Cientistas holandeses descobriram que se instalarem pavimentos especiais em áreas urbanas, cuja superfície limpe o ar, isto poderia reduzir a poluição do ar pela metade.
Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Eindhoven equiparam uma área da cidade holandesa de Hengelo com uma calçada pavimentada com óxido de titânio que tem a capacidade de eliminar os poluentes do ar e convertê-los em substâncias menos nocivas.
Depois de um ano controlando a contaminação do ar na área da calçada, os cientistas chegaram à conclusão que a rua com superfície que absorve a poluição atmosférica, smog, teve a presença de óxido de nitrogênio no ar reduzido em 45%, em condições climáticas normais, e em 19% em outros dias.
Óxido de nitrogênio, também conhecido como NOX, constitui um grupo de gases tóxicos produzidos por automóveis e indústrias que geram a poluição na atmosfera, combinados com outros componentes.
Os resultados da pesquisa, publicados no "The Journal of Hazardous Materials", poderiam proporcionar uma visão de como as cidades no futuro que poderiam absorver as emissões de poluentes dos carros e outros tipos de poluição do ar.
Fonte: RT-TV
Top produtos de nanotecnologia
Escoceses poderão curar a cegueira hereditária
América latina ganha vacina contra o câncer
Cientistas criam pele artificial
Nenhum comentário:
Postar um comentário