quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Problemas de desmaio



Desmaios são vistos com naturalidade pela arte dramática, onde as mulheres desmaiam  com certa naturalidade.

Eu sempre achei o desmaio uma coisa bizarra, e fico sempre preocupado quando isso acontece. Fazendo uma boa pesquisa, cheguei a conclusão que a preocupação faz sentido.

Uma pessoa pode desmaiar pelos mais variados motivos:

Traumas encefálicos - Quando a pessoa não pode tomar muito sol, muito comum em pessoas que sofreram acidentes automotivos e policiais veteranos.

Susto - Esse tipo de desmaio é típico de pessoas mais sensíveis, principalmente nas mulheres.

No caso dos problemas mais sérios, e só um bom médico pode identificar isso, estão relacionadas dezenas de causas para um desmaio.

Muita gente pode achar que isso é exagero de pessoas mimadas, mas o problema é bem mais sério que isso. Eu, pessoalmente, prefiro ficar atento e não acho isso normal, acho bizarro.

Veja algumas causas:

01 - Doença cérebro- vascular.

02 - Convulsões de origem cardíaca - arritmia, estrutural ou isquêmica.

03 - Pulmonar - embolia, hipertenção.

04 - Metabólicas - hipoglicemias, intoxicações.

05 - Neurogênica/Vascular - hipotensão postural, situacional ou vasodepressora.

06 - Infecciosas.

07 - Psicogênicas.

08 - Desconhecidas (40%).

ÁBCdaSaúde - "Se você acha que vai desmaiar, procure deitar-se com as pernas mais elevadas que a cabeça.

Se não for possível deitar-se, sente-se e baixe a cabeça até o nível dos joelhos. Este procedimento aumenta o fluxo de sangue para seu cérebro.

Procure não se levantar bruscamente, faça-o lentamente, para que sua freqüência cardíaca e pressão sangüínea tenham mais tempo para se ajustar à posição vertical.

Se você começou a tomar alguma medicação nova e acha que seu desmaio foi ocasionado pela medicação, procure seu médico, pois pode ser necessário ajustar a dosagem.

Em épocas de altas temperaturas, como verão, passar por muito calor e umidade, ter sensação de abafamento, ingerir pouco líquido, ficar em pé por um longo tempo, fazer exercícios e desidratar-se, são condições propícias para ocorrer um desmaio."

Síncope ou desmaio é um termo muito familiar para pessoas com diabetes e,  nesse caso, os desmaios mostram uma situação que merece acompanhamento médico, podendo levar ao coma. Pessoas com pressão baixa também conhecem esse problema de perto.

Eu já ouvi muitas simpatias, como consumir sal, azeitonas, etc. para melhorar a pressão baixa.

As quedas são problemas que me preocupam, principalmente em idades avançadas, quando o corpo é mais frágil

Wikipédia: "A síncope pode ser secundária a fatores cardíacos, seja por (arritmia cardíaca ou cardiopatia obstrutiva) ou mais frequentemente devido a uma alteração reflexa ou resposta neuromediada do sistema nervoso autônomo que controla a pressão arterial e a frequência cardíaca. No caso de síncope neuromediada ou reflexa (Síncope Vasovagal), o indivíduo geralmente tem sintomas prodrômicos (que antecedem a perda de consciência), podendo apresentar: palidez, tontura, fraqueza, sudorese aumentada, visão turva e mais raramente, convulsões. Habitualmente, o doente recupera rapidamente a consciência após a queda, pois existe de novo retorno de sangue ao coração que estava sequestrado nos membros inferiores. Este tipo de síncope apesar de frequente, é geralmente benigno e com bom prognóstico, inversamente do que se observa na síncope de etiologia cardíaca."

A causa mais comun da síncope não é cardíaca, felizmente, mas é preciso que isso seja investigado pelo médico.

Quando eu fiz uma cirurgia vascular, tive complicações, como consequência eu tinha vários apagões. Eram desmaios tão rápidos que eu não chegava a cair, mas eu preferia me sentar para evitar a queda.

O problema começou com a anestesia, o médico até me perguntou se eu era alérgico a benzetacil, mas como eu ia saber?

Irônicamente, a menina que foi me ver desmaiou de susto, ao ver o corte em minha barriga. Sua queda, batendo a cabeça no chão, deixou-me preocupado.

Pessoas que nunca adoeceram, são pessoas mais sujeitas a morte súbita, e isso pode ser explicado pelo seu desconhecimento sobre o próprio corpo. É isso o que acontece com pessoas alérgicas.

Quando o desmaio está relacionado a problemas cardíacos, diabetes, avc, a atenção deve ser grande.

Os desmaios mais comuns são rápidos e a pessoa logo se recupera, caso isso não ocorra, é preciso procurar um pronto socorro porque é sério.

By Jânio


4 comentários:

LISON COSTA disse...

Saudações!
Amigo JÂNIO:
Mais um artigo de relevante conteúdo que você nos brinda.
Eu tenho observado que ultimamente você tem se dedicado a diversificar os seus artigos, com tais procedimentos, você tem nos surpreendido com a qualidade de seus artigos e isso, meu amigo, deve transformar os sues BLOGS num referencial de consultas, pesquisas a muitos de seus leitores e quanto a eu, nem se fala, sou seu fã de carteirinha. Uma pena é que ultimamente não posso lhe visitar com assiduidade.
Parabéns pelo excelente trabalho!
Abraços,
LISON.

Jânio disse...

Olá Lison:

Eu também sinto muito por você não poder participar mais da blogosfera,
por outro lado, tê-lo como comentarista é sempre um privilégio. esse é um grande presente.

Obrigado pelas palavras gentis e pela participação.

ABS

Renata disse...

Eu tive uma sincope e uma convulsao...
ate hoje os medicos nao descobriram a causa. fiz varios exames, tomei e tomo varios remedios pra nao acontecer de novo...
Mas ate hoje morro de medo de desmaiar estando sozinha na rua, por sorte nas duas vezes que aconteceu, eu estava acompanhada.

Jânio disse...

Olá Renata:

Dependendo de quanto tempo faz, e do intervalo entre esses dois desmaios, poderia ser até decorrente de um tramatismo, como um acidente na cabeça.

Sua preocupação não é exagerada, como eu disse no texto, um desmaio é a coisa mais bizarra que existe.

Mesmo depois de um acidente, quando a circulação sanguínea na região cerebral pode apresentar problemas, o desmaio me assusta.

Muita saúde para você, isso não há de ser nada, em matéria de desmaios, eu já tenho uma certa experiência rs.

ABS