
Depois de receber um comentário do Ministério da Saúde, num post atípico, pelo menos em relação aos objetivos do Made In blog, veio-me uma reflexão:
Apesar dos eternos conflitos entre mim e o Ministério da Saúde, devo reconhecer que a gestão pública sempre será um problema quase impossível de ser resolvido pelos funcionários, ministros ou pelas várias secretarias de saúde espalhadas pelo país afora.
Mesmo sem o nepotismo, apadrinhamento, distribuição de cargos e negociatas, o país enfrentaria problemas para sanar os déficits na infra-estrutura. Somados a isso, torna-se quase impossível a resolução desses problemas.
Eu disse quase. Sempre haverá pessoas dispostas a provar que eu estou errado, como é o caso da Zilda Arns, sociólogos, humanitários e humanistas, tem o dom de acreditar no impossível.
Eu disse tudo isso apenas para lembrar que, apesar das divergências, estarei junto ao Ministério da Saúde, quando o assunto for a divulgação de informações ou alertas sobre os perigos das doenças, principalmente as contagiosas e de inverno.
Por falar em inverno, estamos no Outono, a estação que precede o inverno. É nessa época em que surgem as várias complicações e doenças que atormentam a população no inverno.
Os resfriados surgem no inverno, devido as mudanças de clima, além da demora para nos adaptarmos a nova estação. Pequenos resfriados podem até ajudar a aumentar nossa imunidade à pneumonia, tuberculose, bronquite, etc., mas não devemos nos descuidar.
É bom lembrar também que devemos nos alimentar bem, fortalecer nosso sistema imunológico, para que sempre haja tempo de fazermos os tratamentos adequados que a saúde exige.
Mesmo sendo maltratados nos postos de saúde e hospitais, devemos insistir, lutar, sempre acreditando em Deus, afinal, ele sempre foi a nossa maior esperança, mesmo na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença...
...e não vamos nos esquecer de denunciar. Apesar da ineficiência no atendimento, injustiça social, isso nunca deverá ser um obstáculo para que façamos a nossa parte, lutando pela nossa saúde e pela melhoria de nossa sociedade.
A maior parte das doenças, tem como causa o resfriado. Usar meias, sapatos, tomar sucos, água, boa alimentação e, o mais importante, estar atento aos sintomas, tudo isso será de grande valia para nossa saúde.
Caso seu resfriado persista, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.
By Jânio
Nenhum comentário:
Postar um comentário