sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Nova era de catástrofes




A supertempestade Sandy, que atingiu o Caribe e a costa dos EUA e Canadá, seria apenas o começo de uma era de grandes catástrofes naturais, cujos efeitos poderiam ser avaliados pela humanidade já nas próximas décadas, segundo especialistas.

"É o prenúncio do que está por vir. O número crescente de tempestades e o aumento do nível do mar representam uma ameaça para as próximas décadas", afirma o professor da Universidade de Princeton (EUA), Michael Oppenheimer, observando que a cidade de Nova York, neste sentido, é extremamente vulnerável.

Em 2.007, o grupo intergovernamental de especialistas sobre Mudanças Climáticas advertiram que até o final desse século, o nível do mar vai subir cerca de 17 a 58 centímetros. No entanto, todas as previsões atuais mostram que o derretimento de gelo no Ártico vai crescer pelo menos cerca de 76 centímetros.

"É provável que as mudanças climáticas aumentem, em um futuro próximo, a intensidade dos temporais, causando aumento das tempestades do mar"m disse o especialista.

Durante as últimas três décadas, tem havido um derretimento de cerca de uns  dois milhões de quilômetros quadrados de gelo do mar ártico. Segundo estimativas, em 2.100 o gelo nesta área desapareceria por completo, enquanto alguns cientistas acreditam que isso poderia ocorrer já nos próximos quatro anos.

Funciona assim: a redução de gelo do mar significa um aumento mais rápido da temperatura da água. Atualmente, as temperaturas da superfície do mar na costa noroeste dos EUA é a maior da história, é como uma geladeira com a porta aberta", disse  Walter Meier, do Centro Nacional de pesquisas, Universidade do Colorado.

"Grandes flutuações no movimento de massas de ar frio do Ártico permite que o ar se mova para o sul, enquanto o ar quente vai para o norte", diz o pesquisador do Instituto de Ciências Marinhas e Costeiras, Rutger University, Jennifer Francis. Segundo ela, é exatamente o que aconteceu quando o ártico e as frentes climáticas tropicais colidiram, provocando a devastadora supertempestade Sandy.

Fonte: RT-TV

15 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo se derreter todo o gelo do planeta esse não é o motivo para elevar o nível do mar, esse gelo já ocupa um volume e consequentemente vai ficar no mesmo nível, faça o teste. coloque gelo no copo e encha de agua ate a borda e espera derreter vc vai ver que a agua nao vai transbordar pois o gelo ja ocupa um volume. conversa pra boi dormir...

Anônimo disse...

na verdade não, a Antárctica é um continente com gelo sob ele, ou seja a água não está diretamente em contato com o mar, ocasionando o degelo da Antárctica e a elevação dos oceanos.

Rodrigo disse...

Quanta baboseira eu li aqui, como as pessoas são ignorantes e acreditam em tudo o que a midia diz. Para de olhar televisão e ficar lendo besteiras na internet e vai estudar ciências naturais.

Anônimo disse...

ahn, mas com certeza a temperatura média da Terra aumentara :(

Vinicius C. disse...

Gelo ocupa espaço na agua... e ele ocupa MAIS espaço dq a propria agua. Logo, se ele derreter, o nivel do mar deverá diminuir.
aí vc diz: AHHH, MAS ELE TEM METROS DE ALTURA ACIMA DA AGUA.
como eu disse, ele ocupa MAIS espaço dq a agua... logo, qd derreter, ocupará menos espaço.
Tudo isso é conversa pra enganar idiotas...

joas disse...

o william haddad não vai dar sua opinião? ele acha que pode se meter em tudo.

Anônimo disse...

Isso não é verdade...o gelo é mais denso e menos volumoso do que a água em estado liquido, logo, este ao derreter iria ocupar mais volume ainda. Existem casos em que a água não saí da borda mesmo depois de derreter porque a água tem propriedades "viscosas" que a faz comportar-se de forma diferente, mas isso é num frasco, pois no mundo não existem bordas. Mais ainda, o problema do degelo dos pólos não passa só pelo volume que aumenta, mas sim pela dessalinização dos oceanos, uma vez que a água dos pólos é doce.

Anônimo disse...

Anonimo, vc esta se referindo ao gelo que esta boiando no mar, mas grande parte desse gelo esta sob um continente, e ao derreter vai aumentar sim o volume do oceano. Acredito que seja um processo natural, e que a terra sofre constantes transformacoes ao longo de sua historia, alguns seres vao se adaptar a estas mudancas...é um processo natural da evolução.

Anônimo disse...

vc está errado.. o gelo que está ACIMA do nível do mar vai derreter, consequentemente aumentará o nível LÍQUIDO do mar, entendeu? Pesquise antes de falar besteira...

Anônimo disse...

Toda vez que acontece uma catástrofe climatica vem alguém com esse papinho de que as coisas vão piorar e blá, blá, blá.
20 anos atrás o himalaia, kilimanjaro e everest tinham mais que o dobro do volume de gelo que tem hoje e nem por isso o mar subiu.

Unknown disse...

o que vai elevar o nivel do mar não eh o gelo questa enbaixo!!

Unknown disse...

mas o que vai aumentar o nivel do mar não eh o gelo que esta dentro! eh o que esta em cima!

Anônimo disse...

mudanças climatica sao a maior mentira que ja inventaram, teve um furacão igual o sandy em 1931, existia aquecimento global naquela epoca?

Rato disse...

Voce nao conhece sobre quimica nem fisica neh?

Jânio disse...

Olá a todos:

Eu gostaria de agradecer aos comentaristas acima que criaram uma discussão muito interessante a partir de um tema verificado no texto, elevação do nível do mar. Isso mostra não só a atenção dos internautas, como também as suas responsabilidades, e isso pode ser claramente verificada no interesse e na preocupação de todos os comentaristas.

Obrigado a todos.

ABS