segunda-feira, 18 de junho de 2012

Justice LA - O que aconteceu a Rodney King



Rodney King, o homem negro de 47 anos cujo espancamento pela polícia deu origem a distúrbios violentos  em 1992, em Los Angeles, foi encontrado morto em sua piscina na manhã desse domingo. Durante a investigação preliminar não foram encontrados vestígios de violência.

King se tornou um simbolo das tensões raciais nos Estados Unidos, depois de ser espancado pela polícia de Los Angeles, fato que foi gravado em um vídeo que foi amplamente divulgado e causou protestos em massa, com dezenas de manifestantes mortos e causando muitos danos materiais.

Fonte: RT-TV

Rodney Glen King (02 de abril de 1965 - 17 junho de 2012) foi vítima de uma brutalidade policial envolvendo a polícia de Los Angeles (LAPD) em 3 de março de 1991. Um espectador, George Holliday, filmaria a maior parte do incidente a certa distância.

As imagens mostraram sete policiais que cercam o king, com vários oficiais LAPD repetidamente golpeando king, impotente, com seus cassetetes, enquanto os outros oficiais ficavam assistindo, sem tomar qualquer medida para interromper o espancamento. Uma parte deste filme foi exibido pela agências de notícias ao redor do mundo, causando indignação pública, o que aumentou a tensão entre a comunidade negra local e a polícia de Los Angeles. A raiva aumentou mais a brutalidade policial, o racismo e as desigualdades sociais em Los Angeles.

Quatro oficiais LAPD foram mais tarde julgados em um tribunal estadual, três foram absolvidos e  o júri não conseguiu chegar a um veredicto para o quarto. O anúncio das absolvições provocou os distúrbios de 1992 em Los Angeles. A violação do  julgamento federal de direitos civis terminou com dois dos oficiais considerado culpados e condenados à prisão e os outros dois oficiais absolvidos.

Leia o texto completo: Wikipedia

Nenhum comentário: