgamento para provar a culpa de uma pessoa, ou a sua inocência. Se alguém foi acusado de um crime, mas não havia provas suficientes para concluir o processo, como no caso de acusações de feitiçaria ou problemas conjugais, o feijão calibre era então usado para estabelecer um veredicto. Segundo a tradição, o acusado iria engolir os grãos e aguardar o resultado. Se o feijão venenoso a matasse, a pessoa era considerada culpada e sua vida levada pelos deuses. Se em vez disso espasmos musculares induzidos pelo veneno a levassem a vomitar os grãos, antes de o veneno ter tempo suficiente para fazer efeito, eles eram considerados inocentes pelos deuses e perdoados de qualquer crime.


03 - Canibalismo


Em muitos momentos na história, quando as pessoas estavam presas e com fome, elas recorriam ao canibalismo: uma cidade sob cerco não tem outra opção a não ser comer seus mortos para sobreviver, no entanto, existem alguns grupos para os quais o canibalismo é  normal. No entanto, mesmo quando não é tabu, o canibalismo não é totalmente seguro. Doenças são facilmente transmissível entre pessoas através de canibalismo. São semelhantes à doença da vaca louca, e não podem ser evitadas por cozedura completa. Doenças de príon fazem com que o cérebro se deteriore por um número crescente de pequenos buracos, deixando-o como uma esponja. Habilidades físicas e mentais se deterioram até que a vítima experimente uma morte dolorosa e confusa. Um povo nativo de Nova Guiné sofreu desta forma até 1950. Eles tradicionalmente desmembravam e comiam parentes, como parte de seus rituais fúnebres, vendo na pessoa morta uma fonte de alimento. Uma pessoa infectada com a doença de príon, se tornaria cada vez mais debilitada, até que a doença os matasse, e quando consumidos durante o seu funeral, transmitiam a doença para outras pessoas. Foi visto como uma maldição e não como uma doença, e assim as pessoas não tomavam medidas para prevenir a infecção. Desta forma, a doença se espalhou rapidamente em proporções epidêmicas, até que o governo local proibiu o canibalismo.


02 - Cocktail St. Elmo


As plantas são incapazes de mover-se e fugir como os animais, e, portanto, precisam ser mais criativas na forma como se defender. Muitas desenvolvem a capacidade de produzir, em quantidades crescentes, produtos químicos que causam irritação e dor aguda em qualquer tolo herbívoro. Embora este seja um poderoso desmotivacional para a maioria dos animais, há pessoas que procuram alimentos que contenham tais substâncias químicas. O óleo de mostarda, é cinco vezes mais letal que o arsênico e, embora as pessoas muitas vezes desenvolvam resistências à pequenas quantidades em sua comida, um pequeno restaurante em Indiana, EUA, vende um prato especificamente criado para levar a tolerância de uma pessoa até os seus limites. O prato leva o nome de St. Elmo Steak House, e é um cocktail de camarão, cujo tempero vem de 9 kg de mostarda ralado, contendo óleo usado para fazer isso. A sensação de comer este prato é descrito como semelhante a sensação de alguém que está sendo eletrocutado.


01 - Naga Jolokia


Algumas plantas sempre sua auto-defesa, estas plantas, pimenta, utilizar uma defesa três vezes mais potente do que o óleo de mostarda. É o produto químico mais letal encontrado em qualquer fonte alimentar humana, sobre a terra. Menos de 4g dessa substância é suficiente para matar um ser humano adulto grande. Embora poucos pimentões tenham tal concentração, um pequeno número foi cultivado especificamente para aumentar essa concentração. Pequenas quantidades são frequentemente consumidas por pessoas em uma variedade de países, e produzem uma sensação de formigamento na boca. O Naga Jolokia chilli, por outro lado, é um híbrido criado no norte da Índia, que contém 200 vezes mais do que os mais quentes pimentões disponíveis comercialmente. A quantidade de capsaicina é suficiente para interromper os processos neurais, resultando num sinal de dor intensa e de calor a ser enviado para o cérebro. Não pode ser tocado com a pele e é usado na Índia para deter elefantes em áreas agrícolas, simplesmente por tocá-los nas cercas. É importante notar que a pimenta em si não é usada, pelo
contrário, qualquer coisa que a toque torna-se tão desagradável para os animais com bons sentidos de olfato que eles mantém distância. Na culinária, a Naga Jolokia é visto como um desafio por muitas pessoas mas, mesmo assim, é apenas levemente tocado na comida, apimentar um prato pode resultar em morte. O exército indiano está pensando em usar esse pimentão como arma.

Fonte: Listverse

4 comentários:

Clube do Jazz disse...

Frases sobre alimentos:

"Os alimentos são um presente divino e têm algo de milagroso, do ovo às trufas."
(Sybille Bedford)

"Que a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina." (Hipócrates)

"O próprio leão algumas vezes foi alimento de pequeníssimas aves."
(Quinto Cúrcio)

"O que para uns é alimento, para outros será um veneno violento." (Lucrécio)

"No pão há mais propriedade nutritiva do que em qualquer outro alimento." (Celso)

"Se não tens apetite, não culpes o teu alimento." (Rabindranath Tagore)

"Não se pode trabalhar sem combustível, porque a máquina humana é igual a qualquer outra e o combustível da máquina humana é o alimento." (Josué de Castro)
O Fuxico Gospel

Jânio disse...

Olá Izael:

Bela seleção de pensamentos relacionados aos alimentos, parabéns.

ABS

Katrash disse...

Boa noite.

Há uma informação errônea.
O óleo de mostarda não é tóxico
como está dito no seu texto.

Jânio disse...

Olá Katrash:

Obrigado pela correção, de qualquer forma, todos os alimentos acima são comestíveis para clientes tão exóticos quanto os alimentos.

Boa noite.