domingo, 14 de julho de 2013

Empresas mais rentáveis do mundo




A Shell liderou o topo da lista com as 500 empresas  com mais renda bruta em todo o mundo, de acordo com a nova classificação da revista Fortune.  A mais rentável, no entanto, é outra gigante petrolífera: A americana Exxon Mobil.

A Shell foi a empresa com maior fluxo monetário do mundo na última década e, segundo a classificação dessa mesma edição, consolidou sua liderança com receita de 481,7 bilhões de dólares.  E isso porque seus planos mais ambiciosos estão "congelados", até 2.014: tanto a perfuração no Ártico, como a construção de um novo oleoduto na Nigéria foram adiadas por causas imprevistas, recordam os especialistas da revista. Seu lucro líquido foi menor que o ano anterior (26,5 bilhões, 14%).

A multinacional Wal-Mart Stores caiu para a segunda posição do ranking, depois de estar por dois anos consecutivos em primeiro lugar. A rede chegou a aumentar as vendas em cerca de 6% no ano de 2.012, chegando a 443,9 bilhões de dólares. No entanto, seu lucro líquido é bastante modesto em escala global: 16,9 bilhões.

A Exxon Mobil teve  o segundo maior lucro líquido da história dos EUA, 44,8 bilhões, em 2.012, atrás apenas de sua própria marca, 45,2 bilhões de dólares, em 2.008.

Continuando a lista, estão as petrolíferas Sinopec Group, China National Petroleum e BP. As duas maiores produtoras de gás e petróleo chinesas demonstraram importantes crescimentos de fluxo monetário (entre 14% e 16%). Por sua vez, a empresa britânica foi a que registrou em 2.012, a maior perda entre as dez maiores da lista, em comparação com 2.011: redução de 54,9%.

Além das mencionadas, integram o top 10 das empresas mais rentáveis do mundo: State Grid (energia elétrica, China), Toyota Motor (consórcio de fabricantes de automóveis do Japão), Volkswagen (automóveis, Alemanha), e a petrolífera francesa, Total.

Samsung é a empresa do setor de tecnologia melhor rankeada da lista da revista Fortune. A revista destacou sua liderança no segmento de televisores e o primeiro lugar  que conseguiu dentro do mercado de telefonia móvel. Vendeu cerca de 397 milhões de unidades, o equivalente a 25% do mercado mundial.

A Apple ficou atrás da gigante Sul-coreana. Mas não foi mal no ano passado: chegou a subir de 55 para 19, enquanto sua renda passou para 157 bilhões de dólares, dos 108 bilhões registrados no ano anterior. Além do mais, é a segunda empresa com maior lucro líquido, atrás da Exxon.

A lista da "Fortune 500"  ("Riqueza 500" em espanhol) é um ranking publicado anualmente pela revista "Fortune", que lista as maiores empresas de capital aberto, tanto privadas como publicas, segundo sua renda. Sua primeira edição foi em 1.955.  É tão conhecida como o índice  mais importante de ações, o S&P 500, e as listas da revista Forbes, pessoas e empresas mais mais ricas.

Fonte: RT-TV

Marcas valiosas

Empresas valiosas 2.010






Nenhum comentário: